sexta-feira, 12 de julho de 2013

Ideias DIY | Cúpula de abajur forrada com tecido ( com PAP)

Bom dia!!!

Hoje é sexta-feira!!! Êêêêêê!!!

E sexta-feira é dia de... Ideias DIY!!! \o/

Lembram daquele post que eu fiz há alguns dias sobre cúpulas de abajur customizadas?! Pois bem, eu decidi que as cúpulas dos abajures do meu quarto estavam precisando urgentemente de atenção e o post de hoje mostra a transformação que elas sofreram na última semana! Foi uma mudança bem simples, apenas forrei as cúpulas com um tecido fofo, mas para mim fez muita diferença!!! Como eu fiz?! Confiram a seguir...

Esta aqui era uma das "vítimas" antes da transformação... a estrutura era de plástico, forrada com tecido e decorada com faixas de renda.


Elas eram da minha sogra e vieram para a nossa casa quando nós casamos. Eu as achava lindas, mas elas não se destacavam contra a parede clara do meu quarto, então resolvi mudar...

1) A primeira coisa que eu fiz foi remover as faixas de renda que decoravam a cúpula.


2) Após remover a renda eu percebi que ficaram algumas manchas no local onde estava a renda e lembrei que em um determinado momento minha sogra tinha aplicado uma demão de tinta branca para deixar a cúpula mais branquinha, e por isso a cúpula ficou com as marcas da renda. Como o tecido que eu escolhi era clarinho eu fiquei com medo de que as manchas aparecessem ao acender a luz, então resolvi aplicar mais uma demão de tinta branca para deixar a superfície mais uniforme.


3) O próximo passo foi cortar o tecido. Medi a circunferência da cúpula e cortei um pedaço de tecido com tamanho suficiente para envolver toda a cúpula com folga. Deixei também uma folga de aproximadamente 2 dedos de tecido em relação à altura da cúpula para fazer o acabamento no final.


4) Com auxílio de um rolinho eu fui aplicando cola branca (Cascorez) na superfície da cúpula e colando o tecido. Minha sugestão é que você vá aplicando a cola aos poucos para a cola não secar. Conforme for aplicando o tecido alise bem a superfície para que ele fique esticadinho!


5) Depois de colar o tecido em toda a volta da cúpula, sobrou um pequeno excesso, isso é importante para o acabamento...


6) Para fazer o acabamento eu dobrei essa aba de tecido e colei... ficou assim:


7) Observem que sobrou um excesso de tecido nas bordas...


8) Com um pincel eu apliquei cola na parte interna da cúpula, virei e colei o tecido pressionando bem.


9) Para o acabamento eu cortei o excesso de tecido...


10) Os pedacinhos que sobraram eu empurrei com a ponta de uma tesoura para esconder atrás do arame da borda da cúpula.


11) Fiz isso nas duas bordas da cúpula, depois impermeabilizei todo o tecido com termolina leitosa, esperei secar e ficou assim:


Vejam como o abajur ficou no criado mudo que fica do meu lado da cama!!!


Tudo que vocês estão vendo tem um toque meu! A caixinha fui eu que forrei (já mostrei aqui) e o arranjo de flores fui eu que montei a partir de uns ramos de flores artificiais que ganhei da minha sogra. E claro, a cúpula do abajur que eu customizei! : D

Agora visto de frente...


E com a luz acesa!


Azul é minha cor preferida e eu escolhi para a decoração do meu quarto tons de azul e verde porque me trazem a sensação de paz!

Viram só como uma pequena mudança pode fazer muita diferença! Eu amei o resultado! E vocês, gostaram?!

Desejo a todas um excelente final de semana!

Beijinhos!!!

21 comentários:

  1. Olá Carol querida vc ensina e faz de um jeito que parece ser tão facil....ficou linda a sua cupula...amei o tecinho q vc usou mto delicadinho

    bjss e lindo dia

    rose jp

    ResponderExcluir
  2. Oi Maria Carolina,
    Ficaram lindas e o acabamento ficou perfeito!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Ficou linda, estou esnaiando para fazer uma, mas são tantos turoriais em mente!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Lindo, lindo! Super criativo e ficou muito meigo na decoração.

    Bjusss

    http://chegouaminhavezdecasar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. maria querida obrigada pelo carinho...adorei a estampa.
    beijocas,fique em paz.
    tenha um belo fim de semana.

    ResponderExcluir
  6. Muito fofo esse tecido. tenho dele aqui tb, mesma estampa, mas com outra cor.
    Ficou bem melhor a cúpula.
    bjos e bom final de semana

    ResponderExcluir
  7. Ficou super diferente mesmo!
    Adorei sua customização... você é super talentosa!
    Beijos

    Giovana Aguiar
    garotacomcharme.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Maria Carolina
    O que faz um tecido fofo e um trabalho caprichado.
    Ficou charmoso!
    E o PAP, tudo explicadinho!:)

    Alguns surtos são normais na MEGA rs
    Sempre surto quando vejo trabalhos em papel, como os que mostrei hoje, pena que as fotos não retratam o que vemos.
    O quarto de bebê era lindo mesmo!
    bjs,ótimo finde!

    ResponderExcluir
  9. Maria Carolina vc sabe que sou louca por azul e esse tecido é realmente lindo. Parabéns pela customização do novo abajur. Sua sogra já viu? Vai querer um também!! rsrsrs

    Desculpe a ausência, mas estou no corre corre pra sair de viagem com a familia. Quando voltar venho matar as saudades e ver tudinho!!

    Obrigada pelo carinho no meu cantinho!! Vc me faz muito feliz!!

    Bjssss

    Kaku

    ResponderExcluir
  10. Que lindo ficou, adorei!
    www.espacegirl.com

    ResponderExcluir
  11. Ficou lindo...amei o resultado...bjo

    ResponderExcluir
  12. Amiga eu amei, eu tenho um tecido fofo, acho que vou fazer isso na cúpula da luminária aqui do meu escritório em casa, que eu chamo de escritório Vida Todo Dia kkkkkkkkkkkkkkkkk. Amiga obg pelo carinho para com a revista. Eu adoro os seus DIY, se vc quiser ser colaboradora do nosso Portal postando DIY mensalmente, seria um prazer imenso. Porém, sei que vc é mto ocupada, se não der, não tem problemas. Beijos

    ResponderExcluir
  13. Adorei! Ficou uma graça!

    Bjos :)
    http://rachelmalheiros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Adorei!
    Uma excelente semana pra você.
    Bjos

    ResponderExcluir
  15. Parabéns pelo pelo trabalho..você tem muito talento e bom gosto, sua casa deve ser fofa..Abraços.Sandra

    ResponderExcluir
  16. Puxa Maria ficou muito bonito! Parabéns pela sua criatividade!

    ResponderExcluir
  17. Eu adoro suas customizações, sempre inspiradoras! Esses tempos forrei a cúpula do meu abajur com recortes de revista em preto e brando e passei goma laca por cima...ficou bem legal, está aí outra ideia pra você! Um abraço!

    ResponderExcluir
  18. Oi Carolina rsrsrs eu gravei um vídeo fazendo isso tb kkk, mas estou até com vergonha de postar agora o seu esta tão bem acabadinho rsrs, acho que preciso ser mais caprichosa rsrs, na verdade por fora o meu tb ta lindo por dentro é que esta pão bolorento, vou arrumar rsrsrs vou comentar no dia do post do vídeo sobre o s eu PAp aqui.

    bjs

    Gélia

    Géloa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. também forrei um abajur. mudei também a estrutura dele. ficou legal, gostei. por favor de uma olhada e sua opinião
      Marcia do decoredo

      Excluir

Comenta aí gente!!!!rsrs

Se fizer alguma pergunta deixe seu e-mail por favor para que eu possa responder!

Obrigada!!!