quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Torta de Damasco

Essa semana eu fiquei sem tempo para preparar uma receita nova para a Blogagem coletiva proposta pela Larissa (Larissa Todo Dia), cujo título é Blogueira Boleira. Para não deixar de participar, ainda mais em se tratando de um dos meus temas preferidos (bolos) eu trouxe novamente uma receita que já tinha postado aqui no blog e que não só combina perfeitamente com o tema, como também com a época do ano, já que estamos às vésperas do natal e essa é uma receita bem natalina! Espero que gostem!!!!

Eu amo damasco! Nessa época de festas de final de ano essa fruta ganha destaque em muitas receitas! No ano passado a ceia de Natal foi na casa dos meus sogros e eu optei por preparar uma sobremesa. Durante minhas buscas encontrei uma receita maravilhosa de torta de damasco, fiz algumas alterações e o resultado ficou simplesmente maravilhoso, sucesso total! Vamos à receita???

Torta de Damasco





Ingredientes:

Massa:
> 3 ovos
> 2 xícaras (chá) de açúcar
> 1 xícara (chá) de água gelada
> 3 xícaras (chá) farinha de trigo peneirada
> 1 e 1/2 colher (sopa) fermento em pó
> 1 colher de chá de raspas de casca de laranja

Recheio:
Purê de damasco:
> 250g de damascos secos
> 1 xícara (chá) de água

Doce de leite:
> 1 lata de leite condensado cozido por 30 min na panela de pressão
> 2 colheres de sopa (bem cheias) de chantilly

Para regar o bolo:
> Refrigerante de guaraná

Cobertura:
> Chantilly


Preparo:

Massa:
Separe as claras e gemas, bata as claras em neve e reserve. Bata as gemas com a água até a mistura ficar espumosa e clara, a seguir vá acrescentando o açúcar aos poucos sem deixar de bater. Ainda com a batedeira ligada junte o trigo aos poucos e bata até a mistura ficar homogênea, a seguir acrescente as raspas de casca de laranja. Por último e com a batedeira desligada acrescente o fermento e as claras em neve, misturando delicadamente com movimentos de baixo para cima para aerar a massa. Asse em forno pré-aquecido em 180ºC por aproximadamente 40 min ou até que ao enfiar um palito este saia limpo.

Recheio:
Purê de damasco:
Cozinhe os damascos com a água, deixando ferver por aproximadamente 5 minutos. Deixe esfriar e bata no liquidificador (ou processador) até formar um purê.

Doce de leite:
Misture delicadamente o chantilly com o leite condensado cozido.

Montagem:
Corte o bolo em 3 camadas. Regue a parte inferior com o guaraná, e acrescente uma parte do recheio de doce de leite. Por cima do doce de leite espalhe uma parte do purê de damasco e cubra com outra camada de bolo. Regue novamente com o guaraná e repita o recheio de doce de leite seguido do purê de damasco. Cubra com a última camada do bolo, faça uns furinhos na superfície e regue com mais um pouco de guaraná.

Cobertura e decoração:
Cubra o bolo com o chantilly e decore com damascos secos.



Receita original: Tudo Gostoso - UOL


Eu preparei a torta de véspera e deixei na geladeira para ela ficar bem geladinha! Foi um sucesso! Que tal preparar esta sobremesa para a sua ceia de Natal ou Ano Novo?!!

Beijinhos e Bon Appétit!!!


Essa receita faz parte da blogagem coletiva de receitas, uma iniciativa dos blogs Larissa Todo Dia, Espaço TiLidi e Casa Mila.

24 comentários:

  1. Oi Maria Carolina,
    Eu adoro essa torta de damasco e sempre como em um café que tem aqui perto de casa. Agora eu já tenho a receita e posso fazê-la. Adorei ver essa torta aqui na BC.

    Estou participando da BC com a receita do bolo de cerveja. Se você quiser ver o link é esse: http://www.inventandocomamamae.blogspot.com.br/2010/09/bolo-de-crveja-cupcake-de-ceveja.html

    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Chris!

      Essa torta fica muito fofinha e molhadinha, se você gosta de damasco é um prato cheio! Pode deixar que com certeza vou conferir sua receita também, fiquei super curiosa!

      Bjs!!!

      Excluir
  2. Olavmaria Carolina
    A mi me encanta cocinar . Me encantaría hacer esa torta de Damasco el ovó será el huevo??????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Así es, cuando digo "ovo" me refiero a huevo. Espero que disfrutes de la receta!
      Besos!

      Excluir
  3. Ai que delícia!!!! Delícia!!! Um bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rachel!

      É uma delícia mesmo!!! rsrs

      Bjins!

      Excluir
  4. Adoro tudo q leva damasco..

    Ameii ♥

    Beijocas:*
    Boa Semana ")

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lidi!

      Eu também, rsrs, damasco é tudo de bom!!!

      Bjins!

      Excluir
  5. Essa torta de damasco está com uma aparência maravilhosa... Abraços. Sandra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sandra!

      Ah, fico feliz que tenha gostado, posso garantir que o sabor é melhor ainda!!!rsrs

      Bjins!

      Excluir
  6. Rapaz este bolo ta com cara de muito muito delicia, com Doce de leite amo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!! Modéstia a parte ficou uma delícia sim, geladinho então...rsrs

      Beijinhos!!!

      Excluir
  7. hmmm delícia rs :) to seguindo linda, beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mariana!

      Obrigada querida!!!

      Beijinhos!!!

      Excluir
  8. Essa torta parece ser uma delícia!
    Adorei a ideia de blogagem coletiva!

    Muito obrigada pelos comentários carinhosos no meu blog, vc sempre anima meu dia!

    Adoro muito você, mesmo que virtualmente!

    Beijão,

    Blog: Vida de Noiva

    Produtos de Casamento: Clique Aqui

    Sorteio de 1 Buquê de Sapinhos: Clique Aqui e Participe!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna!!!

      Você é uma querida!!! Nessa blogosfera conheci algumas pessoas que considero muito especiais, e você é uma delas, mesmo que a gente se conheça apenas virtualmente!!!

      Beijão!!!

      Excluir
  9. Passando para te desejar uma ótima sexta!! Abraços. Sandra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Sandra!!

      Ótima sexta-feira para você também!!!

      Bjins!

      Excluir
  10. Boa noite eu amei o seu cantinho estou aqui te seguindo e estarei sempre por aqui para dar uma olhadinha nas suas receitas...Venha me visitar no meu cantinho sera muitoooo bem-vinda querida..bjocas
    http://culinariachrisgipebube.blogspot.com.br/

    Bom final de semana...christina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Christina, como vai?

      Obrigada por me visitar e por seguir o blog!

      Bjins!

      Excluir
  11. Nossa deve ser uma delicia mesmo,talvez um dia eu aprenda a fazer essas delicias tbm :)
    Imagino que sua receita foi um sucesso e nao sobrou nem um pedacinho pra contar a historia kkk ... Bjs :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Julhia!

      A receita é bem fácil, tenta fazer aí sim!!!
      O povo aqui de casa curtiu muito!rsrs

      Bjs!!!

      Excluir
  12. Uauuuu que bolo mais lindo! Adoro damasco! Vc caprichou, é uma boleira mesmo!
    Bjs
    Mel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mel!

      Obrigada querida, eu amo fazer bolos, o maridão curte bastante, rsrs, rsrs

      Bjins!

      Excluir

Comenta aí gente!!!!rsrs

Se fizer alguma pergunta deixe seu e-mail por favor para que eu possa responder!

Obrigada!!!