sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Ideias DIY | Passo a passo - Luminária de pisca pisca e flores de origami (sakura)

Oieeeeeeee!!!!!!!!!!!!

Sentiram a empolgação????!!!! É que já faz uns dias que eu tô numa ansiedade de dar dó para vir mostrar para vocês meu último ataque artístico em noite de ócio criativo, kkkkkk.

Eu amo, na verdade sou loucamente apaixonada por flores de cerejeira (sakura), e já fazia algum tempo que estava querendo incorporá-las na decoração da minha casa, mas ainda não sabia como. Para a casa nova eu comprei (há um tempinho...) uma linda gravura com ramos de cerejeira, essa vai para a sala de jantar, fato, mas ainda não tinha saciado minha vontade de ver a casa florida com essas belezinhas, aí... na semana passada eu aprendi a fazer flores de cerejeira em origami, a ideia original era usá-las para fazer kusudamas (que são montagens geométricas com os origamis) e criar alguns pendentes para colocar nas portas, porém na última segunda-feira meu marido teve plantão noturno e eu fique sozinha em casa à noite, resolvi fazer mais algumas flores e, de repente uma luzinha se acendeu na minha cabeça (sério, parecia coisa de desenho animado)! Pensei: Essas flores dariam uma luminária linda... se tivesse uma maneira de iluminá-las, será que funcionaria com pisca pisca?! Ahan!!!!! Eu tinha uma caixa de pisca pisca do Natal passado guardada e saí correndo igual a uma louca para procurar. Achei, testei, e o resultado não poderia ter me deixado mais feliz!!!!

Eu fiquei tão eufórica que fique acordada até de madrugada mexendo com isso e no dia seguinte quando o marido chegou ele gostou tanto da luminária que começou a me incentivar a trabalhar mais nela e agora temos lindos ramos de cerejeira na nossa parede da sala!!! Mas muita calma nessa hora, ela ainda não está completamente pronta, só que eu não resisti e trouxe logo o passo a passo para vocês (a pessoa mais ansiosa da face da Terra né...). Quando ela estiver finalizada venho mostrar mais!!!!rsrsrs


Essa luminária ficaria linda para decorar diversas ocasiões... imaginem usar essas luminárias na decoração de um casamento, ou outra festa, como noivado ou chá de panela?! Gostaram?! Então bora aprender como se faz?!!!

Você vai precisar de:

> Papel - eu usei folhas de A4 na cor branca, mas você pode usar o papel de sua preferência, até mesmo folhas de jornais ou revistas
> Régua
> Lápis
> Tesoura
> Cola branca
> Lâmpadas pisca pisca do tipo arroz (que são menores) - eu usei lâmpadas brancas, mas se quiser você pode usar as coloridas também

Para começar use a régua e o lápis para desenhar, no papel de sua preferência, quadrados com 6 cm de lado. A seguir recorte-os com auxílio da tesoura.


Dobre cada quadrado de papel ao meio, unindo as pontas opostas, formando um triângulo.

Dobre a lateral do triângulo ao meio, como mostra imagem a seguir (linha tracejada), unindo as duas pontas de um mesmo lado do triângulo.

Repita o processo do outro lado do triângulo.

Levante umas das abas, abra-a e achate-a, como mostra a imagem a seguir:

Repita o processo com a outra aba:

Dobre as pontas das abas para baixo, como mostra a próxima imagem (linhas tracejadas):

Dobre cada aba ao meio, como mostrado na imagem a seguir (linhas tracejadas):

Aplique cola branca em uma das abas e una-a com a outra aba.

Feito isso você terá uma pétala. Para cada flor são necessárias 5 pétalas.

Para montar a flor de cerejeira passe cola branca na lateral de uma das pétalas e a seguir cole a próxima pétala. Repita o processo até que as 5 pétalas estejam unidas entre si, como mostra a sequência de imagens abaixo:

Agora é só cortar a pontinha na parte de trás da flor. Usei uma caneta para ajustar o diâmetro do orifício.

Agora é só encaixar cada florzinha nas lâmpadas do pisca pisca.


E aí é só apagar as luzes e curtir toda beleza e delicadeza da sua luminária de sakura!!!! A próxima foto foi tirada quando comecei a montar a minha, ela estava pendurada no varal da cortina.


Depois decidi dar outro formato à luminária e com auxílio de fita adesiva Fixa Forte estou prendendo a luminária na parde formando o desenho de galhos de cerejeira, ainda está em fase de finalização, pois são "só 140 flores", o que significa que tenho que preparar "700 pétalas"!!! Mas está ficando lindaaaaaaaaaaa, vou mostrar só uns pedacinhos dela para vocês, hehehe, depois quando estiver pronta eu mostro tuuudo!!!!



É isso minha gente, hoje vou ficando por aqui... espero que vocês tenham gostado desse projeto DIY, em breve volto para mostrar a cerejeira pronta (assim espero, rsrs) e o kusudama também.

Comentem aí vai!!!!!!rsrsrs

Beijinhos!!!!

49 comentários:

  1. Ficou maravilhosooooooo!!!! Dá um trabalhinho, mas é facil de fazer!!! Nossa, lindo!!!
    Ano que vem coloco em prática, não vou ter luzinhas esse ano =(

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cuca!!! Obrigadaaa!!!
      Realmente é trabalhoso, mas é fácil de fazer e o esforço compensa no final!

      Beijinhos!!!

      Excluir
  2. Que perfeito Maria!
    Eu amei, tenho muita vontade de montar um buquê com esta flor de origami!


    Beijos e bom fds querida

    Blog: Vida de Noiva

    Produtos de Casamento: Clique Aqui

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna! Que bom que gostou!!!
      Imagina um buquê dessas flores?! Deve ficar incrível mesmo!
      Faz sim e depois mostra pra gente!!!

      Beijinhos e bom final de semana!!!

      Excluir
  3. Vc arrasou Maria Carolina, a luminária ficou linda e o pap ficou perfeito!!!! Parabéns!!!
    Bjs
    Mel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mel! Muito obrigada!!!
      Fiquei muito feliz!

      Beijinhos e bom final de semana!!!

      Excluir
  4. Ficou maravilhosa as luzes, excelente dica beijo Lisette.

    ResponderExcluir
  5. Ficou ótimo Maria! O resultado final fica espetacular.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que bom que gostaram!
      Também gostei muito do resultado final, me surpreendeu!

      Beijinhos e bom final de semana!!!

      Excluir
  6. Ahneim, que coisa mais fofa gente!
    Amei Maria Carolina, parabéns pela criatividade. Seu pisca ficou um charme de lindo, parabéns mesmo.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Analice!
      Muito obrigada querida!!!

      Beijinhos e um ótimo final de semana!

      Excluir
  7. Lindas hein e o resultado final nem parece papel, adorei!
    Estou seguindo, beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabi! Seja bem vinda!!!
      Fico feliz que tenha gostado da postagem e esteja seguindo o blog! Ao vivo essas flores ficam mais lindas ainda!!!

      Beijos!!!

      Excluir
  8. Parabéns!! Ficou lindo, de extremo bom gosto e pode se usado em várias ocasiões. Abraços. Sandra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sandra!
      Muito obrigada!
      Fico feliz que tenha gostado!!!

      Beijinhos!!!

      Excluir
  9. Ficou sensacional!!! Parabéns!!! Adorei a idéia, salvei aqui!!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Priscilla!!!
      Que bom que gostou!!!

      Beijinhos!!!

      Excluir
  10. QUUE LINDO OTIMA IDEIA!

    BJS

    QUEL
    HTTP://SRAREDONDA.BLOGSPOT.COM

    ResponderExcluir
  11. Maria Carolina,
    que pisca-pisca mais lindo! *-*
    Imagino como a sua cerejeira ficará linda! Não esqueça de mostrar para nós!!
    Gostei muito do passo a passo. Ficou bem explicativo!!

    Um bom final de semana!

    Abraços,
    Carol
    www.umblogsimples.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol!!!

      Obrigada querida! A cerejeira está ficando linda!!!
      Em breve venho mostrá-la para vocês!

      beijinhos e um ótimo final de semana!!!

      Excluir
  12. Passando para te desejar um ótimo domingo!! Abraços. Sandra

    ResponderExcluir
  13. Carol,
    Ficou muito linda e chique, estou louca prá ver toda pronta, só com um pedaço já arrasou.
    Acho que vou copiar a idéia,prá colocar no meu presépio.
    Mas vou terceirizar o serviço das florzinhas,meu filho Daniel,adora origami,colagem e amanhã num ele tem aula...kkk...
    Besitos e linda semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi!

      Fico muito feliz que você tenha gostado!!! Estava ansiosa para saber sua opinião!rsrs

      Essa ideia da terceirização do serviço de origami é perfeita, já tentei convencer o marido de me ajudar, mas ele desistiu na primeira pétala, rsrs.

      Beijão!!!

      Excluir
  14. Lindíssima!

    Seu vontade de fazer, mas tenho certeza que aqui em casa ela ia durar o ano inteiro! Não ia ter coragem de desmancha-la! Parabéns!!!

    O site é lindo! Estou amando...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Helaine!!!

      Mas a minha ideia é fazer com a luminária seja item permanente da decoração da minha casa!!! Eu estou apaixonada por ela!!! rsrs

      Fico muito feliz por estar gostando do meu blog!

      Beijinhos e obrigada!!!

      Excluir
  15. Respostas
    1. Oi Bia!!!

      Esse foi um projetinho que me deixou muito orgulhosa, rsrs, estou mais orgulhosa ainda por saber que vocês estão gostando!!!

      Beijinhos!!!

      Excluir
  16. Oi Maria, AMEI seu site! Como pensamos parecido!!! Até me assustei, hehe, parece eu escrevendo!!! Uma dúvida: como as flores ficaram com esse lindo tom de rosa, mesmo confeccionadas com papel branco? Estou pensando em fazer para decorar uma mesa de festa à noite, ficará lindo! Beijo, Vivi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vivi (posso te chamar assim?!rsrs
      Fico muito feliz em saber que você se identificou com meu jeito e com o meu blog!!! Isso me deixa muito animada!
      Em relação à tonalidade das flores isso não foi proposital. Quando eu as fiz em papel branco achei que com a luz elas ficariam amareladas, mas para a minha surpresa elas ficaram com esse lindo tom de rosa, interessante né? Acho que tem a ver com a pigmentação do papel. Meu marido acha que se eu usar uma marca de papel diferente talvez o resultado seja diferente. A marca do papel que eu usei é Rino!
      Faz sim, tenho certeza que sua mesa ficará linda, depois manda as fotos para eu ver!!!rsrs

      Beijinhos!!!

      Excluir
  17. Oi Maria, claro que pode me chamar de Vivi sim, hehehe!!!
    Ah, mistério esclarecido!!! Vou fazer as flores com certeza e depois te mando as fotos! Vou mandar também as fotos da decoração do meu aniversário (com pom-pom e arranjos de flores em potinhos de geleia, ficou uma graça!). Se me permite dizer, a decoração ficou "a sua cara", hehehe... Pena que só descobri seu site hoje, uma semana após a comemoração! Mas não tem problema, agora serei uma leitora assídua e incorporarei suas maravilhosas ideias a meu dia-a-dia!
    Você é uma graça!
    Um beijo,
    Vivi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vivi!!!
      Ah me manda as fotos sim!!! Ficarei feliz em colocá-las no blog, se você permitir é claro!!!
      Estou muito feliz por você ter se identificado com o blog, e ficarei mais feliz ainda em ver você sempre por aqui!!!

      Um beijão querida e muito obrigada pelo comentário tão carinhoso!!!

      Excluir
  18. Arrasou!
    Vou levar o link também!
    Adorei a ideia, você mostrou depois?
    PAP super explicado, parabéns!
    Eu disse, que na mão das arteiras duram bem mais :)
    bjs

    ResponderExcluir
  19. Poxa!!! Muito obrigada, finalmente encontrei um blog que explica direito como faz essas florzinhas... vou usa-las no meu casamento, bjos!

    ResponderExcluir
  20. Oi Carol também sou apaixonada por cerejeiras, mas não levo muito jeito com artesanato não, mas com seu passo a passo consegui fazer as florzinhas, realmente ficaram lindas, só não fiz nada com elas ainda... ADOREI seu blog estou sempre por aqui vendo suas ideias maravilhosas bjs!!! Penélope

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Penélope!
      Super obrigada pelo comentário e por estar sempre por aqui!
      Beijos!

      Excluir
  21. minha filha fez e ficou lindo eu agora estou fazendo para mim,que ideia maravilhosa


    parabéns

    ResponderExcluir
  22. Nossa! Amei! Estou louca para colocar alguma decoração de sakuras no meu quarto, e gostei muito dessa!
    Mas sou meio lesada pra fazer essas coisas rsss, tem algum vídeo? Faz um vídeo, please!
    ;*

    ResponderExcluir
  23. Maria carolina, fica perfeita a luminaria *-* ameeei to fazendo aos poucos pra colocar na decoração da sala de casa

    ResponderExcluir
  24. Fiquei um tempo parada olhando e pensei "não é possível que seja com sakura de papel..."
    E é!
    Ficou maravilindíssimo!
    Com certeza eu PRECISO fazer um desse para minha casinha!

    ResponderExcluir
  25. Tá linda, eu amei e eu vou fazer pro meu noivado e vou espalhar pelo jardim .. acho que vai ficar bom :D

    ResponderExcluir
  26. Realmente ficou incrivel.. mto lindo
    fiquei em duvida em uma coisa.. faço as florzinhas com papale branco??

    ResponderExcluir
  27. Ola maria Carolina, amei seu trabalho, e vou usar na decoração de minha bodas de prata, confesso que estava em dúvida se faria origami para decoração, mas com seu trabalho acabou a minha dúvida,depois te enviarei as fotos, tomara que fique tão lindas como a sua. Um grande abraço e obrigado

    ResponderExcluir
  28. Maria Carolina,
    Parabéns pela sua arte!
    Faz muito tempo que procuro um origami mais fácil de fazer, e a sua explicação tem isso! além de ser lindo, maravilhoso.
    Obrigada por compartilhar suas descobertas.

    Abraços,

    Claudiane.

    ResponderExcluir
  29. Que linda que ficou, vou tentar fazer

    www.segredosfashion.com

    ResponderExcluir
  30. ola tudo bem... faço vasos destas flores

    ResponderExcluir

Comenta aí gente!!!!rsrs

Se fizer alguma pergunta deixe seu e-mail por favor para que eu possa responder!

Obrigada!!!