quarta-feira, 8 de maio de 2013

Receitas | O frango ensopado com batatas da minha mãe


Olá meninas, tudo bem?

Hoje é dia da Blogagem Coletiva de receitas promovida pelos blogs Vida Todo Dia, CasaMila e Espaço Tilidi, e o tema desta BC é Receita de Mãe.

Como algumas de vocês já sabem eu perdi minha mãe há apenas 2 anos e ainda fico muito emotiva quando o Dia das Mães se aproxima, pois éramos realmente muito próximas, e acabei achando que participar dessa BC seria uma boa maneira de fazer uma homenagem a ela, afinal de contas, para mim a comida da minha mãe era muito especial.

Antes de postar a receita quero que vocês conheçam um pouco mais sobre a cozinheira que ela era. A comida da minha mãe não era nada requintada, muito menos complicada. Para vocês terem uma idéia, qualquer coisa mais elaborada que um molho branco já era o suficiente para ela torcer o nariz, rsrs. Em relação aos temperos ela costumava dizer que bastava alho, cebola e sal para a comida ficar saborosa. Ela não gostava nem de orégano!!! Apesar dos poucos ingredientes a comida da minha mãe era maravilhosa e ela se destacava com 3 pratos tão simples quanto saborosos: frango assado recheado com farofa de miúdos, costelinhas de porco e frango ensopado com batatas. É sério gente, vocês não têm idéia do quanto esses pratos eram requisitados pela família! Os vizinhos, amigos e parentes ligavam pedindo para ela fazer, e eram pratos que não tinham segredo nenhum em relação aos ingredientes usados, mas eram feitos com um capricho que eu nunca vi igual. Sou honesta quando digo que nunca na minha vida encontrei alguém que preparasse esses pratos melhor do que a minha mãe e conheço muita gente que compartilha do mesmo pensamento que eu.

É difícil escolher meu preferido entre os três, mas escolhi o frango ensopado com batatas para a BC de hoje porque esse foi o prato que ela mais cozinhou para mim ao longo da vida, era certo de comer esse frango quase todo domingo e eu era (sou) loucamente apaixonada por ele. O que vou mostrar aqui hoje é minha versão do prato, tentei ser o mais fiel possível, mas existem detalhes em relação a essa receita que eu infelizmente não consigo fazer igual, pois ela tinha todo um ritual a ser cumprido, a começar pela procedência do frango,  pois ela se recusava a usar cortes congelados de frango,  e por isso levantava cedinho e ia ao aviário comprar um frango fresco, recém abatido (de tamanho médio, rsrs, pois os maiores tinham muita gordura, rsrs). Depois ela passava a manhã inteira limpando e destrinchando o bichinho, para então temperar e ensopar. Eu amava acordar no domingo de manhã e sentir o cheirinho da cebola dourando no fogão, pois já sabia que vinha coisa boa de lá, ai que saudades...  

O frango ensopado com batatas da minha mãe




Ingredientes

> 1 kg de frango em pedaços (usei apenas coxas)
> Suco de 1 limão
> 5 batatas médias cortadas em 4 partes
> 2 colheres de sopa de óleo de soja
> 1 cebola grande cortada em rodelas finas
> 2 dentes de alho amassados
> 1 colher de café de colorífico
> 1 tablete de caldo de frango
> Sal a gosto
> ½ xícara de chá de água quente
> Cheiro verde a gosto

Modo de Preparo

Limpe os pedaços de frango, tempere-os com o suco de limão e reserve. Em uma panela aqueça o óleo e acrescente as rodelas de cebola, deixe refogar em fogo médio até que as rodelas de cebola murchem e comecem a dourar. Neste ponto, acrescente os dentes de alho amassados e deixe refogar. Quando a cebola estiver completamente dourada, abaixe o fogo e acrescente os pedaços de frango. Polvilhe um pouco de sal, o colorífico e o caldo de frango. A seguir, acrescente a água e tampe a panela. Deixe o frango cozinhar por alguns minutos em fogo baixo, enquanto isso, em uma outra panela cozinhe as batatas em água e sal até que seja possível enfiar um garfo nelas, mas não as deixe cozinhar demais para que elas não desmanchem.

Vá mexendo o frango de tempos em tempos até que ele esteja cozido, e com uma cor dourada. Acrescente as batatas e deixe que elas fervam um pouco junto com o frango para absorver o caldo da cebola. Finalize com o cheiro verde picado.

O grande trunfo deste prato é o caldo, resultado do derretimento da cebola dourada. Além da cor, ela confere um sabor muito especial para o frango!

Para terminar, uma foto minha com a autora do prato! Mãe, te amo muito e sinto demais a sua falta!!!!


Espero que vocês gostem da receita, ela é muito especial para mim!


Beijinhos e boa quarta-feira!

18 comentários:

  1. Lendo seu texto ,parece que vc estava falando da minha mãe,os mesmos temperos,e sem dificuldade nenhuma!rs


    Parece ter ficado uma delícia !

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Sua mãe sabia das coisas, viu! Foi uma linda homenagem da sua parte e foi ótimo ver a receita compartilhada!!! Ela está muito feliz vendo que vc apesar da dor seguiu em frente e prestou atenção as coisinhas que ela disse... Bonito de se ler!!! Um bjo e um abraço apertado

    ResponderExcluir
  3. OII Sou nova por aqui.. nossa comida de mãe é sempre a melhor!
    Não existe comida mais aconchegante e saborosa!
    bjussssss

    ResponderExcluir
  4. Oi amiga querida estava com tantas saudades de você! Saiba que não comento todos os dias, mas sempre venho aqui. Linda receita, minha avó é quem faz um frango ensopado maravilhoso como esse seu. Ai que saudade do Brasil e da família! Beijos =*

    ResponderExcluir
  5. Olá Maria Carolina! Que bela homenagem a sua mãe compartilhando uma receita dela. Adoro tudo que vai frango.

    Bjs

    kaku

    ResponderExcluir
  6. Amiga, q homenagem mais linda...
    Q frango deliciosoo.. adoro frango ensopado.. hummmm

    Bjs :*
    Boa Semana ")

    ResponderExcluir
  7. Linda usted y su madre ,,, esa receta de pollo se ve muy rica ,, buenas noches

    ResponderExcluir
  8. que delícia de recita!\0/
    amei também a foto em que está com sua mãe!
    super abraço!

    http://princessandfashion.wordpress.com

    ResponderExcluir
  9. Ei flooor..
    Que legal seu blog, que maravilhosa receita! Foto linda tb..
    Vim conhecer seu cantinho e aproveito para convidá-la para visitar meu blog de casamento, já me casei mas ainda sou apaixonada pelo assunto! Além de casamento, falo sobre viagens, beleza e de tudo um pouco.. Espero que goste!
    Além disso estão rolando dois super sorteios de aniversário no blog, as casadas tambem podem participar!
    http://www.umalindapromessa.com/2013/04/sorteios-de-aniversario-pata-noivas-e.html

    Beijo
    ;)

    ResponderExcluir
  10. Oi Maria Carolina,
    Uma linda homenagem.
    E a receita se torna mais especial ainda , porque dividiu com a gente.
    Linda foto!
    Gostei da receita!

    Quanto ao feltro, aventure-se mesmo.
    Mas cuidado, vicia :)
    O papo na varanda as vezes acontece com hora marcada na sala online.
    Se quiser, te passo a senha de acesso!
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Oiii Carol,
    huuuum que delicia de prato da sua querida Mãe, Deus conforte a ausencia dela em seu coração, linda foto de vocês juntinhas :D
    Minha mãe também não é tipica de temperos elaborados, mas eu amoooo de paixão a comida dela... e ela faz um frango igual esse, com batatas dentro é tudo de bom, huuummm

    bjinhos, eli.

    ResponderExcluir
  12. Amo, bem comida de mãe mesmo. Uma das primeiras q aprendi com a minha tb.
    pena q perdi essa semana a blogagem, na próx do café da manhã já imagino as delícias q terão por lá.
    bjos

    ResponderExcluir
  13. muito bonito a homenagem que você fez pra sua mãe. parabéns pelo blog e obrigada pela receita.

    ResponderExcluir
  14. muito bonita a homenagem.. comida de mãe não tem msm igual ^_^ .. obrigada pela receita.. vou tentar fazer pro meu pai.. :)
    bj- fica com Deus

    ResponderExcluir
  15. AMIGA BELA HOMENAGEM QUE VC FEZ P SUA MÃE EU ESTAVA PREOCURANDO UMA RECEITA ACABEI ACHANDO A SUA FICO TRISTE PELO FATO OCORRIDO C TUA MÃE EU TB FICO MUITO TRISTE QUANDO CHEGA OS DIAS DA MÃE A UM ANO PERDI MINHA FILHA DE 6 ANOS NO DIA DAS MÃE DOI MUITO SEI C VC SE SENTE QUE DEUS CONTINUA FORTALECENDO NOSSOS CORAÇÕES DESSE MOMENTO DICIFIL EM NOSSAS VIDAS.

    ResponderExcluir
  16. Fiz a receita de sua mãe e... AMEI! É claro que não chega nem perto das "mãos de fada cozinheira" que ela deveria ter e ser. Mas, ficou ótimo!!! Adorei o seu texto também. Como professor especialista em Redação, minha nota para você é 10 (DEZ!)! Sabe... Quando você fala da sua mãe... Lembro da minha (que também não está mais aqui). Muitas... Muitas saudades dela! Obrigado por compartilhar conosco um pouco da sua história e da lição de vida que é a sua querida mãe. Um abraço! Leandro.

    ResponderExcluir

Comenta aí gente!!!!rsrs

Se fizer alguma pergunta deixe seu e-mail por favor para que eu possa responder!

Obrigada!!!