terça-feira, 16 de agosto de 2011

Tipos de cerimônia

No último post comecei a falar sobre o início dos preparativos para um casamento e hoje vou falar sobre uma escolha muito importante: A escolha do tipo de cerimônia.

Acima de qualquer coisa a cerimônia escolhida deve refletir ao máximo as características e desejos dos noivos, as pessoas precisam chegar ao local e dizer: "Nossa! Essa cerimônia está a cara dos noivos!". Pode parecer simples, mas muitos detalhes estão envolvidos na escolha da cerimônia de casamento, inclusive o orçamento.

Cerimônia Civil

Esta cerimônia é obrigatória para todos aqueles que desejam casar-se legalmente e na maioria das vezes é realizada no cartório, porém se desejarem os noivos podem solicitar que o juiz de paz vá até o local da recepção para realizar a cerimônia. Nesse caso é necessário pagar uma taxa extra. Casamentos realizados na Igreja Católica já têm a validade de um casamento no cartório, pois o livro de registro é levado para a igreja no dia da cerimônia, mas para isso também é necessário dar entrada no processo de casamento civil e pagar todas as taxas envolvidas.



Cerimônia Religiosa

Se seu grande sonho é fazer uma cerimônia religiosa a primeira coisa que você deve se perguntar é: "Em que igreja?". Algumas igrejas bastante badaladas têm filas de espera muito longas que podem chegar a ultrapassar 1 ano, além disso, algumas exigem um investimento financeiro maior, nada exorbitante, mas que pode pesar no orçamento se este estiver meio apertado. Na minha opinião, se você já faz parte de alguma comunidade religiosa e já frequenta alguma igreja vale muito mais a pena fazer sua cerimônia lá, pois além de ser um ambiente que já está intimamente relacionado com você, é comum conseguir ajuda dos membros da igreja na hora de organizar os preparativos.

Se os noivos são de religiões diferentes e não chegaram a um acordo a respeito de que igreja será escolhida para celebrar o casamento, é possível optar por uma bênção religiosa no próprio local onde será realizada a recepção. Isso aconteceu comigo... nós fizemos uma cerimônia desse tipo, que foi celebrada por um bispo amigo do meu sogro e foi lindo. Esta opção é válida também para casais da mesma religião, mas que gostariam de realizar a cerimônia religiosa e a festa no mesmo lugar.



Cerimônia Simbólica

Você já ouviu falar em cerimônia de casamento simbólica? Não?! Pois eu também não sabia que esse tipo de cerimônia existia até muito pouco tempo atrás. Na verdade este tipo de cerimônia é mais informal e mais festiva, pois não tem valor religioso.

Esta cerimônia é indicada para aqueles casais que querem comemorar sua união, porém não são religiosos, e em geral os celebrantes são amigos do casal, que durante a cerimônia falam a respeito dos noivos e por fim desejam votos de felicidades à eles.

Vocês lembram da atriz Larissa Maciel? Ela foi a protagonista da minissérie Maysa e também fez a Felícia em Passione. Então... quando ela se casou em 2009 com o administrador de empresas André Surkamp em Porto Alegre a cerimônia foi celebrada por um grande amigo seu.



Mais uma vez eu reforço que o mais importante é que a cerimônia reflita o estilo dos noivos! Então escolha seu tipo preferido e curta muito esse momento, porque ele é único na vida!

No próximo post vamos falar sobre mini weddings!!!

Até lá!!!

Um comentário:

  1. Vale lembrar também que quanto maior o local, mais você irá gastar com decoração e aluguel!

    ResponderExcluir

Comenta aí gente!!!!rsrs

Se fizer alguma pergunta deixe seu e-mail por favor para que eu possa responder!

Obrigada!!!