terça-feira, 13 de novembro de 2012

Ideias para o lar: Grandes ideias para pequenos espaços (2) - Cozinhas!

Olá meus amores, tudo bem?!

Como muitas de vocês já estão cientes, marido e eu estamos reformando nossa casinha nova e, por isso, eu tenho navegado bastante na internet em busca de boas ideias (e se elas forem econômicas melhor ainda). Nós não contratamos ninguém para planejar a reforma, todas as ideias estão saindo das nossas cabecinhas. Se fosse só uma questão de mudar a cor das paredes e trocar o piso estava fácil, o problema é que estamos reestruturando alguns cômodos e isso envolve muito quebra-quebra, tira parede daqui, levanta parede lá, muda a janela de posição, tira porta, bota porta, enfim... está dando bastante trabalho, mas confesso que está sendo muito divertido dar uma de arquiteta e designer, rsrsrsrs.

Nossa nova casa é bem maior que a atual, então inicialmente achamos que ia ser moleza redecorar, daí surgiu um fato super curioso, apesar da nova casa ser bem maior (tipo o dobro), ela tem um número muito maior de cômodos e isso significa que alguns deles têm tamanho reduzido, e isso definitivamente tem trazido um pouco de dor de cabeça para nós e eu sei que muita gente passa por isso ao adquirir um imóvel.

Hoje em dia eu tenho notado que os apartamentos estão cada vez menores e é preciso lançar mão de boas ideias e ter criatividade para conseguir decorar os ambientes de modo a não prejudicar a funcionalidade e a circulação. Em função disso, e em função da minha própria experiência atual, decidi fazer alguns posts falando sobre grandes ideias para pequenos espaços e quero começar falando de cozinhas.

Quando se trata de cozinhas a primeira coisa que eu penso é que elas devem ser funcionais. Os utensílios e eletrodomésticos mais utilizados precisam ficar ao alcance das mãos, ninguém merece estar cozinhando e ficar enlouquecida procurando pelas coisas no fundo dos armários. Quando as cozinhas são pequenas e o número de armários é reduzido é necessário lançar mão de algumas estratégias.

É importante aproveitar ao máximo todos os cantinhos. Vejam este exemplo... nesta cozinha muitos utensílios foram pendurados na parede, usando um sistema de barras e ganchos. Dessa forma a cozinha fica organizada e a bancada fica livre, além disso os utensílios ficam visíveis e têm fácil acesso. Reparem que para organizar as facas e tesouras foi utilizada uma placa de ímã colada na parede.

Cores claras e utensílios pendurados

As prateleiras são peças coringa em cozinhas pequenas, além de serem práticas e econômicas, quando comparadas a armários, elas ainda trazem um charme todo especial para o ambiente.


Esta cozinha reúne as duas ideias mencionadas anteriormente. As prateleiras de inox são vazadas, de forma que a sobreposição das prateleiras não bloqueia a luz natural e ajuda a manter o ambiente iluminado. Abaixo das prateleiras um sistema de barras e ganchos permite que vários utensílios fiquem à disposição do usuário de forma organizada. Há espaço para as panelas, temperos, talheres, e até vasinhos de plantas. Dá até para ter uma mini-horta.


Vejam aqui uma outra versão para essa ideia.


As cozinhas americanas estão com tudo nessa era de pequenos espaços. Para quem deseja driblar uma metragem reduzida a ideia de integrar a cozinha à sala funciona muito bem. Porém é necessário prestar atenção em alguns detalhes. Esta cozinha americana, por exemplo, fica separada da sala apenas por um balcão. Nesse caso é necessário ter um exaustor ou coifa sobre o fogão para evitar que a casa fique impregnada com gordura e cheiro de comida, principalmente em caso de frituras. Outra solução interessante é acoplar a mesa ao balcão, dessa forma o espaço é melhor aproveitado.


Essa mesa tem um truque... no dia a dia do casal ela é uma mesa pequena de apenas dois lugares, porém quando o casal recebe visitas é possível ampliar o tamanho da mesa através de um sistema de tampo extensível, que se abre como se fosse uma gaveta. Daí é só desdobrar o pé e o casal ganha espaço para mais dois lugares à mesa. Esse tipo de sistema deve ser encomendado a um marceneiro, e apesar de ter um custo um pouco mais elevado do que uma mesa comum, é um excelente investimento para ambientes com tamanho reduzido como este.


A próxima ideia é simplesmente genial. Se o negócio é aproveitar todos os cantinhos o dono dessa cozinha levou isso ao extremo. Em uma cozinha pequena geralmente não sobra espaço para a despensa, pensando nisso ele criou uma espécie de cabine que fica escondidinha entre a geladeira e a parede da cozinha e permite guardar os mantimentos. Para ter acesso a eles basta puxar a cabine que se movimenta por um sistema de rodinhas. Gente é muito simples e qualquer marceneiro consegue fazer uma destas, eu amei!!!!




A bancada é um item fundamental na cozinha, afinal de contas ela é utilizada o tempo inteiro durante o preparo dos alimentos. Por isso, é importante deixá-la livre. Se falta espaço na sua cozinha não coloque os eletrodomésticos sobre a bancada, invista em nichos e prateleiras. Neste caso o micro-ondas está em um nicho e dessa forma a bancada ficou livre. Outra coisa bacana nessa cozinha é que todos os espaços foram aproveitados com armários, até mesmo o espaço acima da geladeira. Se você vai contratar um serviço de móveis planejados para sua casa essa é uma dica muito boa, coloque o máximo de armários possíveis. Se ficar muito alto não se preocupem, uma escadinha dobrável de 3 andares resolve o problema.


Aliás, por falar em nichos... se a grana está curta e não dá para investir em armários para toda a cozinha, os nichos também são uma opção muito prática e charmosa.


Bom meninas, essas foram as dicas de hoje para deixar sua cozinha linda e funcional, mesmo que ela tenha um tamanho reduzido. Espero que tenham gostado, em breve falaremos mais sobre o assunto.

Beijos a todas e uma ótima terça-feira!

14 comentários:

  1. Q idéias bacana Carol...adoreii
    e as imagens lindas como sempre :)

    bjus...

    Tenha uma linda e abençoada semana!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Simony, obrigada querida!

      Beijinhos e boa semana!

      Excluir
  2. Maria amei as inspirações, principalmente o armário ao lado da geladeira, que criatividade!
    Eu adoro essa parte de decoração de ambiente, é tão bom escolhermos os detalhes para o nosso cantinho né?
    Ano que vem estarei nessa missão super complicada, pois nosso apê terá 44m² ou seja um ovooo! rs
    Mas vamos que vamos, sem dúvidas seu lar será lindo!

    Adoro esse tipo de postagem até to pensando em abrir um dia pra falar sobre o assunto, rs


    Eu é agradeço seu carinho no meu blog viu?! =)


    Big beijo,

    Blog: Vida de Noiva

    Produtos de Casamento: Clique Aqui

    Sorteio de 1 Buquê de Sapinhos: Clique Aqui e Participe!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna!

      Caprichosa e criativa como você é tenho certeza de que seus 44 m² serão muito bem aproveitados!!!

      Beijão!

      Excluir
  3. Adorei as dicas, AMO decoração de casa, ainda mais hoje em dia em que os apartamentos estão cada vez menores e nós temos que driblar esse probleminha com muita criatividade,né?!
    Já estou te seguindo.

    Beijos

    Vamos Casar: elvesecamila.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Camila!

      Concordo com você! Hoje em dia é preciso fazer malabarismos para driblar a falta de espaço!

      Seja bem vinda ao Sposata!

      Beijinhos!

      Excluir
  4. OI CAROL, QUE BOM QUE GOSTOU DA RECEITA, MENINA PANELA DE PRESSÃO É TUDO DE BOM!
    PEGA UMAS RECEITAS COM SUA IRMÃ, FAZ E COMPARTILHA COM A GENTE!
    BOA TARDE.
    BJOS...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lêda! Pode deixar que vou caçar umas receitas com minha irmã e posto aqui!rsrs

      Beijão!

      Excluir
  5. meu comodo preferido na casa é a cozinha, por incrível que pareça minhas visitas ficam mais por la, pq sera? rsrs estas cozinhas que vc colocou são lindas!

    bjs


    Gélia Carvalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gélia!

      Minha chefe sempre fala isso, que na casa dela todas as visitas ficam sempre na cozinha, rsrs, na casa da minha avó também é assim e eu espero que na minha nova casa as pessoas também queiram ficar na minha cozinha! Eu adoro esse ambiente da casa!

      Beijos!!!

      Excluir
  6. Realmente Maria os espaços estão cada dia mais pequenos dos apartamentos e cada canto é essencial aproveitar..Bela seleção de posts. Abraços. Sandra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sandra!

      Fico feliz que tenha gostado da postagem!!!

      Beijos!!!

      Excluir
  7. Lindas as imagens que vc selecionou! Quero só ver quando chegar a hora decorar e escolher os armários pra minha cozinha...são tantas as opções que fico perdida!!!
    Beijinhos,
    Mel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mel!

      É verdade, hoje em dia existem tantas opções no mercado que a gente até se perde!!!rsrs

      Beijão!

      Excluir

Comenta aí gente!!!!rsrs

Se fizer alguma pergunta deixe seu e-mail por favor para que eu possa responder!

Obrigada!!!