segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Receitas | Cupcakes de chocolate alpino com cobertura de buttercream

Olá meninas!!!

Este final de semana me lembrei que quando fiz a postagem sobre o bolo de aniversário da minha prima Allana, fiquei devendo a receita dos cupcakes (ô cabecinha esquecida, rsrs)... como nunca é tarde para compartilhar coisinhas gostosas com as amigas, o post de hoje traz a receitinha!!!


Cupcakes de chocolate alpino com cobertura de buttercream


É uma receita simples, saborosa e muito fácil de fazer!!! A receita original da massa eu vi no Criative-se, mas dei uma modificada... já a receita do buttercream eu peguei no blog Receitas e Sabores do Mundo. Acompanhem comigo...

Ingredientes:

Massa

> 2 xícara (chá) de farinha de trigo
> 1 xícara (chá) de achocolatado em pó Alpino
> 1 e 1/2 xícaras (chá) de açúcar
> 4 ovos
> 100g de manteiga
> 50g de margarina
> 1 caixa de creme de leite
> 1 colher (sopa) de fermento em pó
> 1 barra de chocolate meio amargo em pedaços

Cobertura

75g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
> 225g (1 e 1/2 xícara) de açúcar de confeiteiro peneirado
> 1 colher de chá de extrato (ou essência) de baunilha
> 2 a 3 colheres de sopa de leite (eu usei 2)
> corante alimentício (opcional)

Obs: Eu precisei fazer essa receita da cobertura dobrada para cobrir todos os 20 cupcakes!

Modo de Preparo:

Massa

Bata a manteiga, a margarina e o açúcar até formar um creme fofo e esbranquiçado, aproximadamente 5 a 10 minutos. Acrescente os ovos, a seguir a farinha e o creme de leite intercalando-os. Bata a massa até que ela fique homogênea. Por fim acrescente o fermento e incorpore-o delicadamente à massa. Encha 2/3 das forminhas para cupcakes com a massa e acrescente os pedaços de chocolate picado. Leve ao forno pré aquecido em 180ºC por aproximadamente 20 a 25 minutos, ou até que ao enfiar um palito este saia limpo.

Cobertura

Ligue a batedeira e comece a bater a manteiga. Acrescente metade do açúcar de confeiteiro e bata até formar um creme fofo e leve. Aos poucos acrescente o restante do açúcar, a baunilha e o leite. A consistência não ficar muito mole, gostei mais do resultado com 2 colheres de leite ao invés de 3. Se quiser colorir vá acrescentando gotas de corante em gel até atingir a cor desejada.

Decore os cupcakes como quiser, mas é importante que os bolinhos estejam completamente frios antes de colocar a cobertura!!! Eu optei por usar saco de confeiteiro e bico pitanga, fazendo movimentos circulares sobre o cupcake!




Espero que gostem!!!

Beijos e boa semana a todas vocês!!!

2 comentários:

  1. Humm que delícia!
    Eu tbm queroooo


    Bjs e boa semana
    ~ Blog: Vida de Noiva
    ~ Produtos de Casamento/Noivado/Chás: Veja Aqui
    ~ SORTEIO de um Buquê: Clique Aqui e Participe!

    ResponderExcluir
  2. Uma ótima receita para fazer em dias especiais..Parabéns pelo talento. Abraços. Sandra

    ResponderExcluir

Comenta aí gente!!!!rsrs

Se fizer alguma pergunta deixe seu e-mail por favor para que eu possa responder!

Obrigada!!!