sábado, 7 de julho de 2012

Porta-retrato vintage com um passo a passo diferente!

Olá meninas! Tudo bem com vocês?!

Hoje é dia de artesanato aqui no blog e vou contar para vocês a história do meu porta-retrato vintage, de como ele surgiu a partir de um projeto que deu errado, e a história vem com um passo a passo diferente, narrado, com participação do marido.

Tudo começou na segunda-feira passada quando decidimos mudar a disposição dos móveis da sala e ficamos com uma parede branca, vazia e sem graça. Decidi que estava mais do que na hora de colocar meu projetinho antigo de decorar essa parede em prática. Tenho paixão por paredes decoradas com vários quadros, mimos e porta-retratos, principalmente quando os objetos têm um significado emocional para os donos, a partir daí achei que tinha que colocar nela coisas que refletissem nossa personalidade, e quem sabe, até mesmo coisas feitas por nós.

Já estava com um projetinho de decoração em andamento (mais tarde eu conto), por isso fui à uma loja de artesanato comprar umas coisinhas e me deparei com umas molduras para fotos muito fofas, em mdf cru, olha um deles aqui:



Achei que elas poderiam entrar no projeto da parede e trouxe para casa. A primeira ideia era dar um toque de cor, pensei em amarelo... depois vi uma blogagem na internet onde a artesã usava renda como stencil e resolvi fazer isso também. Para começar lixei toda a moldura, em todos os cantinhos, limpei com um pano seco e passei uma demão de tinta acrílica fosca branca. Deixei secar e lixei de novo, mais uma vez limpei com um pano seco e apliquei mais duas demãos de tinta branca com intervalo de 30 minutos entre elas. Posicionei as faixas de renda nas bordas da moldura, estiquei bem e prendi na parte de trás com uma fita adesiva, decidi usar tinta preta acrílica fosca, e apliquei com auxílio de um rolinho. Ficou horrível!!! A renda tinha uma trama muito fininha, a tinta vazou demais e manchou tudo... fiquei frustrada. Olhei para a moldura e vi que a única solução seria pintar tudo de preto. 

Dei duas demãos de tinta acrílica preta fosca com intervalo de 30 minutos entre elas, e ficou assim:




O marido chegou na sala e me viu com a cara emburrada, perguntou o que tinha acontecido e eu expliquei... ele falou para eu não ficar triste, que preto era elegante, rsrs, mas depois começou a fazer piada com a moldura. Eu já estava sem ideias, até que olhei para a renda que tinha sobrado, ela me olhou de volta e eu resolvi aplicar a renda na moldura. Perguntei a opinião do marido e ele disse: 
- Aplicar renda, aí?! Não vai ficar bom não!!! Melhor deixar como está.
Aí eu falei:
- Não quero mais uma moldura preta, já temos várias... quero uma coisa diferente. Vou tentar a renda mesmo.

Passei cola permanente na renda e colei ao redor de toda a moldura, com a borda ondulada da renda voltada para a parte interna da moldura, deixando um espacinho de aproximadamente 1 cm entre a renda e  a borda interna. Como a cola permanente demora um pouquinho para fixar existem duas maneiras de aplicar, uma é passar a cola na renda e esperar uns 15 minutos antes de colar, a outra é fazer como eu fiz, passar a cola na renda, aplicar a renda na moldura e esperar até que a cola seque completamente antes de manusear. Ficou assim:



O marido olhou a renda colada na moldura e disse:
- Amor, você achou que isso ficou bonito?
Eu disse:
- Calma, ainda não terminei!

Depois que a cola estava completamente seca (acho que esperei aproximadamente 1 hora) cortei o excesso de renda nas bordas da moldura, de forma que a renda e a moldura ficassem com o mesmo formato, assim:







O marido olhou e disse:
- Nossa amor, ficou bonito mesmo, bem mais bonito do que eu esperava, meio vintage né?
Olhei para a moldura e disse:
- Não é que você tem razão. Ficou realmente com um ar vintage.

Fiquei apaixonada pela moldura depois de pronta, decidi passar uma demão de verniz brilhante para finalizar e proteger a renda. Eu usei o verniz brilhante Águia, porque o brilho dele é bem discreto.



Decorei essa moldura com muito carinho e decidi colocar uma foto da minha mãezinha querida, que já está nos braços do Pai, e de quem sinto muita falta. Agora só falta pendurar na minha parede especial, minha "wonderwall", ou parede dos sonhos.




E foi assim que eu fiz minha moldura vintage, fácil né?! Um pouco de carinho faz bem para a casa e para o coração da gente!

- Bjins! 

6 comentários:

  1. Ficou lindoooo, parabéns pelo post. Beijo, B

    http://sonhodecasamentobsb.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Nossa Parabens linda,vou tentar fazer,ficou muito romantico <3
    http://julhia-joe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!
      Faz sim, é bem fácil!!!

      Bjins!!!

      Excluir
  3. adorei e super facinho de fazer

    bjuu

    respireecase.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! É bem fácil mesmo!!!

      Bjins!!!

      Excluir

Comenta aí gente!!!!rsrs

Se fizer alguma pergunta deixe seu e-mail por favor para que eu possa responder!

Obrigada!!!