sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Bolo de chocolate com recheio de brigadeiro branco

Olá meninas!!!

É impressão minha ou a semana voou?! Já é sexta-feira de novo!!!rsrs

Bom, já que o fim de semana está batendo na porta outra vez, quero compartilhar com vocês uma receitinha deliciosa para adoçar a vida, e comer juntinho com quem a gente ama!!! Hoje trago um delicioso bolo de chocolate, fofinho e molhadinho, com recheio de brigadeiro branco e coberto com calda chocolate... uhmmmm!!! 

Não sou umas das maiores fãs de chocolate, mas não resisto a um bolo de chocolate fofinho e esse é perfeito! Quero aproveitar a receita também para compartilhar com vocês a receita da calda de chocolate da minha mãe, que é um pouco trabalhosa, mas o resultado compensa muuuito, meu marido gosta tanto que pede para eu fazer para ele passar no pão!rsrs

Bolo de chocolate com recheio de brigadeiro branco




Ingredientes:

Massa:

> 3 ovos
> 1 xícara (chá) de açúcar
> 1 xícara (chá) de chocolate em pó
> 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
> 1 xícara (chá) de água fervendo
> 1/2 xícara (chá) de óleo
> 1 colher (sopa) de fermento em pó

Para regar o bolo:

> Coca-cola

Recheio:

> 1 lata de leite condensado
> 1 colher (sopa) de margarina

Cobertura:

> 1 lata de leite condensado
> A mesma medida da lata de leite de vaca
> 2 colheres (sopa) de achocolatado em pó (Se gostar mais amargo, como eu, troque por chocolate em pó)
> 1 colher (café) de bicarbonato de sódio
> 1 colher (sopa) bem cheia de mel (Eu prefiro usar açúcar)
> 1 colher (sopa) de margarina


Modo de preparo:

Massa:


Em uma tigela vá colocando os ingredientes da massa na ordem em que eles foram citados acima, misturando bem após cada adição, até obter uma massa lisa e homogênea. Acrescente o fermento no final e misture delicadamente. Eu fiz na batedeira, mas você pode fazer na mão, se preferir. Asse em fôrma untada com margarina e enfarinhada, em forno pré aquecido em 180ºC por aproximadamente 30 min, ou até que ao enfiar um palito este saia limpo. Espere esfriar e desenforme o bolo.

Recheio:

Em uma panela misture o leite condensado e a margarina, cozinhe em fogo baixo mexendo sempre até começar a desgrudar do fundo da panela. O objeto aqui é fazer um brigadeiro branco em ponto de colher.

Cobertura:

Essa é a parte mais trabalhosa, pois não podemos desgrudar os olhos da panela e nem parar de mexer. Misture todos os ingredientes em uma panela e leve ao foco baixo mexendo sempre. No início fica com uma cara de que não vai dar certo, quando começar a aquecer vai ficar uma mistura bem líquida com uma cor estranha, um marrom clarinho, isso acontece por conta da reação com o bicarbonato, que libera gás carbônico no leite, formando uma espuma. Se você não ficar mexendo a espuma vai subir rapidamente e derramar para fora da panela, então cuidado! Quando toda a espuma já tiver sido incorporada, a calda ficará com uma cor escura e aspecto brilhante, então é só cozinhar mais um pouquinho até soltar do fundo da panela. Desligue o fogo e espere esfriar um pouco.

Montagem:

Um truque que eu aprendi sobre rechear bolos é que é mais importante que o bolo esteja frio do que o recheio. Isso é verdade principalmente para bolos com a massa muito fofinha, se você tentar cortar o bolo ainda quente ele tende a despedaçar, então esperem o bolo esfriar até a temperatura ambiente ou próximo disso. Depois de frio, corte o bolo ao meio e regue cada metade com um pouco de coca-cola em temperatura ambiente. Essa parte é à gosto, como o Estevão gosta de bolo encharcado, rsrs, ele usou quase 200 mL de refrigerante para regar o bolo (sim, foi ele quem regou, rsrs), mas fica a seu critério.

Detalhe, eu não gosto de refrigerante, mas se tem uma coisa que aprendi com minha avó e minha mãe, quando eu era ainda criança, é que refrigerante é uma calda perfeita para bolos fofinhos, isso porque além de ser doce é um líquido leve em função do gás carbônico e, por isso, não vai deixar a massa pesada e empaçocada, se é que vocês me entendem! A regra é simples, bolo branco a gente rega com guaraná e bolo de chocolate a gente rega com coca-cola, o resultado é bom demais, eu sempre uso esse truque para regar os bolos que eu faço.

Cubra uma das metades do bolo, já regada, com o recheio de brigadeiro branco. Coloque por cima a outra metade do bolo e finalize regando com a calda de chocolate.

Está pronto, agora é só se deliciar!

Espero que tenham gostado da receita!

Obs: A receita da massa eu tirei do blog Amehlia Digital, da amiga Vinni!

Bjins!!!

16 comentários:

  1. Hummmmmmmmm que delícia, muita vontade deu agora. Mas ando tão sem tempo de parar na cozinha pra fazer =(

    Adorei o selinho que me recomendou, muitoo obrigada! Amei
    Assim que der eu posto no blog tá?!


    Bjão querida
    Bom fds
    Blog: Vida de Noiva

    Produtos de Casamento: Clique Aqui

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna!!!

      Eu sei bem como é essa correria, rsrs! Quando tiver um tempinho faz essa receita é muito boa!!!

      Que bom que aceitou o selinho!!!

      Beijinhos e um ótimo final de semana!

      Excluir
  2. Menina assim vc me mata...rssss ...fiquei com água na boca! O bolo deve ter ficado delicioso!
    Bjs
    Mel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mel!!!

      Fica com água na boca não, faz o bolo, modéstia a parte fica muito bom!!!rsrsrs

      Bom final de semana!

      Bjins!

      Excluir
  3. Aff que maldade com a gordinha aqui! Amiga estou passando para dizer que no final das contas acabei recebendo uns 200 emails para cadastrar e mensagens lindas, então cheguei a conclusão que não faria sentido deixar o blog fechado. Por isso reabrir e queria agradecer de coração suas palavras. Beijos =*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiga!!!
      Fiquei tão feliz com a notícia de que você não vai fechar o blog!!! Você não tem ideia!!!
      Não precisa agradecer, gosto muito de você e do seu blog, e tudo o que disse foi de coração!!!

      Beijão!

      Excluir
  4. Carol, que delicia, num posso vir aqui nãooo,seu blog é um "pirigo".
    Besitos e vou fazer claro...rsrs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi!

      Pode vir sim, rsrsrs, não tem perigo nenhum, kkkkkkk
      Faz aí e depois me conta!!!

      Beijão!

      Excluir
  5. carol que delicia yo lo haré
    te sigo
    saludos desde chile

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me alegro que te gustara la receta y están siguiendo el blog!

      ¡Gracias!

      Besos!

      Excluir
  6. Nossa amiga assim vc me mata kkkk
    esse bolo ta uma tentação hein,bolo de chocolate é o meu preferido :)


    bjinhos...

    Lindo domingão!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mony!

      Ah, fico muito feliz que o bolo esteja agradando aos olhos, espero que você faça a receita e ela agrade também o paladar e o coração!!!rsrs

      Bjins!

      Excluir
  7. Esse bolo está de dar água na boca!! Delíciaaaa e a receita já anotada.

    Mil bjosss e bom Domingo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sheyla!

      Que bom que gostou! Faz aí e depois me diz se não é uma delícia!!!

      Bjins!

      Excluir
  8. Maria Carolina,
    voltei!
    Fiquei animada com o seu comentário lá no blog sobre a FLIP. Vou torcer para dar certo e quando tiver mais novidades vou passando! :)

    Obrigada também pelo selinho! Ficou lisonjeada!
    Vou levá-lo para o blog. ♥

    E que delícia de receita é essa?
    Bolos 'molhadas' com refrigerante tem gostinho da infância.

    Uma semana feliz!

    Beijinhos :**
    Carol
    www.umblogsimples.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carolina!

      Que bom que já está de volta! Fiquei feliz por ter aceitado o selinho!!!

      Concordo com você, bolo molhadinho com refrigerante tem mesmo gosto de infância e é tudo de bom!rs

      Bjins!

      Excluir

Comenta aí gente!!!!rsrs

Se fizer alguma pergunta deixe seu e-mail por favor para que eu possa responder!

Obrigada!!!