sexta-feira, 22 de junho de 2012

Ideias para festas - Mini Porções

Oi gente!!!

Ontem eu fiz minha primeira compra pelo Westwing (já falei desse site aqui), e minhas mais novas aquisições foram 10 lindos ramequins de porcelana... vermelhos!!! Tô ansiosa para eles chegarem e eu começar a usá-los!!! São esses aqui ó!!!

Conjunto com 10 Ramequins Vermelho
Via: Westwing

Mas o que é que isso tem a ver com o título da postagem?! - Tudo! Na verdade eles foram minha inspiração para a postagem de hoje, já que vamos falar sobre mini porções, e ramequins nada mais são do que pequenos refratários para servir pequenas porções individuais de comida, sacaram?!rsrs

Brincadeiras a parte, o fato é que no meu casamento nós optamos por um coquetel completo que incluía mini porções no cardápio (já falei sobre isso aqui), e foi um sucesso. Depois disso comecei a pesquisar mais sobre o assunto e percebi que isso tem se tornado uma prática muito comum em festas, sejam elas de casamento ou não, e que já existem até mesmo serviços de buffet especializados no assunto e eu decidi que seria um bom tema para fazer uma postagem.

Na hora de decidir pelo cardápio de uma festa sempre rola aquela indecisão a respeito de quantos pratos e que tipos de pratos servir, certo? Principalmente quando alguns convidados têm alguma restrição alimentar... tipo aquela tia que virou vegetariana, ou aquele primo que é alérgico a frutos do mar, ou ainda as crianças que têm mais dificuldade de comer, enfim, isso tudo dificulta muito a escolha de um cardápio, e nem sempre é possível agradar a todo mundo... é nesse contexto que as mini porções arrasam e resolvem boa parte do problema! Hoje em dia as "finger foods" (comida para comer com as mãos) e mini porções estão virando uma febre no quesito cardápio de festa, e isso acontece por vários motivos, o primeiro deles na minha opinião é que esse tipo de apresentação é muito fofa... sério mesmo, os alimentos podem ser servidos nos mais diversos tipos de recipientes e acabam sendo visualmente atraentes; outro motivo, e talvez aí esteja o mais importante, é que o preparo de refeições em porções individuais abre espaço para que vários pratos diferentes possam ser servidos na mesma ocasião, por exemplo, você pode colocar no cardápio um prato que não leve carne (uma massa ao molho sugo, talvez), um prato à base de carne vermelha e outro de carne branca, disponha-os nos recipientes individuais, em pequenas quantidades e deixe os convidados à vontade para escolherem o que os interessar mais... o mesmo vale para as sobremesas. Fica bonito e prático, e agrada a todo mundo. No meu casamento, por exemplo, as entradas foram "finger foods" frias e depois delas servimos 2 mini porções quentes, uma salada de bacalhau e um penne ao molho de camarão, sucesso total!rsrs

As "finger foods" e mini porções combinam com qualquer ocasião, o que muda é o tipo de prato a ser servido... para quem se interessar eu trouxe algumas ideias de cardápio, vamos lá?!

Primeiro uma das entradas mais clássicas de todos os tempos, a salada Caesar:


Olha aqui um exemplo interessante (pelo menos para mim) de "finger food" - polenta com Catupiry e linguiça picante:


Outra ideia bem interessante, penne ao molho de alho poró com presunto de parma:


Para quem gosta de um bom arroz com feijão, até ele tem vez, que tal uma bela mini porção de baião-de-dois?! 

Fonte: Boa de garfo

E para a sobremesa vários tipos de mousse servidos em copinhos...


Gente... além da infinidade de receitas que podem ser servidas dessa forma, hoje em dia existe uma infinidade de recipientes e utensílios para servi-las, dá uma olhada nessas colherzinhas... super charmosas!

mini-panelinhas-finger-foods-casamento-2

Falando em colherzinha... vocês lembram das panelinhas de cerâmica que eu comprei (e já mostrei aqui)? Elas também se encaixam na categoria de recipientes para mini porções e já vieram acompanhadas dessas colherzinhas fofas... olha só:


O negócio aqui é ter criatividade! Por falar nisso... vejam só essas ideias super bacanas para servir as mini proções e "finger foods" e ao mesmo tempo decorar sua festa!



E aí meninas, gostaram dessa proposta?! Comentem!!!

Beijinhos!!!

26 comentários:

  1. menina cada coisa lindaa...e me deu uma fome qdo vi a polenta...hmmm

    bju

    respireecase.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai... nem fala! Fiquei aguando quando vi essa polenta tb!rsrs

      Bjins!!!

      Excluir
  2. Essas mini porções servem pra qualquer tipo de evento... desde uma simples reuniaozinha, ate um grande evento!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, são super versáteis!!! Uma dica para seu open house!!!rsrs

      Bjs!!!

      Excluir
  3. numa festa para 100 convidados tenho que fazer 100 mine porções de cada tipo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deve estabelecer entre 1 e quatro tipos de mini-porções a serem servidas na festa. A variedade, o tipo e a quantidade dependerão das outras coisas a serem servidas no cardápio, porém o ideal é que você prepare todos em quantidade suficiente para servir todos os convidados, ou seja, se você tem 100 convidados e escolhe servir 2 tipos de mini-porções deve preparar pelo menos 100 mini-porções de cada. No meu caso o buffet levou 20% a mais de todos os pratos, pois as equipes que trabalharam no evento, como fotógrafos, DJ, etc., também comem.

      Espero ter ajudado!

      Bjins!

      Excluir
  4. EU ADOREI SUA CRIATIVIDADE; MUITO LEGAL.AS GARRAFINHAS DE VIDRO COM AS FLORES MUITO LINDAS. MEUS PARABÉNS.
    POR FAVOR ,GOSTARIA DE SABER ONDE POSSO COMPRAR ESSAS MINI PANELINHAS COM COLHER. MEU EMAIL: anjos.solange@hotmail.com
    Obrigada

    ResponderExcluir
  5. Ole tb gostaria muito de saber onde vc comprou a panelinha. Meu e-mail : magalu2610@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Olá adorei os exemplos das mini-porções.
    Vou casar em abril e optei tb por mini porções. Será dois tipos de risoto e um escondidinho. Antes tera canapés.
    Minha dúvida é qnt a mesa.. Já ouvi dizer que não tem problema servir em mesa mas tb já ouvi q o ideal é servir em bistro ou em lounge. Na minha festa terá lounge mas o janter será servido nas mesas, é errado isto?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah meu e-mail é padjola@hotmail.com

      Excluir
    2. Oi Paola!
      Te respondi por e-mail!!!

      Bjs!

      Excluir
    3. Olá, gostaria de uma opinião!
      Meu casamento será em junho, e terá mesa de frios e antepastos, salgadinhos e finger food de entrada, até agora, definido, só o escondidinho de carne seca. Mas estou pensando em outra opção de camarão, alguma sugestão?
      O jantar será lombo canadense, arroz, saladas (uma de legumes e uma tropical), e não sei qual outro tipo de carne servir, a princípio, pensei em algum prato de camarão, mas mudei de ideia pelo fato de boa parte da minha família não gostar de camarão (inclusive eu), ele seria mais para agradar a família do noivo que é do litoral e que é bem pequena, portanto, acho que seria mais prático servi-lo de entrada. Que outra carne você acha que seria legal colocar, frango?
      E mais uma coisa, vc acha que é muita comida? É uma festa para 300 convidados, sem hora pra acabar, pq somos bons de festa...rs
      Mas não gosto de desperdício de comida, e estou achando que em meio a tantas entradas, vá sobrar muito jantar! A gente fica muito deslumbrado com tudo que a pessoa responsável pelo buffet vai falando e quer colocar de tudo um pouco, mas não quero que sobre aquele mundo de comida! Desculpa pelo texto imenso e aguardo sugestões...

      Excluir
    4. Olá!
      No meu casamento escolhemos como opção de entrada com camarão que foi um penne com molho de camarão, e fez muito sucesso, mas como você mencionou o escondidinho de carne seca eu me lembrei que estive em um evento que que foram servidos dois tipos de escondidinho, o tradicional de carne seca e um de camarão, então acho que essa também poderia ser uma boa opção. Em relação ao jantar, o lombo canadense contará como opção de carne vermelha e eu acho sempre bom ter também uma opção de carne branca, que nesse caso poderia ser frango ou peixe, dependendo do seu gosto... medalhões de frango ou chester envoltos com bacon e um molho agridoce, por exemplo, molho de maracujá, são uma boa pedida.
      Em relação à quantidade de comida, lembre-se que são 300 convidados! Em festas que duram muitas horas e com muitos convidados é melhor ter comida em excesso do que deixar faltar. Tudo o que sobrou no meu casamento, inclusive os pratos quentes, nós levamos para casa. O buffet embalou tudo, uma parte levamos para nossa casa e outra parte foi para a casa dos nossos pais, congelamos e aproveitamos depois da lua-de-mel sem problemas, não houve desperdício!
      Espero ter ajudado, se precisar de mais alguma coisa pode falar, se preferir pode escrever um e-mail para sposata.blog@gmail.com

      Bjos e boa sorte nos preparativos!

      Excluir
    5. Muito obrigada pela atenção, Maria Carolina!
      Adorei as sugestões...
      A minha mãe estava querendo colocar além do lombo, um prato de carne de vaca e outro de frango, mas acho muita coisa! Mas ela tem medo de ter gente que não se agrada nem pelo frango, nem pela carne de porco...
      Uma complicação só!

      :D

      Excluir
    6. É muito difícil agradar todas as pessoas, a gente faz o que pode, mas nem sempre é possível. No meu casamento me arrisquei ao escolher dois pratos com frutos do mar, mas no fim das contas todos gostaram, e aqueles que não comeram não reclamaram porque tinha muitas coisas variadas entre petiscos e entradas.

      Se eu puder ajudar em mais alguma coisa é só falar!

      Bjs e boa sorte!

      Excluir
    7. vc trabalha com isso meu email é jadesilvapodologa@hotmail.com

      Excluir
  7. Olá Maria Carolina o tema do niver da minha filha é jardim posso usar essas comida vai ser a tarde obg!?

    ResponderExcluir
  8. ola, muito legal suas ideias! gostaria de saber onde comprar essas panelinhas
    email: hentzrossi@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. Fiquei maravilhada com as ideias! Hoje é o niver do meu marido e como vamos fazer uma viajem bem longa com a família, eu queria fazer algo que ficasse barato, bonito e saboroso, como a maioria dos meus convidados gostam da minha comida, eu mesma farei tudo com estas dicas maravilhosas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Manoela,
      As mini-porções são uma excelente opção para todo o tipo de festa!
      Fico feliz por saber que o post te inspirou!
      Bjs e obrigada pela visita!!!

      Excluir
  10. Não encontrei buffet que recepciona com mini comidas, saberia algum para me indicar? Em São Paulo. Obrigada querida desde já e Parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Neya,
      Eu sou do Rio e infelizmente não conheço nenhum buffet de São Paulo.
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  11. Olá Maria, por quanto da pra fornecer em média... por favor marcelle_amorim@live.com

    ResponderExcluir
  12. Boa Tarde Maria Carolina, adorei os seus cardápios e gostaria de saber onde encontrar aqui em São Paulo estas variedades de mini utensílios para o Finger Food.
    Meu e-mail monikathy@uol.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi vou casar em dezembro e ainda estou pensando no que servir, mas minha opção inicial é um jantar... Pode servir as mini porções antes ou não fica legal? Achei a ideia bem legal...
    Meu e-mail: neila.wanderley@bol.com.br

    ResponderExcluir

Comenta aí gente!!!!rsrs

Se fizer alguma pergunta deixe seu e-mail por favor para que eu possa responder!

Obrigada!!!