sexta-feira, 29 de junho de 2012

Características de uma decoração de casamento com estilo provençal

Olá meninas! Hoje é sexta-feira, graças ao meu bom Deus! Essa semana não postei muito porque estava enroladíssima com um trabalho para o Doutorado, mas hoje estou de volta a todo o vapor para falar de um tema do qual gosto muito: Decoração Provençal!!! \o/

O título dessa postagem também poderia ser: "Peraí... mas afinal de contas o que é decoração provençal?!" Isso porque durante a semana eu estava vendo fotos de casamento na internet (vício...rsrs), e percebi muitas diferenças entre vários casamentos com decoração provençal... parei um pouco para pensar e percebi que eu não sabia definir com precisão uma decoração provençal e achei que algumas de vocês poderiam estar no mesmo barco que eu, então aqui estou para tentar colocar os pingos nos "is". Antes de falar das decorações de casamento propriamente ditas vamos nos situar um pouquinho...

Primeira coisa (e acho que isso é o que todo mundo sabe), a decoração provençal tem sua origem em uma região da França chamada Provence (ou Provença em bom português) conhecida principalmente por seus lindos campos de lavanda.



Pois bem, o estilo de decoração provençal surgiu entre os séculos XVI e XVII em uma tentativa de trazer para as casas mais humildes um pouco da riqueza de detalhes e luxuosos adereços característicos da decoração dos luxuosos castelos. Os artesãos da região de Provença desenvolveram uma técnica bastante criativa para esconder as imperfeições dos móveis de madeira de qualidade mais inferior, usando uma mistura de gesso e cola chamada de gessocré (ou gesso-cré). Apesar de ser eficiente e cobrir as imperfeições da madeira, com o passar do tempo a cobertura se desgastava e ficava com um aspecto envelhecido, característico do estilo provençal. Com o passar do tempo esse estilo virou sinônimo de elegância e hoje em dia os móveis provençais apresentam alto valor de mercado.

A decoração provençal une duas características que eu gosto muito quando se trata de decoração: o rústico e o romântico. Quando se trata de decoração de casamento o rústico fica por conta dos móveis, enquanto o romantismo aparece na delicadeza das flores, dos objetos de porcelana e nas paletas de cores. Por falar em cores, se prestarmos atenção nas imagens acima seremos capazes de identificar os tons mais característicos da decoração provençal, como o branco, o marfim, o cinza, o lilás, o azul, o rosa, e os tons terrosos.

Agora vamos aos casamentos... minha ideia é destrinchar as fotos e dar algumas dicas para quem quiser fazer igual ou parecido... principalmente no caso das noivinhas com orçamento mais apertado!

Observem na foto a seguir a predominância de tons claros e pastéis. A base escolhida foi uma mesa de madeira na cor branca. Nos objetos predomina a porcelana nos tons branco, rosa e azul. Em relação às flores podemos ver principalmente rosas, lírios e hortênsias. O pulo do gato da decoradora foi montar essa mesa na frente de um muro bem rústico, com tijolos e pedras aparentes. O piso, igualmente rústico, também contribui para o ar provençal.


Você não precisa ter um mobiliário provençal para ter uma festa em estilo provençal, afinal de contas nessa vida tudo é adaptável... então aposte em móveis claros, não precisa necessariamente ser branco, pode ser inclusive um tom de madeira mais claro. Invista em objetos ricos em detalhes, se a porcelana estiver fora do seu orçamento use bandejas e cachepots de madeira ou palha pintados nos tons acima, usando tinta acrílica fosca e um verniz brilhante, para conseguir um efeito parecido com o da porcelana. Dá até para encontrar os castiçais em mdf crú e aí é só botar a mão na massa. Em relação às flores a predominância é sempre das rosas, mas você também pode usar lisiantus, que são flores igualmente delicadas e combinam perfeitamente com o estilo. As hortênsias são flores caras, mas se você optar por usá-las minha dica é usá-las somente nas mesas principais e comprá-las plantadas em vasos, pois como flores de corte elas são muito caras.

Neste outro exemplo há predomínio dos tons de azul, em uma mesa bem mais simples, porém igualmente linda! reparem no uso das gaiolinhas brancas e de lacinhos de fita colados nos cachepots onde estão os buchinhos menores.


E quanto as mesas doa convidados? Uma ideia que eu acho simplesmente encantadora é usar toalhas com estampa floral, como essas aqui:


100_0334

Se você não gostar da ideia das toalhas com estampa floral pode usar toalhas lisas tranquilamente. Outra opção é mesclar mesas com toalhas lisas e mesas com toalhas estampadas. Fiz isso no meu casamento e gostei muito do resultado.

Eu falei das gaiolinhas anteriormente e olha elas aqui de novo dando todo um charme para a decoração junto com essas bolas de flores suspensas. E detalhe, essas flores lindas não são naturais, são de tecido... e por isso são bem mais baratas. Em lojas especializadas é possível encontrar alguns modelos perfeitos! Minha sogra me deu duas de presente compradas no Sul, e elas são lindas, parecem de verdade!


Meninas, agora é a hora do suspiro coletivo!!! O que são esses bem casados embrulhados em tecido com estampa floral?! Dá para ficar mais fofo que isso?!rsrs


Na verdade dá sim, rsrsrs, olha só:


Não podemos esquecer que a região de Provença tem uma característica rústica bastante predominante, e isso também pode se refletir na decoração, como por exemplo, usando vasinhos de alumínio com flores que juntas criam um aspecto parecido com a lavanda, como nesta foto: 


Por hoje é isso. Estou me aventurando a fazer uns artesanatos que ficam com um efeito provençal bem interessante, se tudo der certo nos próximos dias posto algumas coisas aqui e aí vocês poderão incluir itens DIY na decoração provençal, que tal?!rs

E então meninas, o que acharam? Ficaram inspiradas pelas fotos que eu mostrei?! Comentem!!!

Beijinhos!

13 comentários:

  1. QUE LINDOS ESSES CAMPOS DE LAVANDA. QUERIA QUE EM MINHA TIVESSE UM CAMPO ASSIM. PARABÉNS PELO BOM GOSTO.
    TENHA UM ÓTIMO FIM DE SEMANA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou louca para conhecer esses campos de lavanda... quem sabe um dia! Também queria ter um assim pertinho da minha casa, rsrs!
      Obrigada pela visita!

      Bjs e um ótimo fim de semana para vc tb!

      Excluir
  2. adorooo esse estilo, e no meu casorio vai ter bastante


    bjuu

    respireecase.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então ficarei ansiosa para ver as fotos do seu casamento!!! tenho certeza de que ficará lindo!!!
      Obrigada pela visita!

      Bjins!!!

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. www.silvanapintandoosete.blogspot.com decoração provençal.

    ResponderExcluir
  5. Sem dúvidas o estilo provençal é muito lindo!


    Curti seu cantinho! Estou seguindo aqui...

    Aguardo sua visita no meu também!

    http://enghelnoiva.blogspot.com.br/

    Beijos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Eu obrigada por sua visita! Espero te ver sempre por aqui, e também vou visitar seu espaço!

      Bjins!

      Excluir
  6. Amo esse tipo de decoração...meu sonho é fazer meu casamento desse estilo!
    Acho que não é difícil ne? Arrasouuuuu! bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris!

      Se esse é seu sonho, então corra atrás dele, tenho certeza de que ficará lindo!!!

      Beijão!

      Excluir
  7. Coisa mais linda do mundo, esse estilo, provençal, amo de paixão. Se fosse casa hoje optaria por me casar com essa belezura.rsrs. De qualquer jeito estou tentando comprar uma casinha no campo e decorar com esse fabuloso e maravilhoso estilo. Você é muito competente e muito simpatica. Adorei seu blog e mesmo ja sendo casada e bem casada alguns anos me deliciei por aqui. Beijos de luz!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Muito obrigada por sua visita aqui no blog! Fico muito feliz que tenha gostado do blog e dessa postagem. Eu amo o estilo provençal e tenho certeza de que uma casa no campo decorada nesse estilo ficaria simplesmente perfeita!

      Beijinhos e obrigada por seu comentário!!!

      Excluir
  8. Olá pessoal, meu nome é Elaine já, me casei ( ufa!)e recentemente acompanhei o casamento da minha irmã que foi bem trabalhoso também rsrssr.
    Adoro artesanato de todos os jeitos, criei um blog por insistencia das amigas ( principalemtne da minha irmã ) pra mostrar um pouco do que fiz pro casamento dela e as mesas de decoraçãoq eu tenho feito me inspirando no estilo provençal ( digo inspirando, porque mudei muita coisa rss ), caso queiram vejam o blog: http://blogdamamani.blogspot.com.br.

    Adorei o seu blog, adoro este tipo de decoração também e obrigado por tantas informações sobre este estilo.

    Bjs, Elaine

    ResponderExcluir

Comenta aí gente!!!!rsrs

Se fizer alguma pergunta deixe seu e-mail por favor para que eu possa responder!

Obrigada!!!