sexta-feira, 12 de abril de 2013

Ideias DIY | Casa de passarinho decorativa em estilo provençal

Olá meninas!

Graças a Deus hoje é sexta-feira, o que significa que amanhã estou finalmente de folga. Essa semana foi muito cansativa e eu realmente estou precisando descansar um pouquinho.

Mas além de sexta-feira ser véspera do sábado (o que por si só já me traz grande alegria), rsrs, sexta-feira é também dia de Ideias DIY aqui no blog! Aêêêêê!!!!

A questão aqui é que objetos com estilo provençal me encantam, e eu tenho procurado acrescentar esse toque na decoração da minha casa. As casas de passarinho viraram um ícone do estilo provençal, pois acrescentam um ar romântico e bucólico à decoração, e por isso mesmo têm sido frequentemente utilizadas como itens decorativos em casas e até mesmo em casamentos. Pois bem, o projetinho dessa semana é uma casa de passarinho decorativa em estilo provençal, para decorar sua casa ou sua festa! Que tal?!


Não ficou fofa?! Então vamos ao passo a passo para alegria geral da nação blogueira!

1) Para início de conversa precisamos de uma casa de passarinho em MDF, facilmente encontrada em lojas que vendem produtos para artesanato.


2) A minha casinha veio com o telhado colado, mas como eu pretendia forrar o telhado com tecido resolvi remover o telhado e para isso contei com a ajuda de uma chave de fenda, cuja ponta eu pressionei delicadamente contra a junção do telhado com o resto da casinha, até ele desgrudar.

3) Depois de separar as peças eu lixei com auxílio de uma lixa fina, removi o excesso de pó com um pano seco e apliquei uma camada de tinta acrílica branca fosca e esperei secar completamente.

4) O próximo passo foi forrar o telhado da casinha com um tecido fofo. Como eu queria um ar provençal, optei por um tecido em tom pastel com uma estampa delicada de rosas. Comecei cortando um pedaço do tecido com tamanho suficiente para cobrir toda a parte externa do telhado.

5) Com auxílio de um pincel eu apliquei bastante cola branca na parte externa do telhado e colei o tecido, tomando o cuidado de alisar bastante para não deixar bolhas. Detalhe importante, nessa fase eu não colei tecido na parte da frente do telhado (essa com detalhes ondulados), somente na parte de cima.

6) Com uma tesoura eu fiz um pequeno corte no tecido bem na região onde ocorre a junção das duas partes do telhado, ou seja, no meio da peça.

7) A seguir, eu dobrei as abas de tecido para dentro e colei na parte interna do telhado usando cola branca.

8) Fiz o mesmo com a aba lateral.

9) Repeti o processo do outro lado do telhado, e ficou assim:

10) Se vocês prestarem atenção verão que sobrou uma faixa de tecido, que será usada para forrar a parte da frente do telhado. Para isso, fiz um corte no tecido na região que fica bem no meio da peça (do mesmo modo que fiz anteriormente para a parte de trás do telhado).

11) Depois, eu apliquei cola na parte da frente do telhado e colei o tecido.

 12) Cortei uma pequena aba do tecido na lateral, e colei para fazer o acabamento desta parte.



13) Fiz pequenos cortes no tecido em excesso, dobrei e colei os pedaços na parte interna do telhado.


14) Para o acabamento da parte interna do telhado eu colei um pedaço de tecido com tamanho suficiente para cobrir toda a parte interna.

15) Depois foi só aparar o tecido em excesso usando uma tesoura.

16) Com o telhado forrado o próximo passo foi aplicar termolina leitosa para proteger o tecido e evitar que ele desfie.

17) Com o telhado pronto, é hora de trabalhar com o corpo da casinha. Como eu queria um efeito provençal, decidi desgastar a pintura e para isso lixei toda a parte externa da casinha, caprichando nos cantinhos.



18) Para dar um toque ainda mais especial à casinha eu escolhi duas tintas em tons pastel que combinassem com a estampa do tecido, e apliquei na base da casinha. As cores escolhidas foram rosa e verde-água. Esperei as tintas secarem e desgastei um pouco com uma lixa.

19) Para o fundo, escolhi o verde-água.

20) Depois de pintar a casinha eu apliquei verniz fosco incolor para dar acabamento, esperei secar e colei o telhado usando cola de madeira. Para finalizar usei cola quente para colar pequenos ramos de flores secas e um lacinho de fita de cetim, que eu decorei com uma miçanga de pérola.

E minha casinha de passarinho ficou assim:

Minha intenção é pendurá-la na minha varanda, onde aos poucos estou montando meu "cantinho verde", mas estou dependendo das habilidades do marido para isso, porque a furadeira e eu não costumamos nos entender. Quero fazer também um passarinho de feltro porque essa casinha linda precisa de um morador, né, rsrs, vamos ver se nesse final de semana eu consigo!

E aí meninas, gostaram da ideia, simples né?! Quem se anima para fazer uma também?!

Desejo a todas vocês um excelente e criativo final de semana!

Beijinhos!

18 comentários:

  1. Ficou muito lindo! Feliz do passarinho que viva nessa casinha!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Que delicadeza, ficou maravilhoso! Adorei o tecido! Um lindo fim de semana. Beijos...Lele

    ResponderExcluir
  3. Ficou linda..
    Perfeita...!

    Adoreii a casinha ♥

    Beijocas :*
    Bom Final de Semana ")

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Maria Carolina! Perfeita a escolha do tecido. Ficou lindo demais. E qdo chegar o morador ele vai amar rsrsrss

    Bjs e ótimo descanso no final de semana.

    Kaku

    ResponderExcluir
  5. Maria ficou linda sua casinha adorei o telhado com tecido florido, Parabéns

    Bjs

    Gélia

    ResponderExcluir
  6. Oi Maria Carolina,
    Ficou linda! Delicada com as cores e o tecido que escolheu.
    E como sempre um super PAP.
    Eu quero fazer um oratório para mim assim, com o estilo provençal.
    Tem tempo que não trabalho com pintura em madeira, e os dedos estão coçando rs
    Legal saber como você fez!
    Estou juntando informações rs
    O futuro morador já tem uma casa linda!:)
    Bjs, e aproveite o finde para ficar 'de bobeira' :)

    Também não gosto de mexer com furadeiras.
    Para pequenas peças, comprei uma mini retífica :)

    ResponderExcluir
  7. Ai eu adorei, realmente falta o passarinho, mas ficou linda! Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Olá Maria Carolina
    Gosto demais do estilo provençal e ficam mais charmosos ainda em peças pequenas. Adorei o telhado com tecido e as cores ficaram perfeitas!

    bjs e ótimo finde!
    Paty

    ResponderExcluir
  9. Que fofa que ficou!
    Uma vez pintei uma casinha e pendurei no muro lá fora.
    Acredita que um passarinho fez ninho? Mas não nasceram os filhotes,
    não sei porque.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Tão delicada... quanto capricho!!
    Ficou linda mesmo!

    Bom domingo, moça

    ResponderExcluir
  11. Carol!!!! Que coisa mais fofucha, ficou linda, romântica, delicada, perfeita, os seus PAP's sempre são mega explicativos, não tem como se perder, parabéns pelo talento, um grande bj.

    ResponderExcluir
  12. Que lindinho!
    Rs, eu e a furadeira também não falamos a mesma língua.

    Ótima Semana*
    Post novo, venha conferir!!!
    http://gabriellyrosa.blogspot.com G.R ♥

    ResponderExcluir
  13. Adorei a ideia, e que capricho na confecção! Uma vez tive uma casinha dessas (bem mais simples, só pintei) e ficava pendurada no batente da janela (moro num condomínio). E não é que um casal de passarinhos usou para fazer ninho? Com o tempo tive que jogar fora porque estragou, mas os passarinhos já haviam ido embora com o filhote. Um abraço!

    ResponderExcluir
  14. Oi amiga, que saudade! Amo tudo que é em estilo provençal, sua casa de passarinho ficou linda (vou postar lá no facebook, pq isso precisa ser compartilhado). Fora isso, vale dizer que sua atenção ao passo a passo fazem toda a diferença. Beijos

    ResponderExcluir
  15. Amei esse DIY, que coisa mais fofa!!!!
    Bjs =^.^=

    ResponderExcluir
  16. Que trabalho mais fofo!
    Tenho uma coleção de casinhas que amo esperando pra serem feitas. A princípio, o que pretendo é exatamente provençal e tecido, mas até concluir, talvez mude de idéia, mas sempre mantendo o rústico.
    Adorei seu cantinho, parabéns!

    Abração e ótima semana.

    ResponderExcluir
  17. Parabéns pela sua criatividade, bom gosto e capricho!!

    Se vc puder postar algumas ideias para vitrine de loja de roupas femininas seria muito interessante, tipo bolas de flores, decoração para provadores, etc
    Um grande abraço e muito sucesso.

    Marcia M.L. Agostinho
    E-mail: marcia.flordecafe@ig.com.br

    ResponderExcluir

Comenta aí gente!!!!rsrs

Se fizer alguma pergunta deixe seu e-mail por favor para que eu possa responder!

Obrigada!!!