quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Panquecas de frango com requeijão

Olá mulherada?! Tudo bem com vocês?!

Está chegando um feriadão amanhã e pelo menos aqui no Rio o tempinho está favorável para ficar em casa curtindo um bom filme e comendo coisinhas bem gostosas!

Aqui em casa somos apaixonados por panquecas, nossa preferida é a que leva recheio de frango com requeijão, delícia!!!! A receita da massa está na nossa família há alguns anos, foi uma vizinha da minha avó quem nos presenteou com essa maravilha de massa, os recheios são variados, mas o que vou apresentar aqui hoje era o que a minha mãe sempre fazia... então é receita de família e por isso é muito especial para mim. Meu marido é louco nessa panqueca e eu realmente espero que vocês também gostem!

Panquecas de franco com requeijão



Ingredientes:

Massa:

> 4 colheres (sopa) de farinha de trigo
> 1 ovo
> 1/2 copo de óleo de soja ou azeite de oliva
> 1 copo de leite
> 1 pitada de sal

Obs: Essa receita de massa nessas proporções rende 8 discos de panqueca de tamanho médio, normalmente aqui em casa eu dobro.

Dica: O azeite de oliva extravirgem dá um toque super especial à massa, deixando-a com textura e sabor diferenciados. Eu tenho o hábito de usar uma mistura de óleo de soja e azeite extravirgem, meio a meio.

Recheio:

> 1/2 kg de peito de frango cozido e desfiado
> 3 dentes de alho amassados
> 1/2 cebola grande picada
> 2 colheres de sopa de óleo de soja ou azeite de oliva
> 1/2 xícara (chá) de azeitonas verdes picadas
> 1 xícara (chá) de milho verde
> 1 cubo de caldo de galinha
> 250g de molho de tomate, aproximadamente (eu usei quase todo um sachê de Pomarola)
> 1/2 xícara de água
> Salsinha e cebolinha picadas, a gosto
> 1/2 copo de requeijão cremoso
> Sal a gosto

Obs: Essa receita de recheio é suficiente para rechear (de forma generosa) 16 panquecas.

Cobertura:

> Molho de tomate (quanto baste)
> Fatias de muçarela (quanto baste)
> Queijo parmesão ralado a gosto
> Orégano a gosto

Modo de preparo:

Massa:

> Bata todos os ingredientes da massa no liquidificador. Minha mãe costumava dizer que a medida da colher  é colher de sopa de mãe, ou seja, bem cheia, rsrs. Essa parte é crítica porque a massa deve ficar com uma consistência parecida com creme de leite. Se ficar muito grossa adicione um pouco mais de leite e se ficar muito rala é só acrescentar um pouco mais de farinha.

> Aqueça bem uma frigideira (de preferência antiaderente) untada com um pouco de óleo. Despeje uma concha da massa no centro da frigideira e faça movimentos circulares com a frigideira para espalhar a massa. Deixe fritar por 1 minuto ou até notar uma mudança de cor nas bordas da massa e com auxílio de uma espátula vire a massa para dourar do outro lado. Eu prefiro mais branquinha, mas a cor fica a gosto do freguês, rsrs. Reserve os discos de massa.

  
Recheio:

> Em uma panela aqueça o óleo e doure ligeiramente a cebola e o alho. Acrescente o frango desfiado, as azeitonas e o milho e misture bem. Acrescente o molho de tomate, o caldo de galinha, a salsinha e a cebolinha e por fim a água, misture bem e deixe ferver em fogo médio por alguns minutos, até que o molho fique com uma consistência cremosa. Desligue o fogo e acrescente o requeijão, mexendo bem. Prove e acerte o sal se necessário.

Montagem:

> Em cada disco de massa coloque um pouco do recheio e a seguir enrole a panqueca. Cubra o fundo de um refratário com uma camada fina de molho de tomate e disponha as panquecas. Cubra-as com mais molho de tomate, espalhe a muçarela, o queijo parmesão e por fim o orégano. Leve para assar em forno preaquecido em 200ºC por tempo suficiente para gratinar o queijo.

 

  

Recheio:

> Em uma panela aqueça o óleo e doure ligeiramente a cebola e o alho. Acrescente o frango desfiado, as azeitonas e o milho e misture bem. Acrescente o molho de tomate, o caldo de galinha, a salsinha e a cebolinha e por fim a água, misture bem e deixe ferver em fogo médio por alguns minutos, até que o molho fique com uma consistência cremosa. Desligue o fogo e acrescente o requeijão, mexendo bem. Prove e acerte o sal se necessário.

Montagem:

> Em cada disco de massa coloque um pouco do recheio e a seguir enrole a panqueca. Cubra o fundo de um refratário com uma camada fina de molho de tomate e disponha as panquecas. Cubra-as com mais molho de tomate, espalhe a muçarela, o queijo parmesão e por fim o orégano. Leve para assar em forno preaquecido em 200ºC por tempo suficiente para gratinar o queijo.

Já testei outros recheios com essa massa, mas esse é de longe o meu preferido. Espero que gostem, qualquer dúvida é só perguntar!

Beijos e bom feriado a todas!

9 comentários:

  1. Que receita gostosa amiga! Minha avó me deu uma toalha de mesa igualzinha a sua, só que azul, estou levando ela daqui do Brasil. Beijos e saudades =*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lari!!!

      Que saudadeees!!! Que bom que gostou da receita amiga!
      Eu quase comprei a azul na época, mas acabei ficando com a rosinha mesmo!rsrs

      Estou ansiosa para conversarmos sobre aquele projeto e saber as novidades!

      beijão!

      Excluir
  2. Que delicia, adoro panquecas!!! Receita anotada!!
    Bjs
    Mel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mel! Eu também amo panquecas, é bom demais!!!

      Beijão!

      Excluir
  3. Que delícia Carol,
    eu amo panquecas, mas não costumo fazer em casa porque marido não gosta,
    amo de presunto e queijo, frango e a de atum.
    Bom fim de semana.
    Bjos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lêda!

      Aqui em casa eu não tenho muitos problemas, meu marido ama panquecas, então eu sempre faço a receita em dobro, porque vai embora fácil! Um outro sabor que eu gosto muito é recheio de peito de peru, queijo branco, tomate e orégano, fica uma delícia!!!

      Beijão!

      Excluir
  4. Olá Carol!! Panquecas é um prato super prático e gostoso!! Quem não gosta? Abraços. Sandra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sandra!

      Concordo com você, é um prato certeiro, difícil alguém não gostar!

      Beijos!!!

      Excluir
  5. Amei a receita bem fácil e simples beijos

    ResponderExcluir

Comenta aí gente!!!!rsrs

Se fizer alguma pergunta deixe seu e-mail por favor para que eu possa responder!

Obrigada!!!