quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Casamentos | Ideia para o "something blue"

Olá meninas, como estão?!

Algumas noivas são super tradicionais e levam bem a sério a ideia de usar alguma coisa nova, alguma coisa velha, alguma coisa emprestada, e alguma coisa azul. Eu não planejei, mas acabei usando todas essas coisas no dia do meu casamento.

Encontrei essa imagem na internet e resolvi compartilhar com vocês... é uma ideia simples e delicada para o "something blue" (alguma coisa azul). Vejam só:


E então meninas vocês pretendem ter ou tiveram o "something blue"? Gostaram dessa ideia?! Com certeza renderia belas fotos no grande dia, não acham?!

Beijinhos!

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Receitas | Comida saudável = comida colorida = minha salada de atum!

Olá meninas!

Hoje vou fazer um post de receita, porém o post será um pouco diferente porque além do sabor quero enfatizar a qualidade das coisas que comemos. Pode ser muito clichê dizer que você é aquilo que você come, mas é a mais pura verdade. Tudo o que ingerimos exerce efeito sobre nossa saúde, e por isso mesmo é importante procurar manter uma alimentação saudável.

Quem é que não aprecia um prato bonito e bem colorido?! Pois além da beleza, as cores podem dizer muito sobre os efeitos que os alimentos podem exercer no organismo. Quanto mais cores você conseguir incluir na sua refeição, melhor a qualidade e valor nutricional dela, pois maior a variedade de vegetais incluída.

Para exemplificar resolvi trazer uma receita que nós amamos aqui em casa. É simples, prática e muito saborosa, além disso é muito nutritiva e tem baixo valor calórico. Não sei se todas vocês já sabem, mas eu sou farmacêutica e me especializei em química de produtos naturais, mais especificamente em química de produtos de origem vegetal, por isso hoje além de passar a receitinha quero mostrar para vocês como enxergar a qualidade de uma refeição através das cores dos vegetais incluídos na receita.

Salada de Atum



Ingredientes:

> 2 latas de atum sólido light
> 1 cenoura descascada e ralada
> 1 tomate grande (ou 2 pequenos) sem sementes, cortado em cubinhos
> 1/2 xícara (chá) de pimentão amarelo cortado em cubinhos
> 1/2 xícara (chá) de azeitonas verdes em rodelas
> 1 cebola roxa pequena cortada em cubinhos
> 1/2 xícara (chá) de ervilhas
> 1/2 xícara (chá) de milho verde
> Salsinha e cebolinha a gosto
> Azeite extravirgem para regar
> 2 colheres (sopa) cheias de maionese light (eu uso a maionese 0% colesterol da Hellmann's)
> 1 colher (sopa) rasa de ketchup
> Sal a gosto (eu não uso)

Modo de preparo:

Abra as latas de atum, escorra a água e transfira os pedaços de atum para uma vasilha ou refratário. Com auxílio de um garfo amasse o atum para desfiá-lo. Acrescente todos os vegetais e misture bem. Regue com um fio de azeite, acrescente a maionese e o ketchup e misture bem para incorporar. Prove e corrija o sal se necessário, eu não costumo usar sal nessa receita porque não vejo necessidade.


Sua salada está pronta, você pode servi-la acompanhada de arroz branco e salada verde, ou como eu gosto, na forma de sanduíche com pão integral e batata palha (só um pouquinho para deixar crocante). Para o meu sanduíche optei por um pão integral light, com grãos de aveia e linhaça, acompanhado por um suquinho de uva bem gelado, delícia!!!





Vamos falar um pouquinho agora sobre alguns benefícios associados aos ingredientes dessa receita.

Atum: O atum é rico em ômega 3, um ácido graxo essencial que promove diversos benefícios sobre o organismo, principalmente no sistema cardiovascular, exercendo atividade antiinflamatória, diminuição do risco de formação de trombos, redução dos níveis de colesterol e triglicerídeos e redução da pressão arterial. Estudos sugerem que o consumo de ômega 3 reduz as chances de ocorrência de alguns tipos de câncer. Essa substância também é moderadora de apetite e ajuda a acelerar o emagrecimento.

Cenoura: Rica em beta-caroteno, uma substância classificada como carotenóide, que além de conferir a cor característica desse vegetal, possui importante ação antioxidante, combatendo os efeitos dos radicais livres no nosso organismo, prevenindo o envelhecimento precoce e o aparecimento de doenças cardiovasculares. Essa substância é precursora da Vitamina A em nosso organismo, esta por sua vez combate a cegueira noturna.

Tomate: Rico em licopeno, o pigmento responsável por sua cor vermelha. É também um carotenóide com excelentes atividades antioxidantes. Nos homens o consumo regular de licopeno está associado a uma redução de probabilidade de ocorrência de câncer de próstata. Nas mulheres o licopeno previne a osteoporose no período pós-menopausa. Sua atividade antioxidante também previne outros tipos de câncer, como mamas, pulmões e endométrio. Seu consumo também diminui a oxidação do LDL (colesterol ruim), diminuindo os riscos de algumas doenças cardiovasculares.

Pimentão amarelo: Riquíssimo em vitamina C, uma substância importante para o bom funcionamento do sistema imunológico, e para diminuir a fragilidade dos vasos sanguíneos. Além disso, a vitamina C é um poderoso antioxidante e seu consumo está associado à prevenção do envelhecimento precoce e de doenças degenerativas, como o câncer. Esta substância também é importante no combate às infecções urinárias. Dentre os tipos mais conhecidos de pimentão, o pimentão amarelo é o que apresenta o maior teor de vitamina C, apenas 100g de pimentão amarelo contêm mais do que o dobro da recomendação diária, que é 60mg de vitamina C. Também é rico em carotenóides, principalmente o beta-caroteno, responsável pela cor amarela.

Azeitonas verdes: Ricas em gorduras poliinsaturadas, que previnem o entupimento das artérias, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares. Também são ricas em ácido oléico, um ácido graxo importante para o controle dos níveis de colesterol e que apresenta também propriedades anticancerígenas.

Cebola roxa: Fonte de diversos minerais, vitamina C e flavonóides, como a quercetina e antocianinas (estas responsáveis por sua coloração). Apresenta diversos benefícios para o sistema cardiovascular, auxilia na prevenção do envelhecimento precoce e no fortalecimento do sistema imunológico. O consumo regular de cebola previne o desenvolvimento de diversos tipos de câncer, principalmente o câncer de estômago. Combate doenças respiratórias e melhora a qualidade e a beleza da pele e dos cabelos.

Ervilhas:  Ricas em sais minerais como cálcio, ferro, potássio, enxofre. São também fontes de beta-caroteno, vitamina C e vitaminas do complexo B, indispensáveis para o bom funcionamento do sistema imunológico.

Milho verde: É rico em fibras que auxiliam na eliminação de toxinas do organismo, melhoram o trânsito intestinal e aceleram a digestão.

Salsinha e cebolinha: Alimentos ricos em fibras, beta-caroteno, cálcio, fósforo, ferro, vitaminas C, E e do complexo B. Seu consumo previne doenças cardiovasculares. Estes alimentos possuem efeitos diuréticos, são antiinflamatórios e antioxidantes. A salsa possui ainda componentes químicos que atuam nas células sanguíneas prevenindo a formação de trombos e coágulos.

Azeite extravirgem: Rico em gorduras mono e poliinsaturadas que ajudam a controlar os níveis de colesterol e previnem contra doenças cardiovasculares. É rico também em polifenóis, substâncias dotadas de atividade antioxidante.

Maionese: Antes vista como uma vilã da alimentação saudável, hoje em dia a maionese pode contribuir para a manutenção da sua saúde. A indústria de alimentos evoluiu e conseguiu desenvolver fórmulas que transformaram a maionese em um alimento saudável. É rica em gorduras mono e poliinsaturadas, além dos ácidos graxos essencias ômega-3 e ômega-6, importantes para o bom funcionamento do organismo. A maionese que eu usei (o% de colesterol) tem apenas 16 kcal por porção (1 colher de sopa = 12g), isso porque ela não leva gema de ovos em sua composição, apenas a clara e é feita com leite desnatado. Além disso possui teor reduzido de sódio.

Ketchup: Assim como o tomate, é rico em licopeno. E o fato de ser um molho, cozido, melhora a absorção dessa substância.

É isso meninas, espero que tenham gostado do post e das dicas! Vamos todas deixar nossos pratos bem coloridos e assim cuidar da nossa saúde!!!

Beijos!!!

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Ideias para o lar | A reforma da minha casa (Parte 1): Sala

Olá meninas queridas do meu coração!!! Tudo bem?!

Como foi o final de semana de vocês?! O meu foi agitado e corrido (só para variar, rsrs), maaaas tenho boas notícias!!! Minha obra está finalmente chegando ao fim, já temos até data para a mudança (\o/\o/\o/). Vocês já são uma parte importante da minha vida e eu me sinto feliz em compartilhar as coisas que acontecem no meu dia a dia com vocês, por isso decidi começar uma série de posts sobre a reforma da minha casa, vou contar alguns detalhes da reforma, incluindo os problemas e suas soluções, e as coisas que deram errado também, rsrs, assim podemos trocar ideias e quem sabe posso acabar ajudando alguma de vocês em uma reforma futura. A ideia era ter postado o primeiro deles ontem, mas passei o domingo inteiro em função da obra e da mudança e não consegui finalizá-lo.

Quero começar falando da sala, que será um ambiente de TV e estar. Decidi começar por aqui porque meu marido e eu estamos realmente orgulhosos da reforma deste cômodo, conseguimos aplicar boas ideias e deixá-lo bem especial.

Por questões de falta de tempo e problemas de esquecimento logística (hehe), a pessoa que vos escreve esqueceu de tirar fotos do "antes", mas vou mostrar as fotos do "depois", explicando as mudanças que ocorreram, ok?!

Deixa eu começar contando uma breve história sobre a minha casa para situar vocês. Quando essa casa foi construída, ela tinha inicialmente um único andar e onde hoje é minha sala, um dia já foi um quarto, e onde hoje é a sala de jantar um dia foi a sala de estar. Quando meu sogro comprou essa casa o segundo andar já havia sido construído, porém ele precisou fazer ainda algumas reformas e alterou algumas coisas, por exemplo, a sala ganhou uma porta que dava para a varanda da frente, que por sua vez ficava de frente para a rua. A casa ficou alugada por 1 ano, até que decidimos nos mudar para lá.

Apesar da reforma que meu sogro tinha feito nós decidimos mexer um pouco mais na casa, para deixá-la com a nossa cara e foi assim que a reforma começou em novembro de 2012.

Problema nº 1: A primeira coisa que nos incomodou foi a porta e a janela da sala estarem de frente para a rua, achamos que isso comprometeria nossa privacidade e que o ideal seria trocar a porta de lugar.
Solução: Optamos por colocar a porta de entrada na sala de jantar.

Problema nº 2: A sala era pequena, tinha 2,5 metros de largura por 4 metros de comprimento, porém tinha um pé direito alto maravilhoso com 3,20 metros.  A varanda da frente era grande para um espaço que só seria utilizado como hall de entrada. Pensamos então em ampliar a sala e diminuir a varanda.
Solução: Decidimos derrubar a parede que separava a sala da varanda e avançar 1 metro em direção ao espaço da varanda, construindo uma nova parede, e deixando a sala agora com 2,5 metros de largura por 5 metros de comprimento.

Problema nº 3: Com a derrubada da parede original descobrimos algumas cintas e vigas no teto, que não poderiam ser removidas para não comprometer a estrutura da casa. Ficando aparentes elas comprometeriam o visual do ambiente, mas ao mesmo tempo nós não queríamos abrir mão do pé direito alto que nós tanto amamos.
Solução: Fizemos um rebaixamento de gesso muuuito discreto, uns 20 centímetros, somente o necessário para esconder as vigas.

Problema nº 4: Nós não queríamos uma janela de frente para a rua, mas precisávamos de circulação de ar para que a sala não ficasse abafada.
Solução: Como o pé direito ainda estava bem alto, fizemos uma janela no alto da parede, em uma posição onde não seria possível ver a rua e vice-versa, mas permitiria que o ar entrasse na sala. Como o ar precisa circular, abrimos uma segunda janela, desta vez bem maior, na parede oposta à da primeira janela, e que tem saída para a parte de trás da casa, que não tem vista para a rua.

Problema nº 5: Isso não foi bem um problema, e sim um desejo... queríamos muito, muito, muito fazer uma integração completa entre a sala e a sala de jantar, tipo um ambiente em "L", e para isso precisávamos derrubar a parede inteirinha. Quando o pedreiro começou a quebrar descobriu outra cinta, bem acima da porta que ligava os dois ambientes e adivinhem só?! Não seria possível derrubar a parede.
Solução: Mandamos tirar a porta que separava os cômodos e ampliar a abertura, que passou de 70 centímetros para 1,40 metros, criando uma espécie de "portal" entre os ambientes.

Problema nº 6: Como a sala um dia foi um quarto, existia em uma das paredes uma saída para ar condicionado. Até aí tudo bem, poderíamos fechá-la facilmente... mas meu marido teve uma ideia... nosso ar condicionado não é suficiente para dar vazão ao espaço da nossa suíte na casa nova, que é bem  maior que nosso quarto atual, e nós precisaríamos comprar um aparelho de ar condicionado novo. Como a ideia era tornar o ambiente da sala de estar o mais aconchegante possível ele pensou em colocar o aparelho de ar condicionado antigo na sala e usar em dias extremamente quentes em que estivéssemos recebendo visitas ou para ver um filminho na TV grandona, rsrs. Onde está o problema nisso, além da conta de energia elétrica que vai nos levar à falência?!! Bom... já que abrimos um buraco de 1,40 por 2,20 metros de altura na sala, o ar condicionado não iria dar vazão meeeeesmo... e aí?!
Solução (minha preferida): Decidimos colocar uma porta de correr para fechar a abertura quando o ar condicionado estivesse ligado. Primeiro pensamos em MDF, depois descobrimos que uma porta de vidro é mais barata que uma porta de madeira, e mais leve também. Além disso, o vidro é translúcido, então mesmo quando a porta estivesse fechada continuaríamos tendo integração visual com a sala de jantar! Essa foi minha solução preferida porque estou completamente apaixonada por essa porta de vidro, ela roubou meu coração e virou meu xodó!!!rsrs

Vamos começar a analisar as imagens... primeiro uma foto horrível, tirada com meu celular, à noite e na ausência de luz, porque alguém (o pedreiro) esqueceu de avisar que tinha tirado a lâmpada da sala, ignorem a qualidade da foto, rsrsrs. Nessa imagem mostro para vocês a tal janela que fica no alto da parede que tem vista para a rua. A grade não faz parte da janela... é que a varanda da frente é toda gradeada e como a janela estava aberta a grade aparece. Podemos ver também nessa foto minha maravilhosa porta de vidro que separa/integra as salas de estar e jantar!


Fiz questão de mostrar essa foto porque a sala estava assim até quinta-feira, maaas marido e eu fizemos uma mudancinha de última hora, bem discreta sabe... tipo acrescentar uma parede vermelha?! Então... agora ela está assim:

Vou explicar o motivo da mudança... quando escolhemos a tinta para nossa casa queríamos uma cor bem clarinha para dar amplitude para os cômodos, que não são muito grandes, e a eleita foi a erva-doce, que teoricamente é um tom de verde, mas que segundo meu marido é um branco esverdeado, rsrs. Nós queríamos muito uma parede vermelha, mas achamos que verde + vermelho não ia dar certo. Pensamos então em aplicar a tinta vermelha nos cômodos que não tivessem sido pintados de erva-doce, mas nós gostamos tanto da cor que não resistimos e pintamos uma das paredes da sala de vermelho. E não é que combinou?! O verde é tão sutil que não "briga" com o vermelho, e a sala ganhou mais vida depois disso. Esse será o ponto focal da sala.

Ainda falta uma demão de tinta vermelha para finalizar, e temos que tirar as faixas de fita crepe que foram usadas para proteger as outras paredes, mas já dá para ter uma ideia de como vai ficar. Para o piso escolhemos um porcelanato de 45x45 cm na cor bege, bem neutro, e que não suja tanto quanto o branco que temos no apartamento em que moramos atualmente! Já que a ideia era integração nós usamos o mesmo piso na sala, na sala de jantar e na cozinha (cenas dos próximos capítulos...rsrs). Na foto dá para ver também o rebaixamento de gesso, muito discreto, que preservou o pé direito alto da casa.

Mais fotos (dessa vez tiradas durante o dia). Aqui a porta de vidro em detalhes, vejam que mantivemos a integração entre os ambientes usando o mesmo piso em ambos.


Agora a porta fechada vista da sala de jantar (ignorem a bagunça dentro da sala, estamos em obra!!!rsrs). Para o acabamento da porta nesta cômodo, instalamos uma moldura de gesso em volta da abertura da porta.


E agora a outra janela da sala, que fica na parede oposta à parede vermelha. Dá para ver a parte de trás da casa através dessa janela, e a saída para o ar condicionado bem ao lado dela.


Quando estiver tudo limpinho e arrumadinho vai ficar mais fácil ver mais alguns detalhes, e eu farei questão de dividir tudo com vocês durante a decoração do cômodo, mas não resisti e tive que mostrar como está ficando!!!

Estou muito animada e ansiosa para mostrar os outros cômodos para vocês!!!

O que acharam meninas?!

Beijão!

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Receitas | Cookies simples e deliciosos!

Bom dia meninas!

No Natal comecei a procurar receitas de cookies, e acabei encontrando uma receita super simples e interessante em dois blogs muito queridos, o blog da Carol (Um Blog Simples) e o blog da Camila (CasaMila). As duas fizeram e aprovaram a receita e eu resolvi testar também, e confesso que me surpreendi! Hoje trago para vocês a minha versão dessa receitinha maravilhosa para fazer cookies!

Ah... E só para reforçar ainda mais o assunto plágio, que tem sido comentado frequentemente entre as blogueiras, essa postagem é um reprodução de receita, isso é diferente por exemplo de copiar o post e as imagens de outro blog e não dar os créditos, plágio é crime e eu estou junto com as meninas para lutar contra isso na blogosfera!!! 

Cookies simples e deliciosos

Ingredientes

> Um pacote de massa para bolos de qualquer sabor (eu usei sabor baunilha)
> Um ovo
> 100gr de manteiga em temperatura ambiente
> Gotas ou pedaços de chocolate (pode ser uma barra de chocolate em pedaços, e eu sugiro usar chocolate meio amargo porque a massa é bem doce)

Modo de preparo:

Com as mãos misture a massa para bolo, o ovo e vá adicionando a manteiga aos poucos até que a massa fique com uma boa consistência para modelar. A seguir adicione os pedaços de chocolate à massa e misture delicadamente.

Faça bolinhas com a massa, mas elas não podem ser muito grandes, pois os cookies crescem bastante. Uns 2 a 2,5 cm de diâmetro já está de bom tamanho.

Forre uma fôrma com papel manteiga, coloque as bolinhas dando um bom espaço entre elas e leve ao forno preaquecido em 180ºC.



Atenção!!!! O ponto certo de tirar do forno é quando a borda do cookie começa a endurecer e o centro dele ainda estiver macio, leva mais ou menos entre 5 a 10 minutos, mas isso varia de forno para forno. Não pode esperar o cookie endurecer para sair do forno, se fizer isso ele fica muito duro depois de esfriar.

Depois de retirar os cookies do forno espere eles esfriarem um pouco antes de tirar do papel, pois enquanto estiverem quentes eles ficam quebradiços.


Agora é só se deliciar!!! Fica incrível acompanhado de um café quentinho!!!

Desejo a todas vocês uma excelente quinta-feira!!!

Beijos!

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Ideias para o lar | 10 dicas para uma mudança organizada e tranquila!

Olá meninas! Como estão?!

Como vocês sabem em breve eu estarei de mudança para uma nova casa e já estou na fase de empacotar tudo o que vejo pela frente. Desta vez estou fazendo tudo com muita calma e paciência, seguindo algumas regrinhas que têm me ajudado a manter a ordem em casa e fazer com que a mudança fique mais organizada.

Se você deseja e pode pagar por um serviço completo de mudança saiba que existem empresas especializadas que vão até a sua casa empacotam tudo direitinho, colocam no caminhão e levam até o novo endereço. No entanto, a grande maioria das pessoas fica responsável pela parte de "embalar a mudança" e paga apenas pelo transporte, esse é o meu caso, e como muitas de vocês podem estar passando ou ainda passarão por isso, decidi fazer um post sobre o assunto e compartilhar com vocês minhas experiências, e de quebra, quem sabe contribuir para que a mudança de você seja tranquila.


# 1 - Tire as medidas dos cômodos da casa para saber se todos os seus móveis terão espaço suficiente para serem montados

Essa parte parece muito óbvia, mas acreditem... muita gente ignora esse detalhe e só percebe que seus móveis não cabem no novo espaço depois da mudança, e aí a coisa complica. Planejar o espaço é fundamental nessa hora.

# 2 - Comece a embalar com antecedência

Se você já tem uma data definida ou pelo menos uma ideia de quando vai fazer sua mudança, não espere para começar a empacotar muito em cima da hora. Já dizia a minha avó que a pressa é inimiga da perfeição, e essa é a mais pura verdade. Ao empacotar seus pertences com pressa você acaba sendo menos cuidadosa e isso pode fazer com que você quebre ou perca coisas durante o processo.

Para embalar seus pertences você pode usar folhas de jornais e revistas, porém dependendo do material a ser embalado esses papéis podem deixar manchas, para evitar que isso aconteça você pode embrulhar tudo em plástico e depois sim envolver com as folhas de jornais ou revistas. Outra opção é usar plástico bolha, que você pode comprar por metro, a bobina, ou ainda comprar pacotes com sacos de plástico bolha em lojas de materiais de construção, lojas especializadas em embalagens e até mesmo em algumas papelarias.

Comece embalando os objetos que não estão em uso e que não serão utilizados até o momento da mudança. Deixe os móveis por último. Se você for contratar um montador para desmontar os móveis, acerte com ele uma data para desmontar e outra para fazer a montagem dos móveis já na casa nova, dessa forma não há correria e o montador fará tudo com mais calma e segurança.

Imagem via Cultura Mix

# 3 - Organize as caixas com seus pertences por cômodos

As sacolas plásticas são úteis em muitos momentos das nossas vidas, mas na hora da mudança elas nem sempre são muito práticas, não podem ser empilhadas, por exemplo. As caixas de papelão são peças curinga em uma mudança. São práticas e empilháveis, o que contribui para otimizar o espaço no caminhão de mudanças. Organize suas caixas separando-as por cômodos. Faça etiquetas, ou escreva nas próprias caixas o cômodo de destino, dessa forma ao chegar na casa nova você já saberá direitinho que caixa vai para cada cômodo. 

# 4 - Faça listas com tudo o que foi encaixotado

Uma coisa que eu decidi fazer nesta mudança e que está dando bastante certo são as listas com o conteúdo das caixas. É bem simples... conforme você for colocando seus pertences dentro de uma caixa escreva em uma folha de papel tudo o que está sendo colocado dentro desta caixa. Depois de lacrar a caixa cole a lista em um local visível da caixa, isso facilita muito na hora de desembalar e também ajuda a saber quais as caixas que contêm o material mais frágil e que merecem mais cuidado durante a mudança.

# 5 - Separe as roupas que ficarão em cabides daquelas que serão colocadas em gavetas

Na hora de esvaziar o guarda-roupa retire as roupas juntamente com os cabides. Você pode dobrá-las (com cabide e tudo) e colocar dentro de malas, ou caixas, e quando chegar na casa nova é só pendurar o cabide de novo. As roupas que ficam em gavetas podem ser colocadas dobradas da mesma maneira que foram retiradas das gavetas e quando chegar na nova casa é só devolver para as gavetas. Minha avó sempre me aconselhou a comprar sacolas plásticas grandes em lojas especializadas para proteger as roupas da poeira, então normalmente eu coloco as peças dobradas dentro dessas sacolas e as sacolas dentro das caixas ou das malas.

# 6 - Aproveite a mudança para se desfazer daquilo que você não quer ou não precisa mais

Sabe quando a gente fala "Preciso organizar minha casa e me desfazer de algumas coisas", mas nunca encontra tempo para isso (ou fica com preguiça mesmo, rsrsrs), bom a hora da mudança é o momento ideal para essa "faxina" em casa. Acredite, você vai encontrar coisas que não usa mais, e coisas que você nem sabia que tinha, rsrs, nessa hora veja se é possível doar alguma coisa para a caridade, mas só se estiver em bom estado, do contrário é hora de ir para o lixo (ou reciclar), assim você só leva na mudança as coisas realmente necessárias e evita bagunça.


Ilustração de Clara Gavilan

# 7 - Limpe a casa e deixe o espaço preparado para receber a mudança

Isso é o que eu pretendo fazer na semana que vem. Nós temos até o dia 15 de fevereiro para nos mudarmos, mas queremos fazer isso o quanto antes, então na próxima semana, com a casa ainda vazia, faremos um faxinão e deixaremos tudo preparado para receber a mudança. Mesmo que sua casa esteja novinha e "aparentemente" limpa, é interessante dar uma limpeza pesada antes de levar a mudança para garantir que tudo está como deveria estar na hora de levar suas coisas. Se for dedetizar seu imóvel essa também é uma boa hora, pois todos os cantinhos estão visíveis e não há obstáculos.

Imagem via Café Feminino

# 8 - Se puder faça a mudança aos poucos

Pode parecer loucura ficar fazendo a mudança aos pouquinhos, mas vou explicar onde eu quero chegar. Se você tiver a oportunidade de ir levando as caixas aos poucos, isso pode te trazer muitos benefícios. No meu caso vou levar de carro durante a semana as caixas com os objetos mais delicados, assim eu diminuo as chances de que eles quebrem dentro do caminhão de mudança. Além disso, ao levar as caixas aos poucos você terá um volume menor de itens para levar no caminhão de mudanças e com isso pode contratar um carro menor, podendo inclusive economizar neste quesito.

Imagem via Tudo Sobre Jogos

# 9 - Avise com antecedência sobre a mudança de endereço para as empresas prestadoras de serviço

Você vai se mudar e precisa levar junto a sua linha telefônica, o cabo da internet, a antena da TV a cabao, mas para isso precisa entrar em contato com as empresas e solicitar esse serviço. Comunique também a mudança do endereço para entrega de contas e faturas.

# 10 - Mudança é algo estressante, mas tente encarar da melhor maneira possível

Por mais que a mudança seja planejada o ato de tirar todas as suas coisas de um lugar, desmontar tudo o que levou um trabalhão para ser montado e levar para outro lugar é estressante por si só. Tenha sempre em mente que imprevistos acontecem e mesmo que você tente fazer o melhor possível, pode ser que algumas coisas saiam do seu controle. Respire fundo e tente não perder a cabeça!!! E lembre-se, depois da mudança surge uma nova etapa, você vai precisar arrumar tudo de novo e deixar sua casa organizada, guarde suas energias para isso.

Ilustração de Ila Fox

Hehehe... brincadeiras a parte, para fazer com que essa experiência seja mais divertida pensem em como sua casa ficará depois de arrumadinha e quantos momentos prazerosos e felizes você passará nela!!!

Essas são as dicas que eu estou tentando seguir e por enquanto está funcionando, espero que de alguma maneira esse post possa ajudá-las também!!!

Um grande beijo e uma ótima terça feira!!!

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Casamentos | Caixotes de feira na decoração de casamento!

Olá meninas!

Como estão?! Espero que todas tenham tido um excelente final de semana! Estou com várias ideias para trazer para vocês, mas confesso que ando meio enrolada com a minha mudança que está se aproximando e mais algumas outras coisinhas, como correção de provas dos meus alunos, coisas do doutorado, as aulas práticas da autoescola, rsrsrs, mas passei aqui rapidinho para compartilhar com vocês uma ideia que muito me agrada, e que eu só não usei na decoração do meu casamento porque na época eu ainda não conhecia a proposta, que é usar os caixotes de feira na decoração.

Os caixotes são tão versáteis que podem ser usados basicamente em qualquer função! Além disso eles são  objetos fáceis de encontrar e têm baixo custo, vocês podem usar em estado bruto ou dar aquela personalizada... vejam algumas ideias que eu separei para vocês e inspirem-se!!!

Imaginem que lindo seria se a ala da cerimônia fosse ladeada por um pequeno jardim de margaridas brancas (suspiros...) e se esse jardim fosse montado de uma maneira simples e econômica?! Então que tal colocar vasinhos de margaridas brancas dentro de caixotes, como na foto a seguir:

Caixotes e Pallets na decoração...
Imagem via: Casamenteria

Na primeira imagem os caixotes foram utilizados em sua cor original, mas você também pode pintar os caixotes com tinta branca e ter um efeito como este:

Imagem via: Casamento Style

Gosto muito de ideia de usar os caixotes como cachepots para flores, me agrada o contraste do visual rústico dos caixotes e a delicadeza das flores... além das sugestões acima você também pode usar esta ideia para decorar a mesa dos doces ou do bolo, vejam só:

Imagem via: Carolina Souza Lima

Foto por: Paulo Heredia

Os caixotes também podem assumir outra função da mesa de doces, que tal usá-los como suportes para docinhos, bem-casados ou cupcakes?! Quer que fique ainda mais fofo e original?! Então que tal pendurá-los no teto para que eles fiquem parecendo balanços com os docinhos em cima?! Vejam só...

Imagem via: Cristiana Weyne

Dá para não se apaixonar?! Você pode usar sua criatividade e dar outras utilidades para os caixotes, por exemplo, que tal substituir a estante onde normalmente ficam lembrancinhas e bem-casados por caixotes empilhados?!


Você também pode criar um ambiente de lounge utilizando pufes feitos com caixotes, é muito simples, basta virar a abertura do caixote para baixo, colocar uma almofada por cima e pronto!!! Para fazer mesinhas de centro é só fazer o mesmo, dessa vez colocando um tampo de vidro, projetinhos com grau de dificuldade zero né?!rsrs

E então meninas, alguém aí vai entrar na onda dos caixotes?!

Beijos e boa semana a todas!!!

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Meus convites do chá de panela!

Olá meninas!!!

Primeiro quero dizer que fiquei imensamente feliz com o retorno de vocês na postagem de ontem sobre meus convites de casamento! Muito obrigada pelo carinho, prometo que vou agradecer uma por uma mais tarde, só não fiz isso ainda porque cheguei tarde do trabalho ontem e minha internet maravilhosa resolveu não funcionar, rsrs.

Continuando no assunto dos convites, decidi postar aqui também os convites do meu chá de panela, vai que alguém se interessa!rs

Meu chá foi um chá de panela + lingerie, ou como a gente apelidou carinhosamente... um chá de "paneling"! Foi tudo muito simples e feito à pressas, mas foi super divertido, já falei inclusive sobre ele aqui. Hoje meu objetivo é mostrar novamente o convite e deixar um link para download do modelo (apaguei o endereço que estava no convite tá?!rsrs)!!!



Fiz tudo no Power Point, depois imprimi nas folhas de papel linho que sobraram da impressão dos meus convites de casamento. A ideia original era  imprimir vários convites por folha, mas a configuração da minha impressora não estava deixando os convites do tamanho que eu queria, então fiz Print Screen do arquivo de Power Point, transformei em imagem e inseri no Word. Ajustei o tamanho para 9,37cm de altura por 12,5cm de largura, o que me permitiu imprimir 4 convites por folha (usei papel linho branco). Para fazer o download do modelo no Power Point basta clicar no link abaixo:


Recortei os convites usando um estilete e não os coloquei dentro de envelopes, cortei retângulos de cartolina rosa, colei os convites no centro e dobrei as abas sobre o convite, para fechar usei alguns adesivinhos de borboletinhas prateadas que eu comprei em uma papelaria perto de casa. Ficaram uma gracinha, mas infelizmente eu não tirei fotos na época... mas fiz um esqueminha para facilitar a visualização da ideia.


E aí, o que acharam? Simples né?!rsrs

Espero que tenham gostado!

Beijinhos!!!

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Meu casamento - Parte 3: Os convites (Atualizado!)

Olá meninas, esta é uma atualização de uma postagem antiga! Como tenho recebido muitos e-mails de meninas interessadas nos meus convites de casamento, decidi atualizar o post e acrescentar links para downloads dos modelos!!! ;-)

Já que a ideia era economizar, resolvemos que faríamos nossos próprios convites de casamento. Procurei alguns tutoriais na internet porque queria fazer uma coisa bonita, não queria que saísse de qualquer jeito... achei alguns modelinhos bem legais e até algumas imagens de noivinhos para acrescentar, preparei vários estilos de convite diferentes e no final das contas optamos pelo simples e clássico preto e branco.

Compramos papel linho branco, que é um papel texturizado, para fazer a impressão, e envelopes de papel couché 180g também na cor branca. Para o acabamento montei laços channel na cor marrom, seguindo o passo a passo de um tutorial que eu vi lá no blog Minha Filha Vai Casar (se quiser conferir basta clicar no link), super simples, porém no lugar de fita dupla-face eu usei cola quente para garantir que não ia descolar sob hipótese alguma, rsrs.

A impressão foi feita na nossa impressora jato de tinta mesmo, usando a qualidade máxima de impressão. Imprimi 2 convites por folha de papel linho e para cortar usei régua e estilete para artesanato, mas tem que ser um estilete de boa qualidade e bem afiado. Os convites individuais foram confeccionados da mesma forma, consegui imprimir 24 convites por folha.

Paguei R$ 7,50 em cada pacote de papel linho. Cada pacote tinha 50 folhas e eu comprei 2 pacotes, que foram suficientes para fazer todos os convites, inclusive os convites individuais e ainda sobraram folhas que eu usei para fazer os convites do meu chá de panela e os tags de agradecimento no modelo de marcador de texto (depois eu mostro para vocês).

Cada embalagem de fita de cetim com 10m custou R$ 1,80, eu comprei umas 10 embalagens e sobrou muita fita, inclusive embalagens fechadas.

Paguei R$ 5,00 no estilete e R$ 10,00 para recarregar o cartucho da impressora. Os envelopes foram comprados em pacotes com 10 envelopes cada, e cada pacote saiu por 1,80, comprei ao todo 10 pacotes.

Total: R$ 66,00, divididos por 100 convites, R$ 0,66 cada convite, lembrando que sobrou material. Valeu muito a pena. Na gráfica eu teria pago entre R$ 2,50 à R$ 3,00 por cada convite nesse modelo.

Dá um pouquinho de trabalho para cortar, envelopar e fazer o acabamento com o laço channel, mas se suas madrinhas estiverem disponíveis para ajudar o trabalho fica mais rápido e divertido.

Posso dizer que os convites foram um sucesso. Todos elogiaram e me perguntaram onde eu mandei fazer e quando eu disse que fui eu mesma quem fez ninguém acreditou, rsrs.

Na época do meu casamento eu não cheguei a fotografar os convites, então essa semana fiz umas fotos de alguns que sobraram só para que vocês tenham uma ideia de como ficaram (por favor não reparem na qualidade das fotos!!!rsrs).



A foto a seguir é para mostrar o aspecto do convite em si, as áreas com uma tarja branca foram colocadas para esconder algumas informações pessoais, como e-mail e números de telefone, ok?














A fonte que eu usei foi Edwardian Script ITC. Para baixar o modelo do meu convite de casamento clique no link abaixo. Você será direcionada para uma página do 4shared, aí é só clicar em "Download" e baixar o arquivo!!!


Com relação aos convites dos pais e padrinhos nós só mudamos os textos dos convites, mas a apresentação foi a mesma. Infelizmente não tenho fotos deles, mas fiz um Print Screen do arquivo de Word e posto a seguir para vocês. Para baixar os arquivos basta clicar nos links que se encontram embaixo das imagens!!!




Faltou mostrar os convites individuais, dos quais eu também não tenho fotos, rsrs, então fiz Print Screen deles também. Os convites individuais foram feitos no Word, e nada mais são do que linhas e colunas de uma tabela. Cada célula tem 6cm de largura por 2,5cm de altura.

Existe ainda uma outra opção para aquelas noivinhas que estão procurando por uma impressão mais profissional, que é levar o trabalho pronto para imprimir em uma gráfica. Você pode levar o arquivo e o papel e pagar somente pelo serviço de impressão ou pelos serviços de impressão e corte, não costuma sair caro. Consultei uma gráfica aqui da região e eles me cobrariam R$ 0,25 por folha pela impressão em preto e branco e para cortar os convites seriam mais R$ 0,05 por cada linha cortada. No final das contas acabei optando por fazer tudo em casa e não me arrependi nenhum pouquinho.


Nos links a seguir vocês encontram mais dicas para confeccionar seu próprio convite de casamento, além disso podem baixar outros modelos de convite e itens para decorá-los:


Neste outro link vocês encontrarão frases para os convites de casamento:

Art Invitte

Espero que tenham gostado das dicas!!!

Beijinhos!!!

Receita | Muffins de cenoura com pedaços de chocolate

Olá meninas!

Hoje quero compartilhar com vocês uma receita super simples e saborosa, perfeita para um lanchinho à tarde acompanhado de uma boa xícara de café ou chá quentinho. Como fica pronto rapidinho é uma ótima pedida para aquelas situações em que aparecem visitas inesperadas e você precisa preparar alguma coisa deliciosa e rápida para oferecer. São muffins (ou bolinhos, como preferir) de cenoura com pedaços de chocolate.

Muffins de cenoura com pedaços de chocolate



Vamos à receita?!

Ingredientes:

> 2 cenouras médias cortadas em pedaços
> 1 xícara (chá) de óleo
> 3 ovos
> 2 xícaras (chá) de açúcar
> 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
> 1/2 colher (chá) de sal
> 2 colheres (sopa) de fermento em pó
> 1 barra de chocolate meio amargo em pedaços não muito pequenos.

Modo de preparo:

No liquidificador bata bem os ovos, o óleo, a cenoura, o açúcar e o sal. Em uma tigela coloque a farinha de trigo e acrescente aos poucos a mistura líquida, mexendo bem com auxílio de um fouet ou uma colher, até obter uma massa lisa e homogênea. Acrescente o fermento e misture delicadamente. Por fim acrescente os pedaços de chocolate à massa do bolo, misturando delicadamente. Em uma fôrma para muffins ou cupcakes, acomode forminhas de papel e preencha 2/3 de seu volume com a massa. Asse em forno pré-aquecido em 180ºC por aproximadamente 25 minutos, ou até que ao enfiar um palito este saia limpo.

Observações: Essa massa é muito úmida e fofinha, e também muito saborosa. Em relação ao chocolate, o ideal é usar pedaços não muito pequenos para sentir os pedacinhos depois.

Essa é uma das minhas receitas curinga, faço sempre! Essa é a massa que eu uso para fazer aquele tradicional bolo de cenoura com calda de chocolate, mas dessa vez resolvi colocar os pedacinhos de chocolate dentro da massa e deu muito certo!!!

Espero que gostem!!!

Beijinhos!!!

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Para você suspirar e se inspirar! (15): Candy colors, borboletas e muitos detalhes incríveis!

Olá meninas, tudo bem com vocês?!

É tão bom começar a semana com boas inspirações, não é verdade?! Pensando nisso quando vi as fotos desse casamento não resisti e separei algumas para compartilhar com vocês! A paleta de cores é delicada e feminina, abusa dos tons pastel ou "candy colors", e a decoração está repleta de detalhes que me fizeram dar gritinhos e suspiros, rsrs.

Venham comigo, suspirem e inspirem-se com as belas imagens a seguir. Mas atenção, meninas românticas que sonham com um casamento no estilo jardim encantado, preparem-se para fortes emoções!!!rsrs

Vamos começar pelo começo... a cerimônia, que aconteceu em um belo gramado, com um pergolado de madeira decorado com cortinas brancas e buquês de flores. Reparem também que as cadeiras dos convidados da cerimônia foram decoradas com laços em tom salmão.



Os convidados receberam o programa do casamento junto com lindos leques em formato de coração! Gente que toalha maravilhosa é essa na mesa?!!!


Os vestidos das madrinhas seguiram a tendência candy colors, assim como seus buquês.



Já que estamos falando em buquês, que tal uma olhada no lindíssimo buquê da noiva?! Uma combinação perfeita de rosas, mini-rosas, ranúnculos, lisiantos, muitas texturas e variedades de tons pastel. 



Agora vejam o bolo, dá para não se apaixonar por algo assim?! Um bolo tradicional, branco, com 3 andares, decorado com lindíssimas flores frescas. Ah... e por favor, reparem nessa toalha de mesa maravilhosa, toda bordada... perfeita!


Detalhe do topo de bolo! A inicial brilhante do sobrenome do casal!


O marido ganhou um bolo especial, é o bolo do noivo, uma tradição comum em casamentos nos Estados Unidos, onde as noivas mandam preparar um bolo com um tema especial para presentear seus noivos.


E ambos os bolos, lado a lado...


Para a recepção uma linda e longa mesa decorada com a mesma toalha maravilhosa da mesa do bolo serviu para acomodar os convidados. Acima da mesa lanternas japonesas ajudaram a tornar o ambiente ainda mais encantador.


Olhando as lanternas japonesas mais de perto eis que vemos pequenas borboletas dando o ar de sua graça! Fofo!


Agora minha parte preferida, o incrível centro de mesa que acompanha toda a extensão da mesa como se fosse um jardim. A explosão de cores, formas e detalhes é deslumbrante. Um tapete de musgo abriga flores com cores, tamanhos, texturas e formas variadas. Velas, delicadas libélulas, e borboletas ajudam a dar um tom ainda mais lúdico à composição. Quase morri de tão lindo!!!


Reparem nas borboletas pousadas sobre as taças!!!!


Meninas vejam mais de pertinho... sério, eu não consigo parar de suspirar, estou completa e irremediavelmente apaixonada por esse centro de mesa, parece recém saído de um conto de fadas, ai ai...



Para os convidados, novamente cadeiras decoradas com laços de fita.


Querem ver mais um detalhe perfeito?! Vejam os guardanapos personalizados!!!


Sousplats e menu fofo de borboletas!


E para terminar, uma foto do feliz casal!


Imagens via: Style Me Pretty

E então meninas, gostaram?!rs

Beijos e uma ótima semana para todas!!!