sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Ideias DIY | Passo a passo - Pendente feito com kusudama de origami

Olá meninas!!!

Podem me chamar de "a louca da cerejeira", pois desde que aprendi a fazer o tal origami de sakura eu simplesmente não consigo mais parar de fazer as tais flores e acabei dando mais um destino para elas além da minha luminária (se você ainda não viu, clique aqui).

Resolvi colocar em prática a primeira ideia que tive ao aprender o origami de sakura e fiz um pendente lindo para a porta do meu quarto usando a técnica do kusudama. Essa é a hora em que vocês perguntam: "Técnica do quê?!" hehehehe. Sposata também é cultura, rsrsrs... Kusudama vem do japonês kusu (= remédio) e dama (= bola) e consiste basicamente em montar as peças de origami de maneira a criar formas geométricas, normalmente esféricas. No passado os japoneses montavam essas "bolas de origami", colocavam ervas em seu interior e elas eram usados para perfumar o ambiente em que se encontravam pessoas doentes, para ajudar na sua recuperação. Hoje em dia são utilizados como itens decorativos e são uma excelente ideia para presentear pessoas queridas. Já que o Natal está chegando, que tal botar a mão na massa e preparar alguns como este aqui:


Gostaram?!!!! Querem aprender a fazer um igualzinho ao meu?! Então bora pro passo a passo!!!

Para início de conversa vamos precisar de 12 flores de origami (se você perdeu o passo a passo das flores clique aqui).

Eu comecei aplicando um pouco de cola quente no centro da flor e colando uma pequena miçanga dourada, dá só uma olhada... é muita fofurice né não?!rsrs

Feito isso com as 12 flores, pegue uma delas e aplique um pouco de cola branca na parte de trás de uma das pétalas.

Pegue uma segunda flor e una uma de suas pétalas com a pétala da primeira flor.

Agora aplique cola na segunda flor e cole uma terceira flor...

Continue esse processo até que você tenha 5 flores unidas...

Repita o procedimento com mais 5 pétalas. Vamos precisar de duas peças, com 5 flores cada uma.

Observem que na parte de cima das peças é possível observar 5 pétalas mais elevadas...

No início do passo a passo eu falei que usaríamos 12 flores, até agora foram 10. As 2 flores que faltam devem ser coladas cada uma em cima de uma das peças de 5 flores, de modo que as pétalas das flores unam-se com as pétalas elevadas que eu destaquei na imagem acima. O resultado deve ser este:

Agora é só unir as duas peças passando cola branca na parte de baixo de uma delas, e pressionando uma contra a outra.

O kusudama está pronto, porém para fazer o pendente você vai precisar de outros materiais, como contas variadas e fio de nylon (usei o nº 3).

Escolhi uma conta grande para ser a ponta do pendente, então comecei passando o fio de nylon por ela.

Agora é só unir as duas partes do fio de nylon e passá-lo pelas contas da sua preferência... quando a corrente já estiver do tamanho que você deseja dê uns 3 nós no nylon, mas não corte o fio.

Passe o fio pelo kusudama e adicione mais algumas contas, dê uns 3 ou 4 nós no final, corte o fio e passe as pontinhas do fio por uma chama para garantir que o nó não irá se desfazer, mas faça isso com muito cuidado, lembre-se que o kusudama é de papel e se a chama encostar nele ele vai pegar fogo, o ideal é usar a chama de uma vela!!!

Para fazer a alça eu usei um pedaço de aproximadamente 20 cm de fita de cetim branco, dobrei e colei atrás da última conta usando cola quente.



Agora que seu pendente está pronto basta pendurar onde você quiser! Eu escolhi a porta do meu quarto,  mas você pode pendurar também na porta do seu guarda roupa. Outra opção é fazer um pendente mais longo e pendurar no varal da cortina, tenho dois na minha cortina da sala, presentes da minha sogra quando  eu casei, foi ela mesma quem os fez usando contas transparentes, eles só não foram feitos com kusudama.

Acho que essa é uma ótima ideia para presentear nesse Natal. Presentes feitos com carinho são sempre bem vindos e esse também não pesa no bolso, pois todos os materiais que eu usei são bem baratinhos.

Em uma postagem anterior eu mostrei como usar origami na decoração de casamentos, e algumas das imagens mostravam pendentes de kusudama, se você gostou da ideia e quiser se inspirar um pouco mais, basta clicar aqui.

Essa foi a ideia DIY de hoje, espero que tenham gostado, em breve trarei outros tutoriais!!!

Beijinhos e um excelente final de semana a todas!

18 comentários:

  1. Maria Carolina,
    que lindo!
    Concordo com você: é uma boa opção de presente para Natal. Sou muito a favor de presentes assim.
    Inclusive, na segunda farei uma postagem com esse tema, posso colocar essa ideia na minha postagem?

    Beijinhos :**
    Carol
    www.umblogsimples.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol!

      É claro que pode colocar essa ideia na sua postagem! Eu ficaria muito feliz!!!

      Beijinhos e um ótimo final de semana para você!

      Excluir
  2. Ficou muito lindo!! Dá para dar de presente, para enfeitar festas, para decorar o quarto...
    Adoramos quando existem mil e uma possibilidades de se fazer coisas diferentes com o mesmo produto.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meninas!

      É verdade, esses objetos com mil e uma utilidades fazem toda a diferença! Amo coisas assim e foi isso que me inspirou, além de serem muito fofos esses pendentes, né?!rsrs

      Beijinhos e obrigada pelo carinho!

      Excluir
  3. Lindo!! Adorei, tô pensando em usar essas flores na minha decoração, vamos ver se dá!!
    Bjs =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Priscilla!!!

      Usa sim!!! Essas flores são lindas e ficarão maravilhosas na sua decoração de casamento!!!

      Bjsss!!!

      Excluir
  4. Parabéns!! Quem tem talento para artes é outra coisa..ficou lindo e muito delicado. Abraços. Sandra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sandra!!!

      Muito obrigada pelo elogio querida!!! Gosto muito de trabalhos artesanais, é uma terapia para mim e fico muito feliz quando o resultado agrada vocês!!!

      Beijinhos!!!

      Excluir
  5. tudo que vc faz é delicado e lindo, além dos seus DIY serem os melhores da blogosfera, super bem explicados! Amiga, estou de casa nova e te seguindo de lá, vem me visitar!

    www.vidatododia.com

    Bjs

    (Larissa do www.larissatododia.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiga!!!

      Que saudades dos seus comentários por aqui!!! Você é sempre muito carinhosa e é sempre uma alegria te receber no meu cantinho!!! Pode deixar que com certeza vou te seguir na sua casinha nova!!!

      Um beijão!

      Excluir
  6. Adorei seu tutorial, ideia barata, fácil e de grande efeito! Parabéns! Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia!!!

      Você captou o que eu queria mostrar com esse tutorial! Fico muito feliz por ter gostado!

      Um beijão!

      Excluir
  7. Carol, que cosa mais linda e delicada! Vou tentar aprender a fazer as flores primeiro, depois tento fazer completo.


    Bjuuuu!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Paula!!!

      Faz sim, você vai ver que não é difícil e depois que pegar o jeito vai fazer até de olhos fechados!!!rsrs

      Depois me conta!!!

      Beijão!

      Excluir
  8. Olá tudo bem?
    Muito lindo o seu kusudama, parabens.
    Eu adoro fazer, até estou pensando em fazer no meu casamento, e gostaria de uma dica sua para como deixar o papel na cor branca não amarela?
    Bom vou me casar ano que vem, e ja irei começar a fazer meus kusudamas. Você tem alguma dica de como preserva a cor do papel?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rita, tudo bem?

      Fico muito feliz que tenha gostado do meu kusudama!
      Olha, é inevitável o amarelamento do papel, mas existem maneiras de retardar esse processo. Para começar, o melhor papel é o sulfite, pois é mais resistente ao amarelamento. Guarde os kusudamas em potes plásticos com tampa, e abra-os de vez em quando (pelo menos 1 vez ao mês) para deixar o papel "respirar". Evite a exposição do papel à luz do sol e também evite guardá-los em lugares úmidos.

      Espero que essas dicas ajudem!

      Beijinhos!

      Excluir
  9. Liiiiiiindo!
    Puxa, não foi para o resumo!
    Não faz mal, o blog é meu né? rs
    Então vou mostrar no próximo resumo, rs
    As flores fizeram tanto sucesso,que tenho que mostrar! :)
    Lindo demais, vou ver o outro link :)
    bjs

    ResponderExcluir

Comenta aí gente!!!!rsrs

Se fizer alguma pergunta deixe seu e-mail por favor para que eu possa responder!

Obrigada!!!