sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Passo a passo - Lembrancinha para chá de panela: Porta-recados de fuxico!

Olá meninas!

O fim de semana está chegando e eu trouxe para vocês mais um projetinho DIY. A proposta aqui é ensinar a vocês a fazer a lembrancinha do meu chá de panela, mas você podem usar também para outras ocasiões e até mesmo para decorar a cozinha de vocês. Hoje vamos aprender a fazer porta-recados de fuxico para a geladeira, porém no final da postagem vocês perceberão que a partir do mesmo passo a passo podemos obter duas lembrancinhas diferentes!!!


Para início de conversa quero desmistificar a história de que fazer fuxico é difícil. É muito mais fácil do que parece, e nem precisa ser uma expert em costura para fazer.

Para os porta-recados vocês precisarão de:

- Pregadores de madeira (daqueles comuns mesmo)
- Pedaços de tecido na estampa e cor de sua preferência
- Tesoura
- Lápis
- Agulha de costura
- Linha (de qualquer cor)
- Botões coloridos (os meus têm 2 cm de diâmetro)
- Cola (pode ser cola branca, cola quente ou cola permanente)
- Tiras de ímã (comprei um rolo de ímã com 1 m de comprimento e 1 cm de largura na papelaria e gastei R$ 2,30 na época)


Para começar abram o tecido e com o lápis desenhe círculos de 7 cm de diâmetro (usei uma xícara como molde), e círculos menores com 2,5 cm de diâmetro. Cortem os círculos com auxílio de uma tesoura, sabendo que para cada porta-recado vocês precisarão de 5 círculos grandes e 1 círculo pequeno.


Para fazer as pétalas da flor de fuxico dobrem cada círculo grande ao meio, e depois ao meio de novo, assim:

Agora chegou a parte da costura, geralmente é a parte que assusta as pessoas, porém não há razão para isso. Vocês verão que é bem rápida e fácil de fazer, até mesmo para quem nunca usou uma agulha e linha antes.

Coloquem a linha na agulha e dêem um nó na ponta (eu costumo usar a linha dobrada, pois a costura fica mais resistente). Enfiem a agulha de baixo para cima a partir da base arredondada do tecido dobrado. Passem a agulha por baixo e por cima do tecido, ao longo de toda a base. O ideal é fazer a costura um pouco mais espaçada, como mostram as fotos a seguir:

Puxem a linha delicadamente para franzir o tecido. Para arrematar a costura e finalizar a pétala passem a agulha novamente próximo ao ponto em que ela saiu e dêem um nó na linha.

Você precisará de 5 pétalas no total.

Para unir as pétalas, coloquem novamente linha na agulha, dêem um nó na ponta e atravessem a agulha por uma das pétalas, através da base:


Puxem a agulha até o final, depois passem a agulha pelas outras pétalas, uma de cada vez, como se fosse formar uma corrente, até que as 5 estejam unidas pela linha.

Para fechar a flor basta unir a primeira e a quinta pétala com auxílio da agulha e puxar a linha até o final:

Agora passem a linha novamente próximo ao ponto de onde ela saiu, arrematando com um nó.

Passem cola na parte de trás do botão e colem no centro da flor, pressionando bem e tomando o cuidado de esconder a parte desfiada do tecido.

No próximo passo usaremos o círculo de 2,5 cm de diâmetro. Virem a flor ao contrário, com o botão para baixo, passem cola no círculo pequeno e colem no centro da flor, desse jeito:

Para dar um acabamento mais bonito aos porta-recados cortem um pedaço de tecido (pode ser um tecido diferente do da flor) na mesma largura e comprimento do pregador, e colem em apenas uma das faces. Cortem um pedaço de ímã com aproximadamente 2/3 do comprimento do pregador e colem na outra face.

Para terminar basta colar a flor no pregador. Colem na parte superior e vai ficar assim:


A idéia é colocá-lo na porta da geladeira para prender recados, como eu fiz com o meu:


No meu chá de panela eu os coloquei em embalagens de papel celofane e amarrei com fitinhas de nylon. Colei uma pequena tag de agradecimento e ficou assim:


Vocês lembram que no início do post eu falei que poderiam ser 2 lembrancinhas em 1?! Então... se vocês não quiserem usar o ímã uma outra opção é usar essa idéia como um pregador estilizado para fechar embalagens de mantimentos, é só montar o pregador com a flor, sem colar o ímã na parte de trás, que tal?!



As flores de fuxico são muito versáteis e podem ser usadas em diversas situações, desde as lembrancinhas até mesmo na decoração.

Espero que tenham gostado da idéia!

Beijinhos e até a próxima!!! 









23 comentários:

  1. Lindo demais!!!! Amiga de onde sai tanta criatividade hein? Me conta!!! Bjs e tenha um ótimo final de semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larissa!
      Ah menina... nessa vida agente tem que ter criatividade, principalmente quando a grana está curta!!!rsrsrs

      Bjins e um lindo final de semana para vc!!!

      Excluir
  2. Muito fofo!!! E parece fácil de fazer, acho que até eu sem muito talento manual conseguiria!!!! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Priscilla! Que bom que você gostou!
      É bem fácil de fazer, pode ter certeza!

      Bjins!

      Excluir
  3. Ahhh que fofo e bem simples de fazer : D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Julhia! Fico feliz que você tenha gostado!!!

      Bjins!!!

      Excluir
  4. Maria.Carolina..

    Adorei o prendedor com fuxico.
    Pasei tb para te desejar um ótimo domingo

    Bjo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um ótimo domingo para você também!!!

      Bjins

      Excluir
  5. Maria Carolina, ficou lindo! Ótimo o passo a passo!
    Bjss
    Mel

    ResponderExcluir
  6. Oi Mel! Obrigada pelo comentário!!!

    Bjins!!!

    ResponderExcluir
  7. Eu também fiz um porta recado com pregador de lembrança do meu chá de cozinha, mas fiz com flor de biscuit, ficou bem fofo. Todo mundo gostou, por ser útil.
    Boa semana.
    Bjos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lêda!!!
      Foi exatamente isso que eu pensei quando decidi fazer os meus, queria algo que além de fofo fosse útil!!!

      Bjins e uma excelente semana para vc!!!

      Excluir
  8. Maria Carolina, que lindos esses pregadores e muito úteis.
    Parabéns
    Vou dar uma floreada aqui em casa com certeza.
    Besitos e ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi!

      Que bom que você gostou! O que eu mais gosto neles é que são bem simples de fazer e deixam a cozinha mais alegre!!!rsrs

      Bjins e um excelente domingo para você!

      Excluir
  9. Parabéns pela ideia... =)

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pela estrutura e conteúdo de seu blog
    Compartilhando aqui, forte abraço Renato Artesanato em MDF

    ResponderExcluir
  11. Noossaa eu amei a ideia :D
    Vou fazer meu chá de cozinha e estava meia sem grana
    para as lembrancinhas!
    Peguei a sua ideia e estou tentando fazer ^_^
    Está ficando tudo lindooo !!!!
    Obrigadão gataa, vc mi ajudou muitooo!!!
    Ah! Continue dando mas ideias para nós, principalmente
    sobre decoração simples e barata para chá de cozinha! :D
    Bjiiins ameiii muitooo seu blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Madah!
      Fiquei muito feliz com seu comentário!!!
      É muito bom saber que minhas ideias estão ajudando de algum forma!!!

      Beijinhos!

      Excluir
  12. It гeаlly works togеther with tоtal satіsfaсtіon, simply no cгavings, simply no smοke
    ϳust vaрors that аre ordeгless,
    plus уou агe аble to smoke insіde!
    !

    Here is my ωeb-ѕite green smoke coupons

    ResponderExcluir
  13. I cοuldn't resist commenting. Very well written!

    My web-site: mangtayvietnam.ning.com

    ResponderExcluir
  14. Fаbulous, ωhat a blog it is! This web sіtе presents valuable informаtiоn to uѕ,
    κеeρ it up.

    Heгe is my web pagе - Die-Kostenlose.De

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Comenta aí gente!!!!rsrs

Se fizer alguma pergunta deixe seu e-mail por favor para que eu possa responder!

Obrigada!!!