quarta-feira, 17 de julho de 2013

Receitas | Mandioca gratinada com creme de ricota

Bom dia!

Hoje é dia da Blogagem Coletiva de receitas promovida pelos blogs Vida Todo DiaCasaMila e Espaço Tilidi, e o tema desta BC é Vapt Vupt.

Achei ótima a escolha do tema, pois amo uma receitinha simples rápida e gostosinha para aqueles dias mais corridos! Dia desses queria comer uma coisinha diferente e rápida de preparar para o jantar, abri o congelador e vi que tinha mandioca, vasculhei o que mais eu tinha em casa para combinar com a mandioca e o resultado foi essa delicinha aqui:

Mandioca gratinada com creme de ricota


Ingredientes:

500g de mandioca em pedaços cozida em água e sal
2 xícaras (chá) de leite
2 colheres (sopa) de amido de milho
1 colher (sopa) de margarina
1 pote de creme de ricota (eu uso o Tirolez, com 250g)
Sal a gosto
Queijo parmesão a gosto para polvilhar

Modo de Preparo:

Preaqueça o forno em 200ºC. Unte o fundo de um refratário com margarina e reserve. Depois de cozinhar a mandioca (até ficar al dente), escorra bem a água e coloque os pedaços de mandioca no refratário. Dissolva o amido de milho no leite ainda frio e leve ao fogo juntamente com a margarina até engrossar. Desligue o fogo, acrescente o creme de ricota e misture bem até ficar homogêneo. Prove o sal e se necessário acrescente um pouco, mas lembre-se que ainda vai parmesão por cima e o parmesão é mais salgadinho. Espalhe o creme de ricota sobre os pedaços de mandioca, polvilhe o parmesão ralado e leve ao forno preaquecido até dourar. Se preferir pode fazer porções individuais, fica ótimo!

Essa foi minha contribuição para a BC de hoje! Espero que tenham gostado!

Beijos e boa quarta-feira!

30 comentários:

  1. Achei uma receita prática... vou testar meu marido ama qquer coisa com mandioca!

    bj

    ResponderExcluir
  2. Ai Maria Carolina...
    Que delícia!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Aff deve ficar uma delíciaaaa...vou fazer!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Maria Carolina, tô desejando essa mandioca gratinada com ricota com toda a minha gula. Que delícia que deve ser isso!
    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe

    ResponderExcluir
  5. Oi Maria Carolina!

    Vim retribuir a visitinha. Obrigada pela receitinha! Também adoro receitas fáceis e rápidas.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  6. Adoro tudo gratinado amiga, faz anos que não como mandioca, que saudade! Vou esperar o seu email. Bjos =*

    ResponderExcluir
  7. Ahh tá vc usa o creme de ricote né? Já ia comentar "mas ricota não derrete..." rsrsrs
    Que delícia heim! Adorei :D
    Beeijos

    eladenoiva.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Ai que delícia. Desejo muito tudo isso. Amei :) Bjs
    Vivi e iSaac

    ResponderExcluir
  9. Não gosto nem um pouco de mandioca, mas olhando assim, parece tão saboroso! Adorei o post.
    www.espacegirl.com

    ResponderExcluir
  10. Olá Maria Carolina! Te vi no blog da Camila e vim te conhecer!
    Menina, como eu amo mandioca...aqui no Rio chamamos de aipim! Amo! Que receita prática e com toda certeza gostosa! Amei!
    Olha, meu blog é bem novinho... Se quiser me visitar será uma honra!
    http://osonhodethalia.blogspot.com.br (Meu nome é Aline, mas o título do blog é uma homenagem a minha filhota Thalia que chegou em nossa vida através da adoção em fevereiro. Chegou com 6 aninhos pra encher nossas vidas de alegria)
    Espero que goste.
    Bjks e fique com Deus

    ResponderExcluir
  11. Oi Minha gatona, não acho que agente ta combinando nas coisas kkk nem vou comentar o que é logo vc vai saber.

    Adoro esta receita

    bjs

    Gélia

    ResponderExcluir
  12. Combinação perfeita, mandioca e ricota. Menina esse prato deve ter ficado uma delicia! :)

    bjos ♥
    http://rachelmalheiros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Carol achei ótima sua sugestão! Deve ter ficado muito saboroso!
    Bjs
    Mel

    ResponderExcluir
  14. Que delicia!
    Deve ter ficado divino.
    Bjos

    ResponderExcluir
  15. Querida, que prato lindooooooooooo, deve ter ficado mará!
    Fiquei salivando aqui! :)
    Obrigada por compartilhar!
    Bjos e tudo de bom pra ti
    Vero ♥

    ResponderExcluir
  16. Aihnnnn... eu queria um pouquinho! rs
    Deve ficar incrível. Adoro mandioca!!!
    Bjns
    :)

    ResponderExcluir
  17. Oi Maria Carolina,
    Já salvei a receita aqui, deve ser uma delícia!

    Estou vendo que em breve teremos artes em papel por aqui.
    Eu quero fazer o PAP da letra e revestir com papel...
    Comprei papéis pensando nisso :)
    bjs

    ResponderExcluir
  18. Pela aparência parece está deliciosa.
    Abraços.Sandra

    ResponderExcluir
  19. Que delicia hein!!!! Adorei!
    Grande bju

    ResponderExcluir
  20. hummmmmmmmmmmm
    delíciaaaaaaaaaa!!

    Obrigada por participar da BC.
    Volte Sempre..!

    Aproveito pra te convidar a participar do sorteio fofo q tá rolando lá na minha página;
    Inscrições até dia 21/07.

    Beijos :*
    Boa Semana ")

    ResponderExcluir
  21. Ai ai...eu precisando emagrecer e vc com essas receitas deliciosas! Vou fazer pro meu amor!

    Beijos !

    Vivendo meu Sonho

    Página no Facebook

    ResponderExcluir
  22. Essas receitas são tão cruéis! É muuita gostosura! Esse prato deve ter ficado excelente!\0/
    beijos, flor!

    http://princessandfashion.wordpress.com

    ResponderExcluir
  23. Ai que delicia! Está com uma "cara" ótima!
    Beijos

    Giovana Aguiar
    garotacomcharme.com

    ResponderExcluir
  24. passando para lhe desejar um final de semana maravilhoso e divertido!
    abraço,

    http://princessandfashion.wordpress.com

    ResponderExcluir
  25. Oi Maria Carolina quase vizinha!
    Que legal!!!
    Ontem almocei com a Kaku no Plaza, acredita?
    Um super presente no meio das férias!:)
    Vamos marcar um almoço qualquer dia lá no shopping?
    Tão pertinho!!!!
    Adorei saber também!

    bjs
    Vou te enviar o PAP, super fácil!
    Vimos muitos trabalhos lindos em tecido!
    Acho que no ano que vem, farei um mês de posts da MEGA rs

    ResponderExcluir
  26. Que bom aspeto!
    Pena que não temos mandioca!
    beijo

    ResponderExcluir
  27. Passando pra desejar um maravilhoso final de semana!

    Bjos ❣
    ⇢ http://rachelmalheiros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  28. Hummmm, adoro, estou com fome e deu vontade de comer agora! Ótima receita, um abraço!

    ResponderExcluir
  29. Oh my God!!! Você quer me matar kkkkk minha fome subiu no nível máximo!! Deve ficar maravilhoso!!

    Bjs

    Kaku

    ResponderExcluir

Comenta aí gente!!!!rsrs

Se fizer alguma pergunta deixe seu e-mail por favor para que eu possa responder!

Obrigada!!!