segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Receitas | Bolo decorado com pasta de leite em pó

Oieeee!!!

Como vocês estão?! Tiveram um bom de semana?! Eu posso dizer que o meu foi muito divertido, e produtivo... inclusive tive uma experiência muito bacana nesse final de semana que me rendeu o post de hoje.

Quero começar o post com uma homenagem, pois ontem, dia 09 de dezembro, foi aniversário de uma pessoa muuuuito especial para mim, minha queridíssima prima irmã Allana! Eu tenho um carinho muito especial por essa mocinha. Apesar de termos quase 8 anos de  diferença de idade nós sempre fomos muito grudadas, tanto que quando ela era bem pequenininha ela me deu o título de mãe "sustuta" (ela queria dizer substituta, rsrs) e anos mais tarde ela mesma se deu o título de "minha carrapata"!!! Este ano ela fez 19 aninhos e este aniversário foi ainda mais especial porque ela passou no vestibular e está fazendo o mesmo curso de graduação que eu fiz (Farmácia) na mesma universidade (Universidade Federal Fluminense), é muito orgulho!!! Então eu dedico este post à minha prima querida e só posso desejar que Deus a abençoe imensamente e que ela tenha muito sucesso ao longo de sua vida! Te amo prima!!!

E o que isso tem a ver com o post de hoje?! Vou explicar... minha tia (mãe da Allana) disse que esse ano não ia fazer festa de aniversário para ela, que ela tinha decidido sair com as amigas. Beleza, mas até parece que eu ia deixar a Allana ficar sem bolo de aniversário!!! Decidi fazer um bolo e uns cupcakes, fui falar com ela e a doida (com todo carinho, rsrs) me pede um bolo rosa com bolinhas marrom, falei para ela que eu ia tentar fazer, mas precisava da ajuda dela... como essa menina é minha fiel escudeira e assessora para assuntos diversos (o que quer dizer que ela me acompanha em todas as maluquices que eu invento), nós passamos toda a tarde de sábado na cozinha fazendo o tal do bolo... e não é que o resultado nos surpreendeu!!!



Esse bolo tem um diferencial minhas amigas, que é a cobertura! Sejamos honestas... decoração com pasta americana fica linda, mas o sabor é horrível, porque é açúcar puro! Além disso dá uma trabalheira danada para modelar! Mas isso aí que vocês estão vendo sobre o bolo não é pasta americana... é doce de leite em pó, e é DELICIOSA minha gente!!!

Como eu descobri essa maravilha?! Há algum tempo eu estava assistindo ao Receita Minuto e vi a Isamara Amancio ensinando a fazer docinhos modeláveis com leite em pó. Eu já conhecia os docinhos de leite em pó, porque nós sempre fazíamos para os aniversários lá em casa, mas quando eu vi que ela tinha usado no lugar da pasta americana para decorar um bolo eu fiquei boquiaberta e guardei aquela ideia para uma oportunidade futura e a oportunidade apareceu!!!

Gente eu me senti "A Confeiteira", rsrsrs, e hoje quero compartilhar com vocês a receita do bolo de aniversário recheadíssimo da Allana (foi a mesma receita da massa da Torta de Damasco) e a receita da pasta de leite em pó, uma cobertura bonita, saborosa, e muuuito fácil de fazer!!!

Bolo decorado com pasta de leite em pó



Ingredientes:

Massa:

> 3 ovos
> 2 xícaras (chá) de açúcar
> 1 xícara (chá) de água gelada
> 3 xícaras (chá) farinha de trigo peneirada
> 1 e 1/2 colher (sopa) fermento em pó
> 1 colher de chá de raspas de casca de limão (ou gotas de essência de baunilha)


Recheio:

> 2 latas de leite condensado cozidas na panela de pressão por 30 minutos após iniciada a pressão

Pasta de leite em pó:


> 2 xícaras (chá) de leite em pó peneirado
> 2 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro peneirado
> 1 xícara (chá) de leite condensado
> Corante alimentício em gel (opcional)

Obs: Essa quantidade foi suficiente para cobrir e decorar um bolo com 24 cm de diâmetro e aproximadamente 7 cm de altura.



Modo de preparo:

Bolo:

Separe as claras e gemas, bata as claras em neve e reserve. Bata as gemas com a água até a mistura ficar espumosa e clara, a seguir vá acrescentando o açúcar aos poucos sem deixar de bater. Ainda com a batedeira ligada junte o trigo aos poucos e bata até a mistura ficar homogênea, a seguir acrescente as raspas de casca de limão ou as gotas de essência de baunilha (é só para dar sabor à massa). Por último e com a batedeira desligada acrescente o fermento e as claras em neve, misturando delicadamente com movimentos de baixo para cima para aerar a massa. Asse em forno pré-aquecido em 180ºC por aproximadamente 40 min ou até que ao enfiar um palito este saia limpo. Quando o bolo estiver assado retire-o do forno e espere esfriar completamente.

Corte o bolo (já frio) em 3 camadas. Em uma travessa coloque a primeira camada de bolo e espalhe sobre ela o conteúdo de umas das latas de leite condensado cozido. Cubra com a segunda camada de bolo e acrescente o conteúdo da outra lata de leite condensado cozido. Acrescente a última camada de bolo e reserve.

Pasta de leite em pó:

Em uma tigela misture todos os ingredientes e com as mãos vá sovando a pasta até que ela fique homogênea e lisa, e não grude nas mãos. Não precisa acrescentar mais nada, ela dá ponto é só sovar bastante. Se você não for usar a pasta imediatamente embrulhe-a em filme plástico para que ela não fique ressecada.

Para colorir é só ir colocando pequenas quantidades do corante em gel e sovar a pasta até que ela fique colorida uniformemente. Dica: Vá adicionando o corante e sovando aos poucos, até atingir o tom desejado.

No nosso caso nós separamos uma pequena parte da pasta para tingir de marrom e usamos corante rosa no restante.

Quando a pasta estiver na cor desejada, alise-a e faça uma bola. A seguir abra-a com auxílio de um rolo. Essa massa não gruda, mas como eu queria que ela ficasse bem fininha e no sábado o dia estava muito quente, nós decidimos polvilhar um pouco de açúcar de confeiteiro sobre a mesa antes de abrir a pasta (desculpe, essa foto ficou tremida).


Decoração do bolo:

Cubra o bolo (já recheado) com a pasta de leite em pó que foi esticada com o rolo (não precisa passar nada no bolo antes). Aperte bem a pasta na base do bolo (embaixo) e corte as rebarbas com auxílio de uma faca. Não jogue as rebarbas fora, guarde-as embrulhadas em filme plástico para dar acabamento na decoração.

Para fazer as bolinhas nós esticamos a massa marrom com o rolo e usei um "cortador" redondo para recortar os círculos. Meu cortador foi improvisado tá... usei um pedaço do rolo de papelão que vem como suporte do filme plástico, (quem não tem cão caça com gato né, rsrsrs). Guarde as rebarbas embrulhadas em filme plástico para dar acabamento na decoração.

Depois foi só espalhar os círculos de pasta marrom sobre o bolo. Não precisa passar nada nelas, é só dar uma apertadinha que elas ficam no lugar.

Com as rebarbas de pasta rosa e marrom que sobraram nós modelamos "cobrinhas" com comprimento suficiente para contornar toda a extensão do bolo.

Depois nós enrolamos uma cobrinha na outra formando uma espécie de trança, e aplicamos na base do bolo para dar acabamento.

Como fofura nunca é demais, nós fizemos um lacinho Channel com a pasta que sobrou para dar o toque final!

E olha só o bolo na hora do parabéns, com 19 velinhas e rodeado de cupcakes!!! Ficou fofo né?!

Eu ainda fiz uns pompons de papel para decorar a mesa!


Olha a aniversariante cortando o bolo!!!


E um pedaço só para dar vontade!!! Ah... adivinha quem ganhou o primeiro pedaço?! Eu \o/\o/\o/!!!rsrs

Espero que tenham gostado da postagem de hoje! Essa massa de bolo é muito fofinha e leve, combina perfeitamente com muitos recheios cremosos. Eu optei por não regar o bolo porque a pasta de leite em pó fica melada em contato com a umidade, então eu caprichei no recheio e o bolo não ficou nada seco, pelo contrário, ficou macio e molhadinho.

A pasta de leite em pó é saborosa e versátil, dá para modelar flores, bichinhos, bonequinhos, e o que mais a imaginação permitir. Depois de experimentá-la vocês nunca mais usarão pasta americana para decorar um bolo. Então que tal aproveitar que o Natal está chegando e preparar um bolo bem lindão para a sua família usando a pasta de leite em pó?! Se você está organizando sua festa de noivado ou chá de panela, que tal se aventurar e decorar seu próprio bolo usando esta ideia?! Tenho certeza de que vai fazer sucesso!

Por hoje é só meninas! Quero muito saber a opinião de vocês sobre o bolo!

Beijinhos e boa semana a todas!!!

28 comentários:

  1. Olá Maria!
    Que saudades ^^

    Bom que bolo perfeitooo!
    Eu super aprovei, além de lindo parece estar uma delícia, hummm


    Bjss

    Blog: Vida de Noiva

    Produtos de Casamento: Clique Aqui

    Sorteio de um buquê de coração para sua daminha: Clique Aqui e Participe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna!

      Ai que bom que você gostou do bolo! Eu fiquei bem empolgada com ele!rsrs

      Beijos!

      Excluir
  2. Maria Carolina....

    Engordei só de olhar este bolo maravilhoso.....

    Minha querida .

    Passei para te agradecer, sua ajuda foi muito valiosa, eu consegui apagar algumas fotos do picasa e, realmante funcionou, as fotos ficar armazenadas mesmo ocupando espaço....agora esta tudo bem graças a vc....

    Muito Obrigada minha linda....

    Bjo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah imagina, eu fico feliz em ajudar!

      Fico feliz também que tenha gostado do meu bolo!rsrs

      Beijos!!!

      Excluir
  3. Que lindo e deve ficar mais gostoso que com pasta americana!!!
    Quero tentar fazer, quem sabe no chá!
    Bjs =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Priscilla!

      Que bom que gostou! Eu particularmente acho muito melhor que pasta americana porque não gosto de coisas muuuito doces!

      Se você fizer pro seu chá depois mostra as fotos pra gente!

      Beijinhos!!!

      Excluir
  4. Que receita maravilhosa. Detesto pasta americana, mas essa de leite em pó deu água na boca. O bolo ficou lindo e deve ter ficado uma delícia!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também detesto pasta americana, a decoração fica linda, é claro, mas o sabor não me agrada. A pasta de leite em pó não é muito doce e tem um aspecto parecido, então acho que é uma boa substituição!

      Obrigada pelo carinho!

      Beijos!!!

      Excluir
  5. Olá.
    Adorei seu blog,tem muito assunto interessante, se encaixa perfeitamente no perfil que procuramos.
    Gostaria de divulgar seu blog gratuitamente em um portal de grande visitação?
    Isso mesmo,o Portal de Blogs Teia,um agregador voltado apenas para blogs de qualidade assim como o seu.
    Se interessar é só nos fazer uma visitinha,é rápido,grátis e não necessita cadastro.
    Espero que aceite meu convite.
    Até mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Já divulguei uma postagem lá, ficaria feliz em divulgar esta também!

      Obrigada e até mais!

      Excluir
  6. Oi Maria, tenho uma pergunta! Vc tem dicas para quem vai casar apenas no civil e gostaria de reunir um pequeno grupo para não deixar a data passar em branco? O famoso bolo e champagne na prática funciona? Vc sabe tanto dessas coisas lindas que resolvi perguntar. Deve ser uma reunião em casa ou restaurante? Acho restaurante bastante impessoal e nunca sei se devo pagar o de todo mundo... Não queremos gastar muito. Vc tem alguma opinião sobre? Um bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rachel!!!
      Vou fazer um post sobre esse assunto para tentar te ajudar!!!

      Beijinhos!

      Excluir
  7. Sabe que eu gosto de pasta americana? #formiguinha
    Eu sou fão da Isamara desde que ela aparecia no Note e Anote da Ana Maria Braga na Record.
    O bolo ficou lindo. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Isamara arrasa, também sou fã dela desde o Note e Anote!
      Fico feliz que tenha gostado do bolo!

      Beijinhos!!!

      Excluir
  8. Eu também gosto de pasta americana, mas essa cobertura de leite em´pó está com uma aparência ótima, fora o bolo em si..ótima ideia para esse período de festas! Abraços. Sandra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sandra!

      Eu acho que até quem gosta de pasta americana vai gostar dessa cobertura, porque ela continua sendo doce, porém menos do que a primeira! Que bom que gostou da proposta!!!

      Beijinhos!!!

      Excluir
  9. Uma vez vi uma receita para fazer pasta americana com leite,mas pensei que nao dava certo,nossa e fica igual mesmo neh?!'E bom que tem menos acucar e 'e mais saudavel,sua irma deve ter amado,ainda mais com a mesa fofa que voce preparou,sem contar o bolo e cupcakes ... Ah esse presente cheio de gostozuras quem nao iria amar?!
    Parabens mesmo,vendo assim nos da esperanca de que se tertarmos fazer dar certo sim!Bjao linda :***

    ResponderExcluir
  10. Adorei seu trabalho, me encorajou a fazer o bolo de pirata para meu filho que fará 8 anos.Eu já fazia o docinho de leite em pó, que é uma delicia, achei que pudesse dá certo como cobertura, agora tenho certeza!

    ResponderExcluir
  11. ficou bonito voçe tem criatividade sem contar que rosa e marrom combina muito bem mas apenas um detanhe um cortado daria um acabamento melhor as bolinhas!...bjs querida...essa é minha dica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela dica!
      Nesse dia não encontramos o cortador para comprar então foi na base do improviso mesmo... mas agora já me equipei corretamente e o próximo sairá mais bonito!rsrs

      Beijinhos e obrigada pela visita!

      Excluir
  12. Oii, meu nome é Mariana eu tenho 14 anos e amo fazer bolo e cupcakes!
    Eu e minhas amigas estamos preparando uma festa surpresa para uma menina, e eu fiquei com a parte do bolo. Procurei vários tipos diferentes de bolo mais a maioria ainda é muito dificil pra mim. Mas esse vai ficar perfeito! Vamos ver se dá certo. Eu vou tentar e posto aqui de novo. beijos :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu também nunca comi pasta americana, mas pelos comentários é bastante doce neh? Não gosto de coisas muito doces, me enjoa. Eu até ia fazer a pasta americana, mas eu acho que desisti, vou fazer essa.

      Excluir
    2. Oi Mariana!
      Faz esse bolo sim, é bem fácil e a cobertura não fica enjoativa! Espero que você goste! Depois me conta, tá?!
      Beijos e obrigada por sua visita e por seu comentário!

      Excluir
  13. Fiz esse bolo para o chá de bebe da minha amiga, claro que não ficou como o seu, mas ficou maravilhoso!!!!
    o recheio eu quis cortar somente no meio, entao ficou muito recheio e muito enjoativo por causa do doce... Mas ficou lindo e delicioso!!!
    Pensa no que corri atras pra comprar corante em gel, das cores que precisava. Foi dificil encontrar, mas eu nao desisti!!!
    Obrigada pela linda receita postada!!!

    ResponderExcluir
  14. Oi a minha receita não deu certo ficou a massa quebradiça me ajude usei o glaçúcar será que foi isso esta errado qual seria o açúcar certo meu email é martaeabilio@hotmail.com.

    ResponderExcluir
  15. olá o corante não pode ser liquido não?tem q em gel?

    ResponderExcluir

Comenta aí gente!!!!rsrs

Se fizer alguma pergunta deixe seu e-mail por favor para que eu possa responder!

Obrigada!!!