sexta-feira, 7 de junho de 2013

Ideias DIY | Minhas corujas, com molde e PAP

Olá meninas!!!

Mais uma sexta-feira chegou e eu finalmente conseguirei postar os moldes e o PAP das corujinhas de tecido!!! Na verdade eu demorei um pouquinho para fazer isso porque precisei fazer alguns ajustes nos moldes e porque fiz mais 3 corujinhas na semana passada, uma para presentear minha sogra que fez aniversário e ama corujas e as outras duas para minhas primas que ficaram obcecadas com as corujinhas, rsrs.

Esta aqui foi a corujinha que fiz para a minha sogra. Duas das minhas suculentas lindas serviram de cenário, depois mostro todas para vocês!rsrs


Minhas primas pediram suas corujinhas também, mas com uma exigência, elas queriam que as corujas ficassem mais gordinhas, rsrs, eu enchi o máximo que pude e elas ficaram assim:

Essa é da Allana...

E essa é da Marcella, que é basicamente igual à da minha sogra, com exceção da cor do bico e do lacinho!


Já vou avisando que esse post vai ser longo, e peço desculpas, mas eu não sei fazer tutoriais curtos, rsrs...

Bom, vamos ao PAP!!!

Comecei desenhando os moldes:




Para fazer o download dos arquivos basta clicar aqui!

1) Usei os moldes para fazer os riscos nos tecidos e depois recortei com uma tesoura. Usei tecido para o corpo, as asas e o rostinho da coruja e feltro para os olhos e o bico. Desculpem a qualidade de algumas  fotos, mas minha máquina está horrível para tirar fotos de perto e a pouca luz do cômodo também não ajudou.



2) A seguir separei um dos recortes do corpo e o recorte do rostinho da coruja. Como eu já falei no outro post eu optei por fazer a corujinha a mão e por isso usei Cola Pano  para deixar a costura mais  resistente, quem optar por fazer a costura à máquina não precisa usar a cola. Apliquei a cola na parte de trás do tecido usado para o rostinho da coruja, apenas nas bordas, depois centralizei e colei um tecido sobre o outro.

Antes de mostrar as fotos aqui vai uma dica! A cola ajuda a impedir que o tecido desfie, mas se você quiser garantir que isso não aconteça, basta aplicar termolina leitosa nas bordas do tecido depois de recortá-lo!




3) O próximo passo foi fazer um caseado com linha de crochê ao longo de toda a borda do tecido do rostinho da coruja. Me desculpem, mas não consegui fotografar o passo a passo do caseado, se alguém aí não souber ou não quiser fazer o caseado pode colar sianinha para fazer esse acabamento, também fica fofo.


4) Agora é hora de juntar as duas partes do corpo da corujinha! Para isso precisamos pensar nesta etapa como se fôssemos montar uma capa de almofada. Peguei uma das partes do corpo e apliquei  cola nas bordas, a seguir, colei a outra parte. Atenção!!!! Desta vez os tecidos são colados pela frente e não pelo avesso, e eu deixei um pedacinho na parte de baixo sem passar cola, isso será necessário para desvirar a "capa" da coruja depois!




5) Usando a mesma linha de crochê que usei para o caseado fiz uma costura simples na borda dos tecidos para reforçar o efeito da cola pano, mais uma vez lembrando que é preciso deixar uma abertura para virar a capa da corujinha depois.


6) Depois de terminar a costura basta desvirar o tecido através da abertura deixada na etapa anterior. A seta na próxima imagem mostra como deve ficar!


7) Agora é hora de colar os olhos e o bico da coruja, mais uma vez eu usei a Cola Pano.





8) Agora que a "capa" da corujinha está pronta é hora de deixá-la bem fofinha! Para isso eu enchi a corujinha com pedaços de manta acrílica e fiz uma costura à mão usando ponto cheio e linha de crochê para fechar a abertura.



9) Hora de trabalhar nas asas! Como eu queria que elas ficassem fofinhas decidi fazê-las também como se fossem almofadas, então vamos fazer com elas o mesmo que fizemos para montar o corpo da coruja, ou seja juntar duas partes de tecido pela frente, usando cola e uma costura simples, deixando uma pequena abertura para desvirar o tecido e encher com manta acrílica. Optei por deixar a abertura na lateral das asinhas.







10) Para fechar a asinha eu usei mais uma vez o ponto caseado. Reparem que eu fiz o caseado desde a abertura até o final da lateral da asa, deixando apenas a parte de cima da asinha sem o ponto (seta), e isso tem um motivo...


11) O motivo é que deixei para fazer o caseado deste pedacinho na hora de pregar a asinha na coruja, assim eu já costuro e faço o acabamento ao mesmo tempo! Como a asinha só ficará presa por esse pedacinho ela fica meio aberta e eu achei que isso deu um charme para a corujinha. Me desculpem pela foto, acabou não dando para ver muito bem o ponto caseado desta parte!


12) Para o toque final fiz um lacinho Channel usando viés, colei com Cola Pano e finalizei com um pontinho simples no meio!


E é isso meninas! Mais uma vez desculpem pelo post enorme, mas espero que tenham gostado!!! Se tiver ficado alguma dúvida a respeito do PAP ou dos moldes é só falar comigo por aqui ou pelo e-mail (sposata.blog@gmail.com).

Beijinhos e um ótimo final de semana a todas!

23 comentários:

  1. Que lindas Carol, adorei! Ótimo PAP!
    Bjs
    Mel

    ResponderExcluir
  2. Que lindaaaaaaaas Maria!
    Amei e são fáceis de fazer, e tem gente por ai que cobra um absurdo pra fazer..

    Adorei a dica

    Bjs e bom fds

    ~ Blog: Vida de Noiva
    ~ Produtos de CasamentoClique Aqui

    ResponderExcluir
  3. Poxa, obrigada por compartilhar o molde. São fofas suas corujinhas.
    Vou tentar fazer!
    bjos

    ResponderExcluir
  4. Oi Maria Carolina,
    Ficaram lindas!
    Muito rosa mesmo!
    Eu me rendo ao rosa nas artes rs
    Pode fazer post longos ...
    O PAP está super explicado, e essa cola á um 'adianto' mesmo!
    Ficaram duplamente fofas!

    bjs,ótimo finde
    A corujinha vai dar uma volta ali no resumo do domingo mais eu devolvo, vou cuidar bem dela!:)
    E mostra as suculentas mesmo!:)

    ResponderExcluir
  5. Amooo corujinhas tbm....mas sou uma negaçao com costura...
    Parabens pelo excelente trabalho...vc é mto prendada
    bjo

    ResponderExcluir
  6. Oi Maria Carolina,
    Ficam muito lindas!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Que fofas, se eu tivesse mais um pouquinho de tempo, tentaria fazer.

    Lindo trabalho.

    Bjuuu!!

    ResponderExcluir
  8. Olá conheci seu blog através de uma amiga e irmã em Cristo.
    Suas postagens são interessantes, esclarecedoras e de um modo geral irá produzir muitos frutos.
    Continue nesta linda missão, pois a sua recompensa é grande!

    A propósito se ainda não estiver seguindo o meu blog, deixo aqui o convite:
    http://frutodoespirito9.blogspot.com/
    ─╔╗╦╔╗╔╗──╦╗╔═──╗╔╔╗╦╔╦╗╔╗─
    ─╚╗║║╦║║──║║╠═──║║║║║─║─╠╣─
    ─╚╝╩╚╝╚╝──╩╝╚═──╚╝╚╝╚═╚─╝╩─

    Que Deus te abençoe e te guarde!

    P.S. Recomendo o blog do irmão J.C. de Araújo, mensagens abençoadoras, atuais e polêmicas...
    http://discipulodecristo7.blogspot.com/

    Em Cristo,
    ***Lucy**

    ResponderExcluir
  9. ahhhh Eliana que linda suas almofadas e acabei de ver umas lindas ali no blog da querida Isabel e disse q queria fazer e vc alem do molde passa o passo a passo,....nossa obrigada...vc me ajudou e mto, pq eu aprendo a costurar assim olhando os pap...e deu p entender diretinho.

    bjsss rose jp

    ResponderExcluir
  10. Que lindinhas que ficaram *-* Adorei o post!
    www.espacegirl.com

    ResponderExcluir
  11. Maria faz tempo que nao apareco por aqui mas voltei (rsrs) e me deparo com essas corujinhas lindas,parece ser facil de fazer apesar de um pouquinho trabalhoso,mas o resultado fica lindo e essas corujinhas sao tao caras pra comprar,essa 'e uma otima ideia para decorar a sala ou quartos em geral ... Amei!!!
    Bjao linda!!!

    ResponderExcluir
  12. Estou apaixonada por corujinhas!! Amei seu trabalho, está de parabéns.
    Abraços.Sandra

    ResponderExcluir
  13. flor, suas corujinhas são TÃO encantadoras! Amei o passo a passo, o capricho, a combinação de cores! E ficou muito amor essa que vc ensinou com o tecido floral!

    beijinhos!

    http://princessandfashion.wordpress.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Maria Carolina,
    Estou melhor, obrigada!

    O 'meu lado/seu lado' também seria 'o' sucesso por aqui rs
    A sua corujinha beee, já está pronta para voar amanhã rs
    bjs

    ResponderExcluir
  15. Passando para te desejar um ótimo domingo!!
    Abraços.Sandra

    ResponderExcluir
  16. Oi Carolina
    Quanto tempo né menina!
    Olha, amei de montão sua corujinha e o pap bem explicadinho, fácil de entender...a dorei viu?
    Um domingo cheio de bençãos pra você e sua família!

    Bjos

    ResponderExcluir
  17. Oi, vim conhecer seu blog através do posta da Maria. Seus trabalhos são lindos! Amei! Quando puder, faça uma visita ao meu blog:
    pontocruzdachris.blogspot.com.br
    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Olá Maria Carolina!! Ahhh se eu soubesse costurar !!! *---* Que cute essa corujinha!! Amei, amei!!!

    Beijinhos,

    Kaku

    ResponderExcluir
  19. Ah! Essas corujinhas, sempre me seguindo... Lindas! Obrigada por compartilhar o molde com a gente.

    Bjs

    ResponderExcluir
  20. Olá Maria Carolina!!!
    Adorei este pap, muito bem explicado!
    O post dos bem casados tb ficou muito legal.
    Te vi no post da Maria e vim te conhecer...
    Um beijo

    ResponderExcluir
  21. Olá Carol
    Fui lendo com calma seus posts pra vir comentar...rsrs
    Menina que fofo seu pap, super explicado. E olha não imaginava que vc. usava cola e depois costura para o acabamento. Ficaram lindas demais.Parabéns!

    Ah vi o pap das rosas de cx. de ovos, lindas demais, adorei!
    bjs

    ResponderExcluir
  22. Amei tudo que vi. Obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir

Comenta aí gente!!!!rsrs

Se fizer alguma pergunta deixe seu e-mail por favor para que eu possa responder!

Obrigada!!!