sexta-feira, 21 de junho de 2013

Ideias DIY | Meu pufe baú!

Bom dia gente!!!

Olha a sexta-feira aí! E minha semana não rendeu nada...rsrs... tanto que estou devendo muuuuitas visitas a vocês, e espero de coração colocar tudo em dia entre hoje e amanhã!!!

Mas por falar em render, finalmente terminei meu pufe baú! E trouxe para mostrar para vocês, com direito a PAP e tudo, rsrs!!! Êêêê!!! \o/\o/\o/

Como o post será looongo (só para variar...), não me alongarei demais na introdução da história, mas preciso contar para vocês de onde saiu esse baú! Quando eu casei, ganhei de presente dos meus sogros um aparelho de chá e jantar de porcelana lindo, e ele veio em um baú de madeira super resistente, de ótima qualidade. Só de olhar para o baú eu já sabia que não ia jogá-lo fora, mas demoraram 2 anos para que eu decidisse o que fazer com ele, isso porque meu marido se apossou do baú para guardar suas ferramentas e sempre que eu mencionava a ideia de forrar o baú com tecido ele era taxativo em dizer: "Nem pensar"!!!rsrs

Ahhh... e sobre meu marido, no final da postagem tem um acontecimento hilário envolvendo o digníssimo!rsrs

A questão é que meu marido ama madeira e eu tenho a mania de cobrir tudo com tecido, rsrs, maaas, finalmente chegamos em um acordo e, "para a nossa alegria" o báu virou pufe, de um jeito que agradou a gregos e troianos! Antes de começar o PAP, quero apresentar a vítima para vocês, eis aqui meu baú antes da transformação!!!



Vamos ao PAP... Atenção! As fotos estão pequenas porque são muitas e demoraria muito para carregar, mas basta clicar nelas para aumentarem de tamanho!!!

1) Comecei removendo o fecho do baú e as dobradiças. Para isso bastou desparafusar tudo. Gaurdei as peças e os parafusos para montar o baú outra vez no final do processo.


2) Como eu decidi não forrar o baú por fora, precisava caprichar no acabamento da madeira e para isso lixei muito bem para remover a sujeira, o verniz antigo e algumas imperfeições da madeira. Depois de lixar removi todo o pó com um pano ligeiramente úmido e esperei a superfície secar por completo.


3) Confesso para vocês que depois de lixar o baú e destacar bem os veios da madeira eu me apaixonei pelas cores e formas que encontrei e decidi usar um verniz spray incolor, apenas para destacar a cor natural da madeira. Foram 3 demãos com intervalo de 15 minutos entre cada demão. A secagem total demorou 24 horas. Até esse momento eu não tinha decidido o que fazer com as alças do baú, por isso as protegi enrolando fita crepe para não sujar de verniz.

Breve comentário sobre a foto: Era noite e estava chovendo nesse dia e precisei fazer tudo na área de serviço, por isso a escada forrada com jornal!


4) Depois de esperar o verniz secar, decidi colocar rodinhas no baú para facilitar sua movimentação e deixá-lo ligeiramente mais alto. Meu marido escolheu essas rodinhas transparentes de silicone. Elas são muito resistentes, não arranham o piso e suportam bastante peso, sem contar que são lindas! 

Este é um rodízio de parafusar, e ele vem com 4 espaços para os parafusos. Com uma caneta marquei a posição dos parafusos. Fiz os furos usando uma furadeira, e depois parafusei as rodinhas.

Gente, desculpem pelas fotos, mas era noite e elas não ficaram muito boas!



Atenção para o seguinte detalhe: EU usei a furadeira!!!! Marido fez questão de fotografar para provar!!! Perdi o medo, agora ninguém me segura!!!kkkk




5) Com o baú envernizado e as rodinhas no lugar, recoloquei o fecho e as dobradiças.


6) Com o baú já montado, comecei a "forração" com tecido. Normalmente colo o tecido direto na madeira e uso papelão ou papel cartão forrado com tecido para o fundo, mas dessa vez resolvi testar a técnica da minha sogra. Usei placas de EVA branco forradas com tecido para fazer o fundo e as laterais internas da tampa e da caixa do baú. É bem simples, basta medir e cortar o EVA no tamanho adequado, e depois forrar com tecido (usei cola branca cascorez).



7) Com as placas de EVA já forradas, bastou aplicá-las na parte interna do baú, usando cola branca. Usei um rolinho de espuma para espalhar a cola, mas pode ser feito com um pincel também.



Depois de forrar toda a parte interna, ele ficou assim:


Como eu acabei optando por remover as alças para forrá-las, precisei levar em consideração os espaços por onde as alças entrariam no final, por isso os furinhos na lateral.


8) Para forrar as alças eu usei tiras de tecido e Cola Pano. Apliquei a cola na cordinha e fui enrolando o tecido. Passei cola no final para prender o tecido. Observem que eu deixei uma sobra de tecido nas extremidades, já já explico o motivo!




Reparem que minhas alças têm tamanhos diferentes. Elas já vieram assim no baú, uma maior e outra menor. Isso acontece porque a maior além de servir de alça, também fica presa à tampa para restringir a abertura do baú, vejam a segunda foto no início do post (baú aberto) para entender melhor.

9) Depois foi só reposicionar as alças no baú. Usei as sobras de tecido nas extremidades para prender as alças. Como estamos falando de madeira, foi necessário usar um grampeador para tapeceiro. Usei 3 grampos em cada lado da alça para garantir que não iria soltar! Como eu sou "chata" com acabamentos, (olha a neurose aí!rsrs), resolvi cobrir os grampos e para isso colei (com Cola Pano) um pedacinho do próprio tecido sobre os grampos (vejam as setas).



10) O baú estava pronto, mas ainda não era um pufe. Resolvi essa questão fazendo uma almofada para o assento.

Para a almofada propriamente dita costurei na mão mesmo uma espécie de "saquinho", usando um pedaço de tecido branco, depois enchi com manta acrílica e fechei...



Para a capa da almofada fiz outro "saquinho" (desta vez fiz na máquina de costura), e escolhi um tecido vermelho com poás brancos.


Ao invés de zíper, queria usar botões, e para as casas fiz pequenas alças de viés...


  

Vejam o resultado do baú por fora e por dentro! Ai... Estou apaixonada por essa almofada!!!rsrs



A ideia é deixar o baú na sala... com as rodinhas ele pode passear pelo cômodo exercendo diferentes funções. Na frente do sofá ou das poltronas funciona como um confortável apoio para os pés (daí o motivo de eu ter feito uma capa para a almofada, se sujar eu tiro e lavo!)... ou ainda, como um assento extra em dias de casa cheia! A função baú do pufe servirá em breve para acomodar álbuns de fotografia, assim eles estarão sempre à mão quando as visitas chegarem!




Gente, eu sei que a postagem está enoooorme, mas antes de encerrar preciso compartilhar um momento comédia com vocês! Quando o pufe ficou pronto, meu marido olhou para ele e imediatamente lembrou da sua infância, de quando costumava brincar com carrinhos de rolimã, ele disse que costumava usar caixas de madeira e rodinhas para construí-los, mas que naquela época as rodinhas não eram tão legais e nem corriam tanto quanto estas (estas realmente deslizam que é uma beleza). Daí ele não resistiu e se jogou (literalmente) em cima do pufe, simulando um carrinho de rolimã.


Atenção para o que acontece em seguida... Se vocês repararem no canto superior esquerdo da foto, verão uma parede de pastilhas, que é, na verdade, a bancada que separa minha sala de jantar da cozinha. Pois bem, não bastasse esse cena aí de cima, meu marido resolveu testar a "potência" das rodinhas e deu um impulso em direção à sala de jantar, mas ele não tinha reparado que neste exato momento a Aninha (a moça que me ajuda em casa) estava almoçando na bancada da cozinha. Imaginem a reação dela quando durante seu almoço ela vê um homem de 30 anos atravessando em alta velocidade a sala de jantar deitado sobre um pufe com rodinhas, e mais, ele calculou mal a força e acertou em cheio a mesa de jantar!kkkkkkkkkkkk

A Aninha ficou paralisada segurando o garfo com a comida! Os olhos arregalados e uma expressão de incredulidade completa estampada no rosto. Quando o Estevão percebeu ele ficou muuuito sem graça, mas fingiu a maior naturalidade do mundo. Levantou, pegou o pufe e voltou para a sala dizendo: "É, essa madeira é bem resistente mesmo né..."

A gente está rindo disso até agora!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkk

Depois dessa eu me despeço de vocês... vou visitá-las já já!

Meninas, espero que tenham gostado do meu pufe! Dá para fazer algo parecido usando caixotes de madeira!!!

Beijinhos e bom final de semana a todas!

30 comentários:

  1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk a Aninha deve ter pensado: O LOUCO DE ROLIMA! KKKKKK Tadinha!
    Adorei o seu PAP como os outros mto bem explicados, parabéns!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. hahahaha, você como sempre muito inspiradora. Adorei a idéia.
    Vi dia desses também um banquinho feito de revistas no Decora e adorei!

    ResponderExcluir
  3. Carol parabéns, o puff ficou perfeito! Excelente o pap!
    E o puff também já foi testado, ficou bem resistente...rssss
    Bjs
    Mel

    ResponderExcluir
  4. Lindo seu PAP!!!! Muito bem explicado!!!
    E seu puff então.. ficou maravilhoso!!!
    Eu tb tenho mania de guardar tudo para "projetos futuros" rsrsrs Alguns demoram a sair, mas vale a pena guardar, né?
    Me diverti com a parte comédia.. rsrsrs Fiquei imaginando a cena!!!
    Bjs,
    Glaucia

    ResponderExcluir
  5. adorei ficou fofo como tudo por aqui.
    ja arrumei meu lugarzinho e agora ficarei só espiando tudo que por aqui passar.
    beijocas,fique em paz.
    adriana.

    ResponderExcluir
  6. Desejo o final de semana de muita paz
    para toda sua família ,
    e que Deus proteja aqueles que estão lutando
    por um Brasil melhor onde possamos ter
    nossos direitos adquiridos verdadeiramente.
    E um toque de Deus no coração daqueles que
    desgovernam nossa Nação.
    Que a luta seja feita em
    paz ,para Paz, pela Paz.
    Com muita fé vamos também orar
    por essa Nação , que a muitos anos
    vem sendo reprimida e oprimida :
    A muito deixou de ser uma sociedade
    digna e justa.
    Uma luta sem guerra sem sangue mostrar ,
    que apesar da pessíma educação
    e exemplo dada pelos governantes:Mostrar que temos a educação
    recebida dos nossos pais.
    Nossos jovens são filhos da nossa incansável
    esperança por um Brasil sem fome
    de todas as necessidades.
    Tenho estado um pouco ausente nesses últimos tempos
    fico triste quando a vida por trás da telinha
    me obriga a ficar longe de você.
    Carinhosamente te desejo um abençoado
    e feliz final de semana beijos no coração.
    Evanir.
    Tem Uma Mensagem Acorda Brasil.
    Juntos Vamos Acordar O Brasil..
    Somos Todos Irmãos....

    ResponderExcluir
  7. Parabens pelo uso da furadeira...eu a enxergo como um monstro que vai me atacar se eu colocar as maos e tentar usa-la kkkkkkkkkkkk

    O puf ficou lindo...e agora eu tbm quero ganhar um bau destes qdo casar...e to imaginando a cena com seu marido kkkkkkkk coitada da Aninha.
    Homem nao cresce mesmo ,ne..sempre meninos.
    bjos

    ResponderExcluir
  8. Nossa amei!!!! lindo puff... tenho uma caixa igual a sua só que escura!!!
    adorei...

    bju e ótimo finde!

    ResponderExcluir
  9. Que engraçado Maria Carolina!
    Imaginei a cena!
    Seu puff ficou muito fofo! Adorei a almofada!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Coitada da Aninha, deve ter pensado o que tinha no almoço e eu comendo, vou ficar doida também...kkkkk...
    Adorei o pufe, e o pap muito explicadinho.
    Num deixa a "criança" ficar brincando, tá?
    Perigo, tem rodinhas, se descuidar ele poe volante e adeus pufe...kkkk
    Besitos

    ResponderExcluir
  11. Maria Carolina ,o pufe ficou uma maravilha ,lindo mesmo ,PARABÉNS ,
    seu marido aproveitou a boleia...bom fim de semana ,beijo

    ResponderExcluir
  12. Oi Maria Carolina!! Adorei seu puff novo e o PAP. E ri bastante com a narrativa e a foto do seu marido adorando brincar de carrinho e assustando a Aninha na hora da refeição. Show!! Adorei o post.

    Bjs

    Kaku

    ResponderExcluir
  13. Maria Carolina, achei lindo o novo puff e o Pap é absolutamente claro. Ri muito com a viagem do marido:-)
    Beijo

    ResponderExcluir
  14. minha flor, você e suas ideias super criativas! além de ser muito habilidosa! *.*
    AMEI seu pufe baú! *.*
    E, nossa, cheguei a imaginar o susto da Aninha, rsrs. OMG!

    Ótimo sábado a vc!

    http://princessandfashion.wordpress.com

    ResponderExcluir
  15. Quem tem talento é outra coisa..amei o puff!!
    Abraços.Sandra

    ResponderExcluir
  16. Nossaaa, ficou muito legaal, adorei a ideia!!! Muito criativo :)

    ResponderExcluir
  17. Nossa amei o PAP.
    Ficou muito fofo na sua sala.
    Bjos

    ResponderExcluir
  18. Oi CArol que lindo que ficou este puff, amei o jeitinho da almofada que vc fez, o tecido de dentro enfim, foi feito com muito detalhe e ficou super charmoso, vou compartilhar na minha fanpage na segunda ta?
    Se se tivesse mais caixa e vc fosse vender eu compravarsrs,é bom para guardar brinquedos da Julia!

    Depois vc tenta ver o vídeo a Julinha esta dando um Oi para vcs.

    Bjs

    Gélia

    ResponderExcluir
  19. Oiiiii, achei seu blog por acaso e estou adorando!
    Já virou com certeza uma dos meus favoritos, parabéns pelo trabalho.

    ahhhh eu tbm tenho um blog
    http://rachelmalheiros.blogspot.com.br
    se quiser dá uma passadinha por la ficaria mto feliz

    bjos flor

    ResponderExcluir
  20. Nossa, ficou incrível!!! Amei!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. kkkkkkkkkkkkkkkkkk... adorei!!!
    Adorei o pap e a cena do seu marido!! Hahaha...
    O baú ficou com outra cara e super útil, né! Parabéns pelo trabalho!
    Bjns
    :)

    ResponderExcluir
  22. Maria, que beleza de Pap! Puxa, eu tinha uma caixa dessas de madeira com ferramentas mas joguei fora nas mudanças que fiz aqui em casa! =/ Achei o máximo a ideia de forrar o interior com placas de EVA forradas, deve ajudar bastante no trabalho! Sem falar que a cena do seu marido é fantástica, hahaha. Um abraço!

    ResponderExcluir
  23. Diga que você realmente ama,
    em todas as oportunidades.
    E só quem é amado, pode realmente abrir os braços
    e sentir o calor deste sentimento único.
    E se por acaso você quiser me amar,
    talvez eu transforme esse amor em amizade das mais pofundas.
    Queria ter a certeza de que apesar de minhas ausencias,
    alguém me valoriza de valor ao que realmente importa,
    que é meu sentimento,que é tudo para mim nessa vida.
    A vida é assim, um ciclo,
    uma viagem de trem e um incessante encontro e desencontro.
    Quem sabe seja por isso que ela é
    tão delicada e misteriosamente única e bela.
    Um feliz final de Domingo minha doce e linda amizade.
    Beijos com todo carinho,,Evanir..
    Amada onde encontro o Baú?
    Isso é lindo demais , mais tenho dificuldade de encontrar o Baú.

    ResponderExcluir
  24. Que lindo que ficou, adorei demais!
    www.espacegirl.com

    ResponderExcluir
  25. fazendo uma visita para desejar a vc um ótimo início de semana!\0/
    abraços!

    http://princessandfashion.wordpress.com

    ResponderExcluir
  26. Oi Maria Carolina,
    Tudo bem?

    Adorei o puff /baú , ficou lindo, e com outro super PAP.
    Vermelho, poás...ótima escolha!
    Coitada da Aninha rs, imagino a cena,mas puxou uma boa lembrança e acabou rendendo outra para o futuro rs

    Ainda não voltei a postar, amanhã acho que volto a vida normal!
    bjs,obrigada pelo recadinho
    Ótima semana

    ResponderExcluir
  27. Nossa, o paninho que vc escolheu para dentro é a coisa mais fofa, se eu fosse vc deixava aberto para todo mundo apreciar kkkkk, de tão lindo que ficou....
    Parabéns pelo capricho, eu adoro vermelho, então sou suspeita para falar que a escolha de cores caiu super bem!
    bjs

    ResponderExcluir
  28. kkkkkkkkkkkkkkkkkk, não tem como não rir amiga!
    Ficou lindo.
    Bjos...

    ResponderExcluir
  29. Oi Carol!
    Menina, seu baú ficou uma graçaaa. Linda estampa do forro interno.
    Mas, eu confesso que sou moooorta dentro das calças para encarar um DIY. hahahaha
    Até fiz alguns, porém nada muito elaborado e nem de perto ficou caprichoso assim como o seu.

    beijooooos

    Nena Lira

    ResponderExcluir
  30. Que lindo seu puf! Amei! Tenho um baú de madeira escura que, até ontem, estava aos pés da minha cama. Mas... resolvi que ele vai virar um belo assento na minha sala! E comecei a procurar ideias na net. Foi aí que encontrei seu blog e estou apaixonada pelas suas ideias! Como eu não sou prendada como você, vou comprar as almofadas de futon e colocar sobre ele.Acho que vai ficar legal! Beijos.

    ResponderExcluir

Comenta aí gente!!!!rsrs

Se fizer alguma pergunta deixe seu e-mail por favor para que eu possa responder!

Obrigada!!!