terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Ideias para o lar | Capricho na decoração do imóvel de aluguel

Quem mora em imóvel alugado, como eu, fica sempre em dúvida sobre o que vale a pena investir quando o assunto é decoração. Nem sempre mudar a cor das paredes ou furá-las, ou ainda instalar marcenaria sob medida são boas opções. Sendo assim, como caprichar na decoração do imóvel e ainda evitar dores de cabeça futuras e investimentos que acabarão não compensando?

Revista Casa e Jardim do mês de dezembro de 2011 trouxe algumas dicas bem legais, que me inspiraram para o post de hoje, confiram só:

Quando o vidro da janela apresenta aquelas marcas difíceis de sair, basta colar um adesivo divertido para disfarçar. O da foto a seguir é translúcido, e por isso não bloqueia a passagem de luz. Lindo, não é?

janelas1 

Se você precisa esconder alguma imperfeição na parede, que tal usar um panô em um varão de cortina? No exemplo a seguir a artesã Joyce Eller criou um modelo perfeito para um quarto de bebê de menina, aqui além de dar um charme à decoração, o panô também é útil na organização dos materiais de higiene, os dois bolsos de cima podem servir para colocar fraldas descartáveis e o bolso maior abaixo com visor de plástico pode acomodar as pomadas  

Fonte: Joyce Eller 


Muitas vezes os recém-casados arrumam a nova casa na base do improviso, pois com todos os gastos envolvidos no casamento nem sempre sobra muito dinheiro para investir em móveis e decoração. Isso aconteceu comigo, já vou fazer 1 ano de casada no próximo mês e só agora comprei alguns móveis que até então eu não tinha e estava improvisando! Por exemplo, se você tem uma poltrona cujo tecido já está um pouquinho desgastado, mas não dá para investir em uma nova nesse momento, capriche em uma manta bem bonita.

MANTACHENILLE

Eu usei, aliás, estou usando esta estratégia aqui em casa, quando casamos não tínhamos sofá e minha sogra nos ofereceu um sofá que estava na casa dela, e não era qualquer sofá, rsrs, mas um Luis XV! Só que ele estava um pouco sujinho e até a gente colocar para lavar e impermeabilizar (o que é caro,rsrs), as marquinhas do tempo foram disfarçadas com uma manta linda, que eu mesma bordei (prendada né?!rsrs). 


Só agora, depois de 11 meses de casados, nós compramos um sofá novo (que ainda não chegou...), mas o outro vai continuar aqui em casa, porque eu simplesmente amo esse sofá, rsrs.

Outra ideia bem bacana são as estantes em módulos. A vantagem deste tipo de mobília é que eles são facilmente montáveis e desmontáveis e você compra os módulos separadamente, então é possível montar a estante de acordo com o espaço do seu apartamento, legal né?! As imagens a seguir são da Pratimix.

A estante montada:



Os cubos para fixar na parede:







E os cubos multiuso, que você pode usar com rodízios, fixos na parede ou encaixados uns aos outros:



Fonte: Pratimix


Mudar a cor das paredes também pode ser um problema. Se não for possível, não significa que você não pode adicionar um pouco de cor ao ambiente, basta usar cor nos móveis! A cômoda abaixo foi pintada de azul e teve suas gavetas revestidas com lindos tecidos

: 

O aparador ficou lindo pintado em amarelo:

Móveis-Reformados-01

Precisa decorar e organizar?! Então que tal um baú no lugar da tradicional mesinha de centro? Além de dar um charme à decoração você ganha espaço para guardar livros, fotos, revistas, e o que mais a imaginação permitir.


Não tem espaço para um jardim convencional?! Que tal um jardim portátil? Organize alguns vasinhos sobre uma mesa perto da janela e pronto!!!



Ou então faça como eu e coloque os vasinhos no parapeito da janela! Esse projeto está em andamento, já tenho alguns vasinhos com alecrim, pimenta, manjericão, hortelã, hortelã-pimenta, tomatinho cereja e pimentão. Para que eles não caiam pedi ao marido para construir uma espécie de cerquinha de madeira que ele parafusou por fora na janela. O próximo passo é comprar uns vasinhos mais bonitos ou cachepôs para colocá-los.



Essas foram as ideias de hoje, espero que tenham sido úteis para vocês, em breve teremos mais!

Beijinhos e até o próximo post!

2 comentários:

  1. Adorei! Assim que eu conseguir decidir onde vai ser a minha casa, vou querer altas consultorias para decoração!
    Criatividade sempre foi o seu forte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Carol, obrigada!
      Mas olha só quem fala, rsrs, você é uma das pessoas mais criativas que eu conheço!!! Juntas, acho que podemos bolar coisas interessantes, rsrs.
      Bjs!!!

      Excluir

Comenta aí gente!!!!rsrs

Se fizer alguma pergunta deixe seu e-mail por favor para que eu possa responder!

Obrigada!!!