segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Passo a passo - Sousplats de discos de vinil forrados com tecido

Olá meninas, como estão?! Foram bem de fim de semana?!

Eu posso dizer que o meu final de semana foi bastante criativo!!! Estava de folga na sexta-feira e tirei a tarde para executar um projetinho DIY no qual eu já estava  de olho há um tempão!!! Fiz lindos sousplats de disco de vinil forrados com tecido, e neste post eu quero compartilhar o passo a passo com vocês! 


Para começar precisaremos dos discos de vinil. Os meus eu peguei na casa da minha avó, mas existem alguns sebos que vendem discos antigos de vinil usados por preços bem baratinhos. Se você não tiver como conseguir o vinil pode usar outras superfícies, como mdf, isopor e papelão.

Limpe bem a superfície do vinil com um pano úmido.


A seguir pinte a superfície do vinil (em ambos os lados) com tinta acrílica branca. Você pode usar um pincel ou um rolinho para distribuir a tinta. Como meus tecidos tinham fundo claro eu dei umas três demãos de tinta branca para que o acabamento ficasse melhor.



Em relação ao tecido, pode ser qualquer tecido de algodão, porém os mais grossos, como o brim, ficam com um acabamento mais bonito. Se você quiser usar um tecido mais fino, eu recomendo que além de pintar bem o vinil, você recorte discos de papel ofício ou cartolina branca e cole no disco de vinil antes de colar o tecido, para não ficar transparente.

Com auxílio do próprio disco de vinil risque dois círculos no tecido. Com uma tesoura recorte os círculos, um deles deve ser cortado no tamanho exato do disco de vinil. No outro deixe uma folga de tecido de aproximadamente um dedo a mais. No final você terá um círculo maior e outro menor.  


Para colar o tecido eu usei cola Cascorez.


Vamos começar com a superfície do sousplat que ficará voltada para cima. Com auxílio de um pincel aplique bastante cola na superfície do vinil. A seguir centralize o maior disco de tecido sobre o vinil, pressione e alise bem a superfície do tecido, do centro para as bordas, para garantir a aderência completa do tecido e evitar que se formem bolhas.

Obs: Não use jornal para forrar a sua superfície de trabalho durante a colagem. É melhor usar plástico, para evitar que o jornal grude e suje o sousplat.



Vire o disco, passe bastante cola nas bordas e cole o excesso de tecido na parte de trás do sousplat. 



Aplique bastante cola sobre toda a superfície e cole o outro disco de tecido (menor), tomando os mesmos cuidados para evitar a formação de bolhas e garantir uma melhor aderência.



Se ficar alguma rebarba de tecido, é só cortar com uma tesoura. Para impermeabilizar aplique termolina leitosa com auxílio de um pincel sobre a superfície do sousplat, espere secar um pouco, vire e repita o procedimento no outro lado.


Agora é só esperar a secagem completa da cola e você terá lindos sousplats como estes:


Olha eles aí fazendo bonito na minha mesa no almoço de domingo. Uma pena não ter conseguido tirar fotos da mesa toda posta, peço desculpas, mas a fome dos meus convidados foi maior do que a paciência para ver a mesa toda arrumada!!!rsrs




E então meninas, gostaram da ideia? É simples, fácil de fazer, econômica e ainda é uma excelente forma de reciclar discos antigos de vinil!

Bjins e até a próxima!!!

37 comentários:

  1. adorei...acho que esse vou tentar...

    bjuuu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que bom Fran!!! Tenta sim, é super fácil e fica pronto rapidinho!!!

      Bjins!!!

      Excluir
  2. Eu já tinha visto essa ideia e amei! Vendo agora o resultado final em sua mesa, me apaixonei! Como fica lindo!


    Bjs

    Blog: Blog Worspite Noivas

    Sorteio de um Buquê: *Clique Aqui e participe!*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna!!! Fico muito feliz por você ter gostado!!!
      Olha ao vivo aqui em casa ninguém descobriu tinha sido feito por mim, muito menos que o material de partida foram discos de vinil, e quando eu contei ficou todo mundo de boca aberta, rsrs, agora já tenho que preparar um joguinho para minha sogra e minha cunhada!rsrs

      Excluir
  3. Maria Carolina,
    a cada postagem você nos surpreende com seu talento e criatividade.
    Os sousplats ficaram lindos! A estampa escolhida é perfeita!
    Adorei!!
    Parabéns pelo trabalho!!!!

    Abraços,
    Carol
    Um blog simples
    Facebook
    Lojinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi carolina, muito obrigada por seu comentário tão carinhoso!!! também amei a estampa, no momento em que bati o olho nela nem pensei duas vezes!!!

      Bjins!

      Excluir
  4. PS.: Não resisti e compartilhei essa postagem na página do meu blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba!!! Carolina você pode ficar à vontade para compartilhar, eu amo quando isso acontece, pois é sinal de que vocês gostaram da postagem e isso me deixa muito feliz!!!

      Mais uma vez obrigada pelo carinho!!!

      Bjins!

      Excluir
  5. amei amei amei amei essa idéia, imagina vc fazer isso para uma festa especial? Já está salvo nos meus favoritos. Na sexta feira vou indicar essa postagem lá no blog e agradecer ao selinho ok? Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larissa!!! Que bom que você gostou amiga!!!
      Estou muito feliz por mais uma postagem minha entrar na lista dos seus favoritos e aparecer mais uma vez no seu blog!!! Obrigada!!!!

      Bjins!!!

      Excluir
  6. Seja bem vinda ao meu Cafofo, fiquei feliz com sua presença. Amei sua ideia, já vi com chita, mas gostei mais dos seus, vou ver se convenço mamis a me dar uns discos.
    Bjos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lêda, muito obrigada por sua visita! Que bom que gostou da ideia!!! Até agora achei que o brim foi o tecido que deixou o acabamento mais bonito!!!

      Bjins

      Excluir
  7. Meninaaaaaaa...

    Adorei a idéia do vinil , ficou uma maravilha ....Parabéns...

    Já fiquei por aqui..

    Bjo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosali, seja bem vinda!!!
      Que bom que gostou da ideia!!!
      Muito obrigada pela visitinha!!!

      Bjins!

      Excluir
  8. Olá Carolina! Vim conhecer seu bloguinho e adorei.Muita coisa legal.Estou te seguindo e com certeza estarei sempre por aqui.Quando puder dê uma chegadinha "lá em casa" rs.Ficarei feliz com sua visitinha.Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquel! Muito obrigada pela visita e por seu comentário!
      Que bom que gostou do blog, fico muito feliz!
      Pode deixar que vou visitar seu cantinho!!!

      Bjins!!!

      Excluir
  9. First visit to our friendship
    This blog is very nice, friendly, and beautiful
    I love and want to be friends, I will follow #35#
    I feel happy when you receive and follow the re-
    I am waiting for an answer
    Warm greetings from me
    thank you

    ResponderExcluir
  10. Maria Carolina adorei essa dica pra usar o vinil!!! Também adorei ter vc lá no meu blog!! Também já estou te seguindo!!!
    Bjsss
    Mel

    ResponderExcluir
  11. Amiga to passando pra dizer que adorei a sua "macarronada oriental" kkkkk. Beijos e tenha um bom fds =****

    ResponderExcluir
  12. Gostei!
    Baci ;-)
    http://danieljaquesisposeranno.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Respostas
    1. Oi Camila!

      Que bom que gosto! Se fizer me conta depois!

      Bjs!

      Excluir
  14. Oi Camila vc esta de parabens gostei e vou tentar fazer aqui na cidade de pirenopolis para vender para os turista pois ja vendo suplas de jornais beijos rosepirireciclagem@gmail.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Camila vc esta de parabens gostei e vou tentar fazer aqui na cidade de pirenopolis para vender para os turista pois ja vendo suplas de jornais beijos rosepirireciclagem@gmail.com

    ResponderExcluir
  16. Lindo trabalho! Agora sei que fim vou dar nesses discos aqui em casa. Também tenho um monte de cds de joguinhos velhos, acredito que com a mesma idéia dê pra fazer uns "descansa copos".
    Parabéns e obrigada!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Muito obrigada!
      Fico feliz que tenha gostado da ideia e acredito que a proposta para os descansa copos deva funcionar muito bem!!!

      Bjs!

      Excluir
  17. Carol, minha mamis, esteve aqui e me trouxe chita, que eu pedi desde que vi seu post...rsrs...
    Vou fazer e depois te conto.
    Besitos

    ResponderExcluir
  18. Olá, Td bem???
    Vou fazer os sousplat para meu casamento, mas gostaria de saber de vc, se a tinta acrilica adere bem ao vinil, pq fui comprar e o vendedor me disse q não adere, q eu teria q comprar outro tipo de material..... :(
    E tb gostaria de saber se posso estar usando o tecido só de um lado, e do outro usar tinta colorida....
    O q acha???
    Obrigada, Thais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thais!
      Eu usei tinta acrílica e não tive problemas! Inclusive já encontrei outros tutoriais de artesanato com disco de vinil na internet e é muito comum o uso da tinta acrílica! Você também pode optar por aplicar uma demão de primer (uma base preparadora) antes de aplicar a tinta acrílica ou ainda usar tinta spray!
      Em relação ao tecido em apenas um lado e tinta colorida do outro, pode usar sim, acho que vai ficar ótimo. Já vi um modelo desses usando mdf ao invés do disco de vinil (dá uma olhadinha nesse link: http://www.vestidadenoiva.com/diy-sousplat-personalizado), mas não vejo motivo para não funcionar com o vinil também!!!
      Espero que dê tudo certo, e se tiver mais alguma coisa em que eu puder ajudar é só falar!
      Bjs!

      Excluir
  19. Jurava eu eu tinha visto este post Carol, com disco é ainda mais bonito e acho que durável né, pena eu não ter nenhim, mas se eu achar por ai dando sopa, já era é meu rsrs.

    bjs

    Gélia

    ResponderExcluir
  20. Amei a idéia. Estou fazendo com cds e estão ficando lindos.

    ResponderExcluir
  21. Amei a idéia. Estou fazendo com cds e estão ficando lindos.

    ResponderExcluir
  22. Amei a idéia. Estou fazendo com cds e estão ficando lindos.

    ResponderExcluir
  23. Lindo! Vi no Pinterest e fiquei apaixonada!
    Será que fica bom colocar na parede???
    E, se der pra colocar, qual cola indicaria???

    Beijos

    ResponderExcluir
  24. ARRASOU!!! Ficou lindo!!!Adorei essa idéia... vou arriscar fazer. Não sei se vai ficar tão bonito. Não sou muito boa em artes manuais. Mas quem não arriscar não petisca, né?Obrigada pela dica.

    ResponderExcluir

Comenta aí gente!!!!rsrs

Se fizer alguma pergunta deixe seu e-mail por favor para que eu possa responder!

Obrigada!!!