segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Receitas | Escondidinho de carne seca com aipim... e ricota!!!

Oi gente!

Ando em uma fase de experimentações culinárias, e com isso quero dizer que ao invés de simplesmente reproduzir algumas receitas tenho tentado também dar meus toques pessoais a elas.

Eu AMO aipim, e AMO carne seca!!! Outra coisa que eu AMO e virou meu ingrediente queridinho do momento é o creme de ricota, então eu resolvi juntar tudo em uma receita só, um escondidinho muito cremoso, que eu compartilho com vocês a seguir!!!

Escondidinho de carne seca com aipim e ricota





Ingredientes:

Massa:

> 1,5kg de aipim
> 1 pote de creme de ricota (250g)
> 1 colher (sopa) de margarina
> Sal a gosto

Recheio:

> 500g de carne seca dessalgada, cozida e desfiada
> 1 cebola grande fatiada
> 3 dentes de alho amassados
> 1 colher (sopa) de azeite 
> 2 tomates sem sementes picados
> Cheiro verde a gosto
> Sal a gosto

Finalização:

> Queijo muçarela ralado, a gosto
> Queijo parmesão ralado, a gosto

Modo de preparo:

Massa:

Cozinhe o aipim em águe e sal até ficar macio. Depois de cozido, escorra a água e amasse ainda quente. Misture a margarina e a ricota até formar uma massa lisa e homogênea. A massa fica mais firme do que um purê de batatas ficaria, mas não se assustem, é assim mesmo. Eu, particularmente, acho mais fácil trabalhar essa massa com as mãos.

Recheio:

Aqueça o azeite em uma frigideira, acrescente o alho e a cebola, deixe refogar até que a cebola fique transparente. Acrescente a carne seca desfiada, misture bem e deixe fritar um pouco. Por fim acrescente o tomate e deixe refogar por mais alguns minutos, só para murchar um pouco. Finalize com o cheiro verde e reserve.

Montagem e finalização:

Unte o fundo de um refratário com um pouco de azeite e espalhe uma camada de massa. Acrescente o recheio e cubra com mais uma camada de massa. Finalize com a muçarela e o queijo parmesão. Leve ao forno preaquecido em 200ºC até dourar.

Espero que gostem da receita!

Desejo a todas uma excelente semana!!!

Beijinhos!

27 comentários:

  1. Hum... minha boca encheu d'água!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Maria Carolina, adorei essa receita de escondidinho usando ricota. Já fiquei com vontade de fazer.
    Uma ótima semana pra você
    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe

    ResponderExcluir
  3. Maria Carolina querida, que delícia de receita, estou morta de vontade aqui!
    Obrigada por compartilhar! Deve ter ficado mará!
    Beijossssssss
    Vero

    ResponderExcluir
  4. Oi Maria Carolina,

    Também adoro escondidinho!
    Por aqui tenho comprado um creme de ricota bem gostoso.
    Claro que não pude deixar de olhar o galheteiro.
    Aliás olhei primeiro para ele rs
    Muito lindo!
    Vou levar a receita!

    Pois é, adorei o anjinho!
    Será o escolhido, um dos enfeites!
    bjs, obrigada e ótima semana também!

    Fome!

    ResponderExcluir
  5. Menina mas isto está com uma cara muito , mas muito boa!!Já salvei a receita aqui para fazer no final de semana!!

    Beijos
    http://www.coisasdalivia.com.br

    ResponderExcluir
  6. Hhmmm. nossa isso deve ficar muito bom,,,,,amoooo aipim, pena que aqui n tem....as x encontramos em lojas brasileiras mas eh raro qdo achar irei fazer...carne seca quase n uso pois n sei fazer muitas comidas c ela mas como fica cremoso e ainda vai a ricota nossa deve ficar deliciosaaaaa...

    Nossa chegou a me dar agua na boca....e fome

    Bjinhos e linda semana

    Rose jp

    ResponderExcluir
  7. Oi Carol tu não acredita cozinhei e desfiei ontem a carne seca para fazer o mesmo prato, só não ia colocar a ricota, mas se ainda tiver em casa ela entra na receita, adorei amore.
    Viu tu tava linda no casamento! tu é linda né rsrs

    Bjs

    Gélia

    ResponderExcluir
  8. Adorei a receita e ficou com um resultado lindo e de dar água na boca!!!!! Ai que fome!!!

    Bjs =^.^=
    www.noivaesposamae.com.br

    ResponderExcluir
  9. Humm delíciaa,eu adoro escondidinho,já fiz de carne moida e frango inclusive já postei lá no blog,agora de aipim com carne seca nunca fiz,já estou levando a receitinha e com certeza farei essa maravilha...bjus bjus

    ResponderExcluir
  10. Da pra fazer com outro tipo de carne?bjo

    ResponderExcluir
  11. Ahhh... mentira! Que delícia é essa?
    Tb adoro aipim e carne seca (japa do Paraguai... rs!), e tô babando aqui, sabia?
    Vou favoritar a receita... quero experimentar um dia.
    Bjns
    :)

    ResponderExcluir
  12. Hola María Carolina esa receta se ve muy rica ,, que tenga un óptimo martes
    Besos

    ResponderExcluir
  13. Esse escondidinho está com uma aparência deliciosa!!
    Abraços.Sandra

    ResponderExcluir
  14. delicia...amiga adoreiiiiiiiiiiii seu porta chave lindo,agora que caixa de ovos de papel...conheço de isopor e embrulhado em jornal como compro no aviario e por aqui não vi ou procurar pela feiras...adreiiiiiiiiiiiiiii
    quero um !
    beijocas,fique em paz.
    obrigada pelo carinho.

    ResponderExcluir
  15. Hummmm com a fominha que já estou fiquei salivando aqui rsrsrs. Sempre mudo um pouco as receitas e as vezes acerto e outras não. Adoro escondidinho!!

    Bjs

    kaku

    ResponderExcluir
  16. Que nutritivo prato! deve ser super saboroso
    Carol não como carne, então eu faria com a Proteina vegetal,
    hummm ja pensou, vai ficar delicia também
    bjo
    Zizi

    ResponderExcluir
  17. Um dos meus pratos favoritos!!! É fácil e delicioso!!! Ficou lindo!!! Bjs e liiiinda quinta Carolina!!!!

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde querida, que receita maravilhosa, tenha um lindo final de semana repleto de bênçãos de Deus, beijinhos!

    ResponderExcluir
  19. Oi Maria Carolina!
    Obrigada!!! :)

    Reparei sim rs
    Conheço a loja, já vi muita coisa linda lá.
    Acho que tem uma na Sete de Setembro, ou bem parecida.
    Aliás, são 3 lojas bem próximas com artigos 'descolados' para casa.
    Sempre espio, adoro!!! Ainda mais se for para cozinha rs
    São lindos, super presente.
    bjs
    Ótimo finde!

    ResponderExcluir
  20. Nossa que delícia!
    Beijão e obrigada pela dica...
    Giovana Aguiar
    garotacomcharme.com

    ResponderExcluir
  21. Assim não vale, toda vez que venho te visitar tem alguma delícia... Salivando rsrs.
    Eu não curto muito ricota, fica com gosto, ou não da para sentir? Amo escondidinho. Bjs
    Vivi e Isaac

    ResponderExcluir
  22. Ai, ai, ai!!! Fiquei com égua na boca!!! Quero fazer logo, adorei! beijos e um doce domingo pra vc.
    Cantinho da Galega

    ResponderExcluir
  23. Escondidinho é uma das melhores coisas do mundo!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  24. Maria Carolina, gosto muito de Escondidinho de charque.
    Aqui faço com queijo de coalho.
    Não gosto de Ricota. Não consigo gostar.

    ResponderExcluir
  25. Oi Maria Carolina
    Obrigada!!!
    O PAP ficou enorme porque falei muito rs
    Mas é fácil!
    bjs
    Ótimo dia!

    ResponderExcluir
  26. Sua linda passando para desejar um fin maravilhoso viu

    bjs

    Gélia

    ResponderExcluir

Comenta aí gente!!!!rsrs

Se fizer alguma pergunta deixe seu e-mail por favor para que eu possa responder!

Obrigada!!!