sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Moqueca fácil de camarão e lula!

Olá meninas! Como foi a semana de vocês, ansiosas para o fim de semana?! Que tal uma receitinha prática e deliciosa para deixar seu fim de semana ainda mais gostoso?

Gente eu amo camarão... FATO!!! E vocês acreditam que eu passei 20 anos da minha vida sem comer camarão porque meus pais achavam (atenção para o achavam!!!) que eu era alérgica e me fizeram acreditar nisso?! (Pausa dramática...)

Quando eu já estava namorando o Estevão, há algum tempo, nós viajamos com a família dele para a Região dos Lagos (RJ) e eles me levaram a um rodízio de camarão, eu descobri por lá mesmo que não era alérgica (a louca né, e se eu fosse?!rsrsrs). De lá para cá virei fã do bichinho e sempre que eu posso eu como, mas até a semana passada eu nunca tinha provados os tais camarões VG (os grandões!!!) e morria de vontade, aí o maridão resolveu me fazer uma surpresa gastronômica e comprou uns bonitões para o almoço de domingo. Decidimos fazer moqueca (só porque eu amo muito) e para os camarões não se sentirem muito sozinhos compramos uns anéis de lula para fechar o pacote,rsrs. A moqueca ficou deliciosa, nós servimos com arroz branco, saladinha verde e uma farofinha de alho e cebola na manteiga que é de matar, o resultado foi esse aqui (faltou a salada na foto  porque ela estava em outra travessa,rsrs):

Só uma observação... ter camarão VG em casa é um evento raro, na verdade foi único, rsrs, então apesar de usarmos camarões VG essa receita pode ser feita com qualquer tipo de camarão, tá?!rsrs Agora a receita...

Moqueca fácil de camarão e lula

Ingredientes:

Moqueca

> 500 a 700g de camarões sem casca e limpos (botei essa margem porque compramos 1,5 Kg de camarões com cascas e depois de tirá-las o peso reduziu muito, então eu acho que entre 500g e 700g tá bom!)
> 400g de anéis de lula
> Suco de 1 limão
> 1 cebola grande cortada em rodelas
> 4 dentes de alho amassados
> 1 pimentão verde cortado em rodelas
> 1 pimentão amarelo cortado em rodelas
> 3 tomates (sem sementes) cortados em rodelas
> 3 pimentas dedo-de-moça (sem as sementes) cortada em pedacinhos (se gostar da moqueca mais picante é só botar mais)
> Azeite (não medi, mas acho que umas 2 a 3 colheres de sopa já dá)
> Sal a gosto
> 2 sachês de Sazón (o verdinho, para aves e peixes!!!)
> 500mL de leite de coco
> 3 colheres de sopa de molho de tomate
> Um punhado caprichado de ervas frescas (salsinha, cebolinha e coentro)

Outra observação: Minha moqueca leva leite de coco, mas não leva azeite de dendê, então ela não é nem a capixaba nem a baina, é um meio termo, rsrsrs.

Farofa de alho e cebola na manteiga

> 1 cebola cortada em pedaços pequenos
> 5 dentes de alho bem amassadinhos
> Azeite (2 a 3 colheres de sopa)
> Manteiga ou margarina (2 colheres de sopa cheias) - eu usei margarina!
> 1 colher de café de colorífico
> Um punhado de cebolinha verde picadinha
> Sal a gosto
> Farinha de mandioca (eu uso a farinha branca, e não a torrada, e não medi quanto foi, mas acho que 2 xícaras dá para o gasto)

Modo de preparo:


Para a moqueca


Tempere os camarões e os anéis de lula com o suco de limão e reserve. Em uma panela aqueça o azeite e acrescente a cebola, o alho, o tomate, os pimentões, a pimenta dedo-de-moça, o conteúdo dos sachês de Sazón  e uma pitada de sal. Misture tudo e deixe cozinhar com a panela tampada em fogo médio por 5 minutos. Depois desse tempo abra a panela e acrescente o leite de coco e o molho de tomate, misture bem, tampe a panela e deixe cozinhar em fogo baixo por 10 minutos. Prove o sal e se necessário ajuste. Acrescente os camarões, os anéis de lula e as ervas frescas, misture bem, tampe novamente a panela e deixe cozinhar por mais 5 minutos e estará pronta. Fácil e rápida.

Para a farofa


Em uma panela aqueça o azeite e a manteiga (ou margarina) em fogo baixo. Acrescente a cebola e quando já estiver quase dourada acrescente o alho. Deixe que o alho e a cebola dourem completamente e acrescente o colorífico e uma pitada de sal. A seguir acrescente a farinha de mandioca aos poucos, mexendo para misturar bem. Se achar que a farofa ficou muito seca acrescente mais manteiga (ou margarina), se achar que ficou muito úmida é só acrescentar mais farinha. Prove o sal e se necessário ajuste. Por fim, acrescente a cebolinha, misture e estará pronta.

Receitinha rápida e deliciosa! Faz aí para o seu final de semana!!!

Beijinhos!!!


10 comentários:

  1. Olá Maria Carolina!

    Vi seu blog a indicação do seu blog no 'Larissa Todo dia' e vim conferir.
    Achei lindo!!

    Esta receita parece deliciosa! Na região que moro pratos assim não são tão comuns...

    Abraços,
    Carol
    Um blog simples
    Lojinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carolina! Aqui no Rio a gente come muita moqueca capixaba, que não leva leite de coco... mas eu gosto muito de leite de coco, então faço sempre assim.

      Muito obrigada por sua visita! E que bom que gostou do blog! Venha visitar mais vezes!!!

      Bjins!!!

      Excluir
  2. Maria Carolina,
    um feliz final de semana!

    Abraços,
    Carol
    Um blog simples
    Lojinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Carolina!
      Um excelente domingo para você!!!

      Bjins!

      Excluir
  3. Ai que delícia, me deixou com água na boca aqui! rs

    Bjs

    Blog: Blog Worspite Noivas

    Sorteio de um Buquê: *Clique Aqui e participe!*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz aí, é molezinha e fica realmente deliciosa!!!

      Bjins!

      Excluir
  4. Meninaaa, que receita simples é essa?? Até eu que não sou lá essas coisas todas na cozinha, acho que dou conta. Adorei seu blog!!
    Estou seguindo.

    bjooo

    =D
    Nena Lira
    www.lanacasademainha.blogspot.com

    Vem me visitar!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nena,

      Seja muito bem vinda!

      Com a correria do dia a dia essas receitas simples, porém saborosas quebram um galho enorme aqui em casa, rsrs. Que bom que gostou!

      Obrigada pela visita, vou visitar você também!

      Bjins!

      Excluir

Comenta aí gente!!!!rsrs

Se fizer alguma pergunta deixe seu e-mail por favor para que eu possa responder!

Obrigada!!!