sábado, 18 de agosto de 2012

Passo a passo - Porta-guardanapo de madeira com flor de tecido

Olá meninas!!!

Tudo bem com vocês? Esta semana foi muito corrida para mim, e por isso não consegui postar nada desde segunda-feira! Hoje vou recompensá-las com mais um projetinho DIY, que na verdade é uma continuação do projeto dos sousplats da semana passada, hoje vou ensiná-las a fazer um lindo, fácil, e barato, porta-guardanapo com flor de tecido.


Vamos à história primeiro (já falei que por trás da grande maioria das minhas postagens tem uma história, rsrs)...

Já há algum tempo tenho estado apaixonada por porta-guardanapos! Acho lindo!!! Sinceramente eles dão um charme à mais para a mesa! Entre os meus preferidos estão os porta-guardanapos com flores de tecido... nas minhas pesquisas descobri que a unidade pode custar de R$ 1,00 a R$ 5,00, e sinceramente achei muito caro. Imaginem só, para compor uma mesa de 6 lugares gastar R$ 30,00 em porta-guardanapos, não vai rolar...rsrsrs. Se seu evento for maior, como uma festa de casamento ou noivado esse valor subiria muito mais! Mas eu não me daria por vencida, certo?! Pesquisei, procurei e aprendi a fazer umas flores lindas de tecido que estão super na moda, depois fui a um armarinho perto de casa e comprei umas argolas de madeira para transformar essas lindas e delicadas flores nos meus tão sonhados porta-guardanapos, e o passo a passo eu mostro para vocês a seguir.

A primeira coisa que vocês vão precisar é de um molde de flor. Eu mesma desenhei o meu e vou compartilhá-lo com vocês:


Para o tecido eu escolhi o tricoline branco com uma pequena estampa floral, mas você pode escolher o tecido de sua preferência. Paguei R$ 7,00 no metro, que dá para fazer um bom número de porta-guardanapos. Eu escolhi o tricoline porque ele é um tecido fininho, porém resistente. Os resultados mais bonitos são alcançados com tecidos fininhos porque eles têm movimento e dão uma efeito mais bonito para a flor. Com o molde acima risque flores no tecido e com auxílio de uma tesoura bem amolada recorte as flores. para cada porta-guardanapo você precisará de 10 flores como estas:


Para evitar que o tecido desfie passe termolina leitosa apenas nas bordas das flores e espere secar.


Quando a termolina já estiver seca dobre a flor ao meio, assim:


E a seguir, dobre ao meio novamente. Faça isso com as 10 flores.


Passe linha em uma agulha, dê um nó no final da linha e passe a agulha pela pontinha da flor dobrada, desse jeito:


Puxe a linha até o final e passe a agulha com a linha pela pontinha de outra flor dobrada:


Continue fazendo o mesmo com as outras flores. Na foto abaixo a linha já tinha sido passada por três flores:


Depois das 10 flores puxe bem a linha como se você quisesse fazer um franzido (não corte a linha) e o aspecto será esse:


Una a primeira e a última flor, e dê alguns pontinhos para prender bem. A seguir arremate com um nozinho e corte a linha.


Depois de terminada vire a flor para cima, ela deverá ter esse aspecto:


Corte uma tirinha do mesmo tecido com aproximadamente 1,5 cm de largura por 5 cm de comprimento. Como argola eu optei por usar um anel de madeira, com 3 cm de diâmetro na parte interna. Paguei R$ 0,50 em cada anel em um armarinho perto da minha casa, mas em lojas grandes eles vendem o pacote fechado por um preço melhor ainda.


Passe cola na parte interna, em apenas um pedacinho do anel de madeira. Eu usei cola permanente, mas você pode usar cola quente também, se preferir.




Pegue o pedacinho de tecido e cole na parte interna do anel de madeira. Centralize a tira de tecido de forma a sobrarem duas abinhas de tecido, uma de cada lado do anel.


Passe cola nas abinhas de tecido e na parte do anel de madeira que ficou entre elas.


Encaixe a parte de trás da flor de tecido entre as abas da tira de tecido e pressione bem para colar.


Aperte bem o anel de madeira contra a flor de tecido e segure por alguns instantes para que a flor tembém fique aderida ao anel de madeira.


Use um palito de madeira, ou um lápis, para pressionar bem as abas de tecido contra a flor e espere a cola secar, deixando a flor na mesma posição, com o anel de madeira para cima.


Para reforçar ainda mais e garantir que a flor não soltará, com o auxílio de linha e agulha dê alguns pontinhos entre as abas, e entre as abas e a flor de tecido.


Seu porta-guardanapo com flor de tecido estará pronto e ficará assim:


Hora de testar!!!!rsrs



E olha como ficou lindo fazendo par com meu sousplat (quem ainda não viu o passo a passo do sousplat pode clicar aqui)... suspiros...


Agora  me diz se esse porta-guardanapo não está fazendo bonito?! Na minha opinião não ficou devendo em nada para os porta-guardanapos com flores de tecido que vemos por aí!!! Agora ninguém tem desculpas para não ter uma mesa linda e caprichada no seu casamento, noivado ou naquele almoço ou jantarzinho especial em casa!!!

Meninas, mãos à obra!!!

Quero muuuuito saber a opinião de vocês!!! Comentem aí!!!rsrsrs

Beijinhos e até a próxima... (já vou adiantando que vem receita de sobremesa com baixas calorias por aí, aguardem, rsrs)

21 comentários:

  1. Adorei, ficou lindo demais, parabéns!
    Bjs
    Mel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei,ficou lindo.Parabéns!!!!

      Excluir
  2. que bacana...ficou lindão...ame e facil de fazer...

    bjuu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fran!!!
      Que bom que gostou!!! É bem fácil de fazer mesmo!!!

      Bjins e obrigada pelo comentário!!!

      Excluir
  3. Realmente mt simples de fazer! e Combinou perfeitamente com o supla de vinil!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol!!! Molezinha né?! Fica pronto rapidinho!!!

      Obrigada pelo comentário!!!

      Bjins!!!

      Excluir
  4. Adoreeei esse faça vc mesma!
    Ficou super lindo e é fácil de fazer!

    Parabéns pelo talento!

    Bjs

    Blog: Blog Worspite Noivas

    Sorteio de um Buquê: *Clique Aqui e participe!*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna!!! Puxa vida, obrigada!!! Eu me esforço para mostrar para vocês coisas bacanas e simples de fazer!

      Muito obrigada pelo comentário!

      Bjins!

      Excluir
  5. Aneim, num fiz nem o souplast ainda e você já vem com outra fofura.
    Vou aumentar minha lista.
    Besitos e ótima semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi!!!
      Eu queria ter feito os dois juntos antes do Dia dos Pais, mas não deu tempo, rsrs! Agora quando você for fazer o sousplat já compra um pedaço a mais de tecido e faz também os porta-guardanapos!rsrs

      Bjins e ótima semana para você também!

      Excluir
  6. Oi amiga, tanto essa idéia quanto a dos sousplats são geniais, principalmente para uma festa especial, estou salvando aqui no pc para quando tiver uma oportunidade. beijos e uma ótima semana pra vc =*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larissa!!! Fico muito feliz que você tenha gostado! Obrigada pelo carinho!!!
      Espero que você faça aí na sua casa!!!

      Bjins e boa semana para você!

      Excluir
  7. Maria Carolina,
    ficou tão delicado e simples. Amei!!
    Sem contar que sou apaixonada em estampa floral!

    Uma semana feliz para você! :)

    Beijinhos,
    Carol
    Sorteio de uma camiseta no 'Um blog simples'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carolina! Que bom que gostou! Também amo estampas florais, acho que já deu para perceber né?!rsrs

      Bjins e uma linda semana para você!!!

      Excluir
  8. Uau..
    Amei!!
    Esse post é do jeito que a gente gosta, lindo, fácil e prático!
    Parabéns!
    Bjos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lêda!!! Sou super fã do bom, bonito e barato, se for fácil de fazer então, melhor ainda!!!rsrs

      Obrigada por seu comentário!!!

      Bjins!

      Excluir
  9. Menina, mas esse diy é exatamente o que eu estava procurando....parabéns...bjos
    Aliciane Soares

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aliciane!

      Que bom que gostou da ideia! É bem fácil de fazer!!!!

      Bjins!!!

      Excluir
  10. Olá! Gostaria de saber como vc desenhou no tecido? foi com caneta mesmo?
    Adorei e já estou fazendo uns testes!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Viviane!

      Usei caneta mesmo e cortei bem em cima da linha para não ficar aparecendo!

      Que bom que gostou!!!

      Bjins!

      Excluir

Comenta aí gente!!!!rsrs

Se fizer alguma pergunta deixe seu e-mail por favor para que eu possa responder!

Obrigada!!!