domingo, 20 de maio de 2012

Receitas - Sopa de ervilhas com croutons

Quer coisa melhor do que tomar uma sopinha quentinha em uma noite fria de outono? E se essa sopinha for compartilhada com quem a gente ama? Perfeito não é mesmo? Pois o jantar da noite de ontem aqui em casa foi uma deliciosa sopinha de ervilha acompanhada de croutons, fácil, rápida e muito saborosa. O maridão amou! Vamos à receita?


Sopa de ervilhas com croutons




Ingredientes:

> 500g de ervilhas secas
> 1 colher de sopa de óleo
> 2 linguiças calabresas cortadas em rodelas
> 1 cebola grande picadinha
> 3 dentes de alho amassados
> 1 cubo de caldo de costela
> 1 litro de água (para cozinhar as ervilhas)
> 500 mL de água para acertar o ponto no final (se necessário)
> Sal a gosto

Modo de preparo:

Na panela de pressão aqueça o óleo e doure bem a linguiça. Acrescente a cebola e o alho e refogue por aproximadamente 3 minutos. Acrescente as ervilhas secas e misture bem, em seguida acrescente 1 litro de água e o caldo de costela. Feche a panela e deixe cozinhar por aproximadamente 30 minutos após iniciada a pressão. Depois desse tempo eu desliguei a panela, deixei a pressão sair e ao abrir a panela percebi que alguns pedaços de ervilha ainda estavam inteiros, se isso acontecer com vocês não se preocupem, é assim mesmo. Para desmanchar as ervilhas por completo é só mexer bem a sopa e se achar que está muito espessa é só acrescentar um pouco mais de água, no meu caso acrescentei mais 500 mL e deixei ferver (fora da pressão). Depois é só provar o sal e ajustá-lo se necessário.

Para os croutons eu cortei fatias de pão de fôrma em pequenos cubos, temperei com azeite e orégano (a gosto) e levei ao forno pré-aquecido a 255ºC por aproximadamente 10 minutos.

Sugestão: Se vocês tiverem bacon em casa, cortem em pequenos cubos e deixem dourar bastante, até ficarem bem crocantes, depois escorram em papel toalha e coloquem por cima da sopa junto com os croutons! Fica fantástico!

Bom apetite!


Olá meninas! Esse post faz parte da blogagem coletiva - Tema: Receitas de inverno do blog Larissa Todo Dia. Quer conferir mais receitinhas gostosas de inverno, clique aqui:




Beijinhos!!!

6 comentários:

  1. hmmm...ainda nesse frio...adoroo


    bju

    respireecase.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai menina nem fala, uma sopinha quentinha nesse frio aquece o coração da gente!!! Obrigada pelo comentário!!!

      Bjs

      Excluir
  2. Oi Maria Carolina, não tem nada melhor do que uma sopinha para aquecer as noites frias, né? Essa de ervilha é boa demais!
    Essa blogagem está aquecendo o meu apetite.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Chris! Obrigada pela visita!
      Essa sopinha é mesmo deliciosa, faço sempre!!!

      Bjins!!!!

      Excluir
  3. Nunca provei sopa de ervilhas, tenho um monte de ervilhas aqui, acho que vou tentar quando esfriar mais. Adooooro croutons, deixa qualquer sopinha mais gostosa. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz sim, essa sopa é muito boa!!!
      Com relação aos croutons, meu marido ama, e eu agora faço e guardo em um pote de vidro bem vedado, eles ficam crocantes por um bom tempo!

      Bjins!!!

      Excluir

Comenta aí gente!!!!rsrs

Se fizer alguma pergunta deixe seu e-mail por favor para que eu possa responder!

Obrigada!!!