sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Quando tudo começa...

Hoje vou falar sobre o início de tudo, ou seja, quando você passa da condição de namorada para a condição de noiva desesperada feliz!rs

Na verdade, o que marca o início dos preparativos para o casamento é muito relativo e depende muito da personalidade dos noivos. Conheço pessoas que estão noivas há anos e ainda nem pensaram na data do casamento e pessoas que nunca "noivaram oficialmente" e foram direto para os preparativos do casório.

O mais comum é que os preparativos comecem 1 ano antes, mas isso não é uma regra absoluta, tem suas vantagens, mas nem todo mundo precisa fazer assim. Eu mesma só tive 5 meses para preparar tudo! Mas, se você puder pensar nos detalhes com antecedência com certeza terá mais tempo para se organizar e poderá resolver tudo com mais calma.

Geralmente se começa pela data, porém isso está diretamente relacionado com a escolha do local da festa e da cerimônia, já que muitas igrejas têm filas de espera de meses... o mais seguro seria escolher um mês e a partir daí começar a avaliar as opções. No meu caso, por exemplo, estava tudo certo para que o casamento fosse realizado no dia 25 de março, local escolhido, contrato fechado com o buffet... porém nós decidimos mudar o local onde a princípio faríamos a celebração da cerimônia e a recepção e o novo  local escolhido só tinha vaga para o dia 19 de março ou na primeira semana de abril... ligamos para o serviço de buffet e checamos se poderia ser no dia 19 e para nossa felicidade ele estava disponível.

Um fator importante na escolha da data é o fato de que o preço das coisas muda conforme a época do ano, sendo assim, as noivinhas que querem economizar devem fugir do mês de maio, que é muito concorrido  e faz os preços ficarem mais salgados.

Antes de acertar o local, a decoração e os outros serviços envolvidos, você precisa ter pelo menos uma ideia de que tipo de cerimônia e recepção você pretende fazer... isso ajuda na hora de direcionar a busca por igrejas e salões de festa e também pelos serviços de buffet e decoração.

O orçamento para o casamento deve ser estabelecido o quanto antes, pois a grande maioria dos serviços exige quitação dos valores até o dia do casamento e se você pretende parcelar seus gastos, quanto antes você fechar os contratos, mas tempo terá para pagar e consequentemente o valor das parcelas será menor. Mas não se iluda! É necessário calcular um valor aproximado para investir no casamento antes de fechar qualquer negócio para evitar endividamentos futuros, para isso é preciso definir quem paga o quê, e quanto pode pagar.

Para aquelas noivinhas que têm um dinheirinho sobrando e pretendem contratar uma assessoria de casamento, é possível fazer isto com bastante antecedência, por exemplo 1 ano antes, e para aquelas que não têm tanta verba disponível, mas querem a assessoria, existe a possibilidade de contratar o serviço somente para o dia do evento. Em breve teremos um post para falar só sobre isso.

O fato é que uma vez que se decide casar, o ideal é começar a pôr a mão na massa imediatamente e pesquisar bastante antes de fechar os contratos, garantindo assim bons serviços por preços justos.

No próximo post vamos falar mais detalhadamente sobre a escolha do tipo de cerimônia e da festa, e dar dicas de como encaixar grandes sonhos em um orçamento não tão grande assim!rs

Por hoje é isso!
Até o próximo post!!

Um comentário:

  1. Essa idéia de orçamento é muito importante! Já pensou? Começar a vida a dois com o saldo bancário negativo?!
    Sem contar que quanto mais próximo da data, menos você consegue flexibilizar os preços!

    ResponderExcluir

Comenta aí gente!!!!rsrs

Se fizer alguma pergunta deixe seu e-mail por favor para que eu possa responder!

Obrigada!!!