sexta-feira, 15 de março de 2013

Ideias DIY | Passo a passo - Agenda forrada com tecido

Olá meninas!!!

Quero começar o post de hoje agradecendo do fundo do meu coração a todas vocês pelos comentários super carinhosos no dia do meu aniversário!!! Muito, muito, muito obrigada por todo esse carinho!

Hoje quero compartilhar com vocês um projetinho DIY  que fiz de maneira totalmente despretensiosa, mas com muito carinho e acabou se tornando um dos meus preferidos dentre os já publicados aqui no blog!

Tudo começou com uma visita à Caçula onde eu encontrei um tecido tããããão fofo, com estampa de corujinhas, que não pude resistir e comprei mesmo sem saber com o que eu o usaria... acontece que na mesma loja bati o olho em uma agenda pequenininha e aquela luz se acendeu na minha cabeça, pensei: "Vou forrar essa agenda com o tecido de corujinhas"! Fiz, e o resultado com PAP mostro para vocês a seguir. Acho que é uma ótima ideia para presentear pessoas queridas e também pode ser usada como uma lembrancinha para festas ou no caso das noivas, para presentear as madrinhas, que tal?!

Para começar você precisará de uma agenda. Escolhi uma pequenininha que me custou R$ 3,99!!!

Comecei lixando a superfície para remover a camada de verniz e melhorar a aderência da tinta. Limpei com um pano seco e apliquei uma boa demão de tinta acrílica branca em toda a parte externa da agenda.

Escolhi o tecido e cortei um pedaço com tamanho suficiente para envolver toda a agenda com folga.

Apliquei bastante cola branca na superfície da agenda e colei uma parte do tecido, tomando o cuidado de deixar uma sobra de tecido nas margens.


Fui passando cola em toda a superfície da agenda, e colando o tecido tomando o cuidado para deixar bem liso e sem bolhas. Na região onde as capas da agenda se dobram é importante prestar atenção ao vinco.  No final recortei o excesso de tecido e deixei uma sobra de aproximadamente 2 cm em todos os lados. Ah... e por favor, não joguem os retalhos fora, podem servir para outra arte!

Na região da dobra das capas fiz pequenos cortes para facilitar na hora de virar as abas para dentro.

Depois passei bastante cola nas abas de tecido, virei e colei na parte interna das capas.

Para o acabamento da região de dobra das capas, eu apliquei bastante cola no pedacinho de tecido que sobrou, e com o auxílio da ponta da tesoura dobrei e inseri o pedacinho de tecido no vão que se forma entre as folhas da agenda e as capas.

Vai ficar assim:

Para o acabamento da parte interna das capas separei dois pedaços de um tecido fofo que eu comprei no mesmo dia, um xadrez azul.

Cortei e colei o tecido na parte interna das capas com cola branca. Para o acabamento ficar mais bonito eu colei o tecido com as bordas dobradas e viradinhas para dentro, como se fosse uma bainha.

Eu poderia ter parado aqui, mas como para mim fofura nunca é demais, resolvi colar uma miçanga de borboleta que tinha em casa na fitinha da agenda e personalizar o marcador de páginas. Usei cola quente!!!

Para impermeabilizar o tecido e garantir que ele não vai desfiar ou sujar passei termolina leitosa com auxílio de um pincel e deixei secar.

Agora o trabalho está finalizado. Vamos ver mais detalhes?!



 


E então meninas, o que vocês acharam?!!!

Como já falei várias vezes aqui no blog que eu não sou artesã, mas amo artesanato e minha proposta com esses projetos DIY é justamente mostrar a vocês que com dedicação e um pouquinho de paciência, qualquer um pode fazer o mesmo, por isso não me preocupo com as técnicas usadas, nem sei se estou fazendo certo, mas me divirto muito durante o processo e sinto o maior orgulho quando vejo o resultado, e quero incentivá-las a fazer o mesmo!!! Arrisquem-se, criem!!!! Aproveitem o final de semana para usar e abusar da criatividade!

Beijinhos a todas e bom final de semana!!!

13 comentários:

  1. Oi!!!
    Ficou fofa, esse tecido da corujinha e lindo.
    E o PAP muito legal!
    Hum...quer dizer que você também é frequentadora da Caçula rs
    Estamos organizando um encontro de blogueiras/RJ será no centro do Rio, com data e local a definir!
    :)
    bjs, obrigada e ótimo finde também!

    ResponderExcluir
  2. Ai que fofo já fiz uma vez num caderno antigo e deu super certo! Me apaixonei pelas corujinhas! Bjs!

    ResponderExcluir
  3. totalmente fofíssima e exclusiva!
    abraços, flor

    ResponderExcluir
  4. Ficou super linda e delicada. Parabéns!
    Bom domingo.
    Bjos, Mari.

    ResponderExcluir
  5. Adorei o charme do tecido por dentro.
    Estou seguindo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Adorei sua inspiração.
    Ano passado fiz a mesma coisa com minha agenda.
    Com estampa de coruja também.

    :)

    http://filhadejose.blogspot.com.br/2012/03/agenda.html

    Bjo.

    Ana Virgínia

    ResponderExcluir
  7. Carol,
    que agendinha mais linda!!
    O seu capricho me encanta!
    Aqui em casa temos o hábito de customizar, esses dias minha irmã também encapou com tecido a agenda dela.
    Parece que o carinho pelos objetos que tem um pouquinho de nós é maior...

    Uma semana bem feliz para você! :)

    Abraços,
    Carol
    Um blog simples
    Facebook

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?
    Vim convidá-la a participar de um sorteio que estou fazendo
    em meu blog, totalizando 17 produtos!
    O link do sorteio é:
    http://conversandosobreesmaltes2.blogspot.com.br/2012/12/sorteio-participem.html
    Mas corre, que faltam poucos dias!!!
    Espero contar com sua participação!
    Boa sorte!!!
    Bjs..

    Blog: http://conversandosobreesmaltes2.blogspot.com.br
    Flickr: http://www.flickr.com/photos/conversandosobreesmaltes2/

    ResponderExcluir
  9. esses tecidos de coruja me encantam!!!

    Bjsssss

    ResponderExcluir
  10. Que lindo Maria!

    Ficou uma graça e tão lindoooo..
    Eu tenho um bloco de anotações assim, é meu mimo! rs


    Bjss

    ~ Blog: Vida de Noiva
    ~ Produtos de Casamento/Noivado/Chás: Veja Aqui

    ResponderExcluir
  11. Ai Maria Carolina so voce mesmo pra ter tanta criatividade com os detalhes,que tecido mais cute =^:^= as corujinhas sao um amor,a agenda ficou linda e 'e um presente bem diferente e especial ainda mais quando 'e feito por quem vai presentear,indicado pra qualquer ocasiao,outro dia comprei uma agenda que 'e forrada de tecido,acho lindo coisas forrado com tecido.
    Parabens!!! bjs :*

    ResponderExcluir
  12. Oi, Maria Carolina,obrigada pelas suas visitinhas elas são sempre bem vindas. Essa agenda ficou linda, vou fazer uma para mim.
    Bjs
    Elisete

    ResponderExcluir
  13. Oi, adorei a agenda, achei muito linda, vou tentar fazer uma agora pra 2014! haha tomara que de certo.

    ResponderExcluir

Comenta aí gente!!!!rsrs

Se fizer alguma pergunta deixe seu e-mail por favor para que eu possa responder!

Obrigada!!!