segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Ideias DIY | Porta-chaves decorado com flores de caixa de ovos

Olá meninas!!!

Para quem estava com saudades das ideias DIY, hoje eu trouxe uma das minhas arteirices mais recentes, um porta-chaves decorado com rosas feitas de caixas de ovos!!!



Não sei se vocês lembram, mas há algum tempo eu postei aqui o passo a passo da confecção de um quadro romântico para o meu quarto usando as rosas feitas com caixas de ovos... na ocasião eu havia comprado um porta-retrato oval de MDF, com fundo removível, e usei apenas a moldura do porta-retrato para compor o quadrinho, já que eu queria um efeito vazado, e guardei o fundo para um futuro "ataque de criatividade", e esse ataque aconteceu... olhei para ele e para as flores que haviam sobrado e na mesma hora a imagem do porta-chaves se formou na minha cabeça. Fiquei muito feliz com o resultado e o passo a passo vocês conferem a partir de agora!!!

1) Este foi o porta-retrato de MDF que eu comprei. Separei a moldura do fundo porque usei a moldura para outra arte, que você pode conferir clicando aqui.


2) Apliquei uma camada de tinta acrílica branca no fundo e deixei secar.


3) Decidi colorir a madeira com um tom rústico e usei uma tinta da acrilex (não é propaganda hein...) da linha Metal Colors. Escolhi o marrom que me lembrou ao mesmo tempo um tom amadeirado e de ferrugem.


3) Apliquei apenas uma demão de tinta, com pinceladas na horizontal. Como queria um acabamento rústico escolhi um pincel de cerdas duras, de maneira que as linhas ficassem marcadas, lembrando um pouco a ideia de veios de madeira. A foto não ficou boa (pouca luz), mas na imagem do início do post fica mais fácil ver a cor real da tinta.


4) Resolvi fazer alguns adereços para decorar o porta-chaves e escolhi usar arame floral. Este que eu costumo comprar já vem encapado com uma fina camada de tecido, a marca é Kit (mais uma vez, isso não é propaganda, só quero facilitar para vocês). Peguei alguns fios de arame floral branco Nº30, neste caso específico usei 5 fios e fui torcendo os fios juntos para formar uma "cordinha".


5) Cortei o arame floral em 6 pedaços. 4 deles, com aproximadamente 10 cm, foram moldados em formato de "S", como mostra a figura abaixo.


6) E os outros 2, um pouco menores, foram moldados em um formato que lembra uma raquete... reparem na imagem a seguir que eu usei um pedacinho de arame floral enrolado em dois pontos da "raquete" para manter os fios unidos.


7) Peguei uma das pecinhas em forma de raquete e colei na parte de cima do meu porta-chaves usando cola quente.


8) A seguir, colei duas pecinhas em forma de "S", uma de cada lado da "raquete".


9) Repeti esse processo do outro lado do porta-chaves e ficou assim:


10) Separei 3 flores feitas com caixas de ovos. Já postei o passo a passo para a confecção delas aqui.


11) Colei as flores com cola quente. Reparem que as flores não foram coladas exatamente no meio da placa de MDF, mas um pouco mais acima. Fiz isso para deixar um espaço para colocar os ganchinhos onde vamos pendurar as chaves.


12) Usei alguns fios de arame floral verde para fazer uma cordinha, como fiz anteriormente com o arame floral branco, e cortei em dois pedacinhos.


13) Colei cada um dos pedaços atrás das flores que ficaram nas laterais da placa de MDF.


14) Esses pedacinhos de arame floral vão sustentar as folhas. Para fazer as folhas também usei pedaços de caixas de ovos e colori com tinta verde.


15) Em cada raminho de arame floral verde foram coladas 3 folhas, como mostra a próxima imagem...


16) Ficou assim:


17) Depois foi só colocar os ganchinhos. Esses ganchinhos têm rosca, e para colocá-los eu fiz furinhos com um prego pequeno, depois encaixei os ganchinhos e fui "rosqueando" para fixar. É preciso ter cuidado aqui... o MDF é fino, então se você martelar o prego com muita força a placa vai rachar, como é um material flexível, não precisa exagerar na força, ele fura facilmente. Ficou assim:


Vejam como ficou lindinho...


Já está exercendo seu papel ao lado da porta de entrada da minha casa...


Eu amei o resultado e fiquei mais feliz ainda porque foi um artesanato que envolveu reaproveitamento e reciclagem!!! Estou amando essa ideia de dar cara nova a coisas que certamente seriam jogadas fora!

Espero que tenham gostado!!!

Beijos e ótima semana a todas!

18 comentários:

  1. Olá!

    Estou passando para desejar uma ótima segunda pra você.
    O porta chaves ficou lindo!!
    Quando puder, dê uma passadinha em meu blog. Está rolando um super sorteio.

    Bjos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Carolina, vc realmente é incrível com seus PAP's alguma revista impressa devia lhe chamar para fazer este trabalho!!
    Viu obrigada pelos seus comentários la no blog e facebook, sempre muito carinhoso, adorei saber a história da sua irmã, experiências assim vão me ajudar a seguir em frente com certeza, eu tb fui mãe aos 15 anos!!

    bjs

    Gélia

    ResponderExcluir
  3. Carol, vou fazer as rosinhas, estou juntando as caixas.
    Ficou lindo esse porta chaves.Parabéns.
    Viu , tem corujas "gringa"...kkk
    Ah, se anime e vem participar da #segunda natalina.
    Besitos

    ResponderExcluir
  4. OI Carol!!!!
    Ain que amo seus paps, super bem explicados e que enchem nossos olhos!
    Sabia que cheguei aqui por conta da suas flores de caixinhas de ovos? Vi acho que na Maria e daí me apaixonei pelo blog e seu capricho.
    Tá lindo esse trabalho, perfeito quem vê pensa que é ferro! Lindo demais, parabéns!!!
    Uma linda semana
    Paty

    ResponderExcluir
  5. Oi Maria Carolina,
    Que super PAP , e ficou lindo demais.
    Adorei a ideia dos arames enrolados, já pensei em Natal rs
    Lindo trabalho!
    Como disse a Patrícia, se não explicar os materiais, engana mesmo.

    Obrigada!:)
    As crianças se divertiram mesmo!
    Também gosto de embalagens personalizadas, as tags não escapam rs
    bjs e ótima semana também!

    ResponderExcluir
  6. Oi Carol!!! Saudades!! Lógico que me lembro do trabalho anterior, lindosssss! Te acho muito talentosa e seus trabalhos sempre de muito bom gosto.

    Linda semana querida! Bjs

    Kaku

    ResponderExcluir
  7. Que lindo te ha quedado ese llavero, con esas hermosas flores,, que tengas un óptimo martes

    ResponderExcluir
  8. Oie, nossa adorei o DIY, ficou lindo!!! Amo seus posts de DIY, sempre com dicas ótimas!!

    Bjs =^.^=
    www.noivaesposamae.com.br,

    ResponderExcluir
  9. Olá... O layout do cute mudou, se quiser deixar sua opinião, ela será muito importante!
    Tem sorteio também de um super kit de esmaltes...

    ____(`*•.¸ (`*•.¸ ¸.•*´) ¸.•* )
    _..::¨`•.¸ * BEIJÃO CUTE *¸.•`¨::..
    ______.(¸.•*(¸.•*´ `*•.¸)*•.¸)...

    http://cutetapemeasure.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olha adorei, ficou um encanto parabéns e realmente o melhor de tudo é que vc conseguiu criar e reciclar tb.

    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Que lindo Maria Carolina!
    Muito delicado.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Puxa muito lindo seu porta chaves hein! Amei! Você é muito criativa, eu não sou muito boa com artesanato não, só arrisco um pouco no ponto cruz. Parabéns pela sua arte! E aproveito para agradecer pela visita ao Ateliê da Anne, muito obrigada! Você é sempre bem vinda por lá. Agora tenho um outro blog que combina mais com o meu dia a dia, é um blog de dicas de língua portuguesa e outras matérias para auxiliar alunos e professores. Qualquer hora passa lá para conhecer! http://amigodosalunos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Maria Carolina!!
    Obrigada! :)
    Eu entendi rs
    Por aqui foi mais difícil convencer a cor, os ''azulejos' eu fiz e mostrei rsrs
    Mas avisei que estava pensando em usar rs
    Quando ele chegou em casa: surpresa!!!! Parede nova!
    O tecido com mini azulejos é da FLOK: http://www.tecidoadesivo.com.br/
    O tempo é culpado de tudo por aqui!
    Se não fosse ele - ou a falta dele rs - faria muito mais coisas!
    bjs e ótimo finde também!

    ResponderExcluir
  14. Tenho que dizer que eu amei!!
    A ideia é super criativa e ficou lindo!
    Não conhecia esse fio, achei suas dicas ótimas...
    Um bejim e bom domingo!

    ResponderExcluir
  15. Lindo, lindo demais!!
    Saber reaproveitar materiais assim é um dom, viu! O pap está super bem explicado.
    O acabamento ficou perfeito, bem delicado. Parabéns!
    Bjns
    :)

    ResponderExcluir
  16. OI Maria Carolina, o porta-chaves ficou lindo demais! Adorei a ideia.

    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe

    ResponderExcluir
  17. Oi Carolina
    seu porta-chaves ficou maravilhoso!
    sua ideia de aproveitamento das caixinhas de ovos é perfeita
    não tem quem não se apaixone pelas rosas
    também estou aqui com caixa de ovos, mas nao tinha conseguido entender nenhum pap na internet
    ate o momento. mas como seu, consegui entender, vou tentar fazer e depois mostro.
    obrigada pelas dicas!
    bj Zizi

    ResponderExcluir
  18. Amiga ficou MUITO meigo, coisa mais linda! E o PAP, como sempre, bem explicado. Adorei! Beijos =*

    ResponderExcluir

Comenta aí gente!!!!rsrs

Se fizer alguma pergunta deixe seu e-mail por favor para que eu possa responder!

Obrigada!!!