segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Receitas | Bolo de abacaxi caramelizado

Olá meninas, como estão?

Espero que vocês tenham tido um ótimo final de semana. Quero começar a segunda-feira falando de coisas boas, e a minha proposta é começar a semana na cozinha!!! Mas nada de trabalheira, uma receitinha prática, rápida e perfeita para acompanhar aquele cafezinho gostoso e alegrar já a sua semana.

Que tal aproveitar que a chuvinha voltou a cair (pelo menos aqui no Rio) e preparar um delicioso e perfumado bolo de abacaxi caramelizado?! Esse bolo leva iogurte na massa é extremamente leve, e tem um sabor muito suave. Vamos conferir?

Bolo de abacaxi caramelizado



Ingredientes:

>1 xícara (chá) de açúcar para a calda (se gostar de muita calda pode pôr mais)
>1 abacaxi cortado em rodelas sem o miolo (eu cortei em rodelas depois cortei cada rodela ao meio)

Massa:

>3 ovos
>1 copo de iogurte natural (200 g)
>1 copo de óleo (use o copo de iogurte para medir)
>1 xícara (chá) de açúcar
>1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
>1 colher (sopa) de fermento em pó químico


Modo de preparo:

Coloque o açúcar em uma fôrma com 22 cm de diâmetro e leve ao fogo baixo até derreter e atingir a cor de sua preferência. Espere esfriar um pouco e coloque os pedaços de abacaxi sobre o caramelo. Reserve.

No liquidificador bata os ovos com o óleo, o açúcar e o iogurte. Em uma travessa coloque a farinha de trigo e vá adicionando a mistura líquida aos poucos, mexendo bem até formar uma mistura homogênea. Por último acrescente o fermento, misturando delicadamente com auxílio de uma colher. Despeje a massa sobre o abacaxi e asse em forno preaquecido em 180 ºC, por aproximadamente 35 minutos, ou até que ao enfiar um palito no bolo, ele saia limpo. Espere esfriar e desenforme.

Receita original aqui.

Esse bolo fica uma delícia, bem levinho! Espero que gostem!

Beijinhos e boa semana a todas!!!

12 comentários:

  1. Maria Carolina,
    parece realmente delicioso!
    Gosto de bolo caramelizado. Minha mãe faz de banana caramelizada que é muito bom!!

    Uma boa semana!

    Abraços,
    Carol
    www.umblogsimples.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol!

      Meu marido gosta muito de bolos caramelizados, o de banana é o preferido dele!

      Beijinhos!!!

      Excluir
  2. Humm parece ser uma delícia
    Eu queria ter tempo pra poder fazer essas delícias, mas ta corrido pra mim, loja, trabalho, tcc. Mas tudo por uma boa causa né?!

    Queria que fossemos vizinhas, pois pelo jeito sempre tem coisa boa na sua casa, rsrs

    Bjss

    Blog: Vida de Noiva

    Produtos de Casamento: Clique Aqui

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna!!!

      Sei bem como é essa vida corrida, por isso que eu gosto dessas receitinhas práticas, dão menos trabalho!!!

      Eu ia amar se fôssemos vizinhas, você seria muito bem vinda para tomar um café comigo quando quisesse!!!rsrs

      Beijinhos!!!

      Excluir
  3. Já fiz tanto desse bolo, às vezes substituo por banana caramelizada..esse bolo realmente é delicioso..Abraços. Sandra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sandra!

      Essa receita é ótima porque além de saborosa é super prática! aqui em casa eu sempre faço ou de abacaxi ou de banana, marido ama os dois!

      Beijinhos!!!

      Excluir
  4. Eitha q delícia amiga,adoro abacaxi e esse bolo ta com uma cara linda...adoreii

    bjus

    tenha uma linda e abençoada semana!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mony!

      Também amo abacaxi... ô frutinha gostosa!!!rsrs

      Beijinhos!!!

      Excluir
  5. Que bolo mais lindo! Deve ter ficado delicioso!!! Fiquei com água na boca!!!
    Bjss
    Mel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mel!!!

      Muito obrigada querida!!!

      Beijinhos!!!

      Excluir
  6. Olá, não encontrei iogurte natural de 200g, só de 170g. Será que interfere na receita?
    Meu email é liennyrossy@gmail.com.
    Beijos e parabéns pelo blog.

    Lienny Rossy

    ResponderExcluir
  7. Maria Carolina,

    Muitíssimo obrigada pela receita. O bolo é delicioso, a massa com uma textura perfeita, faz o maior sucesso.

    Beijos.

    Lienny Rossy

    ResponderExcluir

Comenta aí gente!!!!rsrs

Se fizer alguma pergunta deixe seu e-mail por favor para que eu possa responder!

Obrigada!!!