sábado, 7 de janeiro de 2012

Receitas - Massa de pizza simples e deliciosa!

Já falei aqui no blog que minha família é italiana né?! Por isso cresci comendo muita massa e eu simplesmente amo comida italiana!!! Minha avó materna, Alzira, faz pães como ninguém e me ensinou alguns truques para trabalhar com massa caseira.

Depois de casar eu já fiz algumas receitas de pães que ficaram ótimos, o maridão adorou e eu me senti a padeira, rsrsrs. Na quarta-feira passada ele disse que queria comer pizza, mas já estava enjoado dessas pizzas congeladas e de massa pronta também, além disso nossas últimas experiências em pizzarias não foram muito interessantes... então ele sugeriu que eu fizesse uma massa em casa. Dei uma olhada na internet em algumas receitas e encontrei uma super simples, fiz umas adaptações e o resultado ficou fantástico!!!


MASSA DE PIZZA SIMPLES E DELICIOSA

Ingredientes:

Massa:
> 500g de farinha de trigo (aproximadamente)
> 1 copo de água morna
> 10g de fermento biológico seco (1 envelope)
> 1/2 xícara (chá) de óleo
> 1 colher (sopa) de sal (não cheguei a usar uma colher cheia)
> 1 colher (café) de açúcar

Preparo:

Em uma tigela dissolva o fermento com a água morna. Acrescente o sal, o óleo, o açúcar e misture bem. Vá adicionando a farinha de trigo aos poucos, trabalhando com as mãos até obter uma massa lisa e homogênea. Eu não medi a quantidade de farinha que eu usei, mas foi algo em torno de 500g, se precisar de mais farinha para atingir o ponto é só acrescentar mais. O ideal é sovar bastante a massa, minha avó sempre disse que quanto mais a gente trabalha a massa, mais leve ela fica, então eu fiquei de 10 a 15 minutos sovando a massa, é para bater mesmo, pois isso é necessário para desenvolver o glúten. Se a massa ficar pegajosa é só adicionar mais farinha e amassar até formar uma massa lisa, leve e bem elástica. Deixe a massa descansar por 40 minutos, coberta com um pano úmido para não ressecar. Estique a massa, coloque nas fôrmas de pizza, cubra com os recheios da sua preferência e asse em forno médio/alto (200ºC) por 15 a 20 minutos. No meu caso eu tirei do forno quando as bordas começaram a ficar douradas, porque o Estevão prefere a massa mais macia. Essa receita me rendeu 3 pizzas finas de tamanho médio.

Receita original: Cyber Cook

Curiosidade: O glúten é uma substância elástica de cor amarelada formada quando a farinha de trigo entra em contato com a água, isso ocorre devido à presença de algumas proteínas específicas existentes nos cereais e sua a função é aprisionar o gás carbônico proveniente da fermentação, o que faz com que a massa cresça, além de conferir elasticidade a mesma.

Sugestões de recheios:

Dos 3 discos de pizza nós assamos 2! Um deles recebeu molho de tomate, muçarela (sim, é com "Ç") ralada, rodelas de tomate, manjericão fresco (da nossa horta), azeite e orégano, ficou um espetáculo! O outro disco recebeu molho de tomate, muçarela ralada, presunto em tirinhas, rodelas de tomate e cebola, azeitonas verdes, ovos cozidos em pedaços e orégano. Essa última foi a preferida do maridão que a apelidou de Michelangelo (lembra das tartarugas ninjas?! Então...rsrs).

Outra curiosidade: Todas as palavras italianas escritas com dois Zs quando traduzidas para o português têm o "zz" substituído por "ç", por exemplo, a palavra piazza deu origem à palavra praça, e pelo mesmo motivo a palavra mozzarella deve ser escrita em português muçarela e não mussarela.




Que tal preparar uma pizza este fim de semana?! Use sua criatividade, escolha seu recheio preferido e mãos à obra, ou melhor, mãos à massa! Buon Appetito!!!

Beijinhos e até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta aí gente!!!!rsrs

Se fizer alguma pergunta deixe seu e-mail por favor para que eu possa responder!

Obrigada!!!