sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Receitas - Lasanha de frango e abobrinha

Aqui em casa nós não estamos acima do peso, mas apesar disso gostamos de cuidar da nossa alimentação e cortar alguns excessos, o problema é que nós gostamos muito de comer e de comida gostosa, então tentamos equilibrar um pouco as coisas e entramos numa onda de reeducação alimentar, e eu quero mostrar para vocês que é possível comer de forma saudável mas com muito sabor.

A receita de hoje é uma lasanha de frango que não leva massa, mas sim fatias de abobrinha no lugar, com molho branco feito à base de ricota. Achou estranho? Então faz aí e depois me diz se não fica simplesmente deliciosa. Vamos à receita!


LASANHA DE FRANGO E ABOBRINHA



Ingredientes:

Para o frango:

> 500g de peito de frango (usei filé de peito)
> Suco de meio limão

> 1 colher de sopa de óleo ou azeite
> 1 cebola média fatiada (fatias finas)
> 2 dentes de alho amassados
> 1 cubo de caldo de galinha (usei Knorr Vitalie)

> 1 colher de café de colorífico
> Sal a gosto

Para o molho de tomate:

> 3 tomates picados (eu deixo a pele e só tiro as sementes)
> 1 cebola pequena cortada em cubinhos (usei a roxa)
> 1/2 xícara de água
> 3 colheres de sopa de molho de tomate
> 1/2 xícara (chá) de azeitonas verdes picadas
> Salsinha e cebolinha a gosto
> Sal e pimenta do reino a gosto

Para o molho de ricota:

> 2 xícaras (chá) de leite desnatado
> 3 colheres de sopa de amido de milho
> 250g de creme de ricota (usei o Tirolez)
> Sal a gosto

Para a montagem:

> 3 abobrinhas italianas
> Queijo minas cortado em pedacinhos (usei o minas padrão)
> Mussarela ralada (usei umas 2 colheres de sopa cheias) 
> Orégano

Modo de preparo:

Sempre que eu faço recheio de frango aqui em casa eu uso a receita de frango refogado na cebola da minha mãe, fica delicioso, eu acho que faz toda a diferença, mas quem preferir pode fazer o frango de outra maneira.

Tempere o frango com o suco de limão e reserve. Coloque o óleo na panela e acrescente as cebolas, cozinhe em fogo médio, mexendo de vez em quando. Acrescente o alho quando a cebola estiver macia e quase transparentes. Continue refogando até que a cebola fique completamente dourada, mas sem deixar queimar. Abaixe o fogo e acrescente o frango, o caldo de galinha esfarelado, o colorífico e o sal. Misture tudo, tampe a panela e deixe cozinhar em fogo baixo até que o frango fique macio e com a superfície dourada. Se necessário pingue um pouco de água durante o cozimento. Quando o frango estiver cozido, retire-o da panela, espere esfriar um pouco e desfie.

Em geral, quando preparo esse frango sempre sobra um caldinho dourado de cebola no fundo da panela, então eu aproveito para fazer o molho de tomate nela mesmo, basta misturar todos os ingredientes do molho e deixar ferver em fogo baixo. Depois é só acrescentar o frango desfiado preparado na etapa anterior e deixar apurar. Reserve.

Para o molho de ricota, dissolva o amido de milho no leite frio e acrescente o creme de ricota, misturando bem, leve ao fogo baixo mexendo até formar um creme homogêneo que desgruda do fundo da panela, acerte o sal e reserve.

Lave bem as abobrinhas e corte-as em tiras compridas com aproximadamente 0,5 cm de espessura. Coloque água com um pouco de sal para ferver em uma panela e escalde rapidamente as tiras de abobrinha (aproximadamente 1 min) e depois escorra bem para tirar o excesso de água.

Pré-aqueça o forno a 200ºC. Unte um refratário com um fio de azeite e organize as tiras de abobrinha escaldadas formando uma camada. Acrescente o molho de frango, a seguir o molho de ricota e os pedacinhos de queijo. Repita as camadas terminando com o molho de ricota. Polvilhe a mussarela ralada e o orégano e leve ao fogo para gratinar.

Como essa receita não leva massa ela costuma ficar bem molinha assim que sai do forno, então o ideal é deixar esfriar um pouco antes de servir. Se preferir monte porções individuais em ramequins.

Essa receita é super leve e cheia de sabor!!! Espero que gostem!!!

Beijinhos e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta aí gente!!!!rsrs

Se fizer alguma pergunta deixe seu e-mail por favor para que eu possa responder!

Obrigada!!!