sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Ideias DIY | Passo a passo - Pendente feito com kusudama de origami

Olá meninas!!!

Podem me chamar de "a louca da cerejeira", pois desde que aprendi a fazer o tal origami de sakura eu simplesmente não consigo mais parar de fazer as tais flores e acabei dando mais um destino para elas além da minha luminária (se você ainda não viu, clique aqui).

Resolvi colocar em prática a primeira ideia que tive ao aprender o origami de sakura e fiz um pendente lindo para a porta do meu quarto usando a técnica do kusudama. Essa é a hora em que vocês perguntam: "Técnica do quê?!" hehehehe. Sposata também é cultura, rsrsrs... Kusudama vem do japonês kusu (= remédio) e dama (= bola) e consiste basicamente em montar as peças de origami de maneira a criar formas geométricas, normalmente esféricas. No passado os japoneses montavam essas "bolas de origami", colocavam ervas em seu interior e elas eram usados para perfumar o ambiente em que se encontravam pessoas doentes, para ajudar na sua recuperação. Hoje em dia são utilizados como itens decorativos e são uma excelente ideia para presentear pessoas queridas. Já que o Natal está chegando, que tal botar a mão na massa e preparar alguns como este aqui:


Gostaram?!!!! Querem aprender a fazer um igualzinho ao meu?! Então bora pro passo a passo!!!

Para início de conversa vamos precisar de 12 flores de origami (se você perdeu o passo a passo das flores clique aqui).

Eu comecei aplicando um pouco de cola quente no centro da flor e colando uma pequena miçanga dourada, dá só uma olhada... é muita fofurice né não?!rsrs

Feito isso com as 12 flores, pegue uma delas e aplique um pouco de cola branca na parte de trás de uma das pétalas.

Pegue uma segunda flor e una uma de suas pétalas com a pétala da primeira flor.

Agora aplique cola na segunda flor e cole uma terceira flor...

Continue esse processo até que você tenha 5 flores unidas...

Repita o procedimento com mais 5 pétalas. Vamos precisar de duas peças, com 5 flores cada uma.

Observem que na parte de cima das peças é possível observar 5 pétalas mais elevadas...

No início do passo a passo eu falei que usaríamos 12 flores, até agora foram 10. As 2 flores que faltam devem ser coladas cada uma em cima de uma das peças de 5 flores, de modo que as pétalas das flores unam-se com as pétalas elevadas que eu destaquei na imagem acima. O resultado deve ser este:

Agora é só unir as duas peças passando cola branca na parte de baixo de uma delas, e pressionando uma contra a outra.

O kusudama está pronto, porém para fazer o pendente você vai precisar de outros materiais, como contas variadas e fio de nylon (usei o nº 3).

Escolhi uma conta grande para ser a ponta do pendente, então comecei passando o fio de nylon por ela.

Agora é só unir as duas partes do fio de nylon e passá-lo pelas contas da sua preferência... quando a corrente já estiver do tamanho que você deseja dê uns 3 nós no nylon, mas não corte o fio.

Passe o fio pelo kusudama e adicione mais algumas contas, dê uns 3 ou 4 nós no final, corte o fio e passe as pontinhas do fio por uma chama para garantir que o nó não irá se desfazer, mas faça isso com muito cuidado, lembre-se que o kusudama é de papel e se a chama encostar nele ele vai pegar fogo, o ideal é usar a chama de uma vela!!!

Para fazer a alça eu usei um pedaço de aproximadamente 20 cm de fita de cetim branco, dobrei e colei atrás da última conta usando cola quente.



Agora que seu pendente está pronto basta pendurar onde você quiser! Eu escolhi a porta do meu quarto,  mas você pode pendurar também na porta do seu guarda roupa. Outra opção é fazer um pendente mais longo e pendurar no varal da cortina, tenho dois na minha cortina da sala, presentes da minha sogra quando  eu casei, foi ela mesma quem os fez usando contas transparentes, eles só não foram feitos com kusudama.

Acho que essa é uma ótima ideia para presentear nesse Natal. Presentes feitos com carinho são sempre bem vindos e esse também não pesa no bolso, pois todos os materiais que eu usei são bem baratinhos.

Em uma postagem anterior eu mostrei como usar origami na decoração de casamentos, e algumas das imagens mostravam pendentes de kusudama, se você gostou da ideia e quiser se inspirar um pouco mais, basta clicar aqui.

Essa foi a ideia DIY de hoje, espero que tenham gostado, em breve trarei outros tutoriais!!!

Beijinhos e um excelente final de semana a todas!

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Para você suspirar e se inspirar! (13): Buquês com flores de tecido

Olá meninas, tudo bem com vocês?!

Estou devendo umas visitinhas e também preciso responder aos comentários dos últimos dois posts e prometo que entre hoje e amanhã coloco tudo isso em dia (essa semana está uma loucura, rsrs)!!!

Lembram do post que fiz sobre decoração com flores de papel?! Hoje vou seguir a proposta de usar a originalidade e a criatividade para substituir as flores naturais no casamento, e para isso escolhi compartilhar com vocês lindas e inspiradoras imagens de um casamento em que os buquês da noiva e das madrinhas foram feitos com flores de tecido. Inspirem-se!!!

Olhando assim de longe parecem buquês tradicionais, certo?!


Somente olhando bem de pertinho nós conseguimos ver que não são flores naturais, e sim lindíssimas flores de tecido!!!


Esses são os buquês das madrinhas... reparem que são flores de tecido muito simples, bem fáceis de fazer, e o resultado fica incrível! Além disso esses buquês serão presentes para as madrinhas, que poderão guardá-los para sempre porque as flores não morrerão!


E agora o lindo buquê da noiva, que também poderá ser guardado para sempre, como lembrança desse dia tão especial!!! Reparem nas rosas de juta que ajudam a dar um toque rústico ao buquê! AMEI!!!




Imagens via: Style Me Pretty

E aí meninas, gostaram da proposta?! Isso prova que é possível ter um buquê de noiva lindo, original, exclusivo e que não pesa no bolso!

Beijinhos e até o próximo post!!!

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Casamento | Vestidos de noiva: Alternativas para quem não quer usar vestidos longos

Nem todas as noivas sonham em usar vestidos de noiva tradicionais. Algumas delas não abrem mão de que sejam brancos, mas preferem modelos cujos comprimento seja mais curto do que os clássicos modelos longos.

Agora que estamos chegando no verão, muitas noivas optam pelos vestidos curtos, principalmente para casamentos diurnos ou realizados à tarde. Se você está nesse time e ainda não escolheu seu vestido de noiva, que tal se inspirar nas imagens a seguir?

Quando eu me refiro a vestidos de noiva curtos, estou me referindo a todos aqueles que não são longos, pois o comprimento dos vestidos curtos pode variar, então vou tentar abordar modelos com comprimentos variados.

Para casamentos diurnos até o famoso tubinho básico tem sua vez. Esse modelo é ideal para cerimônias mais informais, realizadas durante o dia, e também pode ser usado para o casamento civil.

Imagem via: U Love Bridal

O próximo modelo, apesar de ser um tubinho não tem nada de básico, reparem na riqueza dos detalhes, onde destacam-se as aplicações de tecido que lembram pequenas plumas.


E para as noivinhas mais modernas, que estão procurando um vestido curto para uma festa à noite, existem opções como a desse modelo:


As aplicações de renda no busto e de tule na saia desse vestido deram um toque de romantismo ao modelo curto.

Imagem via: Tudo pra Noiva

Eu, particularmente, gosto muito de vestidos com comprimento sobre os joelhos, como este aqui, com aplicações de renda no busto e na saia.

Imagem via: A Day to Remember

Modelo romântico e delicado, com comprimento sobre os joelhos. Reparem na faixa cor de rosa na cintura, fofo né?!

Imagem via: Glamour Weddings

O que eu mais amei nesse vestido foi a saia... reparem nas delicadas flores que a compõem... lindíssima!

simple short wedding dresses
Imagem via: Wedding Inspiration

Quem foi que disse que para ser elegante precisa ser longo?! O próximo vestido conseguiu aliar jovialidade, delicadeza, romantismo e elegância. Lindo!!!


Esse modelo tem o comprimento conhecido como longuete, e é perfeito para cerimônias realizadas no fim de tarde.

wedding 0095
Imagem via: Giordano Bridal

Um modelo clássico e atemporal!

Imagem via: Nina Noiva

Para quem prefere um estilo mais moderno e despojado, essa seria uma excelente opção:

Imagem via: Provador Fashion

Esse modelo é chique demais, achei um luxo... muito elegante e romântico, amei!!!


Essas foram apenas algumas inspirações que eu gostaria de compartilhar com vocês! E então, o que acham dessas propostas? Alguma de vocês usaria, usou ou pretende usar um vestido de noiva com comprimento diferente dos tradicionais longos?! Comentem!!!

Beijinhos!!!

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Receitas | Bolo de abacaxi caramelizado

Olá meninas, como estão?

Espero que vocês tenham tido um ótimo final de semana. Quero começar a segunda-feira falando de coisas boas, e a minha proposta é começar a semana na cozinha!!! Mas nada de trabalheira, uma receitinha prática, rápida e perfeita para acompanhar aquele cafezinho gostoso e alegrar já a sua semana.

Que tal aproveitar que a chuvinha voltou a cair (pelo menos aqui no Rio) e preparar um delicioso e perfumado bolo de abacaxi caramelizado?! Esse bolo leva iogurte na massa é extremamente leve, e tem um sabor muito suave. Vamos conferir?

Bolo de abacaxi caramelizado



Ingredientes:

>1 xícara (chá) de açúcar para a calda (se gostar de muita calda pode pôr mais)
>1 abacaxi cortado em rodelas sem o miolo (eu cortei em rodelas depois cortei cada rodela ao meio)

Massa:

>3 ovos
>1 copo de iogurte natural (200 g)
>1 copo de óleo (use o copo de iogurte para medir)
>1 xícara (chá) de açúcar
>1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
>1 colher (sopa) de fermento em pó químico


Modo de preparo:

Coloque o açúcar em uma fôrma com 22 cm de diâmetro e leve ao fogo baixo até derreter e atingir a cor de sua preferência. Espere esfriar um pouco e coloque os pedaços de abacaxi sobre o caramelo. Reserve.

No liquidificador bata os ovos com o óleo, o açúcar e o iogurte. Em uma travessa coloque a farinha de trigo e vá adicionando a mistura líquida aos poucos, mexendo bem até formar uma mistura homogênea. Por último acrescente o fermento, misturando delicadamente com auxílio de uma colher. Despeje a massa sobre o abacaxi e asse em forno preaquecido em 180 ºC, por aproximadamente 35 minutos, ou até que ao enfiar um palito no bolo, ele saia limpo. Espere esfriar e desenforme.

Receita original aqui.

Esse bolo fica uma delícia, bem levinho! Espero que gostem!

Beijinhos e boa semana a todas!!!

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Ideias DIY | Passo a passo - Luminária de pisca pisca e flores de origami (sakura)

Oieeeeeeee!!!!!!!!!!!!

Sentiram a empolgação????!!!! É que já faz uns dias que eu tô numa ansiedade de dar dó para vir mostrar para vocês meu último ataque artístico em noite de ócio criativo, kkkkkk.

Eu amo, na verdade sou loucamente apaixonada por flores de cerejeira (sakura), e já fazia algum tempo que estava querendo incorporá-las na decoração da minha casa, mas ainda não sabia como. Para a casa nova eu comprei (há um tempinho...) uma linda gravura com ramos de cerejeira, essa vai para a sala de jantar, fato, mas ainda não tinha saciado minha vontade de ver a casa florida com essas belezinhas, aí... na semana passada eu aprendi a fazer flores de cerejeira em origami, a ideia original era usá-las para fazer kusudamas (que são montagens geométricas com os origamis) e criar alguns pendentes para colocar nas portas, porém na última segunda-feira meu marido teve plantão noturno e eu fique sozinha em casa à noite, resolvi fazer mais algumas flores e, de repente uma luzinha se acendeu na minha cabeça (sério, parecia coisa de desenho animado)! Pensei: Essas flores dariam uma luminária linda... se tivesse uma maneira de iluminá-las, será que funcionaria com pisca pisca?! Ahan!!!!! Eu tinha uma caixa de pisca pisca do Natal passado guardada e saí correndo igual a uma louca para procurar. Achei, testei, e o resultado não poderia ter me deixado mais feliz!!!!

Eu fiquei tão eufórica que fique acordada até de madrugada mexendo com isso e no dia seguinte quando o marido chegou ele gostou tanto da luminária que começou a me incentivar a trabalhar mais nela e agora temos lindos ramos de cerejeira na nossa parede da sala!!! Mas muita calma nessa hora, ela ainda não está completamente pronta, só que eu não resisti e trouxe logo o passo a passo para vocês (a pessoa mais ansiosa da face da Terra né...). Quando ela estiver finalizada venho mostrar mais!!!!rsrsrs


Essa luminária ficaria linda para decorar diversas ocasiões... imaginem usar essas luminárias na decoração de um casamento, ou outra festa, como noivado ou chá de panela?! Gostaram?! Então bora aprender como se faz?!!!

Você vai precisar de:

> Papel - eu usei folhas de A4 na cor branca, mas você pode usar o papel de sua preferência, até mesmo folhas de jornais ou revistas
> Régua
> Lápis
> Tesoura
> Cola branca
> Lâmpadas pisca pisca do tipo arroz (que são menores) - eu usei lâmpadas brancas, mas se quiser você pode usar as coloridas também

Para começar use a régua e o lápis para desenhar, no papel de sua preferência, quadrados com 6 cm de lado. A seguir recorte-os com auxílio da tesoura.


Dobre cada quadrado de papel ao meio, unindo as pontas opostas, formando um triângulo.

Dobre a lateral do triângulo ao meio, como mostra imagem a seguir (linha tracejada), unindo as duas pontas de um mesmo lado do triângulo.

Repita o processo do outro lado do triângulo.

Levante umas das abas, abra-a e achate-a, como mostra a imagem a seguir:

Repita o processo com a outra aba:

Dobre as pontas das abas para baixo, como mostra a próxima imagem (linhas tracejadas):

Dobre cada aba ao meio, como mostrado na imagem a seguir (linhas tracejadas):

Aplique cola branca em uma das abas e una-a com a outra aba.

Feito isso você terá uma pétala. Para cada flor são necessárias 5 pétalas.

Para montar a flor de cerejeira passe cola branca na lateral de uma das pétalas e a seguir cole a próxima pétala. Repita o processo até que as 5 pétalas estejam unidas entre si, como mostra a sequência de imagens abaixo:

Agora é só cortar a pontinha na parte de trás da flor. Usei uma caneta para ajustar o diâmetro do orifício.

Agora é só encaixar cada florzinha nas lâmpadas do pisca pisca.


E aí é só apagar as luzes e curtir toda beleza e delicadeza da sua luminária de sakura!!!! A próxima foto foi tirada quando comecei a montar a minha, ela estava pendurada no varal da cortina.


Depois decidi dar outro formato à luminária e com auxílio de fita adesiva Fixa Forte estou prendendo a luminária na parde formando o desenho de galhos de cerejeira, ainda está em fase de finalização, pois são "só 140 flores", o que significa que tenho que preparar "700 pétalas"!!! Mas está ficando lindaaaaaaaaaaa, vou mostrar só uns pedacinhos dela para vocês, hehehe, depois quando estiver pronta eu mostro tuuudo!!!!



É isso minha gente, hoje vou ficando por aqui... espero que vocês tenham gostado desse projeto DIY, em breve volto para mostrar a cerejeira pronta (assim espero, rsrs) e o kusudama também.

Comentem aí vai!!!!!!rsrsrs

Beijinhos!!!!