quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Casamento | Dicas para quem pretende casar apenas no civil

Olá minhas queridas amigas!

O post de hoje foi um pedido da amiga blogueira Rachel. Ela me pediu algumas dicas para quem deseja casar apenas no civil e pretende fazer uma pequena comemoração, somente para a família e amigos mais próximos.

Atendendo ao pedido dela reuni algumas informações sobre o assunto e montei essa postagem, espero que ajude!

1. Características do casamento civil.

Existe a opção de casar no cartório ou de contratar um juiz de paz para celebrar a cerimônia em um outro local. A primeira opção é a mais econômica e simples, pois não envolve muitos preparativos, na verdade você só precisa levar os documentos, pagar a taxa do cartório e esperar o processo ser concluído para marcar uma data.

Dentre todos os tipos de casamento, a cerimônia no cartório é definitivamente a mais prática, porém envolve algumas questões que podem ser vistas como desvantagens para alguns casais.. Normalmente os cartórios são pequenos, o que limita o número de convidados que podem assistir a cerimônia, além disso o casamento será realizado obrigatoriamente durante o dia, além disso, dependendo do cartório existem dias fixos em que as cerimônias são celebradas, e muitas vezes não há celebração aos finais de semana. Se essas questões não são um problema para você então o casamento civil é uma ótima opção.

No dia e horário agendados os noivos deverão comparecer ao cartório acompanhados de duas testemunhas maiores de 18 anos, se outras pessoas (como amigos e parentes) quiserem acompanhar a cerimônia não há nenhum problema, porém o ideal é checar antes quantas pessoas o espaço comporta. Os noivos serão chamados pelo nome, entrarão juntos e se posicionarão em frente ao juiz, que lerá o termo do casamento. A seguir o casal troca as alianças e assina o livro, seguidos pelos padrinhos. É possível contratar um fotógrafo para registrar a cerimônia, afinal de contas é um dia muito importante na vida do casal.

2. O que vestir?!

O casamento civil é uma ocasião formal, e mesmo que não haja festa o ideal é que os noivos se vistam de acordo com a ocasião. Não há contudo, a necessidade de usar vestido longo no caso das noivas, ou terno e gravata no caso dos noivos, isso fica a critério do casal. O branco também não é obrigatório, e os noivos têm mais flexibilidade para escolher a roupa que querem usar. Como o casamento é diurno, podem ser usados modelos com diferentes comprimentos e cores...

Imagens via: Para Casamento


Imagem via: Dicas 10

3. E depois da cerimônia... tem festa?!

Bom, isso depende do desejo do casal. Existem diversas opções de comemorar o casamento depois de uma cerimônia civil no cartório, e o melhor é que você não precisa gastar uma fortuna para isso.

Uma das perguntas da Rachel foi se o bolo com champagne realmente funciona na prática e a minha resposta para essa pergunta é a seguinte: SIM!!! Aliás é uma ótima opção para quem não quer ou não pode gastar muito. O bolo com champagne funciona como uma recepção rápida, dura em média de 2 a 3 horas e o mais indicado é que o local escolhido seja próximo ao local onde foi realizada a cerimônia, pode ser inclusive na casa dos pais de um dos noivos, se eles já moram juntos pode ser em sua própria residência. Existe ainda a opção de alugar um local.

O bolo e champagne pode ser servido em qualquer horário, porém é mais indicado para o período da manhã ou final da tarde. Neste caso os noivos devem se encaminhar direto para o local da recepção após a cerimônia e após o cumprimento dos convidados é feito o corte do bolo, seguido do brinde. Não há necessidade de mesas e cadeiras para todos os convidados como aconteceria em uma recepção tradicional, mas é bom ter algumas mesas espalhadas pelo local para que os convidados possam apoiar os pratos e as taças enquanto conversam. Também é recomendável servir água e refrigerantes.

Por ser chamado de bolo e champagne algumas pessoas acham que outras coisas não podem ser servidas, mas podem sim. Você pode lançar mão de uma mesa com doces variados, e os famosos bem-casados para oferecer como lembrancinhas aos convidados. Tenho uma amiga da época do Mestrado que fez uma cerimônia no cartório seguida de um bolo e champagne em um salão de um hotel que ficava bem próximo ao cartório. Ela comprou um bolo bonito, mandou fazer alguns doces finos e os colocou em caixinhas decoradas e os ofereceu como lembrancinhas aos convidados junto com os bem-casados, ficou muito fofo, todo mundo gostou. Neste tipo de celebração você também pode caprichar na música, de preferência música ambiente, e pode decorar o local com o mesmo capricho que você decoraria uma festa do tipo tradicional. Vejam alguns exemplos de decoração para esse tipo de recepção...


Imagem via: Elo Cerimonial


Imagem via: Doce Design



Você também pode substituir o bolo tradicional por uma torre de cupcakes, nesse caso lembre-se que o número de cupcakes deve ser suficiente para todos os convidados.

Imagem via: Noivas.net

Uma variação do bolo e champagne tradicional é acrescentar um mini-coquetel com salgadinhos variados antes de servir o bolo e os doces.

Como a maioria dos casamentos em cartório são realizados pela manhã, muitos noivos optam por comemorar com um almoço, que assim como o bolo e champagne, pode ser servido na casa dos pais de um dos noivos, neste caso está valendo até o famoso churrasco. Você deve dispor de mesas e cadeiras para acomodar os convidados e a comida pode ser servida no estilo "self service" ou você pode contratar  garçons para servi-la. Como sobremesa você pode optar por servir o próprio bolo, acompanhado ou não de docinhos.

Uma outra opção é almoçar em um restaurante. Alguns oferecem um espaço reservado para esse tipo de ocasião, como o segundo andar, por exemplo. porém lembre-se que o local deve ser reservado com antecedência. Se os noivos não podem pagar pelo almoço de todos os convidados hoje em dia existe a ideia da festa de adesão, isso começou a ser muito comentado na época do casamento do cantor Felipe Dylon com a atriz Aparecida Petrowsky. Neste caso o indicado é que a informação de que a recepção será por adesão deve vir impressa no convite. Apesar de algumas pessoas torcerem o nariz para esse tipo de comemoração, a questão é muito pessoal. Quando os convidados para este tipo de evento são poucos e muito íntimos eu acho que a melhor maneira de convidar é ir direto ao ponto e explicar a situação para os convidados, tenho certeza de que nessas condições os amigos de verdade e familiares não se importarão.

Outra opção que eu particularmente gosto muito, é a ideia de servir um brunch, se o casamento for pela manhã, ou um chá da tarde, se o casamento for próximo ao entardecer. Na prática não existe muita diferença entre os dois, exceto pelo horário em que são servidos. O brunch é um tipo de refeição intermediária entre o café da manhã (breakfast) e o almoço (lunch) e normalmente conta com pães variados, tortas doces e salgadas, como quiches, frios e queijos variados, geléias, patês, crepes e panquecas, omeletes, suflês, sanduíches, frutas, etc. Em relação as bebidas podem ser servidos sucos variados, achocolatado, café, chás, vinho branco e espumante. O horário mais comum para servir um brunch é entre 10 e 14 horas. Também deve ser servido o bolo de casamento (que também pode ser substituído por cupcakes) e se for do desejo dos noivos, doces e bem-casados. Hoje em dia existem restaurantes que oferecem o serviço do brunch, assim como do chá da tarde, e nesse caso também é indicado fazer a reserva com antecedência, além de também ser possível o esquema da festa de adesão.


Imagem via: Alegria em Detalhes

O mais importante aqui é não deixar de comemorar esse dia tão especial, mesmo que seja da maneira mais simples possível. Reúna as pessoas mais queridas para compartilhar esse momento, que com certeza será inesquecível.

Espero que essas dicas possam ajudar não só a Rachel, mas outras noivas que também tenham dúvidas sobre o que fazer para celebrar após a cerimônia no civil.

Por hoje vou ficando por aqui!

Beijinhos!!!

61 comentários:

  1. Ótimas dicas Maria!
    Eu pensei inicialmente em casar no civil e fazer um brunch, mas a família é festeira e eu tbm então graças a ajuda de todos está sendo possível fazer uma festa.

    Mas eu adoro a ideia de brunch é super econômico e cheio de coisinhas gostosas ^^


    Beijos

    Blog: Vida de Noiva

    Produtos de Casamento: Veja Aqui

    Sorteio de um buquê de coração para sua daminha: Clique Aqui e Participe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna!!!

      De fato o brunch é uma ideia muito bacana, por ser econômica e agradar a gostos diferentes!
      É muito bom ter a família dando força para a gente conseguir realizar nossos sonhos né?!

      Um beijão querida!

      Excluir
  2. Ai Mariiiiiia, que post maravilhooooooso!!! Fiquei fervilhando de idéias e derrubei todas as dúvidas!!! Eu suuuuper me encaixo nessa de receber as pessoas em minha casa pós cartório com uma bonita mesa de bolo, bem casado, docinhos!!! Amei as mesas demonstradas, são simples e lindas!!! Adorei!!! Muito obrigada por sua gentileza. Sem palavras para lhe agradecer!!! Um bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rachel!!!

      Ai que bom que você gostou!!!! Você não tem ideia do quanto isso me deixou feliz!!!! É muito bom saber que de alguma maneira estou te ajudando a ter ideias para o seu grande dia!!!!

      Se precisar de mais alguma coisa é só falar!!!!

      Um beijão!!!

      Excluir
  3. Lindas as roupas sugeridas para a cerimônia. Acho interessante a ideia do bolo com champanhe ou do brunch, são chiques e não custam tanto dinheiro. Adorei o post, supercompleto! Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia!!!

      Ai que bom que você gostou! A ideia é propor soluções que não pesem no bolso, mas criem um efeito bonito!!!

      Beijão!!!

      Excluir
  4. Dicas ótimas, tenho certeza que Rachel e outras noivas não vão faltar opção para esse casamento no civil. Abraços. Sandra

    ResponderExcluir
  5. Cheguei aqui através da revista da Lari! Adorei o blog, amo esse assunto de casório rs!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Maria voce acredita que eu procurava por algo parecido com esse seu post maravilhoso?Eu e meu marido queriamos fazer uma recepcao simples para familiares dele e amigos ja que so um amigo dele foi para nosso casamento no Brasil,mas eu nao queria gastar muito e nem ficar elaborando coisas que dao muito trabalho e essas ideias sao otimas,concerteza esse post vai ajudar muitas meninas que sonham em comemorar o casamento,amei mesmo as dicas :D,ah nao sabia dessa de festa por adesao,tbm pode ser uma boa ideia em certos casos,o bom 'e que sempre dar pra fazer algo para nao deixar passar em branco um dia tao especial como o casamento.

    Muito obrigada querida pelo apoio la no blog,vc como sempre muito querida,DEUS continue abencoando voce e sua familia!!!Bjao :***

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de saber se seria adequado servir um brunch no salão da igreja onde minha sogra congrega, pois meu marido e eu moramos juntos há 3 anos e resolvemos nos casar no civil e fazer um culto em ação de graças na igreja. Seria adequado servir um brunch ao invés de bolo e champagne? Pretendemos nos casar no próximo ano, então temos tempo pra organizar, por isso quero uma ajuda pra que tudo seja de bom gosto e elegante. Adoraria que você me aconselhasse com meu vestido, tenho mais de 30 anos e será meu casamento dos sonhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Amei sua ideia de casar no civil e fazer um culto em ação de graças. O brunch em seguida é adequado sim, aliás, é uma excelente opção. Em relação ao vestido existem muitas opções, o ideal é que você me passe alguns detalhes sobre su tipo físico, cores e modelos que te agradam, o que você acha de me mandar um e-mail e poderemos conversar melhor por lá (sposata.blog@gmail.com)?! Que tal?! Ficarei muito feliz em te ajudar a realizar seu casamento dos sonhos!

      Beijinhos e obrigada por sua visita!

      Excluir
  8. adorei suas dicas.Mas estou com muitas duvidas em relação em se casar no civil e dar uma pequena festa em um local alugado depois já que moro em apartamento vc poderia me ajudar? vc acha q fica legal dar uma festa mais simples? por favor me ajudeELLEN
    ellen_rose_02@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Se o juiz de paz realizar o casamento no próprio local da recepção, as sugestões dadas estão valendo? a exemplo do almoço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lidiane,

      Com certeza. Você pode usar as sugestões dadas sem medo, mesmo se a cerimônia for no mesmo local da recepção.

      Obrigada pela visita,

      Bjs!

      Excluir
  10. Ola.. tenho 5 meses para organizar meu casamento, opttamos por casar apenas no civil pois somos de religioes diferentes por enquanto. estou em duvida se depois da cerimonia realizamos uma.festa pequena e simples ou um almoço pois o orçamento esta apertado.
    espero q me ajude..
    nandinha-lda@hotmail.com
    fernanda..

    ResponderExcluir
  11. Olá! Pretendo me casar daqui a uns dois meses no civil! E infelizmente as cerimônias só são realizadas durante a semana e eu gostaria de fazer alguma coisa no sábado à noite! E agora? Por favor me ajude, não quero q essa data passe em branco! Beijos
    Michele082011@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Amei seu post. Estou nessa situação, e pior, sem saber o que fazer e nem por onde começar. Precisando de socorro rs. Mas amei as sugestões, o que me deixou com mais dúvida ainda rs. brigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
  13. Adorei as dicas. também estou na mesma não sei o que fazer, eu ja vivo com meu esposo há 10 anos,e dia 12/06/13 ele me pediu em casamento, e não sei se é viável fazer uma festa depois de tanto tempo vivendo juntos, então tava pensando numa pequena comemoração...SOCORRO me ajudem o que faço?

    ResponderExcluir
  14. Adorei as dicas ... Vou me casar no civil, e tinha pensando em fazer um almoço no salão do nosso prédio, uma festa simples só para amigos e familiares, vou alugar algumas mesas e cadeiras, encomendar bolo e docinhos, o que acha que devo servir no almoço ?
    Como devo organizar as mesas ?
    Kiane_love@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. Vou casar no civil e fazer um jantar para 130 pessoas +/- . A pergunta é o que servir sem gastar muito ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Meu cunhado casou recentemente, em setembro, e após a cerimônia ofereceu um pequeno jantar para os convidados, aproximadamente 100 pessoas e ficou bem econômico. Eles serviram alguns salgadinhos de entrada e duas opções de prato principal, escondidinho de frango com batata e rondeli de frango acompanhado de arroz branco. Serviram no estilo mini porções. No meu casamento também fiz algo parecido. Servimos salgadinhos e frios como entrada e duas opções de mini porções, salada quente de bacalhau e pene com molho de camarão. De sobremesa o bolo e os docinhos.
      Espero ter ajudado.
      Abraços

      Excluir
  16. Adorei as dicas vou pensar direitinho e conversar com meu noivo.

    ResponderExcluir
  17. vou me casar no civil somente e quero oferecer um jantar para os amigos e familiares.Como devo colocar no convite,Chá de casa nova,cha de panela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, chá de panela normalmente está relacionado a itens para a cozinha, se você quiser estender a lista de presentes para a casa como um todo o ideal é chamar de chá de casa nova.
      Espero ter ajudado!
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  18. vou me casar no cívil e pagar a taxa excedente pro juiz de paz ir no salao de festa do predio da minha irmã.. quero tbm convidar um pastor para dar as bençãos..meu medo é ficar parecendo um mini casamento tipo igreja ficar feio..contratamos um buffet para servir o churrasco e vou montar a mesa de bolo cm o bolo naked cake e doces. e a champanhe! pensei em entrar no salao com a marcha nupcial fica brega??? quero dicas de vestido

    ResponderExcluir
  19. vou me casar no cívil e pagar a taxa excedente pro juiz de paz ir no salao de festa do predio da minha irmã.. quero tbm convidar um pastor para dar as bençãos..meu medo é ficar parecendo um mini casamento tipo igreja ficar feio..contratamos um buffet para servir o churrasco e vou montar a mesa de bolo cm o bolo naked cake e doces. e a champanhe! pensei em entrar no salao com a marcha nupcial fica brega??? quero dicas de vestido

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    O salão de festas do prédio da sua irmã vai funcionar como um salão de festas como qualquer outro, o que significa que não há problema algum em reproduzir uma cerimônia de casamento no local, a não ser que você não queira. Se esse for o caso, não precisa realizar o cortejo, separe apenas um local com uma mesa para realizar a cerimônia e o pastor realizar a bênção, mas se quiser uma cerimônia completa não fique preocupada porque não fica brega não, aliás essa é uma prática muito comum nos dias de hoje, ter cerimônia e festa no mesmo local. Sobre o vestido, você pode optar por um vestido de noiva tradicional se quiser, ou optar por um modelo mais simples, fica mesmo a seu critério. Eu, por exemplo fiz cerimônia e festa no mesmo local e usei um vestido de noiva tradicional, e conheço pessoas que fizeram o mesmo mas optaram por modelos mais simples. Acho que o importante é fazer aquilo que te deixará mais confortável.
    Espero ter ajudado!
    Obrigada pela visita!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá..Meu nome é Angel e adorei o post, chega bem perto do que quero.
      Acontece que eu e meu namorado resolvemos apenas morar juntos, assim que nossa casa ficar pronta, mas vamos dar uma festa para comemorar. Gostaria de me vestir de noiva, ter uma entrada especial com uma mesa decorada, e ao invés de uma cerimônia alguns amigos bem próximos falariam algumas mensagens, e nós faríamos os "votos". Minha dúvida é quanto à organização.
      Você poderia me ajudar com alguma ideia do tipo de lugar e da recepção que eu possa oferecer, já viu alguma comemoração do tipo??? Estou super nervosa e ansiosa, pois mesmo sem um "casamento" gostaria de registrar este dia..
      Obrigada!!

      Excluir
  21. Nossa, amei as dicas...
    Estava sem saber o que fazer, mas você me deu uma luz!
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  22. Olá vou me casar no civil apenas no cartório e adorei as dicas! Vamos fazer um almoço depois com a família em um restaurante. As dicas ajudaram muito! Mas tenho uma dúvida... minha sobrinha de oito anos sonha em ser noivinha, como posso adaptar isso para o cartório?
    Grata!

    ResponderExcluir
  23. Olá amiga!
    Adorei as dicas, tirei completamente todas as duvidas que eu tinha!! Ano que vem é meu grande dia e pretendo fazer só no civil mesmo, a ideia de poder ser em casa o almoço me deixou completamente feliz ...
    Muito obrigada pelas dicas estou mega ansiosa! Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em ajudar!
      Abraços!
      Maria Carolina

      Excluir
  24. Ola meninas, se querem uma cerimonia civil no local da festa, é só me chamarem!!

    ResponderExcluir
  25. Quantas pessoas convidar para o almoço? Quem convidar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda, como você não deixou e-mail para contato vou responder por aqui mesmo. O número de convidados sempre é uma decisão que deve ser tomada pelo casal e seve levar em consideração dentre outras questões o orçamento e o tamanho do espaço, que deve ser adequado para que todos fiquem confortáveis. Para esse tipo de recepção normalmente o número de convidados é menor, pois tem um caráter mais intimista. Você deve convidar familiares e os amigos mais próximos. Para facilitar, pense naquelas pessoas das quais você não abre mão de ter a companhia neste momento... são estas as pessoas que devem ser convidadas!
      Espero ter ajudado,
      Att.,
      Maria Carolina

      Excluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. Oi.. tudo bem? Preciso de uma ajuda, pq estou me descabelando...
    Vou me casar no cartório numa quarta-feira e no sábado posterior, vou
    fazer uma recepção à noite para 120 pessoas. Será basicamente uma festa de casamento, com DJ, bolo, bem casados, bebidas. Quero saber se fica deselegante eu usar
    vestido de noiva (sem véu nem grinalda, apenas o vestido), ou se devo usar outra roupa. Obrigada!

    luisaborba7@gmail.com

    ResponderExcluir
  28. Olá..Meu nome é Angel e adorei o post, chega bem perto do que quero.
    Acontece que eu e meu namorado resolvemos apenas morar juntos, assim que nossa casa ficar pronta, mas vamos dar uma festa para comemorar. Gostaria de me vestir de noiva, ter uma entrada especial com uma mesa decorada, e ao invés de uma cerimônia alguns amigos bem próximos falariam algumas mensagens, e nós faríamos os "votos". Minha dúvida é quanto à organização. Tem alguma ideia do tipo de lugar e da recepção que eu possa oferecer, já viu alguma comemoração do tipo??? Obrigada!!

    ResponderExcluir
  29. Olá!!! Adorei todas as suas dicas!
    Meu nome é Camila, e irei me casar em um mês e meio!!! Decidimos fazer apenas o casamento civil, e como não podemos gastar muito, gostaria de saber qual dessas opções é a mais econômica, por favor. Além disso, iremos morar em Rio das Ostras pertinho do mar, mas não sabemos cozinhar muito bem ainda...então pensei em chamar nossos pais, irmãos e melhores amigos para depois do cartório irmos em alguma das várias pizzarias que ficam de frente para a praia. O que você acha?
    e-mail: csnunes04@gmail.com
    Obrigada desde já! :)

    ResponderExcluir
  30. Oi, Maria estou noiva planejando meu casamento, estou pensando casar so no civil no cartorio mais não quero que esse dia magico passe em branco pensei em alugar um salão para ceremonia so sera que fica chato e estranho casar no cartorio e depois ir para salão de festa so para comemorar.

    ResponderExcluir
  31. Oi, Maria estou noiva planejando meu casamento, estou pensando casar so no civil no cartorio mais não quero que esse dia magico passe em branco pensei em alugar um salão para ceremonia so sera que fica chato e estranho casar no cartorio e depois ir para salão de festa so para comemorar.chele_novaes25@hotmail.com

    ResponderExcluir
  32. Olá, Gostaria de saber se fica estranho eu casar no cartório de tarde e de noite fazer uma festa e entrar de noiva.. poderia me ajudar, estou ficando louca.
    beijoos obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu email é barbaramelgarechodias@hotmail.com

      Excluir
  33. Ótimas dicas Maria!
    Eu pensei inicialmente em casar no civil e depois enviar um convite para os nossos amigos, convidando a nós visitar na casa nova. O que você acha?

    Meu email: paristeu@oi.com.br

    ResponderExcluir
  34. Olá, me ajuda por favor, vou casar somente no civil a tarde, quero fazer um churrasco a noite pra ums 85 pessoas, queria saber a decoração que mas combina, oque servir ? so o churrasco o posso fazer o bolo com docinhos bem casados !! ?
    e fora o churrasco sirvo mas alguma coisa

    ResponderExcluir
  35. Olá, me ajuda por favor, vou casar somente no civil a tarde, quero fazer um churrasco a noite pra ums 85 pessoas, queria saber a decoração que mas combina, oque servir ? so o churrasco o posso fazer o bolo com docinhos bem casados !! ?
    e fora o churrasco sirvo mas alguma coisa
    me email: Maria-edineide2011@hotmail.com
    Bjs aguardo respostas suas !!

    ResponderExcluir
  36. Amei as dicas estou noiva e com certeza irei fazer algo de especial com estas ideias pois estava com um pouco de dúvida agora esclareceu bastante
    Obrigada !!

    ResponderExcluir
  37. Amei o post! Estou com muitas duvidas....minha familia é grande e a do meu namorado também, então como não eatamos dispostos a gastar muito vamos optar pelo civil....mas como toda mulher...desejo uma pequena recepção para os mais íntimo e amei a opcao do brunch e do bolo com champagne.

    ResponderExcluir
  38. Vou casar somente no civil, mas vou reunir 60 convidados a noite para um rodizio de pizza com entradas e bebidas por nossa conta e mesa do bolo. Fica estranho casar de manhã e comemorar a noite? Como devo recepcionar osnconvidados?
    priscilasantos_88@hotmail.com

    ResponderExcluir
  39. Olá, vou me casar no civil por falta de melhores condições financeiras e quero fazer apenas uma recepção básica e bonita , pensei nos bolo doces e nao pensei nas champagne, vou colocar na minga agenda , adorei tudo só estou na dúvida de fazer ou não um churrasco, ja que amamos e acho que sai bem mais em conta !
    Cidinhamadj1@gmail.com

    ResponderExcluir
  40. Olá adorei as dicas, mas gostaria de saber se poderia fazer um cha de panela, mesmo casando so no civil e com uma simples recepção?
    Isso pode?

    Jéssica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu email
      chelcecarvalho@hotmail.com
      Jéssica

      Excluir
  41. Vou me casar no dei 04 de setembro, e como é véspera do feriado vamos sair do cartório e ir direto viajar, porém como a grana tá curta, com a ajuda e idéia dos amigos , vamos fazer um JUNTA PANELA no próximo Sábado, uma amiga ofereceu a casa que é bem grande, e os amigos se disponibilizaram em organizar um almoço onde cada mulher levará um assado e uma salada e os homens levarão sucos naturais, cada um levará os seu pratos e talheres e nós levaremos um belo e lindo bolo com um delicioso balde de sorvete...pronto festa pronta!!!! Como nós fazemos isso todo mês com a nossa galera da igreja, não foi difícil organizar, pq todo mundo já está acostumado aí fechou!!! O melhor de tudo....O meu noivo não sabe de nadaaaaa!! Surprise!!!

    ResponderExcluir
  42. Vou me casar no dei 04 de setembro, e como é véspera do feriado vamos sair do cartório e ir direto viajar, porém como a grana tá curta, com a ajuda e idéia dos amigos , vamos fazer um JUNTA PANELA no próximo Sábado, uma amiga ofereceu a casa que é bem grande, e os amigos se disponibilizaram em organizar um almoço onde cada mulher levará um assado e uma salada e os homens levarão sucos naturais, cada um levará os seu pratos e talheres e nós levaremos um belo e lindo bolo com um delicioso balde de sorvete...pronto festa pronta!!!! Como nós fazemos isso todo mês com a nossa galera da igreja, não foi difícil organizar, pq todo mundo já está acostumado aí fechou!!! O melhor de tudo....O meu noivo não sabe de nadaaaaa!! Surprise!!!

    ResponderExcluir
  43. Ooooi, esse blog me ajudo em algumas duvidas q eu tinha, muito obrigada pelo q fez pelos casais, mas ainda tenho um receio sobre o q vou fazer, to pensando em casar somente no civil e locar um espaço pra fazer a recepcao, to pensando em fazer um churrasco e tbm colocar a mesa de bolo e colocar umas tv pra passar fotos nossa, sera q fica feio? E o q vestir? Sera q fica feio vestir vestido de noiva? Como posso fazer uma pequena recepcao? Me ajuuuuuude por favor. Obg

    amandaferreiragomes49@gmail.com

    ResponderExcluir
  44. Olá vou casar em abril de 2016, meu casamento será na igreja porem será 09:00hs da manha e vou servir um café da manha bem reforçado, na qual também farei uma mesa com tortas salgadas e algumas saladas. será que fica legal, não terá bebida alcoólica a não ser uma espumante para brindar. Por favor manda algumas ideias de decoração. Lembrando sera algo simples.

    email: fonsecaba@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  45. Simplesmente amei todas as dicas. Vou casar agora em Outubro (2016) e estava super em duvida do que fazer e onde fazer, mas agora estou super tranquila.

    ResponderExcluir
  46. Bom tarde, preciso tirar uma dúvida seria brega se eu me casar no civil numa sexta-feira com um vestido curto e comemorar no salão de festa da igreja tipo um coquetel com vestido de noiva no sábado com 150 convidados.

    ResponderExcluir
  47. Boa noite,

    Já moro com meu marido há um tempo, temos união estável e estamos querendo casar. Como a grana está curta, por enquanto só podemos casar no cartório e servir um coquetel para 20 convidados. Daqui há uns 3 ou 4 anos quero casar no religioso com festa e tudo mais. Será que fica estranho se na recepção do casamento civil servirmos um bolo de casamento mais simples do que pretendemos servir no dia do casamento religioso?
    Outra dúvida em relação ao casamento civil: você acha mais elegante servir o coquetel em uma chácara ou em um hotel?

    Meu e-mail:adriane.prof.piano@gmail.com

    Agradeço a atenção desde já,

    Adriane

    ResponderExcluir
  48. Boa noite,

    Já moro com meu marido há um tempo, temos união estável e estamos querendo casar. Como a grana está curta, por enquanto só podemos casar no cartório e servir um coquetel para 20 convidados. Daqui há uns 3 ou 4 anos quero casar no religioso com festa e tudo mais. Será que fica estranho se na recepção do casamento civil servirmos um bolo de casamento mais simples do que pretendemos servir no dia do casamento religioso?
    Outra dúvida em relação ao casamento civil: você acha mais elegante servir o coquetel em uma chácara ou em um hotel?

    Meu e-mail:adriane.prof.piano@gmail.com

    Agradeço a atenção desde já,

    Adriane

    ResponderExcluir

Comenta aí gente!!!!rsrs

Se fizer alguma pergunta deixe seu e-mail por favor para que eu possa responder!

Obrigada!!!