terça-feira, 13 de agosto de 2013

Ideias para o lar | Horta dentro de casa

Oi!!!

Me diz aí... quem é que nunca passou pela situação de estar preparando um almoço gostoso em casa e de repente perceber que falta um temperinho especial, tipo salsinha, cebolinha ou manjericão?! Qual seria sua reação?!

a) Pediria para o marido ir correndo ao hortifruti ou mercado mais próximo?!
b) Largaria as panelas no fogo e iria correndo ao hortifruti ou mercado mais próximo?!
c) Ignoraria a falta dos temperinhos e serviria a comida assim mesmo?!
d) Entraria em desespero e começaria a chorar e lamentar a falta de espaço para ter uma hortinha em casa?!

Se você marcou a alternativa d, esse post é pra você!!!kkkkkkkk

Falando sério, é muito bom ter temperos fresquinhos sempre à mão, mas nem sempre temos espaço suficiente em casa para ter uma horta. Pensando nisso tem muita gente por aí colocando a cabeça para funcionar e desenvolvendo ideias criativas para driblar a falta de espaço e realizar o sonho da "horta própria". No post de hoje vamos nos inspirar com algumas dessas propostas!

Para começar você precisa saber que não precisa de muito espaço para uma pequena horta. Um espaço iluminado, perto da janela, é mais que suficiente! Ervas precisam de muita luz!!!

Imagem via: Blogamos

Essa ideia é perfeita para apartamentos sem varanda! Você pode encomendar ao serralheiro uma grade como esta, que é instalada no parapeito da janela e permite acomodar, de forma segura, muitos vasinhos com temperos.

 
Imagem via: Gorete Colaço

As barras que utilizamos para pendurar talheres e outros utensílios  na cozinha também podem sustentar pequenos vasos!

Imagem via: Xô bagunça

Os caixotes são excelentes aliados da horta em casa! Dentro deles é possível cultivar inclusive algumas hortaliças, como alface, couve, etc...

Imagem via: Dicas 4 fun

Gosto de soluções personalizadas, de quem pensa "fora da caixa" e propõe usos diferentes para objetos que fazem parte do nosso dia a dia. Aqui, por exemplo, leiteiras e chaleiras fazem as vezes de cachepots para as ervas, e de quebra ajudam a decorar a cozinha!

Imagem via: Dona Milu

Ainda pensando fora da caixa... essas espécies de "canecas" são muito usadas em lojas que vendem grãos ou ração. Vejam como ficam fofas quando usadas como cachepots.

Imagem via: Metro quadrado

É legal apostar também em ideias ecologicamente corretas, como o uso de garrafas pet, porque reciclar é preciso! Aqui você só precisa de uma parede, pode ser o muro de casa, e garrafas pet para montar uma linda horta vertical. Tem PAP aqui.

Imagem via: As santas

Ainda falando sobre reaproveitamento... os cachepots aqui são latas de manteiga, e elas foram apoiadas sobre uma bandeja de madeira. Importante lembrar que as ervas gostam de muita água, mas precisam de solo bem drenado, por isso, os vasos precisam ser furados na base para permitir o escoamento da água. O excesso de umidade pode apodrecer as raízes!!!

Imagem via: Arquitrecos

Latas de leite em pó também são uma excelente opção! Aqui elas estão apoiadas sobre a própria pia da cozinha!

Imagem via: Casas Bahia

Sobrou algum vidrinho de conserva por aí?!

Imagem via: TaCasas

Querem mais criatividade?! Que tal conchas penduradas na parede???

Imagem via: Dica de tudo

Aqui em casa eu não tenho um quintal propriamente dito, mas tenho um espaço nos fundos onde posso colocar alguns vasos e floreiras. Como o espaço é bem iluminado e bate bastante sol decidi começar a montar uma hortinha ali.

Nesta foto eu mostro para vocês algumas das minhas plantinhas... da esquerda para a direita, pendurados nas floreiras de madeira temos boldinho, manjericão roxo e manjericão branco. Embaixo, nos vasos, hortelã-pimenta e cana-do-brejo. O boldinho e a cana-do-brejo são espécies medicinais.


Ainda tenho nesse espaço uma mudinha de limão e uma mudinha de romã, mas ainda estão bem pequenas. Faltou também mostrar a minha hortelã miúda. Ainda quero colocar muitas outras plantas nesse espaço, estamos organizando aos poucos e depois eu vou mostrando o progresso para vocês. Repararam na parede vermelha?! Meu xodó... enchi a paciência do marido para ela pintar essa parede de vermelho, ele topou e eu nem fiquei feliz!kkkkk

Alguém aí adivinhou o que são os vasinhos coloridos que estão dentro das floreiras?! Eu mostro para vocês... são baldes flexíveis de plástico. Eu não resisti ao colorido deles, comprei, furei com uma chave de fenda e transformei em cachepots para minhas plantinhas. A foto abaixo foi tirada na casa da minha avó, eu tinha acabado de comprar os baldes. Não são fofos?!rsrs



Tenho também uma varandinha no segundo andar onde exponho minhas suculentas e outras plantas ornamentais. Mas isso é assunto para outro post...rsrs

Se você é iniciante ou tem dúvidas sobre o assunto "jardinagem" e quer montar uma pequena horta em casa também, vai encontrar muitas dicas bacanas aqui.

Beijos e boa terça-feira!

13 comentários:

  1. adorei as ideias :)
    http://melhor-e-impossivel.blogspot.com.br/
    beijoos

    ResponderExcluir
  2. Eu acho lindo usando caixotes... Na casa da minha mãe tem...

    Bjussssss

    http://chegouaminhavezdecasar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Amei o post...acho que vou querer uma hortinha na minha casa tbm,mesmo que eu nao leve mto jeito pra coisa rsrsrs
    bjo

    ResponderExcluir
  4. tb sou louca para ter hortinha, vira e mexe falta algo... as vezes improviso, jogo um orégano para substituir rsrs. se bem q agora faço aqueles dadinhos de ervas com azeite e congelo sabe? uma mãoo na roda aquilo,não é igualzinho a erva fresquinha, mas ajuda muito!
    bjos

    ResponderExcluir
  5. Que post lindo
    logo agora que eu estou precisando de ideias
    pra fazer esse jardim de temperinhos
    o duro está sendo achar os temperos,
    acho que so na floricultura, pois no mercado não encontrei
    a prateleira com as latinhas de manteiga Aviação é show
    Sua parede vermelha ficou linda e deu destaque a sua criatividade
    com as plantinhas. Adorei
    vou aguardar como vai ficar as cestinhas plasticas
    bj
    Zizi

    ResponderExcluir
  6. Oi Maria Carolina
    Lindo esse post, estou tomando coragem para fazer uma hortinha em casa, mas tá didfícil...kkk
    São posts assim que me inspiram a começar!!!

    Bjo grande

    ResponderExcluir
  7. Post muito inspirador, amei!
    Maria Carolina, meu blog está em um novo endereco: pontocruzdachris.wordpress.com
    Um super bj

    ResponderExcluir
  8. Puxa Maria Carolina,
    Tocou no ponto fraco, deprimi rs
    Sou frustrada com a minha hortinha que não vai pra frente.
    Fiquei todo animado quando depois de muiiito tempo, nasceram...e duraram 3 meses.
    Tenho um problema sério com o verde,
    Morrem flores, pimenteira...
    Colocou em vaso, já era.
    E coloco adubo (terra), adubo orgânico e nada...
    Vou ver essas dicas também.
    Quanta ideia legal, aqui estão na janela da cozinha.
    Vasinhos e cachepots super criativos.
    O bule vermelho que fofo.
    Agora, o seu está um charme.
    Adorei o colorido com a madeira, parabéns!
    Um lindo espaço!
    bjs

    As caixas por aqui também chegam sem condição de uso!!! :(

    ResponderExcluir
  9. Oi, Maria!
    Quantas dicas legais! Vou até salvar o post, porque tenho muita vontade de ter uma hortinha em casa e só não a tenho pois sou preguiçosa hahaha (tomara que agora, me expondo desta maneira, eu tome coragem!).
    Gostei de todas as dicas e todas as possibilidades! Algumas combinam mais comigo e com a minha casa. A de garrafas pet é uma que penso em levar adiante.
    Beijão, Maria Carolina!
    Mariana.

    ResponderExcluir
  10. Estou juntando umas latinhas aqui, pra fazer a minha mini horta e deixar na janela mesmo. Tomara que dê certo!
    Adorei as opções que vc postou aqui, e a sua hortinha é mega charmosa, viu! Adoro cores.
    Vou dar uma olhada no link que vc indicou, pq gosto muito de temperos, mas sou uma negação em cuidar... rs!
    Bjns
    :)

    ResponderExcluir
  11. Hola María Carolina cuántas buenas ideas para poner en nuestra casa, adore esas macetas en la pared

    ResponderExcluir
  12. Fotos lindas e inspiradoras, adorei!

    bjos :*
    http://rachelmalheiros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi CArol, quanta coisa linda, muitas eu não tinha visto como estas caixinhas de madeira suspensa, eu tenho uma mini mini mesmo na verdade quase morreu rsrs falta de água, aliás não me lembro de ter regado esta semana, ai Jesus chegar em casa vou olhar rsrs


    bjs

    Gélia

    ResponderExcluir

Comenta aí gente!!!!rsrs

Se fizer alguma pergunta deixe seu e-mail por favor para que eu possa responder!

Obrigada!!!