segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Ideias para o lar | Grandes ideias para pequenos espaços (4) - Salas!

Olá meninas!

Hoje darei continuidade a série de posts sobre grandes ideias para pequenos espaços ( se você chegou agora e ainda não viu os anteriores clique aqui, aqui e aqui). E o cômodo da vez é a sala!

No apartamento em que eu moro atualmente a sala é grande e quadrada o que faz com ela pareça ainda maior, porém não há separação entre sala de estar e jantar, nós reunimos os dois ambientes em um só. Agora estamos de mudança para uma casa maior, porém a sala da casa nova é menor, estreita e está separada da sala de jantar, isso está sendo um grande desafio para nós, pois nosso móveis foram comprados com base no tamanho e formato da sala atual, de maneira que precisaremos usar toda a nossa criatividade para planejar a organização desses móveis em um espaço tão diferente.

Confesso que de todos os cômodos que estamos reformando este é o que está gerando a maior dor de cabeça, pois estamos tentando criar um ambiente que possa reunir em uma metragem reduzida as funções de sala de estar e sala de TV de maneira harmoniosa, aconchegante, e funcional. Vou explicar o motivo de estar sendo tão difícil planejar esse espaço... tudo está girando em função de uma televisão!!! Parece frescura, mas é a mais pura verdade, rsrsrs!

A história é a seguinte... marido e eu somos viciados em filmes e há muito tempo queríamos uma TV grandona para ter nosso cineminha particular (e para o marido jogar videogame... pronto, falei!!!rsrs), depois que vimos a TV de 47 polegadas que uma amiga nossa comprou, nós acabamos ficando animados com a ideia, esperamos aparecer uma promoção bacana e compramos a "monstrenga" (com todo respeito, rsrs). No início foi só alegria, mas depois de uns dias começamos a pensar onde colocaríamos a tal TV na casa nova, e aí minhas amigas... o bicho está pegando, porque eu estou mais preocupada com a estética da sala (mulher né!) e o marido está muuuuuito mais preocupado com (vou até destacar) a distância ideal para ter o aproveitamento máximo da qualidade de imagem da televisão (homens...rsrs), sendo assim temos um impasse!!! E já que estamos longe de resolver essa situação, resolvi tentar buscar inspirações em alguns modelos de salas pequenas, e como sei que os apartamentos hoje em dia estão ficando cada vez menores, se vocês também estiverem precisando de dicas para organizar uma sala pequena juntem-se a mim e inspirem-se com as imagens a seguir!

Na minha opinião sala pequena tem que ser organizada assim, somente com o necessário, sem entulhar muitas coisas para o visual não ficar pesado. Apostar em cores claras também é uma excelente dica, pois ajuda a deixar o ambiente mais iluminado, e isso ajuda a dar uma sensação de amplitude. Se você tiver um janelão bacana como esse aí da foto, abuse da luz natural!!! Reparem que aqui não tem mesinha de centro, e isso é proposital! Como o janelão na verdade faz a integração entre sala e varanda, uma mesinha de centro nesse caso poderia atrapalhar a circulação. Reparem também no pufe encaixadinho lá no cantinho da estante, próximo a parede, ele pode servir de apoio como um complemento da estante, e se chegar visita é só puxar que ele vira um lugar extra, criatividade é tudo!


Imagem via: Casinha Bonitinha

Hoje em dia muita gente opta pelos sofás retráteis, porque são super confortáveis e tem a vantagem de que os assentos podem ser recolhidos quando não estiverem sendo usados, então são um excelente opção para quem quer conforto e tem um espaço pequeno! Outra coisa... em salas como esta e a da imagem anterior, que são estreitas, o ideal é optar por apenas um sofá, de 2 ou 3 lugares. Se achar que vai faltar lugar, pufes e poltronas podem ser usados para complementar.

Como decorar salas pequenas
Imagem via: Papo Feminino

Neste projeto toda a marcenaria foi feita sob medida para aproveitar ao máximo uma das paredes. Livros e objetos de decoração ocupam os nichos que se prolongam do piso ao teto. Outra solução interessante foi substituir a mesinha de centro tradicional por dois pufes, dessa forma quando for necessário ganha-se dois assentos extras.

Este projeto do designer de interiores Gerson Dutra de Sá trocou a mesinha de centro por dois puffs, que podem servir de assento para as visitas. Informações: (11) 5044-2830 Foto: GDS Arquitetura e Interiores

Neste espaço não foi utilizado nenhum tipo de estante, a televisão foi fixada na parede oposta ao sofá e sob ela uma pequena mesa funciona como apoio para livros e revistas. A mesa de centro é mais estreita e comprida e acompanha o formato da sala. No canto, uma pequena poltrona foi posicionada na diagonal e permitiu que a parede ficasse livre para expor dois quadros.



Se sua sala de estar é conjugada com a sala de jantar, uma maneira bacana de demarcar o limite entre os dois ambientes é apostar em uma cor diferente para a parede da sala de jantar.

decoração de salas pequenas

Vejam só que cantinho mais aconchegante! Paredes, cortinas e mobília em tons neutros e claros ajudam a iluminar e ampliar o ambiente, o contraste fica por conta dos detalhes em fuchsia e lilás, que criam uma atmosfera acolhedora e convidativa!


Imagem via: Novidade Diária

Se sua sala tiver um pé direito alto, destaque-o usando cortinas compridas (do teto ao chão) e objetos com altura maior que a largura, como por exemplo a luminária vertical, a mesinha de centro, o conjunto de 3 quadros posicionados verticalmente em relação a parde, o vaso de flores, tudo isso chama atenção para o espaço vertical da sala.


Imagem via: Gabriela Costa

Com certeza essas imagens me inspiraram e me deram muitas ideias, e vocês meninas, o que acharam?!

Beijinhos e boa semana a todas!!!

11 comentários:

  1. Adorei as inspirações :) Sobretudo a terceira foto! Linda!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila!

      Também amei a terceira foto, me apaixonei aqui!!!rsrs

      Beijinhos!!!

      Excluir
  2. A terceira de baixo para cima é fantástica! Essas cadeiras designe são lindas! Adorei tudo. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariana!

      Concordo com você! Essas cadeiras são lindíssimas!!!

      Beijinhos!!!

      Excluir
  3. Amei os espaços que você selecionou!! Abraços. Sandra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sandra!

      Selecionei esses espaços com carinho e me alegra muito saber que vocês estão gostando!!!

      Beijinhos!!!

      Excluir
  4. Maria Carolina,
    saber aproveitar o espaço é fundamental.
    Hoje em dia tem tantos móveis úteis que além de ajudar na organização, decora.
    Eu, particularmente, gosto muito de ambientes claros, não tão carregados. A primeira imagem é perfeita! Dá até uma impressão de que o espaço é maior.

    Sua arte está lá no blog. Depois passa lá para ver! :)

    Uma feliz semana!

    Beijinhos :**
    Carol
    www.umblogsimples.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol!

      Você tem toda a razão! A maneira em que os móveis foram dispostos e as cores claras deram uma ideia de amplitude ao ambiente da primeira foto, é realmente inspirador!

      Obrigada pelo carinho, vou correndo ver meu pendente lá no seu blog!

      Beijão!

      Excluir
  5. Estou hooooras no seu blog... <3 delícia de coisas lindas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Michelle!

      Fico imensamente feliz por saber que você está gostando do meu blog! Tudo aqui é feito com muito carinho para compartilhar boas ideias com vocês!!!

      Beijão!!!

      Excluir
  6. Oi Maria Carolina,tudo bem?
    Eu adorei as idéias,e as imagens são lindas e inspiradoras :)

    bjus

    Tenha uma linda terça-feira!!!

    ResponderExcluir

Comenta aí gente!!!!rsrs

Se fizer alguma pergunta deixe seu e-mail por favor para que eu possa responder!

Obrigada!!!