terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Ideias para o lar | A reforma da minha casa (Parte 1): Sala

Olá meninas queridas do meu coração!!! Tudo bem?!

Como foi o final de semana de vocês?! O meu foi agitado e corrido (só para variar, rsrs), maaaas tenho boas notícias!!! Minha obra está finalmente chegando ao fim, já temos até data para a mudança (\o/\o/\o/). Vocês já são uma parte importante da minha vida e eu me sinto feliz em compartilhar as coisas que acontecem no meu dia a dia com vocês, por isso decidi começar uma série de posts sobre a reforma da minha casa, vou contar alguns detalhes da reforma, incluindo os problemas e suas soluções, e as coisas que deram errado também, rsrs, assim podemos trocar ideias e quem sabe posso acabar ajudando alguma de vocês em uma reforma futura. A ideia era ter postado o primeiro deles ontem, mas passei o domingo inteiro em função da obra e da mudança e não consegui finalizá-lo.

Quero começar falando da sala, que será um ambiente de TV e estar. Decidi começar por aqui porque meu marido e eu estamos realmente orgulhosos da reforma deste cômodo, conseguimos aplicar boas ideias e deixá-lo bem especial.

Por questões de falta de tempo e problemas de esquecimento logística (hehe), a pessoa que vos escreve esqueceu de tirar fotos do "antes", mas vou mostrar as fotos do "depois", explicando as mudanças que ocorreram, ok?!

Deixa eu começar contando uma breve história sobre a minha casa para situar vocês. Quando essa casa foi construída, ela tinha inicialmente um único andar e onde hoje é minha sala, um dia já foi um quarto, e onde hoje é a sala de jantar um dia foi a sala de estar. Quando meu sogro comprou essa casa o segundo andar já havia sido construído, porém ele precisou fazer ainda algumas reformas e alterou algumas coisas, por exemplo, a sala ganhou uma porta que dava para a varanda da frente, que por sua vez ficava de frente para a rua. A casa ficou alugada por 1 ano, até que decidimos nos mudar para lá.

Apesar da reforma que meu sogro tinha feito nós decidimos mexer um pouco mais na casa, para deixá-la com a nossa cara e foi assim que a reforma começou em novembro de 2012.

Problema nº 1: A primeira coisa que nos incomodou foi a porta e a janela da sala estarem de frente para a rua, achamos que isso comprometeria nossa privacidade e que o ideal seria trocar a porta de lugar.
Solução: Optamos por colocar a porta de entrada na sala de jantar.

Problema nº 2: A sala era pequena, tinha 2,5 metros de largura por 4 metros de comprimento, porém tinha um pé direito alto maravilhoso com 3,20 metros.  A varanda da frente era grande para um espaço que só seria utilizado como hall de entrada. Pensamos então em ampliar a sala e diminuir a varanda.
Solução: Decidimos derrubar a parede que separava a sala da varanda e avançar 1 metro em direção ao espaço da varanda, construindo uma nova parede, e deixando a sala agora com 2,5 metros de largura por 5 metros de comprimento.

Problema nº 3: Com a derrubada da parede original descobrimos algumas cintas e vigas no teto, que não poderiam ser removidas para não comprometer a estrutura da casa. Ficando aparentes elas comprometeriam o visual do ambiente, mas ao mesmo tempo nós não queríamos abrir mão do pé direito alto que nós tanto amamos.
Solução: Fizemos um rebaixamento de gesso muuuito discreto, uns 20 centímetros, somente o necessário para esconder as vigas.

Problema nº 4: Nós não queríamos uma janela de frente para a rua, mas precisávamos de circulação de ar para que a sala não ficasse abafada.
Solução: Como o pé direito ainda estava bem alto, fizemos uma janela no alto da parede, em uma posição onde não seria possível ver a rua e vice-versa, mas permitiria que o ar entrasse na sala. Como o ar precisa circular, abrimos uma segunda janela, desta vez bem maior, na parede oposta à da primeira janela, e que tem saída para a parte de trás da casa, que não tem vista para a rua.

Problema nº 5: Isso não foi bem um problema, e sim um desejo... queríamos muito, muito, muito fazer uma integração completa entre a sala e a sala de jantar, tipo um ambiente em "L", e para isso precisávamos derrubar a parede inteirinha. Quando o pedreiro começou a quebrar descobriu outra cinta, bem acima da porta que ligava os dois ambientes e adivinhem só?! Não seria possível derrubar a parede.
Solução: Mandamos tirar a porta que separava os cômodos e ampliar a abertura, que passou de 70 centímetros para 1,40 metros, criando uma espécie de "portal" entre os ambientes.

Problema nº 6: Como a sala um dia foi um quarto, existia em uma das paredes uma saída para ar condicionado. Até aí tudo bem, poderíamos fechá-la facilmente... mas meu marido teve uma ideia... nosso ar condicionado não é suficiente para dar vazão ao espaço da nossa suíte na casa nova, que é bem  maior que nosso quarto atual, e nós precisaríamos comprar um aparelho de ar condicionado novo. Como a ideia era tornar o ambiente da sala de estar o mais aconchegante possível ele pensou em colocar o aparelho de ar condicionado antigo na sala e usar em dias extremamente quentes em que estivéssemos recebendo visitas ou para ver um filminho na TV grandona, rsrs. Onde está o problema nisso, além da conta de energia elétrica que vai nos levar à falência?!! Bom... já que abrimos um buraco de 1,40 por 2,20 metros de altura na sala, o ar condicionado não iria dar vazão meeeeesmo... e aí?!
Solução (minha preferida): Decidimos colocar uma porta de correr para fechar a abertura quando o ar condicionado estivesse ligado. Primeiro pensamos em MDF, depois descobrimos que uma porta de vidro é mais barata que uma porta de madeira, e mais leve também. Além disso, o vidro é translúcido, então mesmo quando a porta estivesse fechada continuaríamos tendo integração visual com a sala de jantar! Essa foi minha solução preferida porque estou completamente apaixonada por essa porta de vidro, ela roubou meu coração e virou meu xodó!!!rsrs

Vamos começar a analisar as imagens... primeiro uma foto horrível, tirada com meu celular, à noite e na ausência de luz, porque alguém (o pedreiro) esqueceu de avisar que tinha tirado a lâmpada da sala, ignorem a qualidade da foto, rsrsrs. Nessa imagem mostro para vocês a tal janela que fica no alto da parede que tem vista para a rua. A grade não faz parte da janela... é que a varanda da frente é toda gradeada e como a janela estava aberta a grade aparece. Podemos ver também nessa foto minha maravilhosa porta de vidro que separa/integra as salas de estar e jantar!


Fiz questão de mostrar essa foto porque a sala estava assim até quinta-feira, maaas marido e eu fizemos uma mudancinha de última hora, bem discreta sabe... tipo acrescentar uma parede vermelha?! Então... agora ela está assim:

Vou explicar o motivo da mudança... quando escolhemos a tinta para nossa casa queríamos uma cor bem clarinha para dar amplitude para os cômodos, que não são muito grandes, e a eleita foi a erva-doce, que teoricamente é um tom de verde, mas que segundo meu marido é um branco esverdeado, rsrs. Nós queríamos muito uma parede vermelha, mas achamos que verde + vermelho não ia dar certo. Pensamos então em aplicar a tinta vermelha nos cômodos que não tivessem sido pintados de erva-doce, mas nós gostamos tanto da cor que não resistimos e pintamos uma das paredes da sala de vermelho. E não é que combinou?! O verde é tão sutil que não "briga" com o vermelho, e a sala ganhou mais vida depois disso. Esse será o ponto focal da sala.

Ainda falta uma demão de tinta vermelha para finalizar, e temos que tirar as faixas de fita crepe que foram usadas para proteger as outras paredes, mas já dá para ter uma ideia de como vai ficar. Para o piso escolhemos um porcelanato de 45x45 cm na cor bege, bem neutro, e que não suja tanto quanto o branco que temos no apartamento em que moramos atualmente! Já que a ideia era integração nós usamos o mesmo piso na sala, na sala de jantar e na cozinha (cenas dos próximos capítulos...rsrs). Na foto dá para ver também o rebaixamento de gesso, muito discreto, que preservou o pé direito alto da casa.

Mais fotos (dessa vez tiradas durante o dia). Aqui a porta de vidro em detalhes, vejam que mantivemos a integração entre os ambientes usando o mesmo piso em ambos.


Agora a porta fechada vista da sala de jantar (ignorem a bagunça dentro da sala, estamos em obra!!!rsrs). Para o acabamento da porta nesta cômodo, instalamos uma moldura de gesso em volta da abertura da porta.


E agora a outra janela da sala, que fica na parede oposta à parede vermelha. Dá para ver a parte de trás da casa através dessa janela, e a saída para o ar condicionado bem ao lado dela.


Quando estiver tudo limpinho e arrumadinho vai ficar mais fácil ver mais alguns detalhes, e eu farei questão de dividir tudo com vocês durante a decoração do cômodo, mas não resisti e tive que mostrar como está ficando!!!

Estou muito animada e ansiosa para mostrar os outros cômodos para vocês!!!

O que acharam meninas?!

Beijão!

20 comentários:

  1. Ficou muio bom. Quero acompanhar toda decoração. Tenho certeza que vc vai arrasar!
    Beijos e uma linda Terça.
    Alessandra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alessandra! Obrigada!
      Pode deixar que vou postando tudinho aqui no blog!!!
      Beijinhos!!!

      Excluir
  2. Maria adorei conhecer um pouquinho mais do seu cantinho, da reforma.

    As soluções para os problemas ficaram ótimas, eu adorei a lateral de gesso pra esconder a viga e a porta de correr de vidro ficou o máximo!

    E essa parede vermelha? Puro luzo!
    Amei muito as escolhas, concerteza servirá de ajuda pra muita gente!


    Agora fiquei curiosa pra ver o resultado final e a história dos outros cômodos!


    Bjssss querida e boa semana!

    ~ Blog: Vida de Noiva
    ~ Produtos de Casamento/Noivado/Chás: Veja Aqui
    ~ SORTEIO de um Buquê: Clique Aqui e Participe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna!
      Fico muito feliz que esteja gostando de conhecer minha casa!
      Vou tentar compartilhar o máximo de coisas sobre esse processo com vocês!!!

      Beijinhos e obrigada pelo carinho!

      Excluir
  3. Nossa. Sua casa tá ficando linda!
    Adorei a porta de vidro. Adoro portas grandes assim!
    Beijos

    elvesecamila.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila! Obrigada!
      Essa porta de vidro está realmente virando o centro das atenções, nós estamos apaixonados por ela e fico feliz por vocês também estarem gostando!!!

      Beijinhos!

      Excluir
  4. Ai que delicia, não vejo a hora de ter minha casinha também..
    Vim conhecer seu cantinho e aproveito para convidá-la para visitar meu blog de casamento, já me casei mas ainda sou apaixonada pelo assunto!
    Está rolando um sorteio bem bacana para noivas de grande SP e região.
    Vou esperar sua visita!


    Um beijo grande
    www.umalindapromessa.com

    ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Géssica!
      Obrigada por sua visita! Vou te visitar também!

      Beijinhos!

      Excluir
  5. Muito bacana as soluções encontradas! Pra tudo se dá um jeito, né? rs

    Bem bacana suas salas!

    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cynthia! Obrigada!
      Com um pouquinho de paciência a gente consegue ter boas ideias para contornar alguns imprevistos!

      Beijinhos!

      Excluir
  6. Sua casa está ficando linda! Vcs tiveram ótimas ideias? Estou ansiosa pelos próximos posts!
    Bjs
    Mel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mel! Muito obrigada!
      Estamos animados e estou louca para mostrar mais coisas para vocês!!!

      Beijinhos!

      Excluir
  7. Parabéns Maria, sua casa está praticamente pronta e tudo está bem coordenado e bonito..ótimas ideias que vocês tiveram. Abraços.Sandra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sandra! Obrigada!
      Estamos muito empolgados com o rumo que a nossa reforma está tomando, em breve mostrarei mais!

      Beijinhos!!!

      Excluir
  8. Nossa, está ficando ótimo!!!! Amei a big porta, vou fazer uma assim da sala de tv para a churrasqueira lá em casa rs... Vai mostrando tudo mesmo rsrsrs adoro ver. Beijosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariana! Obrigada!
      Essa porta realmente se destacou, gostei muito do resultado!
      Em breve mostrarei mais detalhes da casa!

      Beijinhos!

      Excluir
  9. muito boa Gostei de verdade

    Att,
    http://www.formatto.eng.br

    ResponderExcluir
  10. Site: www.desenhodecasa.com.br

    Desenhista Cadista de projetos

    SERVIÇOS PRESTADOS:

    - Desenhos de plantas em 2D e 3D
    - Cortes, Vistas e Fachadas

    ResponderExcluir

Comenta aí gente!!!!rsrs

Se fizer alguma pergunta deixe seu e-mail por favor para que eu possa responder!

Obrigada!!!