sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Ideias DIY | Passo a passo - Caixinha forrada com tecido

Olá meninas!!!

Lembram da caixinha forrada com tecido que eu mostrei na semana passada? Pois bem, hoje quero compartilhar com vocês o PAP. Deixa só eu falar uma coisa antes... eu não sou artesã, gosto de fazer artesanato por puro prazer e muitas vezes não sei nem a técnica mas me arrisco e faço do jeito que eu acho certo, às vezes dá errado, rsrs, mas a gente também aprende com os erros né?! Estou falando isso porque esse PAP saiu da minha cabeça, e não pretendo mostrar nada muito sofisticado por aqui, então se você achar algum outro PAP melhor para forrar caixinhas de MDF sinta-se à vontade para compartilhar comigo também!!!rsrs

Vamos lá?!



Para fazer uma caixinha como esta você precisará de:

> Caixa de MDF
> Pedaços de papelão
> Lixa para MDF
> Tinta acrílica branca
> Pincel
> Tecidos de sua preferência (você pode aproveitar retalhos de tecidos diferentes)
> Tesoura
> Régua
> Lápis 
> Cola branca (usei Cascorez)
> Termolina leitosa
> Viés na cor de sua preferência
> Cola quente (opcional)
> Cola para tecido (opcional)

1 - Lixe toda a superfície da caixa de MDF (por dentro e por fora) e remova o pó com um pano seco.


2 - Com auxílio de um pincel aplique uma demão de tinta acrílica branca em toda a superfície da caixa e aguarde secar completamente.

3 - Use a própria caixa como molde para riscar o tecido. Vamos começar pelas laterais da parte externa da caixa. Corte inicialmente dois pedaços de tecido com aproximadamente 2 cm a mais do que as medidas da lateral da caixa na altura e na largura, por exemplo, cada lateral da minha caixa tinha 12 cm de altura x 12 cm de largura, então eu cortei dois pedaços de tecido com 14 cm de altura x 14 cm de largura.

4 - Aplique bastante cola branca em uma das laterais da caixa. Eu usei um pincel para me ajudar a espalhar a cola.

5 - Pegue um dos pedaços de tecido cortado anteriormente, centralize e cole na lateral da caixa. Estique bem e alise bastante com as mãos para não formar bolhas no tecido.

6 - Como o tecido é maior que a lateral da caixa, vão sobrar abas de aproximadamente 1 cm de tecido. Dobre as abas e cole, como mostram as imagens a seguir.

as abas laterais devem ser coladas dos lados da caixa...

a aba da parte superior deve ser virada e colada na parte de dentro da caixa...

a aba da parte inferior deve ser colada na parte de baixo da caixa...

7 - Repita o processo com o outro pedaço de tecido, desta vez no lado oposto da caixa.

8 - Agora corte mais dois pedaços de tecido, desta vez com a mesma largura da lateral da caixa, porém com 2 cm a mais na altura.

9 - Aplique bastante cola em uma das laterais da caixa que ainda não foram forradas com o tecido.

10 - Centralize e cole um dos pedaços de tecido cortados. Lembre-se de alisar bem o tecido e deixá-lo bem esticado. Observe que sobrarão abas com  aproximadamente 1 cm na parte superior e inferior do tecido. 

 11 - Cole a aba superior na parte interna da caixa e a aba inferior na parte de baixo da caixa. Repita o processo com o outro pedaço de tecido no lado oposto da caixa.

12 - Agora corte um pedaço de tecido com as mesmas medidas da parte de baixo da caixa.

 13 - Aplique bastante cola na parte de baixo, centralize e cole o tecido, tomando o cuidado para deixá-lo bem esticado.

14 - Para forrar o interior da caixa eu escolhi outro tecido. Comecei novamente cortando dois pedaços desse tecido com 2 cm a mais na altura e na largura em relação às medidas da lateral da caixa.

 15 - Aplique um pouco de cola na borda da parte interna de uma das laterais da caixa e cole a parte superior do tecido de maneira a manter o avesso do tecido voltado para cima.

16 - Aplique bastante cola ao longo da parte interna da lateral da caixa, e vire o tecido. Dessa forma o acabamento fica perfeito na parte superior. O tecido que ficar em excesso deve ser colado nas laterais e parte inferior da caixa. 

17 - Repita o processo com o outro pedaço de tecido no lado oposto da caixa.

18 - Corte mais dois pedaços de tecido, desta vez com a mesma largura da lateral da caixa e 2 cm a mais na altura. Cole esses pedaços de tecido nas outras duas laterais internas da caixa, como mostrado anteriormente.

 19 - Para o fundo da caixa recorte um pedaço de papelão com 1 cm a menos na largura e profundidade em relação às medidas do fundo da caixa.


20 - Aplique uma demão de tinta acrílica branca no pedaço de papelão e espere secar completamente

 21 - Forre o pedaço de papelão com o mesmo tecido utilizado para forrar a parte interna da caixa.

22 - Aplique bastante cola no fundo da caixa e cole o pedaço de papelão forrado. 

23 - Para a tampa, recorte um pedaço de tecido com tamanho suficiente para envolver toda a tampa por fora e revestir as laterais da tampa por dentro. Aplique cola na parte superior da tampa, e cole-a no centro do tecido.

 24 - Recorte abas no tecido conforme a figura abaixo, de modo a deixar um excesso de aproximadamente 1 cm nas laterais das abas numeradas como 1 e 2.

25 - Aplique cola nas laterais externas da tampa e cole inicialmente as abas 1 e 2.

26 - A seguir cole as abas numeradas como 3 e 4.


27 - Para forrar o fundo da tampa, faça da mesma maneira como foi feito para o fundo da caixa, ou seja, com um pedaço de papelão forrado com tecido.

28 - Para decorar a caixa eu colei um pedaço de viés ao redor da tampa usando cola para tecido. Fiz ainda um laço Channel e apliquei na tampa.

29 - Para finalizar eu impermeabilizei a caixa com termolina leitosa. Apliquei tanto na parte externa quanto na parte interna da caixa com o auxílio de um pincel.

Desculpem se o PAP ficou muito grande, mas tentei ser detalhista! Se ficou alguma dúvida é só falar!!!

Obs: Para forrar as bandejas que eu mostrei aqui, eu usei a mesma técnica mostrada para forrar o interior da caixa, e o tecido também foi impermeabilizado com termolina leitosa. Já a parte de fora das bandejas foi pintada com tinta acrílica (usei 3 demãos), e elas foram envernizadas com verniz acrílico fosco. Para arrematar colei viés e um laço Channel.

Espero que tenham gostado!!!

Beijos e um ótimo final de semana a todas!!!

7 comentários:

  1. Bom dia, Maria Carolina. Tb me aventuro por esse mundo de tecidos e sou como vc, faço as minhas artes do meu modo. Muito legal vc compartilhar seu conhecimento com a gente e sem contar que a caixa ficou linda. Meu blog já está ativo, tendo um tempinho, vai lá me conhecer.
    Uma linda sexta feira,
    Alessandra

    ResponderExcluir
  2. Maria querida vc me ajudou muito com esse passo a passo!
    A ideia de usar o papel para a base e tampa foi genial, parabéns!
    Ficou super explicado, bem fácil de entender!
    Agora vai ficar fácil esse processo pra mim, rs


    Obrigada por compartilhar, adorei mesmo!
    Tanto que salvei nos favoritos aqui =)


    Beijos e bom Fds!
    ♥ Blog: Vida de Noiva
    ♥ Produtos de Casamento/Noivado/Chás: Veja Aqui
    ♥ SORTEIO de um Buquê: Clique Aqui e Participe!

    ResponderExcluir
  3. Querida, você tem um talento nato..seu trabalho está ótimo e seu passo a passo muito bom. Investe na nessa área viu? Bjs. Sandra

    ResponderExcluir
  4. Carol, adorei suas caixas e bandejas,e mais ainda o pap.
    Não tinha nem idéia, de como fazia com tecido.
    Olha, acho melhor você deixar um cantinho prá máquina aí na casa nova...rsrs...Espero em breve, já ver suas artes "costurísticas".
    Besitos

    ResponderExcluir
  5. Eu adorei o PAP! Vc é muito talentosa e generosa! Estou começando a me aventurar nesse mundo do artesanato e vou sempre entrar aqui para pegar suas dicas! bj e obrigada! Simone

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Simone!
      Muito obrigada por seu comentário, fiquei muito feliz!
      Espero te ver sempre por aqui!!!

      Beijinhos!

      Excluir
  6. Nunca tive intimidade com artesanato, mas com o pap que você fez ficou mais fácil pra mim. Forrei até uma caixa de papelão e ficou legal. Agradeço sua generosidade em dividir com as pessoas o seu conhecimento. Bjs e que Deus te abençoe

    ResponderExcluir

Comenta aí gente!!!!rsrs

Se fizer alguma pergunta deixe seu e-mail por favor para que eu possa responder!

Obrigada!!!