quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Flores que inspiram (4) - Hortênsias!

Desde minha viagem de lua-de-mel para a Serra Gaúcha em março deste ano venho desenvolvendo uma paixão pelas hortênsias! Fiquei fascinada pela beleza e delicadeza destas flores que já vêm em formato de buquê (quer coisa mais linda que isso!rsrs), e a cada dia tenho visto mais e mais exemplos de como utilizá-las em decorações de casamento.

Hortênsia ou hidrângea são alguns dos nomes populares da espécie Hydrangea macrophylla. Esta planta é um arbusto que produz inflorescências em forma de buquê, formadas por muitas flores. Suas cores variam  entre azul, lilás, rosa, vermelho e branco, de acordo com a variedade e o pH do solo. Solos mais ácidos produzem flores com tons de azul e solos mais alcalinos produzem flores com tons de rosa. São plantas de sol pleno e crescem em regiões de altitude e clima mais ameno, com florescimento intenso na primavera e no verão. Fonte: Jardineiro.net

Cada vez mais as hortênsias têm conquistado espaço importante na decoração de casamentos, infelizmente não são facilmente encontradas em qualquer época do ano e por isso seu preço pode variar bastante e uma decoração com hortênsias pode sair cara. A boa notícia é que por apresentar inflorescências volumosas, não é preciso muito para um arranjo bonito. As noivinhas que moram em regiões serranas têm acesso mais fácil a estas lindas flores!

Vamos ver alguns exemplos de como usá-las em arranjos e buquês de noiva?

Como eu disse anteriormente, não é preciso muito para conseguir um lindo arranjo usando hortênsias:


Que tal esta ideia: Usar vidrinhos de conserva tingidos de azul claro e hortênsias brancas?


Que tal uma composição com hortênsias e rosas em três mini-arranjos?! Lindo!!!


Este centro de mesa utilizou um arranjo de galhos secos adornado por um buquê de hortênsias azuis.


O balde rústico de madeira faz um contraste interessante com as delicadas hortênsias de cor lilás, criando uma composição romântica e divertida.


Quer um centro de mesa mais volumoso e elegante? Eis aqui a sugestão:


As hortênsias também ganham papel de destaque na decoração da cerimônia. Aqui elas surgem em pequenos buquês amarrados nas cadeiras que formam o corredor por onde a noiva caminhará.



Esta noiva se aproveitou do fato de que as hortênsias já vêm em formato de buquê! Simples assim: Para um buquê deste tipo você precisará de 6 ramos de hortênsia de tamanho regular ou 3 ramos extra grandes. Junte os ramos dando um formato arredondado ao conjunto de flores, a seguir use fita verde de florista para manter as hastes juntas. Envolva as hastes com fita dupla-face e a seguir arremate com fita de cetim na cor de sua preferência pressionando bem contra a fita dupla-face para ficar bem firme. No final prenda a ponta da fita usando alfinetes.


Aqui as hortênsias surgem nas cores branca e verde (sim, existem hortênsias verdes!), combinadas com lindas peônias!

hydray1 Handsome Hydrangeas

Neste buquê as mini-hortênsias verdes ajudam a criar o contraste entre os diferentes tons de rosas das orquídeas e rosas.

Via: Brides.com

Este buquê é perfeito para as noivas mais românticas!

Romantic Pink Rose and Hydrangea Bouquet

Que tal este clássico buquê de hortênsias brancas?


Estas foram apenas algumas das muitas possibilidades para incluir estas flores tão lindas no casamento! Agora é usar a criatividade e aproveitar a versatilidade das hortênsias para caprichar na decoração!

Beijinhos e até o próximo post!

Um comentário:

  1. Lindas ideias! me ajude a encontrar sugestões de decoração de casamento noturno com hortênsias?!!

    ResponderExcluir

Comenta aí gente!!!!rsrs

Se fizer alguma pergunta deixe seu e-mail por favor para que eu possa responder!

Obrigada!!!