sábado, 28 de julho de 2012

Passo a passo - Caixinhas de origami para doces

Olá meninas!!!

O final de semana chegou e eu trouxe um projetinho DIY para vocês! Tudo começou com o post que eu fiz sobre origami na decoração de casamento, lembram?! Pois bem, desde então decidi que queria aprender a fazer origami e resolvi começar com um modelo fácil e que mantivesse alguma relação com o tema que eu havia abordado, só para dar continuidade à história. Caçando ideias na internet me deparei com alguns modelos de caixinhas de origami e na mesma hora achei que as tais caixinhas serviriam perfeitamente como forminhas para doces, fui pesquisar um pouco mais e descobri que isso não é novidade não, já tem muita gente usando caixinhas de origami como forminhas para doces, em casamentos inclusive, e existem pessoas especializadas no assunto que vivem disso, legal né?!

Achei que seria bacana trazer essa ideia, não só porque é uma coisa diferente e original, mas porque é super econômica! Sejamos honestas... hoje em dia dá para encontrar forminhas de doces que são verdadeiras obras de arte, lindas, estilosas... e muito caras! Mas o que acontece com as forminhas depois que os docinhos são consumidos? - A grande maioria vai para o lixo.

Na época em que eu casei me lembro que queria forminhas diferentes e bonitas, mas as de tecido estavam o olho da cara... alguns modelos estavam custando cerca de R$ 2,00 a unidade e eu não tinha como encaixar isso no orçamento, daí comprei as forminhas em formato de flores, porém de papel crepom, que foram bem mais em conta, mas ainda assim razoavelmente caras, e eu sei que existem muitas noivas com orçamento ainda mais apertado do que o meu, mas que querem e merecem ter forminhas bonitas e originais em seu casamento, por isso, minha proposta de hoje é ensinar a confecção de forminhas como esta:



























Você vai precisar de:

> Papel (eu usei papel Color Plus 120g/m²)
> Régua
> Lápis
> Tesoura

Obs: Para facilitar coloquei algumas imagens com linhas pontilhadas, que são indicativos de onde devem ser feitas as dobras!


Não se assustem com o tamanho do passo a passo, apesar de longo o processo é bem simples e depois de pegar o jeito tudo fica bem rápido. Depois de fazer duas vezes eu já consigo fazer sem olhar, é bem fácil.

1) Com auxílio de um lápis e de uma régua desenhe um quadrado com 12cm de lado e recorte com a tesoura. Para um acabamento mais bonito tome o cuidado de deixar as linhas bem retas, se preferir pode usar estilete para cortar.


2) Dobre o papel ao meio, em formato de um triângulo.

Obs: Para um acabamento mais bonito, procure manter as bordas muito bem alinhadas e aperte bem os vincos na hora de dobrar.




3) Dobre novamente ao meio, formando um triângulo menor.




4) Levante a aba do triângulo do lado esquerdo, abra e achate formando um quadrado.





5) Vire a folha e repita o processo com o outro lado. No final o aspecto deve ser esse:


6) Dobre os cantos do quadrado em direção ao centro como mostram as figuras a seguir:




7) Vire a folha e repita o processo do outro lado. Deve ficar assim:



8) Levante as abas dos cantos, abra e achate, como mostram as imagens abaixo:




9) Repita o processo na outra aba, vire a folha e faça o mesmo com as duas abas da parte de trás.


10) Você deverá notar que as faces da frente de trás têm abas dobradas, porém as faces laterais não, como mostra a foto a seguir:


11) Dobre as laterais como mostrado a seguir:




12) Repita o processo do outro lado e todos os lados deverão ter esse aspecto:



13) Dobre cada ponta para cima. No total são 4 pontas.




14) Levante as pontas.



15) Com auxílio dos seus dedos empurre as bordas da caixinha de dentro para fora, assim a caixinha se abrirá e tomará forma.




Se você não quiser usar papel Color Plus pode usar outro tipo de papel, mas lembre-se que ele não pode ser muito grosso, porque isso dificulta a dobradura. Como o objetivo é servir como forminha para doces o papel precisa ser resistente. Depois de pronta uma forminha dessas tem 3cm de diâmetro na parte mais estreita e 4 cm de diâmetro na parte mais larga, e o docinho que eu usei na primeira foto é grande. A folha de papel Color Plus tem tamanho A4 (210 x 297mm) e rende 2 forminhas de 3cm de diâmetro por folha de papel Color Plus. Como eu paguei R$ 4,50 no pacote com 25 folhas, consegui 50 forminhas por R$ 4,50.


Se você quiser otimizar mais ainda o rendimento do seu trabalho e baixar o custo, tente diminuir o tamanho do lado do quadrado que dá início à forminha para 10cm, isso renderá a você 4 forminhas com aproximadamente 2,5cm de diâmetro na parte mais estreita, o que significa que você precisará fazer docinhos menores, porém conseguirá 100 forminhas por R$ 4,50. Mas atenção, eu não testei esse tamanho, então faça um teste com o tamanho dos docinhos antes para ver se eles caberão nas forminhas menores!!!

Se você preferir também é possível arredondar as pontas da estrela depois que a caixinha estiver pronta. Para isso use uma tesoura.

Prometo que conforme eu for aprendendo novos modelos vou postando aqui!

E então meninas, gostaram?! Quero saber a opinião de vocês!

Beijinhos!!!

14 comentários:

  1. Oi Maria Carolina, td bem? Vc sabia que aqui na Inglaterra o pessoal nao faz docinhos pra festas, no meu casamento eu fiz uns brigadeiros e minha mae mandou as caixinhas do Brasil! Adorei teu post, vou salvar nos favoritos pra qdo for fazer outra festa aqui e vou citar nos posts mais legais que vi durante a semana na sexta feira que vem, ta? Beijos =*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério Larissa? Não consigo imaginar uma festa sem docinhos!!!rs
      Fiquei muito feliz em saber que você gostou do post, mais ainda por saber que você vai citá-lo em seu blog, obrigada viu?!
      Obrigada também por estar sempre por aqui!

      Bjins e bom fim de semana!!!

      Excluir
  2. Maria fica muito lindo mesmo,achei um pouco complexo,sou dificil de pegar as coisas,mas acho que se tentar algumas vezes da pra fazer sim.
    Como sempre seus posts sao encantador ... Bjs :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Julhia, só parece complicado, mas na prática é bem mais simples do que parece. Depois de fazer duas vezes olhando eu já consigo fazer sem olhar! Tenta aí, não é difícil não!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!!!

      Bjins!

      Excluir
  3. adorei a ideia...e fica lindooo


    bjooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Fran!!!
      É sempre muito bom ver você por aqui!!!

      Bjins!

      Excluir
  4. Terezinha Ferrari6 de agosto de 2012 13:22

    Sou difícil de pegar, mas com sua explicaçao não tem como nao conseguir! Ficou lindo!!! Obrigada por partilhar ! Muitos postam as imagens, mas poucos partilham!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Terezinha!
      Você não sabe como seu comentário me deixou feliz! De verdade, são comentários assim que me fazem ter vontade de aprender cada vez mais para ter sempre alguma coisa bacana para compartilhar com vocês!
      Obrigada!!!

      Bjs!!!

      Excluir
  5. muito legal! passo a passo perfeito!

    ResponderExcluir
  6. Nossa Amei ! Muito Bacana e complicado rs
    Vocês não Fazem videos também? ia Ser muito interessante e acredito que mais prático pra quem tem dificuldade de fazer Como eu!

    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gloria!
      Fico feliz que tenha gostado, e acredite, na prática é bem menos complicado do que parece, mas gostei da sua sugestão sobre os vídeos, ainda não fiz nenhum mas gostei da proposta!

      Beijos e obrigada pela visita!

      Excluir
  7. Adoooreiiiiii!!!!! Fiquei muito curiosa quando vi uma foto de uma festa que tinha essa forminha, coloquei pra pesquisar no Google e apareceu seu blog. Muito bem explicado, e eu achei muito fácil de fazer!!! Vou fazer para o aniversário do meu filho e depois posto fotos pra você ver como ficou. Muito obrigada por compartilhar conosco.

    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Parabens,gostei e vou fazer pro niver da minha pequena alice.meu email e caroline.soares.a.o@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. Me manda por favor pelo email
    caroline.soares.a.o@gmail.com
    te agradeço!!!

    ResponderExcluir

Comenta aí gente!!!!rsrs

Se fizer alguma pergunta deixe seu e-mail por favor para que eu possa responder!

Obrigada!!!