sexta-feira, 19 de abril de 2013

Ideias DIY | Quadro romântico com flores feitas com caixas de ovos

Bom dia meninas!

Mais uma sexta-feira e mais um projeto DIY!!! E esse projeto começou há muuuito tempo, na verdade ele começou no ano passado quando eu mostrei aqui no blog o passo a passo para confeccionar rosas com caixas de ovos. As amigas que acompanham o blog há mais tempo devem estar lembradas, mas as novas amigas que ainda não viram o PAP das rosas podem dar uma conferida clicando no link.

Bom, a questão é que eu fiz as rosas mas não cheguei a usá-las em nenhum projeto e acabei deixando-as guardadas. Eu tinha algumas ideias em mente, mas não sabia exatamente como colocá-las em prática, por isso demorei esse tempo todo. O que me fez decidir foi a textura e aspecto dessas rosas, que me lembraram muito o aspecto das rosas de gesso, comuns na decoração provençal, e também as rosas feitas com latão e utilizadas no artesanato mineiro. Com essas duas inspirações em mente parti para o desafio de criar um quadrinho a partir da fusão desses conceitos. E o resultado foi esse:


Como vocês podem perceber, eu pendurei o quadro em uma porta e por mais que eu tentasse ajustar a luz do cômodo, botar e tirar o flash da máquina, infelizmente o brilho do verniz da porta atrapalhou as fotos... mas acho que deu para ter uma ideia, e com o passo a passo vai ficar mais fácil visualizar os detalhes!

1. Para confeccionar as flores eu usei caixas de ovos e já mostrei o PAP aqui.


2. Para a moldura, eu comprei um porta-retrato oval de MDF, com fundo removível.


3. Removi o fundo do porta-retrato e lixei bem com auxílio de uma lixa fina, depois limpei o excesso de pó com um pano seco.

4. Apliquei uma demão de tinta acrílica fosca branca na moldura e esperei secar completamente.

5. Depois de secar, lixei novamente para dar um efeito desgastado, principalmente nas bordas, e novamente removi o excesso de pó com um pano seco. Finalizei com uma demão de verniz acrílico fosco.


6. Para fazer os ramos eu usei arame floral Nº 30, forrado com tecido na cor verde, da marca Kit. Não estou fazendo propaganda, só vou falar a marca desse arame floral porque foi o único que encontrei que já vinha revestida com tecido, mas se alguém não encontrar esse arame, pode usar um arame comum e revestir com o tecido de sua preferência.

7. Para fazer os ramos eu juntei 8 fios de arame floral e enrolei um nono fio ao redor deles, formando uma espécie de "corda".



8. Depois de formar a "corda" eu enrolei uma das pontas formando um caracol, assim:

9. Para prender os ramos na moldura, usei como guia os grampos que vieram na parte de trás da moldura e serviam originalmente para prender o fundo do porta-retrato. Na próxima foto mostro dois dos quatro grampos para ilustrar.

10. Apliquei um pouco de cola quente na parte de trás da moldura, próximo a um dos grampos e fixei o arame de modo que a parte enrolada ficasse voltada para dentro. Depois dobrei o grampo para cima para garantir que o arame ficasse bem preso.

11. Repeti as etapas 8-10 com a outra ponta do arame floral e o resultado foi esse.

Obs: Usei o fundo branco apenas para destacar e facilitar a visualização dos detalhes, pois a cor da mesa acabou atrapalhando um pouco as primeiras fotos.

12. Fiz outro ramo repetindo as etapas acima, e ficou assim:

13. Para as folhas eu não usei molde, simplesmente cortei a caixa de ovos em pedaços no formato de folhas.

14. Apliquei uma demão de tinta acrílica branca fosca e esperei secar.

15. A seguir, apliquei duas demãos de tinta acrílica fosca na cor verde musgo, com intervalo de 30 minutos entre cada demão. Depois esperei a tinta secar completamente e finalizei com uma demão de verniz acrílico brilhante.

16. Fiz ramos menores para sustentar as folhas.

17. Fui colando os pequenos ramos com cola quente.

18. E para dar um acabamento mais bonito (e esconder a cola, rs) enrolei um pedaço de arame floral no ponto de encontro entre dois ramos.

19. Na ponta de cada ramo pequeno eu colei uma folha, usando cola quente.


20. Depois foi a vez das flores. Como minha moldura era pequena e as flores grandes, acabei optando por usar apenas duas flores, que eu também colei usando cola quente. Aqui uma dica importante, para as flores ficarem bem firmes, eu apliquei cola quente na moldura e também nos ramos próximos a elas.


 21. Preenchi com mais alguns ramos e folhas, e pronto, ficou assim:

Depois de pronto, marido e eu decidimos pendurar esse quadro no nosso quarto, e escolhemos a porta que dá acesso à varanda, onde aos pouquinhos, e com muito carinho, estou montando um "cantinho verde" (assunto para outro post). Vejam só:


E ele ficou lá, lindo, fazendo par com a delicada cortina de voil branca, ajudando a deixar o ambiente ainda mais romântico...

E então meninas, o que vocês acharam?! Espero que tenham gostado da minha ideia e que a partir de agora, assim como eu, vocês vejam mais potencial nas caixas de ovos!

Na semana que vem estarei fora, curtindo uns dias de férias com o marido, mas na primeira semana de maio estarei de volta, trazendo outras ideias para compartilhar com vocês!

Desejo a todas um excelente final de semana!!!

Beijinhos e até a volta!

24 comentários:

  1. Adorei! Quem diria? Caixas de ovos transformadas em rosas!
    Aproveita bem os dias de férias!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Maria vc sempre arrasando nas dicas DIY!!!

    Adorei a ideia de hoje, ficou suuuuuuper lindo!
    Parabéns pela criatividade!


    Bjss e bom fds!

    ~ Blog: Vida de Noiva
    ~ Produtos de CasamentoClique Aqui
    ~ Sorteio com 3 Prêmios: Clique Aqui

    ResponderExcluir
  3. Carol, que lindo esse quadrinho, super delicado e de muito bom gosto como tudo que você faz.
    Parabéns.
    Um ótimo final de semana e boas férias.
    Besitos

    ResponderExcluir
  4. Oi Maria Carolina,
    Já disse,né?

    Você simplesmente arrasa nos PAPs
    Ficou lindo demais!
    O PAP das flores também.

    Fiz um post só sobre caixas de ovos, tem flores e outras ideias, esse aqui:

    http://mdemariaatelie.blogspot.com.br/2012/10/primeiro-o-ovo-galinha-ou-reciclagem-rs.html

    Quando precisei de arame verde, só achei o branco.Comprei a fita floral, mas eu não gosto de trabalhar com ela, esse 'arame sem propaganda' rs é bem melhor.

    Parabéns, lindo!
    Obrigada e ótimo finde também.
    Aproveite as férias!!!
    bjs

    Os vasinhos devem ter ficado lindos mesmo, gosto desse destaque!

    ResponderExcluir
  5. Nossa perfeita essa flor!! fiquei imaginando pintar ela com tinta spray vermelho brilhante... acho que vou tentar!

    Bjks* e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  6. Nossa q criativo..
    E ficou lindoo.!

    Bjs :*
    Bom Find ")

    ResponderExcluir
  7. Oi Maria Carolina,
    Não conhecia essas idéias com caixas de ovos.
    Adorei a textura das pétalas e folhas depois de pintadas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Adoramos a sua visita,obrigado pelas palavras de incentivo.
    Desejamos a você querida amiga um ótimo domingo,com muito amor e saude.
    Beijos da Glorinha.
    http://sbrincos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. OI Maria Carolina
    Nossa ficou perfeito, parece de ferro!
    Adorei seu pap, super explicado, parabéns pela arte!!
    bjs
    Paty

    ResponderExcluir
  10. Pra variar um pouquinho Carol, ficou lindo!!! Tu sempre surpreende, parabéns pela ideia!

    ResponderExcluir
  11. Oi Carol,
    Ficou lindo demais!
    Você é muito prendada. O meu nunca sairia assim. rs...
    Uma linda semana para você!
    Beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Nossa ficou linda a moldura, ainda mais que a porta é escura deu um contraste e ficou bem decorado! Bjs!

    ResponderExcluir
  13. Carol, ficou maravilhoso!! e ficou romântico mesmo como foi sua proposta.

    tb estou de férias o Blog so volta em Maio..

    Bjs

    Gélia

    ResponderExcluir
  14. Oi Maria Carolina!
    Tudo bem?
    Só vim desejar um ótimo dia :)
    bjs

    ResponderExcluir
  15. flor, poxa que trabalho lindoooooo! *.*

    Para me seguir no novo blog é só você encontrar o botão (+)seguir que fica geralmente bem embaixo da página. Clicando nele, você coloca seu endereço de e-mail e clica em cadastrar. Prontinho, já estará me seguindo.
    abraços!

    http://princessandfashion.wordpress.com

    ResponderExcluir
  16. Olá Maria Carolina! Nossa me encantei com seu trabalho super delicado. Fiquei de boca aberta com os detalhes. Vi o PAP com cuidado e aprendendo tudo direitinho. Como sou nova por aqui vou lá conferir o PAP sobre as flores. Fiquei muito curiosa.

    Linda viagem pra vcs!! Aproveitem bem as férias e que Deus os acompanhe!

    Bjs

    Kaku

    ResponderExcluir
  17. Super criativa, amo vir aqui e conferir tudo.

    Ótimo FDS*
    Post novo, venha conferir!!!
    http://gabriellyrosa.blogspot.com G.R ♥

    ResponderExcluir
  18. Vine a retribuir su visita a mi blog , me encanto el suyo y la estoy siguiendo
    Saludos
    Angelica

    ResponderExcluir

Comenta aí gente!!!!rsrs

Se fizer alguma pergunta deixe seu e-mail por favor para que eu possa responder!

Obrigada!!!