sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Ideias DIY | Minha fruteira de cara nova com cestinhas de tecido feitas por mim!

Oi gente! Tudo bem?!

Hoje quero mostrar para vocês uma ideia muito simples que tive há algum tempo atrás para decorar um cantinho da minha cozinha que estava um pouco "vazio". Além de contribuir para a decoração da cozinha esse projetinho ficou bastante funcional e tornou um espaço anteriormente vazio em algo bonito e útil.

Tudo começou quando eu fui fazer compras e vi uma fruteira de madeira sendo vendida por um precinho camarada. Meu marido ficou um pouco desconfiado, mas mal ele sabia que na hora em que a vi eu já enxerguei um grande potencial na peça e que por isso ela foi para o carrinho!rsrs

Paguei R$ 40,00 na fruteira, e achei um bom preço. A estrutura de pínus é bastante resistente, é a mesma madeira do meu baú que virou pufe, lembram?!

Eu esqueci de tirar foto da "bonita" antes de começar a trabalhar nela, então já vou mostrá-la depois de uma boa lixada e envernizada. Confesso que até pensei em pintá-la, mas sou apaixonada por veios de madeira e acho os veios dessa madeira tão bonitos que não resisti e decidi apenas envernizá-la. Escolhi o mesmo verniz que apliquei na porta e em uma prateleira da cozinha (também de pínus), assim garanti uma unidade visual no espaço.


O próximo passo foi transformar os cestos de arame "sem graça" em algo especial, foi aí que eu resolvi confeccionar cestinhas de pano para forrar o interior dos cestos de arame. O mais legal, você nem precisa saber costurar para fazer uma cestinha dessas... vou mostrar como eu fiz mais adiante nessa postagem.

Escolhi estampas de poás e galinhas (AMO *---*) nas cores preto, vermelho e branco, que são as cores predominantes na decoração da minha cozinha. A estampa das galinhas combina com o móbile de galinhas de fuxico que fica sobre a pia, lembram da Gertrudes e suas amigas?!



E como eu gosto muuuito de detalhes, coloquei sobre o tampo da fruteia um vasinho de poás (porque para mim poá nunca é demais, rsrs) com um enfeite de pimentinhas (que antes ficava sobre a pia) e um cesto porta ovos de arame em formato de galinha!!! Vejam como ficou fofo!!!



Vocês acham que eu amei?! Agora estou pensando em mais alguma coisa para colocar nessa parede, já tenho algumas ideias e assim que colocá-las em prática corro aqui para mostrar!!!

Mas e as cestinhas?! A questão é que eu amo costura e patchwork!!! Quando o assunto é linha e agulha na mão até que eu me viro bem, mas ainda estou engatinhando quando o assunto é máquina de costura, por isso resolvi adaptar e fazer essas cestinhas à mão mesmo e usando minha mais nova amiga, a cola tipo silicone (cola quente nunca maaaaais)!

Não tenho todas as fotos do passo a passo, mas vou explicar direitinho, é bem fácil!

Comecei tirando as medidas dos cestos de arame para criar um molde. Meus cestos têm formato retangular, com 8,5 cm de altura. As laterais maiores medindo 24 cm de comprimento e as menores, 20 cm. Para criar o molde eu apenas visualizei os cestos como se fossem caixas abertas. Na figura abaixo as linhas tracejadas delimitam a área do fundo do cesto e as linhas cheias marcam as laterais.


Cada cestinha foi feita com 2 tecidos diferentes, que foram cortados de acordo com o molde acima. Para o "recheio" da cestinha usei manta acrílica fina, que também foi cortada nas mesmas medidas.

Posicionei um dos tecidos com a estampa voltada para baixo, e por cima coloquei a manta acrílica, a seguir coloquei o outro tecido com a estampa voltada para cima e uni todas as partes com uma costura simples à mão em toda a volta. Desse jeito a cestinha fica com dupla-face.



Para o acabamento usei viés, que eu apenas colei nas bordas, escondendo a costura. Usei cola tipo silicone!

Minha sugestão é que vocês colem primeiro o viés nas quinas onde as laterais se encontram. E por último ao longo do comprimento das laterais, deixando uma sobra de cada lado para fazer os lacinhos.


Depois é só fazer os lacinhos para que a cestinha fique pronta!



Simples assim!

Espero que tenham gostado da ideia DIY de hoje!

Desejo a todas um excelente final de semana!!!

Beijinhos!!!

30 comentários:

  1. Adorei a ideia Maria, você é muito talentosa, vou tentar viu rsrs!
    Beijoos

    http://olardosoliveira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Maria Carolina,
    O carrinho ficou um charme, tinha potencial mesmo.
    Eu adoro cor, mas em alguns casos, acho que a madeira tem que aparecer mesmo!
    As cestinhas ficaram lindas, super fáceis de fazer.
    E poá nunca é demais, mesmo rs

    Eu comprei a cola universal e a silicone líquida.
    Quero fugir da quente também rs
    bjs
    Ótimo finde!

    ResponderExcluir
  3. Amei sua fruteira e acabei de me lembrar que na minha lista de enxoval não tem fruteira!
    beijão ;*
    issoeoqueamo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Hola amiga ,, voy a hacerme una cesta ,, que buen tutoríal, ame como quedo esta mesita

    ResponderExcluir
  5. Ficou linda Maria Carolina, parabéns!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Que idéia linda parabéns ficou muito muito muito bonita sua fruteira !!!

    ResponderExcluir
  7. Carol, que linda essa fruteira, com essas cestinhas fofas, obrigada por compartilhar o molde.
    Vou tentar fazer. Besitos e ótimo final de semana

    ResponderExcluir
  8. Minha best amiga, amei eu ja fiz algo só com cola, vou mostrar logo logo, amei a sua fruteira a medeira é linda mesmo tb gosto dela pura e bom que vc não mudou tudo de uma vez, assim num futuro se vc tiver vontade de dar uma mudada ainda tem o que fazer né, fiquei boba como é fácil fazer estas cestinha!! agora uma coincidência hoje vc esta la no meu cantinho e seus presentes estão indo hoje tah!

    bjs

    Gélia

    ResponderExcluir
  9. Maria Carolina, adorei a ideia. Muito obrigada pelo PAP perfeito!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Essas fruteiras são ótimas na cozinha e ainda servem de aparador (as que tem rodinhas, então...).
    Gostei da sua customização. As cocós fofas deram vida - o trabalho ficou uma gracinha.
    Tenho uma na minha cozinha tb, onde as cores predominantes são preto, branco e muitas vaquinhas. Como as cestinhas eram brancas, só tive que pintar a madeira de preto e fazer manchinhas brancas - ficou bem "vacal" rsrsrs.

    Ótima inspiração!

    Abraços e lindo final de semana.

    ResponderExcluir
  11. Oi Maria Carolina,
    Obrigada!!!
    Crochê está eliminado da minha lista.
    Sempre gostei de cartonagem, depois que assisti as aulas, mais ainda.
    Não fiz as peças da loja, porque quis começar por uma mais simples.
    O porta moedas é bem simples e fácil mesmo.
    Agora vou me aventurar em uma com mais detalhes.
    A bailarina agradece! :)
    bjs

    ResponderExcluir
  12. que fofo. tenho uma fruteira exatamente assim.... tenho maquina de costura.
    só me falta o tempo.
    mas adorei.

    ResponderExcluir
  13. OI Maria Carolina, adorei a sua fruteira. É de uma dessas que eu estou precisando aqui em casa.

    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe

    ResponderExcluir
  14. Ahhh mas vc é mto prendada..a fruteira ficou linda...bjo

    ResponderExcluir
  15. Se você não fala que era cola quente, eu jurava que eram costurinhas!
    ficaram ótimas!
    Também gosto dos veios da madeira em algumas peças.
    Me dói ver, algum móvel antigo pintado de outra cor. Fica bonito, eu sei. Mas tem tanta madeira bonita que podia ser preservada. (mas depois lixa, né! e tudo volta a ser madeira)
    A tua ideia das cestinhas é super diferente! Gostei muito!
    bj Zizi

    ResponderExcluir
  16. Que coisa mais linda!!!! Vc teve mesmo muita visão em transformar uma fruteira tão comum nessa coisa fofa!!! Tô encantada com ela! Parabéns! Se eu fosse vc colocava um quadro em cima, claro que com um tema "cozinheirístico", né? E valeu pelo tutorial, é mais simples do eu imaginava.
    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Oi Maria Carolina,
    Tudo bem? Dedos 100% recuperados?rs
    Uma ótima semana!
    bjs

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria, minha linda, mil desculpas pela a demora de retornar, mas estou sem pc e fica complicado para que eu esteja sempre no mundinho virtual. Vim aqui nao somente agradecer por seu carinho comigo, mas tbm desejar a vc um lindo e abençoado Natal, que sejas sempre vitoriosa em tudo o que lutares em sua vida!

      Amei o pap, super bem explicado, confesso que sempre quis tentar fazer esses cestinhos fofos, mas sempre achei complicado, mas explicadinho por vc até a minha filhota de dois aninhos arriscaria costurar uns para a mamae, rsrrsrs... ficaram lindos, sua fruteira esta um luxo!!! ah!! se um dia pensares em mudar a cor da fruteira, nem penses nisso, o tom amadeirado esta perfeito ( ateh parece que eu entendo de decoraçao, kkkkk...) mas acho que esta lindissima assim.

      Que Deus lhe abençoe sempre!!

      Um grande beijo!!!!!

      Cristine.

      Excluir
  19. Perfeito! Nem precisa falar da fruteira em si, de pinus. Amo madeira! Esses cestinhos arrasaram!!!
    Obrigada por compartilhar essa ideia, vai ser muito útil. rsrs...
    Quero aproveitar e te desejar ótimas festas e que o ano que vem seja mais criativo e especial pra todas nós, viu?
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Amiga ficou a coisa mais fofa do mundo!!! Eu preciso tanto de uma fruteira assim aqui em casa! Querida venho te desejar um super natal e que seu 2014 seja um ano de muitos sonhos realizados!!!! Beijos

    ResponderExcluir
  21. Oi Maria Carolina!!!
    Tudo bem?
    Te desejo um ótimo Natal e um 2014 com muitas alegrias e inspiração, para vermos muitas artes lindas por aqui!
    Não esqueci do almoço no Plaza, tomara que aconteça logo!
    Final de ano enrolou tudo!!!
    bjs
    Até 2014!

    ResponderExcluir
  22. Querida quero agradecer todo carinho que recebi de vc esse ano e lhe desejar um natal lindo e iluminado pelo menino Jesus. Que seu ano de 2014 seja repleto de amor, paz, sabedoria, e prosperidade. Que estejamos juntas também nesse novo ano.

    Um enorme beijo,

    Kaku

    ResponderExcluir
  23. Que delicadeza, capricho! Muito linda mesmo a fruteir!!
    eu arriscaria pintar de branco ;)

    Bom Natal, linda!

    ResponderExcluir
  24. Maria, sempre que venho aqui fico encantada com seu capricho! Desejo um Natal com pessoas que ama, saúde e alegria, que seu novo ano tenha tudo de melhor em sua vida, você merece. Um abraço!

    ResponderExcluir
  25. Sempre me encantando. Eu amei. Ficou lindo e perfeito. Deu outro ar para a fruteira, não tenho mas quero uma já. Bjs
    E obrigada pelo carinho.
    Vivi e Isaac

    ResponderExcluir
  26. Esposa prendada é outro nível, parabéns! Sua cozinha está linda!

    ResponderExcluir
  27. Esposa prendada é outro nível, parabéns! Sua cozinha está linda!

    ResponderExcluir

Comenta aí gente!!!!rsrs

Se fizer alguma pergunta deixe seu e-mail por favor para que eu possa responder!

Obrigada!!!