sexta-feira, 22 de março de 2013

Ideias DIY | Passo a passo - A tábua de carne que virou lousa...

Olá meninas!

Mais um final de semana se aproxima e eu trouxe mais um projetinho DIY para animar a sexta-feira! Primeiro vamos à história dessa projeto...

Quando eu casei minha mãe me deu algumas coisinhas que ela tinha notado que eu ainda não tinha na minha cozinha, como por exemplo, uma tábua de carne. Ela comprou duas, uma de acrílico, que foi para uso, e uma de madeira que eu guardei. Depois que minha mãe faleceu fiquei muito apegada aos presentes que ela me deu, inclusive os mais simples, eles ganharam um valor emocional imenso para mim. Na semana passada comecei a desembalar algumas caixas da mudança que ainda estavam fechadas e achei a tábua de carne de madeira. Eu sabia que não iria colocar em uso então decidi transformá-la em algum objeto para decorar minha cozinha, assim poderia lembrar da minha mãe sempre que olhasse para ela. escolhi fazer uma lousa e o resultado ficou lindinho, vejam só a bonita já pendurada na parede da cozinha:


Essa ideia também pode ser usada para decorar um chá de panela, como lembrancinha do chá e também para presentear pessoas queridas. Eu optei por escrever "Bon Appétit" com giz branco e pendurei bem na entrada da cozinha para dar boas vindas aos amigos e convidá-los a entrar e desfrutar de uma boa comidinha caseira, ficou fofo né?!rs

Bom agora vamos ao que interessa que é o passo a passo, certo?!

1) Para começar eu peguei a tábua de carne de madeira e lixei bem com uma lixa fina para remover irregularidades da superfície. Depois de lixada removi o pó com auxílio de um pano seco.

2. O próximo passo foi pintar a tábua. Para isso usei tinta acrílica branca fosca e usei um rolinho de espuma para aplicar a tinta na tábua. Apliquei apenas uma demão de tinta branca e esperei secar completamente.


3. Eu queria que a pintura ficasse com um estilo rústico, meio desgastado, então depois de seca eu lixei toda da superfície da tábua, sempre no sentido dos veios da madeira, dando uma caprichada em alguns pontos, principalmente nas bordas.

4. Depois de lixar removi o pó com auxílio de um pano seco e demarquei com fita crepe a área a ser pintada de preto.

5. Com auxílio do rolinho de espuma apliquei tinta acrílica preta fosca na região demarcada. Quanto mais demãos de tinta preta, mas homogênea ficará a superfície. No meu caso usei 2 demãos, com intervalo de 40 minutos entre cada uma.

6. Após a última de mão de tinta preta esperei a superfície secar bem e removi a fita crepe com cuidado.


7. Para fazer o acabamento usei viés xadrez vermelho. Cortei tiras de viés com tamanho adequado para contornar as bordas da lousa e usei cola quente para aplicar as tiras. Reparem que para o acabamento ficar mais bonito eu colei as tiras com as pontas dobradas e para deixar o visual rústico eu deixei as pontas aparentes, tomei apenas o cuidado de deixar todas as ponta mais ou menos com o mesmo tamanho.


8. Para dar um toque de romantismo fiz um lacinho simples e colei na parte inferior da lousa. Usei cola quente.

9. E como fofura para mim nunca é demais, colei um pequeno botão branco no centro do lacinho.

10. Para o acabamento usei verniz acrílico fosco em toda a superfície da lousa, inclusive sobre a tinta preta. Essa etapa é importante não só para proteger o trabalho, mas para garantir que você posso escrever sobre a lousa e limpar com facilidade depois. Apliquei também termolina leitosa nas pontinhas do viés para não desfiar. Depois foi só esperar secar e pronto!


Muito simples né?! Você pode usar essa lousa para deixar recadinhos e lembretes na cozinha! E de quebra deixar o ambiente ainda mais bonito!

Gostaram meninas?!

Desejo a todas um final de semana gostoso e criativo!

Beijinhos!


23 comentários:

  1. Ficou super bacana! è realmente uma ótima idéia.
    Parabéns!
    Um ótimo final de semana para você também.

    ResponderExcluir
  2. Maria Carolina, achei lindo, ainda mais sabendo a história dessa tábua. Sinto o mesmo em relação aos objetos que possuo e que vieram da minha mãezinha querida que demasiado cedo partiu.
    A tábua tem um certo ar de bistro francês.
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Que linda que ficou!
    Parabéns!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. A-DO-REI! Dá pra fazer com a tábua que usei no meu chá :)

    ResponderExcluir
  5. Carol,
    você sempre tão caprichosa!
    A tábua ficou linda e imagino que o valor sentimental por ela tenha aumentado.

    beijinhos :**
    Carol
    Um blog simples
    Facebook

    ResponderExcluir
  6. Caramba adorei a sua ideia. Ótima! Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Oi Maria Carolina,

    As tábuas de carne são ótimas para as artes.
    Ainda mais assim, por um motivo tão especial.

    Adorei a ideia e o seu PAP tão explicadinho, muito legal!
    Ficou linda!

    Obrigada pelo elogio :)
    O feltro...vou avisando, vicia!rs
    Eu comprei tem tempo, e também estava esperando um tempinho para fazer.
    Mas como quero fazer alguns artes para as caixinhas, comecei brincando com algumas coisas que estavam na imensa listinha de 'pendências'.
    Faça sim, vai adorar.

    Para o quadrinho,se você sabe bordar (eu estou voltando a me lembrar rs) vai tirar de letra.

    Eu colei o tecido na tela - com cola branca - para ficar bem esticadinho, e por isso só usei tecidos de algodão.
    Depois é só inventar...e mostrar como ficou, isso é 'obrigação'! rsrs

    bjs, obrigada e ótimo finde para você também!

    ResponderExcluir
  8. Que gracinha!
    Super bacana a idéia. Alem de lindinha é bem fácil de fazer ;)
    Obrigada pela dica.

    Bom fds
    =^.^=

    ResponderExcluir
  9. Legal, Carolina.
    Assim, o presente da mãe não vai se estragar rápido.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns Carol, ficou muito fofo! Que linda forma de lembrar da mamis. Um bjão

    ResponderExcluir
  11. Olá Maria!! Ficou lindo e de extremo bom gosto..e uma bela lembrança de sua mãe. Abraços e estou de volta no blog. Já estava com saudades..Abraços.Sandra

    ResponderExcluir
  12. Super fácil de fazer!
    E como dá um up na decoração né?!

    Adorei a dica Maria, ficou show!!


    Bjs e boa semana querida

    - Blog Vida de Noiva

    - Produtos para Casamentos & Noivados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei, ficou super lindo o resultado, com muito capricho e inspiração! *.*
      beijinhos!

      Excluir
  13. Q saudade q eu tava de visitar os cantinhos..
    Agora tô de volta..
    E pretendo ficar de vez. rsrss

    Onn q amor..
    ficou linda demais..!

    Bjs :*
    Boa Semana ")

    ResponderExcluir
  14. Passei, entrei e vou ficar!
    Beijo.
    Nita

    ResponderExcluir
  15. Quando for na casa da minha mãe vou mostrar ela, tenho certeza que vai amaar :*

    http://cherrybombsstore.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Carol,

    Ficou linda e fofa, adorei essa fita, deu um charme e tanto.
    Parabéns.
    Se anime e venha feltrar, eu viciei...rsrs...
    Besitos

    ResponderExcluir
  17. Maria ficou D++++,sem contar que 'e uma lembraca especial da sua mae ne?!
    Eu tbm me apego as coisas,ainda mais quando ganho de alguem,essa 'e uma boa dica pra tirar da caixa aqueles objetos que sao especiais e dar uma carinha nova podendo assim ser usado para efeitar casa ... Parabens seus projetinhos sao super faceis,porem muito lindos e necessarios ... Bjs :*

    ResponderExcluir
  18. Amei esse DIY, nunca tinha visto e adorei!!!!
    Parabéns pelo post!!!
    Bjs =^.^=

    ResponderExcluir
  19. Carol,
    eu ameeeeeei, a tempos estou querendo comprar esta tinta lousa, quando eu comprar vou fazer uma arte dessas, ficou linda, e realmente será uma boa lembrança da sua mamãe ^^

    Bjoos, eli.

    ResponderExcluir

Comenta aí gente!!!!rsrs

Se fizer alguma pergunta deixe seu e-mail por favor para que eu possa responder!

Obrigada!!!