quarta-feira, 15 de maio de 2013

Flores que inspiram (10) - Azaléias!!!

Olá meninas!

Continuando com a organização do blog... resolvi que quarta-feira será um dia de tema livre, ou seja, vou falar sobre assuntos variados toda semana ou posso repetir algum tema da própria semana, o fato é que não teremos um tema fixo nas quartas-feiras. Para hoje, eu decidi falar de flores!!!

Escolhi falar sobre as belíssimas azaléias, flores que me encantam e que estão chegando em sua época de floração, que acontece justamente durante o outono e o inverno.

As azaléias pertencem ao gênero botânico Rhododendron, e a principal espécie cultivada no Brasil é a espécie Rhododendron simsii.

São plantas lenhosas, arbustivas, apresentam folhagem verde escura e sua floração é abundante, principalmente durante o inverno. Existem muitas variedades de azaléias, com variações nas cores das flores e no porte da planta, que pode atingir até 2 metros de altura.

Imagem via: Significados

Imagem via: Cultura Mix


Imagem via: Diário da Ro

Além das tradicionais azaléias que apresentam flores com pétalas simples, existem ainda variedades com as chamadas "pétalas dobradas".

Imagem via: Portal Casa Dois


E vocês por acaso já ouviram falar nas azaléias de buquê?! Elas recebem este nome porque suas flores não surgem formando o padrão mais comum, que é a partir de ramos individuais, e sim, na forma de pequenos buquês, vejam só:

Imagem via: Flores Wiki

A azaléias são versáteis e podem ser cultivadas em vasos ou diretamente no solo. Podem ainda formar maciços e cercas vivas e também são muito utilizadas na técnica do Bonsai.


Imagem via: Portal Verde Jardim

Imagem via: Projeto Bonsai

Podem ser cultivadas a sol pleno ou em ambientes sombreados, desde que haja uma boa luminosidade. O ideal é que elas recebam pelo menos 4 horas diárias de luz solar direta. Preferem climas mais amenos, embora algumas variedades estejam bem adaptadas a temperaturas mais elevadas.

As regas devem ser feitas em torno de 1 vez por semana, ou quando for necessário. Uma boa maneira de saber a hora certa de regar é enfiar os dedos na terra e ver se ela está seca. Se ainda estiver úmida não está na hora de regar. O excesso de água pode levar ao apodrecimento das raízes, e por isso, o solo precisa  ter boa drenagem.

A poda deve ser feita sempre após o período de floração, removendo as pontas dos galhos que já floresceram, além das folhas amareladas e flores murchas, isso ajudará a garantir que a próxima florada seja exuberante.


A azaléia não dá trabalho para cuidar, garantindo boa luminosidade, solo adequado, podas regulares  e regas 1 vez por semana você pode garantir a beleza desta planta e o colorido de suas flores para alegrar a sua casa.

E aí meninas, alguma de vocês tem ou já teve azaléia em casa?! Eu já garanti minha mudinha e estou cuidando com muito carinho para que ela floresça bastante nesse inverno!

Por hoje vou ficando por aqui e desejo a todas uma ótima quarta-feira!

Beijinhos!

8 comentários:

  1. María Carolina la azalea es una planta que se da muy bien en climas como Chile ,,, muy lindas imágenes y buenos consejos

    ResponderExcluir
  2. As azaleias sao lindas mesmo...eu ja tive azaleia em casa e ela é mto facil de cultivar
    bjo

    ResponderExcluir
  3. Ai, flores me derretem, rs.
    Lindassssssssssssssssss.

    Post novo, venha conferir!!!
    http://gabriellyrosa.blogspot.com G.R ♥

    ResponderExcluir
  4. Adoro flor.. esse semestre eu fiz um seminário na faculdade sobre o livro o Monge e o Executivo, peguei o capitulo que falva do ambiente, o que você precisa fazer para colher flores...
    Levei essa planta para exemplificar o meu capitulo, ficou otimo!
    BJu

    ResponderExcluir
  5. Oi Maria Carolina,
    Já tivemos aqui em casa, da cor da primeira.
    Não conhecia o buquê, mas gostei mesmo do bonzai!
    Acho lindas.
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Que lindasss!
    Adoro azaleias pois me lembram a infância, lembro muito de passeios aonde tinham essas flores lindas!



    Bjs

    ~ Blog: Vida de Noiva
    ~ Produtos de CasamentoClique Aqui
    ~ Sorteio com 3 Prêmios: Clique Aqui

    ResponderExcluir
  7. Carol,
    a azaleia é uma flor linda. Eu não conhecia o 'pé' de azaleia. Fiquei encantada com as imagens que você postou!!

    beijinhos :*
    Carol
    Um blog simples
    Facebook

    ResponderExcluir
  8. Adorei saber mais sobre elas. Amo essa flor. Dei uma pra minha mãe essa semana, pink, na cor bem forte.Eu não conhecia o buquê, lindo demais.

    bjs
    Paty

    ResponderExcluir

Comenta aí gente!!!!rsrs

Se fizer alguma pergunta deixe seu e-mail por favor para que eu possa responder!

Obrigada!!!