terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Ideias para o lar | 10 dicas para uma mudança organizada e tranquila!

Olá meninas! Como estão?!

Como vocês sabem em breve eu estarei de mudança para uma nova casa e já estou na fase de empacotar tudo o que vejo pela frente. Desta vez estou fazendo tudo com muita calma e paciência, seguindo algumas regrinhas que têm me ajudado a manter a ordem em casa e fazer com que a mudança fique mais organizada.

Se você deseja e pode pagar por um serviço completo de mudança saiba que existem empresas especializadas que vão até a sua casa empacotam tudo direitinho, colocam no caminhão e levam até o novo endereço. No entanto, a grande maioria das pessoas fica responsável pela parte de "embalar a mudança" e paga apenas pelo transporte, esse é o meu caso, e como muitas de vocês podem estar passando ou ainda passarão por isso, decidi fazer um post sobre o assunto e compartilhar com vocês minhas experiências, e de quebra, quem sabe contribuir para que a mudança de você seja tranquila.


# 1 - Tire as medidas dos cômodos da casa para saber se todos os seus móveis terão espaço suficiente para serem montados

Essa parte parece muito óbvia, mas acreditem... muita gente ignora esse detalhe e só percebe que seus móveis não cabem no novo espaço depois da mudança, e aí a coisa complica. Planejar o espaço é fundamental nessa hora.

# 2 - Comece a embalar com antecedência

Se você já tem uma data definida ou pelo menos uma ideia de quando vai fazer sua mudança, não espere para começar a empacotar muito em cima da hora. Já dizia a minha avó que a pressa é inimiga da perfeição, e essa é a mais pura verdade. Ao empacotar seus pertences com pressa você acaba sendo menos cuidadosa e isso pode fazer com que você quebre ou perca coisas durante o processo.

Para embalar seus pertences você pode usar folhas de jornais e revistas, porém dependendo do material a ser embalado esses papéis podem deixar manchas, para evitar que isso aconteça você pode embrulhar tudo em plástico e depois sim envolver com as folhas de jornais ou revistas. Outra opção é usar plástico bolha, que você pode comprar por metro, a bobina, ou ainda comprar pacotes com sacos de plástico bolha em lojas de materiais de construção, lojas especializadas em embalagens e até mesmo em algumas papelarias.

Comece embalando os objetos que não estão em uso e que não serão utilizados até o momento da mudança. Deixe os móveis por último. Se você for contratar um montador para desmontar os móveis, acerte com ele uma data para desmontar e outra para fazer a montagem dos móveis já na casa nova, dessa forma não há correria e o montador fará tudo com mais calma e segurança.

Imagem via Cultura Mix

# 3 - Organize as caixas com seus pertences por cômodos

As sacolas plásticas são úteis em muitos momentos das nossas vidas, mas na hora da mudança elas nem sempre são muito práticas, não podem ser empilhadas, por exemplo. As caixas de papelão são peças curinga em uma mudança. São práticas e empilháveis, o que contribui para otimizar o espaço no caminhão de mudanças. Organize suas caixas separando-as por cômodos. Faça etiquetas, ou escreva nas próprias caixas o cômodo de destino, dessa forma ao chegar na casa nova você já saberá direitinho que caixa vai para cada cômodo. 

# 4 - Faça listas com tudo o que foi encaixotado

Uma coisa que eu decidi fazer nesta mudança e que está dando bastante certo são as listas com o conteúdo das caixas. É bem simples... conforme você for colocando seus pertences dentro de uma caixa escreva em uma folha de papel tudo o que está sendo colocado dentro desta caixa. Depois de lacrar a caixa cole a lista em um local visível da caixa, isso facilita muito na hora de desembalar e também ajuda a saber quais as caixas que contêm o material mais frágil e que merecem mais cuidado durante a mudança.

# 5 - Separe as roupas que ficarão em cabides daquelas que serão colocadas em gavetas

Na hora de esvaziar o guarda-roupa retire as roupas juntamente com os cabides. Você pode dobrá-las (com cabide e tudo) e colocar dentro de malas, ou caixas, e quando chegar na casa nova é só pendurar o cabide de novo. As roupas que ficam em gavetas podem ser colocadas dobradas da mesma maneira que foram retiradas das gavetas e quando chegar na nova casa é só devolver para as gavetas. Minha avó sempre me aconselhou a comprar sacolas plásticas grandes em lojas especializadas para proteger as roupas da poeira, então normalmente eu coloco as peças dobradas dentro dessas sacolas e as sacolas dentro das caixas ou das malas.

# 6 - Aproveite a mudança para se desfazer daquilo que você não quer ou não precisa mais

Sabe quando a gente fala "Preciso organizar minha casa e me desfazer de algumas coisas", mas nunca encontra tempo para isso (ou fica com preguiça mesmo, rsrsrs), bom a hora da mudança é o momento ideal para essa "faxina" em casa. Acredite, você vai encontrar coisas que não usa mais, e coisas que você nem sabia que tinha, rsrs, nessa hora veja se é possível doar alguma coisa para a caridade, mas só se estiver em bom estado, do contrário é hora de ir para o lixo (ou reciclar), assim você só leva na mudança as coisas realmente necessárias e evita bagunça.


Ilustração de Clara Gavilan

# 7 - Limpe a casa e deixe o espaço preparado para receber a mudança

Isso é o que eu pretendo fazer na semana que vem. Nós temos até o dia 15 de fevereiro para nos mudarmos, mas queremos fazer isso o quanto antes, então na próxima semana, com a casa ainda vazia, faremos um faxinão e deixaremos tudo preparado para receber a mudança. Mesmo que sua casa esteja novinha e "aparentemente" limpa, é interessante dar uma limpeza pesada antes de levar a mudança para garantir que tudo está como deveria estar na hora de levar suas coisas. Se for dedetizar seu imóvel essa também é uma boa hora, pois todos os cantinhos estão visíveis e não há obstáculos.

Imagem via Café Feminino

# 8 - Se puder faça a mudança aos poucos

Pode parecer loucura ficar fazendo a mudança aos pouquinhos, mas vou explicar onde eu quero chegar. Se você tiver a oportunidade de ir levando as caixas aos poucos, isso pode te trazer muitos benefícios. No meu caso vou levar de carro durante a semana as caixas com os objetos mais delicados, assim eu diminuo as chances de que eles quebrem dentro do caminhão de mudança. Além disso, ao levar as caixas aos poucos você terá um volume menor de itens para levar no caminhão de mudanças e com isso pode contratar um carro menor, podendo inclusive economizar neste quesito.

Imagem via Tudo Sobre Jogos

# 9 - Avise com antecedência sobre a mudança de endereço para as empresas prestadoras de serviço

Você vai se mudar e precisa levar junto a sua linha telefônica, o cabo da internet, a antena da TV a cabao, mas para isso precisa entrar em contato com as empresas e solicitar esse serviço. Comunique também a mudança do endereço para entrega de contas e faturas.

# 10 - Mudança é algo estressante, mas tente encarar da melhor maneira possível

Por mais que a mudança seja planejada o ato de tirar todas as suas coisas de um lugar, desmontar tudo o que levou um trabalhão para ser montado e levar para outro lugar é estressante por si só. Tenha sempre em mente que imprevistos acontecem e mesmo que você tente fazer o melhor possível, pode ser que algumas coisas saiam do seu controle. Respire fundo e tente não perder a cabeça!!! E lembre-se, depois da mudança surge uma nova etapa, você vai precisar arrumar tudo de novo e deixar sua casa organizada, guarde suas energias para isso.

Ilustração de Ila Fox

Hehehe... brincadeiras a parte, para fazer com que essa experiência seja mais divertida pensem em como sua casa ficará depois de arrumadinha e quantos momentos prazerosos e felizes você passará nela!!!

Essas são as dicas que eu estou tentando seguir e por enquanto está funcionando, espero que de alguma maneira esse post possa ajudá-las também!!!

Um grande beijo e uma ótima terça feira!!!

17 comentários:

  1. Lindo seu blog, ja estou seguindo rs
    depois da uma olhadinha no meu, beijinho!

    http://marialuizagerlach.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria Luiza!
      Fico feliz que tenha gostado do meu cantinho!
      Vou te visitar também!

      Bjos!

      Excluir
  2. Adorei o post, pretendo me mudar esse ano ainda, se Deus quiser!
    Não tinha pensado na maioria dessas coisas, mas com certeza o esforço vale a pena quando você pensa na casa nova e arrumada com muito amor :)
    Muitas felicidades na nova casa!
    Espero em breve ser eu!

    Beijos
    Estou seguindo aqui!
    Segue de volta?
    http://livrosebatons.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Francyelly!

      Espero que tudo corra bem na sua mudança e que você também seja muito feliz em sua nova casa!

      Vou te visitar também!

      Beijinhos!

      Excluir
  3. Adorei as dicas, ah se eu tivesse visto antes de fazer minha mudança. Teria ajudado e muito!!
    Bjs =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Priscilla!

      Fico feliz por você ter gostado! Você pode guardar as dicas para o caso de um dia precisar fazer outra mudança!!!rsrs

      Beijinhos!

      Excluir
  4. Maria excelente post!
    Que dicas importantes, não fazia ideia da metade, e como isso facilitará a mudança!

    Em breve vou passar por isso também, mas dessa vez será pra ir para o nosso lar próprio, nosso cantinho e isso sanará todo o stress da mudança. Não vejo a hora disso acontecer!

    Que dê tudo certo em sua mudança, concerteza dará pois você é super organizada!


    Bjsss

    ~ Blog: Vida de Noiva
    ~ Produtos de Casamento/Noivado/Chás: Veja Aqui
    ~ SORTEIO de um Buquê: Clique Aqui e Participe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna!
      São coisas simples, mas fazem muita diferença na hora de organizar a mudança! Espero que corra tudo bem quando chegar sua vez e que você seja muito feliz em seu novo lar!

      Beijão!

      Excluir
  5. Oieee,
    exelente dicas, graças a Deus já me mudei, ate comentei ontem com uma amiga, pretendo envelhecer nesse meu cantinho, amo demais minha casinha ^^

    Estou te seguindo, vem conhecer e seguir meu blog tbm?

    http://docelardaeli.blogspot.com.br/
    Bjoos, eli.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eliane!
      Que delícia deve ser essa sensação de ter certeza de que você encontrou a casa em que pretende passar o restante da sua vida!!!

      Obrigada por sua visita, vou conhecer seu cantinho também!

      Bjos!

      Excluir
  6. Carol,
    acredita que eu nunca mudei?
    Desde que eu nasci moro na mesma casa. Costumo dizer que ela que mudou depois de uma reforma.
    Acredito que um dia eu precisarei mudar, então poderei colocar essas dicas em prática.

    Beijinhos :**
    Carol
    www.umblogsimples.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol!
      Oficialmente só me mudei 2 vezes. A primeira eu era bebê de colo ainda e a segunda foi quando casei, digo isso porque durante a faculdade eu dividia um ap com minhas amigas em outra cidade, mas só durante a semana e as coisas eram meio que no improviso né... então mudança mesmo só essas 2, agora será a terceira vez!rs

      Espero que no dia em que você precisar minhas dicas possam te ajudar!

      Beijos!!!

      Excluir
  7. Hahaha já me mudei tantas vezes realmente é algo estressante e eu sempre me embanano toda, ótimas dicas! Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Taísa!
      Eu não gosto dessa parte da mudança porque sempre me enrolo também, agora estou tentando ser mais organizada!!!rsrs

      Beijos!!!

      Excluir
  8. Carol, mudança é complicado.
    Eu quando mudei prá minha casa aqui, fiz por cômodos.
    Arrumei primeiro a cozinha, depois sala,e quartos.
    O meu foi o último, dormi quase 15 dias só no colchão no chão, até organizar.
    Tem um ano e sigo organizando...rsrs....
    Besitos

    ResponderExcluir
  9. Também estou nesse processo de mudança, dia 15 estou mudando e estou meio "desesperada" pois minha ultima mudança foi feita por uma transportadora, uma maravilha no dia e hora combinados eles chegaram na minha casa e em uma hora e meia estava tudo dentro do caminhão.Dessa vez vou fazer tudo sozinha,vou começar a embalar as coisas amanhã...por isso estou atrás de dicas rsrs
    beijos

    ResponderExcluir

Comenta aí gente!!!!rsrs

Se fizer alguma pergunta deixe seu e-mail por favor para que eu possa responder!

Obrigada!!!