quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Ideias para o lar | A reforma da minha casa (Parte 2): Cozinha e sala de jantar

Olá meninas!

Estou devendo muitas visitas e respostas aos comentários de vocês e peço desculpas, mas minha internet não tem colaborado muito sabe... além disso me mudo para a casa nova na sexta-feira e em função disso estamos numa tremenda correria aqui em casa. Prometo tentar colocar as visitas em dia ainda hoje, ok?!

Por falar em casa nova, hoje quero mostrar mais um pouquinho do andamento da reforma da minha casa para vocês, e escolhi mostrar a cozinha e a sala de jantar. Como na semana passada eu mostrei minha sala de estar, vou começar esta postagem na sala de jantar, já que esses dois ambientes estão integrados e para chegar na cozinha necessariamente precisamos passar pela sala de jantar.

Neste cômodo nós fizemos poucas alterações estruturais. A primeira delas foi a mudança da entrada principal da casa, que antes era na sala de estar e nós optamos por colocar na sala de jantar. Essa porta de madeira maciça na entrada principal foi um achado!!! Desde o início nós queríamos muito uma porta de madeira maciça para a entrada, não só porque elas são lindas, mas pela resistência e durabilidade. Procuramos em várias lojas grandes especializadas em reforma e construção, mas todas as portas maciças estavam custando os dois olhos da cara... uma loucura, na faixa de R$ 700,00 a R$ 1.500,00 e nós nos recusamos terminantemente a pagar isso tudo por uma porta. Em função disso estávamos conformados em usar uma porta semi oca, que como o próprio nome sugere é parcialmente oca por dentro, e por isso bem mais barata, quando meu marido descobriu essa porta linda de madeira maciça em uma marcenaria pertinho da nossa casa. Imaginem vocês que essa porta feita inteirinha de madeira, por dentro e por fora, nos custou menos de R$ 300,00. Ela veio na cor natural de madeira e nós pedimos ao pintor para aplicar esse verniz de tom dourado e o resultado ficou simplesmente lindo, não acham?!



A parede com as janelas dá para a rua e aquela janelinha da direita já estava lá. A janela era pequena e de início pensamos em ampliá-la, porém como uma das nossas preocupações era garantir a privacidade, decidimos não colocar janelas grandes. Para melhorar um pouco mais a circulação de ar e a entrada de luz a solução foi abrir uma nova janela igual a anterior, desta vez do lado esquerdo da parede.

Aqui a sala de jantar vista da sala de estar.


Optamos por manter o mesmo porcelanato que usamos na sala de estar, bem como a mesma cor nas paredes (erva-doce), para garantir uma integração visual entre os dois ambientes e passar a impressão de continuidade entre eles. A cor clara das paredes e o pé direito alto ajudam a passar a ideia de amplitude e o ambiente parece maior. Mantivemos o mesmo porcelanato dos outros cômodos também na cozinha.



Quando esta casa foi construída existia uma parede separando este cômodo da cozinha. Na primeira reforma, feita pelo meu sogro, a parede foi derrubada e deu origem a um balcão, que permitiu a integração entre cozinha e sala de jantar. Quando vimos a casa pela primeira vez nós amamos a ideia do balcão e o deixamos onde estava, só demos uma carinha nova para ele aplicando esse revestimento do qual vou falar um pouco mais a seguir. Vejam nesta foto a integração entre os três ambientes: salas de estar e jantar integradas através da porta de vidro (já falei da porta aqui), e sala de jantar e cozinha integradas através do balcão.





Agora sim a história do revestimento...rsrsrs. De início eu queria uma parede vermelha na cozinha porque achei que combinaria bem com meus móveis e eletrodomésticos, que são todos nas cores preto, branco e prata (inox). Eu queria pastilhas vermelhas, mas nossa parede é muito grande e ia ficar muito caro, então desistimos. Procuramos então por revestimentos de porcelana que imitassem as pastilhas, mas não achamos o vermelho, acreditam?! Aí meu marido encontrou esse revestimento que imita pastilhas de fibra de coco, e nós achamos que seria interessante colocá-lo na cozinha para fazer um contraste entre o aspecto rústico do revestimento e o ar mais moderno dos móveis e eletrodomésticos. Gostamos tanto do resultado que pedimos ao pedreiro para revestir o balcão com o mesmo revestimento.


Para as outras paredes escolhemos um revestimento branco, pois queríamos deixar o ambiente mais claro e amplo. Reparem que as paredes foram revestidas até em cima, optamos por fazer desse jeito para facilitar a limpeza, já que se trata de uma cozinha.



A bancada da pia já existia, mas estava bem ruim e nós precisamos mexer bastante nela. Primeiro, ela era muito baixa e nós somos altos, com certeza teríamos problemas para lavar a louça... então decidimos aumentá-la verticalmente. Segundo, a bancada estava ruim, então trocamos por novo, feita do mesmo granito utilizado no balcão. Trocamos também a cuba e a torneira. Terceiro, ela tinha um armário embutido de madeira que estava horrível, caindo aos pedaços, mandamos tirar e revestimos todo o vão sob a pia com o mesmo revestimento branco das paredes e colocamos uma porta de vidro para fechar, Ainda falta colocar um filme no vidro para que essa porta fique fosca e não seja possível ver o que há lá dentro.

Sobre a pia existia uma janela, porém ela era pequena e estava feia e empenada. Trocamos por uma janela de vidro nova, que segue o mesmo padrão da janela da sala de estar. O objetivo era deixar o ambiente mais claro e arejado, porém houve uma falha de comunicação entre as partes envolvidas e a abertura da janela não ficou exatamente como gostaríamos, mas ainda assim ficou bem melhor do que estava.


Por hoje é isso meninas, gostaram?! Quando eu for falar sobre a decoração dos cômodos eu darei mais detalhes sobre a escolha das cores e combinações, do tipo de revestimentos e algumas dicas que eu aprendi para dar sensação de amplitude a cômodos pequenos. Ainda tenho mais coisas da reforma para mostrar e em breve farei outro post!!!

Beijinhos!

18 comentários:

  1. Olha, está demais! E esses toques de pastilhas eu simplesmente amei. Está com cores super chiques. Parabéns! Quero ver esses ambientes decorados....com todo o seu amor! Amei Maria Carolina!
    Beijos....

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito. Tá tudo lindo e eu amei a idéia das pastilhas. Também quero que a minha cozinha seja vermelha já que os eletros são das cores dos seus. Já falei qe amo as tuas portas e janelas? Amo esses vidros...


    Tudo muito lindo!
    Vocês estão de parabéns.

    Beijos

    elvesecamila.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Maria está tudo muito bonito..e depois de decorado, tenho certeza que sua casa vai ficar um encanto. Parabéns por essa conquista na sua vida. Abraços.Sandra

    ResponderExcluir
  4. Carol,
    o seu bom gosto é incrível!
    Sua casa está linda! Sério, dá para sentir o carinho que cada item é escolhido. Está tudo muito lindo mesmo!
    Boa sorte na mudança!!

    beijinhos :**
    Carol
    Um blog simples
    Facebook

    ResponderExcluir
  5. Caramba se já ta lindo vazio imagine seu lar todo mobiliado e decorado, a porta ficou realmente um arraso. Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Nossa, eu achei tudo liiiindo!!! Imagina depois de decorado, com tudo no lugar!!! Vai ficar show!!! Nossa, eu não sabia que uma porta era algo tão caro!!! Mas digo que vale muito o investimento, pois aqui teve no passado uma porta oca e dentro foi deteriorando... Começou a cair coisas de dentro... Um horror!!! Ah, qd tiver pronto quero veeeer, hein!!! Bjksss

    ResponderExcluir
  7. Tem bom espaço, tenho certeza que vai ficar mais e mais linda a casa ;)

    Até mais

    ResponderExcluir
  8. Adorei, achei tudo lindo e vc terá muito espaço!!! Vai ficar maravilhosa sua casa mobiliada!!!
    Bjs =^.^=

    ResponderExcluir
  9. Adorei, sou apaixonada pelo seu piso rs... Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oiee Carol,
    menina que casa mais linda, parabens pela a reforma, ficou perfeita sua casa, achei legal essa porta de vidro em baixo da pia, que bacana!
    O meu piso é da mesma cor do meu, adoro ele *-*

    Deus abençoe sua mudança, depois vem postrar pra gente como ficou.

    Doce dia,
    bjoos, eli.

    ResponderExcluir
  11. Olá! A casa está ficando linda e esperamos que sejam muito felizes aí! Obrigada pelo post e caso queira conhecer nosso blog e seguir para ficar por dentro das novidades, promoções e sorteios, é www.tatuagemmania.blogspot.com!
    UM abraço, equipe Tatuagem Mania!

    ResponderExcluir
  12. Olá Maria!
    Os dois ambientes ficaram liiindos!
    Eu amei a ideia de combinar o revestimento da parede com a bancada, genial.. Adoro esse estilo de pastilhas, quero colocar na minha cozinha também!


    Bjss

    ~ Blog: Vida de Noiva
    ~ Produtos de Casamento/Noivado/Chás: Veja Aqui
    ~ SORTEIO de um Buquê: Clique Aqui e Participe!

    ResponderExcluir
  13. Adorei conhecer o blog!

    Estou seguindo aqui você.

    abraços!

    http://totalpinkprincess.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Taa ficando linda!!! *--------* beijos :))
    BlogDDC♥

    ResponderExcluir
  15. OI CAROL, QUE BOM QUE VAI MUDAR,
    SEI COMO É DIFÍCIL,MAS TEM UM LADO BOM,
    PODER REDECORAR A CASA É BEM GOSTOSO.
    BOM FERIADÃO.
    BJOS...

    ResponderExcluir
  16. Wau ficou linda,sua casa ta super chique rsrs,mas tbm vc tem tanta criatividade que ja imaginavamos que iria refletir na sua casa,Parabens!!!
    DEUS abencoe o lar de vcs!!!

    ResponderExcluir
  17. Oláaa,
    Eu li seu post, mas parecia que eu estava conversando com você pois você escreve com muito gosto pelo que faz, ultimamente tenho pesquisado muito sobre reforma e decoração de casas, minha mãezinha faleceu em agosto de 2012, e eu morava sozinha com ela em nossa casa. Com a sua morte, meus amigos, a igreja, resolveram mudar a cara da minha casa para eu conseguir superar tudo e continuar na casa. E por jesuscidência :D achei seu blog com essa postagem justamente do balcão da cozinha, achei esse revestimento imitando fibra de coco de R$ 21,00 reais o metro em Fortaleza, e estava na dúvida se seria esse, e quando vi essa parede e balcão tibe certeza, babei tbm rs. Agora porfavor me tire uma dúvida, é sobre a cor do Rejunte que foi utilizado nesse revestimento. Deixo meu e-mail julianalima190489@ahoo.com.br. Muito obrigada, fica com Deus beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juliana querida,

      Estou tentando te mandar uma resposta por e-mail, mas o e-mail fica voltando, então vou responder por aqui mesmo. Como em nosso revestimento predominam cores escuras de marrom compramos um rejunte marrom café que deu uma maior fluidez às placas. Gostamos muito do resultado. Outra sugestão para você é usar o menor espaçamento possível entre as placas do revestimento, mas levando em consideração se o lugar onde você mora é muito quente, pois se for não pode ser um espaçamento menor que 3 pois o revestimento pode dilatar um pouco mais no calor.

      Espero ter ajudado e se precisar de mais alguma coisa é só me escrever. Tenho certeza de que sua casa ficará linda.

      Amei sua visita ao meu blog e te desejo muitas felicidades!

      Grande beijo e fique com Deus.

      Excluir

Comenta aí gente!!!!rsrs

Se fizer alguma pergunta deixe seu e-mail por favor para que eu possa responder!

Obrigada!!!