quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Bolo de chocolate com recheio de creme trufado

Olá meninas!!! Essa semana estou na correria, mas deu tempo de pegar a blogagem coletiva do blog Larissa Todo Dia, da minha querida amiga Larissa, e o tema é irresistível: CHOCOLATE!!!! Aproveito então a deixa para fazer uma "re-postagem" de uma receitinha deliciosa que fiz no ano novo e cujo ingrediente coringa é chocolate! Aproveitem e não deixem de acessar o blog da Larissa para conferir mais delícias!!!

Que tal começar o ano com uma receitinha maravilhosa para impressionar o maridão, noivo ou namorado? As noivinhas podem ainda acrescentar essa delícia ao cardápio do seu chá de panela! Tenho certeza de que renderá muitos elogios!

Essa receita tem uma pequena história... meu marido e eu somos fãs dos programas Masterchef Australia e Junior Masterchef do Travel and Living Channel. Há algumas semanas o desafio do Junior Masterchef era um bolo de chocolate com várias camadas recheado com um creme trufado à base de cream cheese, receita da chef australiana Donna Hay. A decoração do bolo ficou a critério dos participantes e a maioria deles optou por frutas vermelhas, achei tão lindo e parecia tão gostoso que resolvi tentar fazer alguma coisa parecida para a ceia de Ano Novo. Entrei no site do programa e confesso que achei a receita da massa meio complicada, fiz em casa, mas não gostei do resultado, ficou um pouco pesada, então lembrei de uma receita de bolo de chocolate maravilhosa que eu peguei no blog Amehlia Digital (aliás, eu super recomendo este blog para quem gosta de cozinhar!!!) e que eu sabia que era uma delícia porque eu tinha feito no início de dezembro para o aniversário da minha prima Allana. Enfim, resolvi fazer essa receita para a massa e como recheio e cobertura eu mantive a receita do Junior Masterchef, no final eu consegui um maravilhoso bolo de chocolate com recheio de creme trufado. Vamos à receita?!


Bolo de Chocolate com Recheio de Creme Trufado





Ingredientes:

Massa:
> 3 ovos
> 1 xícara (chá) de açúcar
> 1 xícara (chá) de achocolatado em pó (eu não gosto de achocolatado, então usei chocolate em pó)
> 2 xícaras (chá) farinha de trigo
> 1 xícara (chá) de água fervendo
> 1/2 xícara (chá) de óleo
> 1 colher (sopa) de fermento em pó

Recheio e cobertura
> 50g de manteiga sem sal amolecida (é manteiga e não margarina)
> 250g de cream cheese
> 1 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro peneirado
> 1/4 xícara (chá) de cacau em pó peneirado (eu não tinha cacau em pó então usei 1/2 xícara de chocolate em pó, ou seja, o dobro da quantidade de cacau)


Preparo:

Massa:
Em uma tigela, vá adicionando os ingredientes respeitando a ordem acima, e misturando bem cada ingrediente adicionado até a próxima adição (fiz na batedeira, mas também pode ser feito à mão). Por último acrescente o fermento em pó, misturando delicadamente. Asse em fôrma untada e enfarinhada, em forno pré-aquecido a 180ºC por aproximadamente 30 min ou até que ao enfiar um palito este saia limpo.

Obs: Na receita original do Junior Masterchef a massa foi dividida em 2 fôrmas de 12cm de diâmetro, para gerar 4 camadas de bolo no final. Eu optei por usar uma fôrma com 20cm de diâmetro e dividir o bolo em 3 camadas.

Recheio:
Coloque a manteiga e o cream cheese na batedeira e bata por 6-8 minutos ou até formar um creme pálido. Adicione o açúcar de confeiteiro e o cacau (ou chocolate) em pó e bata por mais 6-8 minutos ou até formar um creme leve e fofo.


Montagem e decoração:
Corte o bolo em 3 camadas. Acrescente uma parte do recheio na primeira camada e cubra com outra camada de bolo. Repita o procedimento, acrescente a última camada do bolo e espalhe o recheio que sobrar por todo o bolo como cobertura. Decore a gosto.

Sugestão de decoração: Esse bolo combina perfeitamente com frutas vermelhas. Eu usei morangos e cerejas frescas.

A massa fica molhadinha e o recheio é muito leve e fofo. Façam em casa e me digam se não fica uma delícia!

Bon Appétit!!!


Esta postagem faz parte da blogagem coletiva do blog Larissa Todo Dia

Blogagem Coletiva: Ingrediente Mágico - Chocolate



12 comentários:

  1. Adorei a receita!!! Vi esse bolo no programa ontem e fiquei encantada com as apresentações e mais ainda com uma super vontade de faze-lo... Achei ótimo o modo como vc colocou a receita bem auto explicativo... Vou tentar fazer e depois conto como ficou! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem fácil e fica uma delícia! Depois que vc fizer volte aqui para contar como ficou!

      Bjs!

      Excluir
  2. Ficou chiquerrimo!!!!!! Esse eu comprava e trazia pra casa, comia escondido e nao dividia com ninguem kkkkkkkkkkkkk Beijos amiga =*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larissa!!!

      Puxa vida, obrigada pelo elogio!!!rsrs

      Bjins!!!

      Excluir
  3. Maria carolina q bolo mais lindo! E deve estar delicioso!!!
    Bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mel!

      Obrigadaaa!!!

      Olha eu sou suspeita né, rsrs, mas quem comeu aprovou!!!rsrs

      Bjins!

      Excluir
  4. Maria Carolina,
    essa blogagem rendeu receitas deliciosas.
    O seu bolo ficou lindo e imagino que delicioso também!!

    Beijinhos,
    Carol
    Um blog simples
    Facebook
    Lojinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol!

      Chocolate sempre rende coisas boas, não é mesmo?! Com exceção dos quilinhos a mais, rsrs.

      Obrigada pelo carinho!

      Bjins!

      Excluir
  5. Carol, que bolo é esse? Lindérrimooo!!
    Sou fã de todos os ingredientes que vão nele, morango, chocolate, cream cheese... huuumm deve ser delicious!!

    bjooooo

    =D

    Nena Lira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nena!

      Obrigada pelo elogio!!!rsrs

      Eu sempre amei esses ingredientes, porém nunca tinha usado cream cheese com chocolate, mas ficou uma delícia, bem levinho e cremoso! Eu recomendo!!!

      Bjins!

      Excluir
  6. Vc está muito chique!
    Receitas tudo de bom, fiquei com super vontade dessa, rs

    Bjs

    Blog: Vida de Noiva

    Produtos Artesanais para Casamento-Noivado-Chá: Loja Worspite Noivas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna!

      Muito obrigada pelo elogio!!rsrs

      Essa receita é bem fácil de fazer e fica muito gostosa... faz aí!!!

      Bjins!

      Excluir

Comenta aí gente!!!!rsrs

Se fizer alguma pergunta deixe seu e-mail por favor para que eu possa responder!

Obrigada!!!