quarta-feira, 27 de março de 2013

Ideias DIY | Passo a passo - Letras decorativas de papelão forradas com tecido


Olá meninas!

Essa seção do blog que eu chamei de idéias DIY é uma terapia para mim. Eu gosto muito de me aventurar em trabalhos manuais como um hobby e fico super feliz quando concluo um projeto, daí corro para compartilhar com vocês com o objetivo de mostrar que qualquer pessoa pode fazer também, basta um pouquinho de paciência e dedicação. Escolhi a sexta-feira para postar essas idéias como uma proposta para o fim de semana, mas em função do feriado desta sexta-feira o projeto DIY dessa semana será postado hoje! E por que não na quinta?! Ah... porque eu sou uma pessoa muito ansiosa...rsrs

Que as letras decorativas são um sucesso absoluto todas nós concordamos. Elas invadiram o mundo casamenteiro e a decoração das casas mundo afora. Não há como resistir a essas letrinhas tão lindas que podem ser encontradas formando as iniciais dos nomes, palavras românticas, motivacionais e até mesmo frases inteiras... e, por isso eu decidi que as queria também na decoração da minha casa. Mas... ao invés de comprá-las prontas eu decidi botar a mão na massa e fazer minhas próprias letras decorativas e para isso escolhi como material de partida o papelão (das caixas que usei na minha mudança), então também é um projeto que envolve reciclagem. Para o acabamento, escolhi tecidos fofos, só porque eu sou apaixonada por tecidos e não consegui resistir... agora sejamos honestas, dêem uma olhadinha na imagem a seguir e me digam, tem como resistir?!


 Então vamos ao que interessa de fato, o passo a passo...

1) Eu escolhi a palavra “AMOR” e para começar precisei criar um molde para as letras. Para isso, risquei as letras em quadrados de papel (eu usei papel colorplus porque tinha sobrando em casa, mas pode ser qualquer papel) com 14,8 cm de altura por 14,8 cm de largura e desenhei as letras dentro desse espaço, usando uma régua para traçar as linhas, de modo que elas ficassem com a mesma medida do quadrado de papel. Depois foi só recortar as letras com uma tesoura e os moldes estavam prontos, mas para facilitar a vida de vocês vou deixar o arquivo para download dos moldes aqui.



2) Com auxílio dos moldes eu risquei as letras no papelão, em duplicata, porque eu queria que as letras tivessem um efeito 3D.

 3) Para conseguir esse efeito 3D eu precisava de alguma coisa que mantivesse as duas faces de cada letra unidas, porém mantivesse um espaço entre elas. Para isso cortei tiras de papelão com 8 cm de comprimento e 2 cm de largura.  Ao longo dos 8 cm de comprimento eu marquei linhas a cada 2 cm, de forma a dividir cada tira de papelão em 4 quadradinhos de 2 cm x 2 cm, assim:


4) Dobrei cada tira de papelão no formato de um cubo com 2 cm x 2 cm. As dobras foram feitas nas linhas riscadas anteriormente e para manter as duas pontas unidas eu usei um pedacinho de fita crepe.

 5) Para exemplificar o processo de montagem das letras vou usar a letra “A”, depois é só fazer o mesmo com as outras. Colei (com cola branca) alguns cubinhos de papelão em uma das faces que irão compor a letra A. (Ah... desculpem a mudança de cenário nas próximas fotos, mas essa parte eu fiz em um dia que passei na casa da minha avó, e as fotos estão escuras porque estava de noite e a luz não estava boa)


 6) Passei cola branca nos cubinhos e colei a outra face da letra “A” por cima, como se fosse um sanduíche.


Vejam como ficou a lateral da letra:

 7) Para fechar as laterais e a parte interna das letras eu cortei tiras de papel cartão. Escolhi esse papel por seu resistente, porém mais flexível que o papelão, o que nos permite fazer contornos arredondados com mais facilidade.

 8) Usei as tiras para vedar as laterais e a parte interna das letras e para manter as tiras presas eu usei fita crepe.



9) Para dar mais resistência às letras eu as cobri com pequenos pedaços de jornal, os quais fui colando em camadas, usando cola branca. Quanto maior o número de camadas de pedaços de jornal, mais resistente ficará a letra.

 10) Esperei a cola secar e apliquei 3 demãos de tinta acrílica branca, com intervalo de 30 minutos entre cada demão. Após a última demão esperei a tinta secar completamente. Obs: Se o tecido escolhido tiver fundo escuro não há a necessidade de tantas demãos de tinta. (Agora de volta ao cenário original, minha casa, rsrs)


11) Depois que a tinta estiver completamente seca é hora de forrar as letras com tecido. Vocês podem forrar da maneira que acharem mais conveniente, eu vou mostrar como eu fiz. Comecei cortando um pedaço de tecido com tamanho suficiente para cobrir uma das faces e as laterais da letra.


12) apliquei bastante cola branca em uma das faces da letra e colei no verso do tecido, tomando o cuidado de deixar bem lisinho e sem bolhas, pois no final essa será a parte da frente.

 13) Passei cola em uma das laterais e fixei o tecido. Cortei o excesso de tecido, deixando uma aba de aproximadamente 1 cm, que foi colada na parte de trás da letra.

 14) Repeti o processo do outro lado...


15) E na parte de cima...


16) Fiz o mesmo ao longo de toda a extensão da letra, sempre dobrando e cortando o excesso de tecido e colando as abas na parte de trás, até ficar assim:

 17) Para a parte interna da letra eu fiz um pequeno corte (com a tesoura) no pedaço de tecido que estava cobrindo o centro e dobrei o tecido, colando-o na parte interna da letra.


18) Para o acabamento dessa região, cortei uma pequena tira de tecido e colei ao longo de toda a parte interna, sempre cortando o excesso e colando as abas na parte de trás da letra.

19) Para finalizar risquei e cortei a letra “A” no tecido, usando a própria letra que está sendo forrada como molde.

20) Passei bastante cola na parte de trás da letra e colei esse tecido recortado no formato da letra para fazer o acabamento.


21) Para impermeabilizar usei termolina leitosa, que protege o tecido contra a sujeira e a umidade e impede que ele desfie.

Repeti todas essas etapas com todas as letras. Dá um certo trabalho, mas o resultado compensa, vejam só:



Usei quatro tecidos diferentes, em tons de azul, verde e branco... um mais fofo que o outro não acham?


Eu queria usar as letras para decorar meu quarto e optei por colá-las em uma parede que estava completamente vazia entre a porta do quarto e a porta do nosso banheiro, vejam só:


Para colar as letras usei fita adesiva fixa forte, mas se quiserem também podem colocar as letras apoiadas sobre uma prateleira ou algum móvel, pois como elas foram feitas em 3 dimensões elas podem ficar em pé. As noivinhas de plantão podem fazer para o chá, noivado ou casamento e guardar para decorar a casa depois!

E então meninas, o que acharam?! Espero que tenham gostado e que vocês também se aventurem a fazer essas letrinhas... e se fizerem depois venham me contar, ok?!

Por hoje vou ficando por aqui!!!

Beijinhos!!!



Essa postagem faz parte da Blogagem Coletiva do mês de março promovida pelo blog Vida Todo Dia, cujo tema é: Meu Post Favorito


86 comentários:

  1. Nossa ficaram lindas, já tinha visto um diy, mas o seu ta bem mais explicado e ficou perfeito quero fazer minhas letras de papelão pois são bem mais econômicas! Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Oi Carol, tu sabes que amo essas letras, tanto que já mostrei lá no blog, por isso quero te dar os meus parabéns, elas ficaram lindas, literalmente um "amor". Um Bj

    ResponderExcluir
  3. Muitooo bom o post, adorei!
    Bem explicadinho!
    Com certeza vou tentar fazer.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Carol, arrasou, ficaram lindas, adorei a combinação dos tecidos fofos.
    Parabéns

    ResponderExcluir
  5. Adorei o PAP, parabéns pelo trabalho!!!

    ResponderExcluir
  6. Carol,
    que perfeição!!!
    AMEI demais, demais mesmo! ♥

    O seu passo a passo em fotos e o resultado ficaram encantadores.
    Vou compartilhar na fanpage do blog.

    beijinhos :*
    Carol
    www.umblogsimples.com

    ResponderExcluir
  7. Ficou fofo! parabéns os tecidos também são de muito bom gosto.
    bjs
    Elisete

    ResponderExcluir
  8. Simplesmente amei o seu PAP, as suas letras, seus tecidos.
    Já olhei e olhei!!!
    Adorei o uso do papelão (só encontro letras caras rs) e fiquei com muita vontade de fazer !
    Ótimo PAP, mais explicado impossível!
    Arrasou mesmo, próximo passo: casinha :)

    Obrigada pelo comentário ;)
    A feira será na semana que vem, no centro do RJ.
    Vou com certeza, só não sei ainda que dia!
    bjsss

    ResponderExcluir
  9. Muito, muito bom o pap! Dá trabalho mas fica muito bacana, né? Adorei o fato delas serem 3D! rs

    Muito obm mesmo. E os tecidos são lindos!

    Beijo.

    ResponderExcluir
  10. CAROL FICOU LINDO!!
    AMEI, DIAS ATRÁS ACHEI NO MEU TRABALHO UMA PLACA DE PAPELÃO GROSSO (UNS 2 CMS DE LARGURA) GUARDEI NA HORA PENSANDO EM FAZER LETRAS, ATÉ PROCUREI MOLDES DAS LETRAS, MAS NÃO ACHEI, SERÁ QUE DÁ PRA VOCÊ COMPARTILHAR O MOLDE??
    BJOS...

    ResponderExcluir
  11. OPS, FUI COM TANTA SEDE AO POTE QUE PULEI A PARTE ONDE DISPONIBILIZOU O MOLDE,KKKK
    VALEU!!!
    BJOS...

    ResponderExcluir
  12. Um DIY suuuper fofo esse!

    maravilha o resultado final *.*

    beijos!

    ResponderExcluir
  13. Lindo DIY, ficou super fofo!! Adorei!!
    Bjs =^.^=

    ResponderExcluir
  14. Oiii Carol,
    como você é criativa, ameeeei a ideia, ficou lindo a decoração
    O tutorial ficou muito bem explicado!!! Amei =D

    Aaah, Feliz páscoa!
    bjoos, eli.

    ResponderExcluir
  15. Maria Carolina, muito obrigada, minha querida, por todos os seus doces comentários.
    Adorei o DIY. Adorei as letras. O resultado é incrível.
    Deixo um beijo e os votos de uma feliz Páscoa.

    ResponderExcluir
  16. Que coisa linda!
    Quanto capricho!!! adorei a idéia ;) dá pra usar e fazer outras palavras, gostei mesmo!!!

    Bom feriado
    =^.^=

    ResponderExcluir
  17. Oi Maria Carolina,
    Obrigada e ótima Páscoa também!!!
    bjs

    ResponderExcluir
  18. Ah, tem selinho pra vc lá no blog!
    http://casamentoemsp.blogspot.com.br/
    Bjs =^.^=

    ResponderExcluir
  19. Carol q arte linda q vc fez! As letras ficaram lindas e perfeitas! Obrigada pela linda mensagem q vc deixou no blog, vc me deixou muito feliz!
    Desejo a vc e sua família uma feliz Páscoa!
    Bjs
    Mel

    ResponderExcluir
  20. passando para lhe desejar uma FELIZ PÁSCOA repleta de harmonia, amor e felicidade! *.*
    abraços!

    ResponderExcluir
  21. Essas letras viraram um clássico!!Parabéns pelo trabalho que fez, ficou lindo.
    Abraços.Sandra

    ResponderExcluir
  22. Muito lindo!
    E como você é caprichosa.
    Adorei!
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Xuxu!! Acabei de conhecer seu blog atravez do blog da Lari... eu simplesmente amei a ideia!!!

    Vou fazer com certeza...


    blogdabiane.com.br

    ResponderExcluir
  24. Amiga, que passo a passo mais bem feito, ficou demais! Parabéns pelo capricho e pela ótima ideia! Beijos

    ResponderExcluir
  25. Achei demais!!!Estou doida p/ comprar essas letras, mas sempre achei tão caro....simples de fazer não achei, mas não é impossível né?Mas acho que eu ficaria um ano p/ formar uma frase rs. Ficaram lindas demais suas letras e esses tecidos super fofos! Adorei! Está de parabéns!
    Beijos

    ResponderExcluir
  26. Lindo!!! Não tem como resistir mesmo a essas letrinhas. Adorei a combinação dos tecidos.
    Uma Feliz Páscoa pra você.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Cheguei no seu cantinho através da BC da Lari, e estou chocada com essas letras! nunca tinha visto essas letras com papelão... ficou demais e com certeza vou tentar fazer! Obrigada por compartilhar, estou com uma nova tag no blog que se chama "decorar gastando pouco" e é claro que vou tentar fazer pra casinha...

    bjus e já estou te seguindo pra ficar ligada no que rola aqui! Feliz Páscoa.

    ResponderExcluir
  28. Ola, acabei de conhecer o blogue através da blogagem da Lari. Bem fácil essas letras e com paciência fica lindo. Adorei a idéia e o passo a passo está bem explicadinho. Ficaram lindas e com um custo bem baixo né?? Vou ver se consigo fazer, pois tenho uma parede do quarto bem sem graça...

    Beijos...

    ResponderExcluir
  29. Oi, conheci seu blog hoje através da BC "Meu post favorito"do blog Vida Todo Dia!
    Amei o seu cantinho e pode ter certeza que vou vir sempre aqui!
    Amei sua dica, eu sempre tive curiosidade sobre como fazer essas letras de papelão...seu post foi muito instrutivo!
    Tenha uma ótima semana, beijos!

    www.asosmamaenadia.com

    ResponderExcluir
  30. Olá, cheguei aqui através do BC da LARISSA! Idéia inspiradora e criativa!Parabéns, querida.
    Beijos e boa semana!!

    ResponderExcluir
  31. Mariaaaaaaa preciso dizer que AMEI esse DIY?!

    Arrasou amiga, ficou super explicadinho, lindo.. perfeito!
    Posso repostar no blog?!

    Esse post merece ir para o Feliz com muito pouco, com certeza!! rs



    Bjsss

    ResponderExcluir
  32. Oi Maria Carolina
    Simplesmente amei seu pap...maravilhoso!!!
    Te vi lá na BC da Lari. Gostaria de te pedir permissão para postar a foto das letras linkando para teu blog, criei um novo blog só com divulgações de tutorias interessantes. Eu e a Maria do blog Maria ateliê estamos combinando um encontrão de blogueiras aqui no Rio, ainda não tem data marcada. Se quiser ir avisa tá? marcaremos no centro do Rio.
    Adorei seu blog e já estou seguindo para acompanhar de perto teus posts...

    bjos

    ResponderExcluir
  33. OLá
    Adorei seu pap e o capricho no trabalho! Nossa ficou perfeito e a escolha das cores ficou o máximo.
    Conheci seu blog na Larissa, amei !

    bjs
    Paty

    ResponderExcluir
  34. Maria eu sempre vejo essas letras em madeira no mercado pra vender,so que a unidade 'e um pouco cara,esse DIY ficou lindo e o acababento final muito original,parabens!!!bjs :*

    ResponderExcluir
  35. Ola! Sou sua nova seguidora e amei estas letras achei um pap a um tempo atras tentei fazer mas desisti, pq ficou toda torta as letras! Mas me tira uma duvida: vc fez as letrar com colorplus e depois passou para o papelao? pq vi que as bandas estavam grossas. Vou fazer e adoraria ver vc la no blog! Bj ja sou seguidora hein!

    ResponderExcluir
  36. Oi! Estava procurando o PAP dessas letras no google e achei seu blog. Muito bem explicado! Ontem comecei a fazer. Até a parte do jornal foi tranquilo, o que eu não esperava. Só me enrolei um pouco na hora de colar os pedaços de jornal e aí acabei trocando o jornal por papel A4. O bom é que aí não foi preciso usar a tinta branca. Hoje vou colar os tecidos. Espero que dê certo mesmo eu tendo trocado os papéis e não tendo usado a tinta!
    Seu blog é show! Obrigada pelas idéias!
    Beijos,
    Marcinha

    ResponderExcluir
  37. Aha que útil...já postei um tutorial no meu blog dessas letras, mas o seu está perfeito e explicadinho...

    Parabéns!!

    ResponderExcluir
  38. Muito lindoooooooooooo...dom de DEUS...Parabens!!!!!!!

    ResponderExcluir
  39. Adorei seu trabalho, muuuuuito lindo e criativo... Ia copiar os moldes, porém, está com problema, qdo puder, dê uma conferida para, se possível disponibilizá-los de novo! Agradeço desde já por compartilhar esse belo trabalho!

    ResponderExcluir
  40. ADOREI! Queria o molde de todas as letras do alfabeto para novas criações. Você tem para me passar ou sabe onde consigo? O meu e-mail é freitas.master@yahoo.com.br.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  41. Eu simplesmente achei um arraso! Vou fazer pra enfeitar o niver da minha filha!

    ResponderExcluir
  42. ADOREI! Queria o molde de todas as letras do alfabeto para novas criações. Você tem para me passar ou sabe onde consigo? O meu e-mail é a_dna_ma@hotmail.com
    Obrigada

    ResponderExcluir
  43. Perfeito... Adorei :) Bjs
    Vivi e Isaac

    ResponderExcluir
  44. Que PAP ótimo! Parabéns, acho que vou aventurar-me nesta empreitada de letras! Muito lindas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Márcia!
      Muito obrigada! Fico feliz!!!
      Beijinhos!

      Excluir
  45. CArol simplesmente maravilhoso este PAP amiga, lindo de mais eu vi no pinterest algo parecido, mas acho que o povo colocava gesso, assim ficou mais fácil...

    PArabéns depois eu vou compartilhar na minha fanpage tudo bem?

    bjs

    Gélia

    ResponderExcluir
  46. Muito bom esse PAP, estou fazendo para o niver da minha filha. Trabalhoso, mas fica lindo!!!!
    Como vc fez a parte de baixo do A? Nao estou conseguindo recortar o tecido pra que nao precise fazer arremate ali. Você pode me dar uma dica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Carolina! Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Se você não estiver conseguindo recortar o tecido para essa parte de baixo sugiro que você corte uma tira de tecido com a largura adequada para esse pedaço e faça o acabamento colando essa tira de tecido ao longo de toda a parte de baixo. Fiz isso para algumas letras e o resultado ficou ótimo! Use bastante cola e aplique termolina leitosa no final, não dá nem para ver o arremate!

      Beijinhos!

      Excluir
  47. Boa tarde.
    Se eu quiser pintar em vez de colar tecido, funciona?

    ResponderExcluir
  48. Muito legal. Adorei a dica. Obrigada por compartilhar. Quando fizer mostro pra você. Adorei tudo o que vi por aqui. Belíssimo trabalho.

    ResponderExcluir
  49. Muito liindo!! Daria para fazer todo esse processo com a letra de isopor pronta?

    ResponderExcluir
  50. Adorei... estou compartilhando esse pap no meu blog www.inspiresuafesta.com
    Parabéns pelo passo a passo e pelo blog... bjs

    ResponderExcluir
  51. Que show, estava precisando disso de um diy assim :)
    Vou tentar fazer também o/


    Ideias Trocadas

    ResponderExcluir
  52. kkkkkkkkkkkkkkkkk Estou eu aqui em casa de molho, sem poder trabalhar(conjutivite), e começo a pensar no aniversário de kevin de 4 anos.Vou pra net pesquisar, entro num blog,de lá vou pra outro e SURPRESA!! Você Carol! Seu post tá maravilhoso só não sei se vou ter tempo pra tentar fazer. Sucesso, 100000000000000000 Beijos,
    Caroline do Espaço Vida Pilates

    ResponderExcluir
  53. Que tudooooo
    Obrigada por compartilhar.
    Vou fazer aqui as letras das minhas famílias..
    Eba...
    Obrigada

    ResponderExcluir
  54. Não é tão fácil não!!! a pior parte e o tecido!!! dependendo da letra fica muito difícil!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alexandre,
      Tudo é uma questão de prática, tive um pouco de dificuldade na primeira, depois fui pegando o jeito e foi ficando mais fácil!

      Excluir
  55. Oie!

    Queria saber quanto tecido vc utilizou em casa letra? Meio metro?

    Beijos! Ameio, vou reproduzir pro meu noivado :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda,
      Não chega a meio metro não. Para esse tamanho de letra, aproximadamente 15 x 15, acredito que uns 25 a 30cm sejam suficientes, mas tudo dependerá da largura. Os meus tinham 1,40m de largura.
      Sugiro que você faça um teste antes, mas é sempre bom comprar com folga, pois se der algum problema dá para ajustar.
      Espero que dé certo!
      Beijinhos!!!

      Excluir
  56. Lindoooooooooooooo...farei p meu chá de fralda!!! O molde que vc tem é apenas para a palavra amor?

    Parabéns!!


    Izabel Maciel

    ResponderExcluir
  57. Parabéns pela criatividade, bom gosto, paciência e didática! Tudo muito bem explicado e com mt praticidade e acessibilidade. Indiquei esse blog a uma amiga na Suiça pra fazer a festa da filha e ela amou! Vou fazer tb na próxima festa do meu filho também! Obrigada por compartilhar suas ideias maravilhosas!

    ResponderExcluir
  58. Parabéns viu!
    Amei o seu blog, e principalmente que vou tomar as suas ideias para decorar o quarto do Meu pequeno que está chegando!
    Obrigada por compartilhar conosco sua sabedoria!
    Deus abençoe.
    E parabéns por explicar tudo de forma simples, e por ser caprichosa!
    davimeufilho.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  59. Olá colega estou divulgando as suas idéias no meu blog http://davimeufilho.blogspot.com.br/
    :D ficaria feliz se vc desse uma passadinha e deixa-se um recadinho :D
    Obrigada

    ResponderExcluir
  60. Ola Carolina amei esse ideia de letra em 3D to pensando em fazer o nome de minha filha pro 2 aninhos dela que vai ser da galinha pintadinha queria que você me desse uma tica pra eu escolher a cor do tecido. vou ficar muito grata

    patypink1400@hotmail.com

    ResponderExcluir
  61. Queria saber qual o tipo de tecido mais indicado pra esta brilhante ideia... e nao conseguir ver o molde meu email eh nmpinto10@hotmail.com se puder enviar agradeço.. Bjs Ivana

    ResponderExcluir
  62. Marol! Advinha quem vai se aventurar a fazer as letrinhas? Vou seguir seu conselho de personalizar o armário de bem casados! Depois vc confere ao vivo!

    ResponderExcluir
  63. Marol! Advinha quem vai se aventurar a fazer as letrinhas? Vou seguir seu conselho de personalizar o armário de bem casados! Depois vc confere ao vivo!

    ResponderExcluir
  64. Obrigada,fiz as letras e não tinha a menor idéia de como cobri-las!!!!

    ResponderExcluir
  65. nosssaaaaaa lindas e bem explicadas!!! vou fazer pro niver do meu filho!!!!

    ResponderExcluir
  66. gostaria de saber qual tecido usar

    ResponderExcluir
  67. gostaria de saber qual tecido usar nenesarmento-40@hotmail.com

    ResponderExcluir
  68. posso usar fita banana imail nenesarmento_40@hotmail.com

    ResponderExcluir
  69. Ola!!! Adorei.. super explicadinho!!! Estava a procura de algo assim!!! Muito obrigada

    ResponderExcluir
  70. Olá!
    Eu adorei... ficou lindo! Parabéns!!!
    Fabiana

    ResponderExcluir
  71. Olá estou tentando fazer forrada com EVA e maior tipo 50x60 e estou tendo dificuldades. Pode me ajudar? oficinaenkantada@ibest.com.br

    ResponderExcluir
  72. Gostaría de saber o tipo de tecido ideal - priihcarvallho@gmail.com

    ResponderExcluir
  73. Parabéns pelo seu trabalho vou fazer para o aniversario da minha filha!!! Você é muito talentosa!!!

    ResponderExcluir

Comenta aí gente!!!!rsrs

Se fizer alguma pergunta deixe seu e-mail por favor para que eu possa responder!

Obrigada!!!