sábado, 5 de maio de 2012

Bonito (MS) - Gruta do Lago Azul

Nosso segundo dia em Bonito (que pode ser tratado como o primeiro, já que passamos o dia anterior inteirinho viajando, rsrs) começou às 6:30 da manhã. Acordamos, tomamos café e às 7:30 pegamos o carro que alugamos na agência de turismo. Vamos falar um pouquinho sobre isso... se você for a Bonito prepare-se para passar muito tempo nas estradas que levam aos passeios. Todos eles são bem distantes do centro da cidade, não dá para ir de ônibus, muito menos a pé, então achamos que a melhor opção seria alugar um carro. As agências oferecem também um serviço de motorista para levar e buscar os clientes nos passeios, tanto em carro particular quanto compartilhado (van), e a cidade também tem serviço de taxi (moto e carro), então fica  a gosto do freguês.

Depois de pegar o carro partimos direto para a Gruta do Lago Azul, cartão postal da cidade. Com um mapinha na mão e muita disposição caímos na estrada... e que estrada... tão linda a combinação do céu azul, do chão vermelho, da vegetação do cerrado, realmente de tirar o fôlego. O passeio estava marcado para as 9:00 e chegamos lá sem problemas um pouco antes da hora marcada, recebemos as instruções do guia, colocamos os capacetes e depois de uma pequena caminhada chegamos à entrada da gruta.

De início só o que conseguimos ver era uma grande cratera, coberta de estalactites, a descida era muito íngreme e aos poucos foi revelando um lago incrível, de água muito azul. Segundo fomos informados pelo guia, a água em si não é azul, e sim muito cristalina, porém o fato de conter muito magnésio e cálcio faz com que na presença de luz a cor azul seja refletida. Aliás, se você for até lá entre os meses de dezembro e fevereiro logo no início da manhã verá um espetáculo de luz e cor... é que nessas condições a luz atravessa a gruta e incide em um ponto específico do lago que passa a adquirir uma coloração azul piscina.

Não é permitido mergulhar no lago, isso é uma maneira de preservar o único ser vivo marinho encontrado por lá, um crustáceo microscópico super sensível, que se alimenta das fezes dos morcegos que moram na gruta. Além disso, o fato de ninguém entrar na água garante que ela continue cristalina.

O lugar inteiro foi moldado com carinho pela natureza por milhares e milhares de anos, as estalactites pendem do teto de forma ameaçadora e ao mesmo tempo são tão lindas, enquanto no chão brotam as estalagmites. O encontro de uma estalactite com uma estalagmite forma uma coluna e isso demora muuuuito tempo, rsrs, então existem locais em que não se pode pisar dentro da gruta, não só como medida de segurança, mas para preservar as estruturas em crescimento.

Antes de mostrar as fotos devo pedir desculpas se a qualidade de algumas não for das melhores... o problema é que dentro da gruta o indicado é fotografar sem o flash da máquina, em modo noturno, e isso acabou afetando a qualidade das fotos. A boa notícia é que se você quiser uma foto perfeita o guia leva uma máquina semi-profissional e faz fotos lindas que depois ficam à venda. Como elas são caras, tipo R$ 10,00 a pequena e R$ 20,00 a grande, nós só compramos duas, mas pedimos para que elas viessem impressas, então elas estão em um porta-retrato na nossa estante e infelizmente não vão aparecer aqui, rsrs.

Chega de papo né, vamos às fotos!

Vou começar com a linda paisagem do cerrado que nos acompanhou por todo o percurso até a gruta...






Olha o passarinho!!!rsrs


A entrada da gruta, cheia de estalactites...



Algumas das formações rochosas do local... uma coisa comum e bem divertida que todos os turistas fazem é tentar identificar formas nas rochas, como fazemos com as nuvens...


Apesar de íngreme, a descida é bem fácil...


Olha nós aí... quase chegando no lago. Dá para ver a abertura da gruta, lindo né?! Deus foi muito generoso com esse lugar!


E "para a nossa alegria" (hehe) o dia estava claro e o lago apareceu em todo o seu esplendor com seu azul característico e nos deixou maravilhados!!! Agora uma curiosidade... quando a luz incide em uma rocha específica sobre o lago e reflete na água é possível ver um formato que lembra um L e um A como em L-ago A-zul, se vocês olharem a foto abaixo com cuidado poderão ver o que estou falando, e acreditem, ao vivo é ainda mais impressionante!!!



Ai ai tem tanta coisa legal sobre Bonito para eu contar e mostrar para vocês... então aguardem as próximas postagens!

Bjs!

2 comentários:

  1. Lindíssimo, estou indo na semana que vem, mal vejo a hora!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não vai se arrepender, Bonito é um lugar incrível!

      Boa viagem!!!

      Excluir

Comenta aí gente!!!!rsrs

Se fizer alguma pergunta deixe seu e-mail por favor para que eu possa responder!

Obrigada!!!