quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Ideias para o lar: Grandes ideias para pequenos espaços (3) - O planejamento da minha cozinha!

Olá meninas!!!

Hoje vou dar continuidade à série de posts sobre grandes ideias para pequenos espaços (se você não viu os primeiros posts, clique aquiaqui).  Vou falar sobre um assunto de extrema importância quando se trata de cômodos pequenos, o planejamento.

Planejar a organização do cômodo é fundamental para evitar surpresas desagradáveis na hora de mobiliar e decorar. Para quem está de casamento marcado esse é um assunto ao qual deve ser dada a mesma importância da organização da festa, afinal de contas, quando a festa acabar vocês precisarão de um lugar para morar, e tenho certeza que querem que este seja um lugar gostoso e aconchegante, certo?! Então acompanhem os dois cenários que eu quero abordar...

Cenário número 01: Você está comprando ou alugando sua primeira casa e precisa comprar todos os móveis, mas está muuuito preocupada com os assuntos relacionados ao dia do casamento em si e está deixando os detalhes da casa para depois. Você já ganhou muitos presentes e também está comprando muita coisa, o que é muito bom, porém quando chega a hora de arrumar a casa você se dá conta de que o espaço não comporta adequadamente tudo o que você comprou ou ganhou, o que significa que dará um certo trabalho para organizar sua casa.

Cenário número 02: Você está de mudança para uma nova casa com configuração diferente da atual, mas já tem todos ou a maior parte dos móveis e eles serão levados para a nova casa, mas você está tão preocupada com outras coisas que nem se deu conta de que os ambientes da nova casa podem não ser adequados para as medidas dos seus móveis, e aí, o que fazer nessa hora?

Os cenários foram apresentados e agora vamos à discussão dos fatos... em ambas as situações descritas a única maneira de contornar e evitar problemas futuros em relação ao espaço é planejar a organização dos ambientes antes mesmo de colocar as coisas lá dentro. Eu estou passando pela situação número 2, e se nós não estivéssemos fazendo um bom planejamento, com certeza encontraríamos muitos problemas pela frente, já que nossa nova casa é completamente diferente da atual. Por isso, tenho dedicado alguns bons minutos dos meus dias discutindo e planejando minha nova casa, e acreditem, não é por frescura, é por necessidade, e confesso que estou achando esse processo bastante divertido. Estou encarando como um projeto e botando a mão na massa!!!!rsrs

Na minha opinião a melhor maneira de fazer esse tipo de planejamento é utilizando plantas baixas. Elas dão uma visão muito boa do espaço e de como ele pode ser organizado. Se você comprou seu imóvel na planta fica mais fácil, pois você já recebe a planta baixa no momento da compra. Se está comprando um apartamento que já teve outros donos, algumas imobiliárias também fornecem a planta baixa, mas se você se encontra em uma situação diferente, saiba que pode fazer sua própria planta baixa usando ferramentas muito simples.

No meu caso nós reestruturamos o primeiro andar da nova casa, e com isso a planta baixa ficou diferente. Como nossa reforma não envolve nenhum arquiteto ou engenheiro, nós mesmos planejamos as mudanças e o pedreiro colocou em prática. Para facilitar todo o processo eu desenhei uma planta baixa de cada cômodo que está sendo reformado, e como no último post desta série nós falamos sobre cozinhas, hoje vou mostrar para vocês a planta baixa da minha cozinha e dar algumas dicas de organização que eu aprendi com o dia a dia e em alguns blogs especializados no assunto.

Meninas, essa é a planta baixa da minha cozinha e sala de jantar. Optei por manter os dois ambientes juntos na planta baixa porque eles são separados apenas por uma bancada de granito. Fiz o desenho usando o Paint mesmo.


Com uma trena medi todos os cantinhos do cômodo e de todos os móveis e eletrodomésticos que eu já tenho e pretendo colocar lá. Além de altura e largura é necessário anotar também a profundidade de tudo. Anotei todas as medidas e criei uma escala para que o desenho ficasse com as proporções reais. Para cada metro da minha cozinha usei 4 centímetros no desenho. Medi o tamanho e a posição das portas, janelas e passagens de comunicação entre ambientes. Também é importante levar em consideração a existência ou ausência de tomadas, pontos de luz e interruptores, caso contrário você pode ter dificuldades para usar os eletrodomésticos.

Para escolher o posicionamento de tudo eu usei, além das medidas, algumas dicas que aprendi para otimizar a funcionalidade da cozinha, e são essas dicas que eu quero passar para vocês agora.

A disposição ideal dos itens que compõem uma cozinha dependem, dentre outras coisas, do tipo de cozinha. A minha por exemplo, é uma cozinha em formato de U. A primeira coisa que eu fiz foi desenhar os pontos fixos da cozinha, que no meu caso são a pia e a bancada de granito, que ficam em lados opostos da cozinha. Considerando a pia como elemento principal, é preciso imaginar que durante o preparo dos alimentos a circulação entre pia, fogão e geladeira deve ser facilitada, por isso, o ideal é que a circulação entre esses 3 elementos forme um triângulo, então decidi colocar a geladeira e o fogão frente à frente, em paredes opostas. Se sua cozinha for linear, ou seja, se ela ocupar somente uma parede e não for possível o esquema do triângulo, o único cuidado que você deve tomar é evitar que o fogão fique muito próximo à geladeira, pois o calor pode prejudicar seu funcionamento. Outros eletrodomésticos, como o forno de microondas, por exemplo, também devem ficar afastados do fogão, para evitar que fiquem engordurados.


Quando nos casamos fomos morar em apartamento alugado e decidimos não comprar móveis de cozinha planejados para facilitar seu deslocamento no futuro para uma possível nova casa, porém como não sabíamos o tamanho da próxima casa em que moraríamos nós optamos pela compra de móveis modulados, pois eles são bem práticos, basta comprar os módulos de acordo com a necessidade e o espaço disponível. Os móveis modulados são uma excelente alternativa para quem não quer ou não pode pagar por móveis planejados, pois além de bonitos são mais econômicos e você pode ir comprando os módulos aos poucos até conseguir montar toda a sua cozinha. Atualmente temos duas bancadas e 4 aéreos, que ficam sobre as bancadas. Na cozinha atual esses móveis ficam todos dispostos linearmente ao longo de uma mesma parede, porém na próxima eles serão posicionados em paredes opostas, um conjunto de bancada e aéreos ao lado da geladeira e outro ao lado do fogão. É importante ter bancadas próximas a esses eletrodomésticos para facilitar o apoio de utensílios e alimentos durante o preparo das refeições. Temos a intenção de aproveitar os espaços que sobrarem com prateleiras e colocar mais um aéreo no espaço acima da geladeira para guardar itens utilizados com menos frequência e deixar à mão aquilo que for mais utilizado.

Outra coisa importante na planta é desenhar as portas abertas para evitar que algum móvel ou objeto atrapalhe a abertura das mesmas, além de facilitar a visualização da área livre para circulação.


Essas foram as dicas de hoje sobre organização de pequenos ambientes. Espero que com essa proposta eu possa de alguma maneira ajudar no planejamento da sua cozinha! Em breve falaremos um pouco mais sobre esse assunto e estenderemos para os demais cômodos da casa.

Beijinhos!!!

18 comentários:

  1. Maria ótimas dicas!
    Para o meu apê nós temos a planta, pois foi comprado na planta, rs
    Ai torna mais fácil mesmo, ano que vem entro nessa vida igual vc, rs

    Mas adorei as dicas pra quem não tem planta!
    Está de parabéns, eu estou adorando essas postagens ;)


    Beijos
    Blog: Vida de Noiva

    Produtos de Casamento: Clique Aqui

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna!!!
      Fico feliz que essa série de posts esteja agradando, confesso que estou me divertindo bastante fazendo postagens sobre esse assunto!

      Beijinhos!!!

      Excluir
  2. Optimas ideas uno nunca sabe como decorar pequeños espacios. Ame su blog !!! muy descriptivo
    saludos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me alegro que te haya gustado! Estoy muy feliz de compartir mis ideas con ustedes!
      Abrazos!

      Excluir
  3. Oi, Carolina!
    Pode se inscrever no sorteio do Moleskin no AndreaGuimBlog que eu relevo você não curtir a loja no Face! Bora lá participar!!!
    Beijins!
    Andrea

    ResponderExcluir
  4. É preciso sabedoria para optimizar os pequenos espaços. Ótimas dicas! Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia!
      Que bom que gostou das dicas, fico feliz em compartilhá-las!

      Beijos!!!

      Excluir
  5. Obrigada, rs... Pois lá em casa não é muito grande, então será de bom proveito rs.. Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariana!!!

      Fico muito feliz em ajudar de alguma maneira!!!

      Bjins!!!

      Excluir
  6. Adorei as dicas, minha cozinha não é pequena, é micro!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Priscilla!!!

      Já vivi em um apartamento com uma cozinha micro, que mais parecia um buraco na parde da sala, rsrs, espero que essas dicas te ajudem!!!

      Beijinhos!!!

      Excluir
  7. Planejamento é tudo!! Um mega cozinha pode ficar pequenininha se for mal estudada.
    Ótimo post!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!! Que bom que vocês gostaram do post! Fico muito feliz!!!

      Beijos!!!

      Excluir
  8. Muito legal essa sua planta.Adorei a distribuição dos móveis da cozinha e a janela em cima da pia é meu sonho que se realizará quando começar a construir minha casinha de praia.Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquel!!! Que bom que gostou!!!
      Sempre quis uma janela em cima da pia, a casa já tinha uma, mas era muito pequena, foi a primeira coisa que eu pedi para mudar! Agora está do jeitinho que eu queria!

      Beijinhos!!!

      Excluir
  9. Maria Carolina que ótimo seu post e perfeitas as dicas!! Já está tudo anotado pra eu analisar melhor a minha cozinha da casa em construção!
    Bjsss
    Mel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mel!!!

      Que bom que minhas dicas estão ajudando!!! Fico muito feliz!!!

      Beijinhos!!!!

      Excluir

Comenta aí gente!!!!rsrs

Se fizer alguma pergunta deixe seu e-mail por favor para que eu possa responder!

Obrigada!!!